Cachorro não gosta de passear

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

sexta mai 03, 2013 7:29 pm

Boas,

Tenho um pastor belga malinois com cerca de 4 meses.
Há cerca de 3 semanas acabou o plano de vacinação e comecei a levá-lo à rua, sendo que nos ultimos dias quando vou passear com ele, senta-se e não quer ir mais, tenho de o ir chamando e a custo lá vai.... mas no caminho de regresso para casa vem na boa...

O que poderá ser? Medo de algo? De referir que há alguns cães no trajecto q faço, mas estão todos "presos" nas casas dos donos. Mas ladram-lhe...

Ideias para ele passear sem problemas?

Muito obrigado!!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 03, 2013 7:48 pm

Falta de socialização na idade ideal para isso, que aos dois meses. Agora com quatro meses vai ser-lhe muito mais difícil habituá-lo a conviver com outros cães, pessoas e o mundo exterior.

É o que dão esses esquemas de vacinação muito prolongados, com as vacinas dadas às mijinhas e sempre acompanhadas pela recomendação, seguida à letra, de não deixar o cachorro conviver nem sair de casa.

Vá fazendo como até aqui e prolongue os passeios, dando-os por caminhos cada vez mais frequentados e mais movimentados.

E se não se sentir capaz de o fazer perder o medo, procure uma boa escola para treino de socialização.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

sexta mai 03, 2013 8:42 pm

Floripes3 Escreveu:Falta de socialização na idade ideal para isso, que aos dois meses. Agora com quatro meses vai ser-lhe muito mais difícil habituá-lo a conviver com outros cães, pessoas e o mundo exterior.

É o que dão esses esquemas de vacinação muito prolongados, com as vacinas dadas às mijinhas e sempre acompanhadas pela recomendação, seguida à letra, de não deixar o cachorro conviver nem sair de casa.

Vá fazendo como até aqui e prolongue os passeios, dando-os por caminhos cada vez mais frequentados e mais movimentados.

E se não se sentir capaz de o fazer perder o medo, procure uma boa escola para treino de socialização.
só não concordo com o que está a negrito
Um cão com 4 meses está no auge das descobertas e ainda não é tarde para o sociabilizar na minha opinião.

Quanto a sua duvida leve um bocado de comida consigo e chame-o com a comida, sempre que ele vier de-lhe um pouco e ele aos poucos vai lá
Atenção o cão é que tem de ir em direcção á comida e não você por a comida a frente do cão, quanto muito chegue ao pé do nariz para ele cheirar
De resto faça o cão ver o máximo numero de pessoas e outros animais, peça a amigos para ajudarem, para mexerem nele , nos dentes nas patas etc etc
Deixe-o cheirar animais brincar correr enfim ser cão
afterdark
Membro Veterano

sexta mai 03, 2013 9:14 pm

obrigado pelas respostas :)
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

sexta mai 03, 2013 10:43 pm

Floripes3 Escreveu:Falta de socialização na idade ideal para isso, que aos dois meses. Agora com quatro meses vai ser-lhe muito mais difícil habituá-lo a conviver com outros cães, pessoas e o mundo exterior.
Não penso que seja relacionado com a falta de sociabilização. A minha Golden iniciou em aulas de sociabilização com 8 semanas e fazia o mesmo que a sua faz. Isso acontece com alguns cachorros mas depois passa. A minha agora com 6 meses está bastante melhor. Ainda se senta ás vezes, mas basta dar um puxão e ela arranca novamente.

Penso que não vale a pena forçar muito, são cachorros. Tenta habitua-lo a andar na rua aos poucos, vai ver que isso com o tempo passa. :)

Uma coisa que resultava bastante bem era quando éramos 2 pessoas a caminhar, normalmente ela seguia-nos muito mais facilmente.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado mai 04, 2013 12:30 am

Provavelmente está na fase do medo.
Se só começou a ir à rua recentemente, este admirável mundo novo tem muita coisa estranha.Poderá ser isso.
Desensibilize-o por pura habituação, faça-o passar tanta vez pelos objectos estranhos do nosso quotidiano, até ele os tratar por tu.
Reaja normalmente em tom calmo, e tente passar diversas vezes por um mesmo objecto que lhe suscite desconfiança.
Não conforte (festinha, colo, etc) o cão quando ele manifesta uma reacção não desejada (medo, agressividade, etc).
Comece a socializar o cão só com cães que tenha a certeza de serem estáveis, que estejam presos e acompanhados de donos capazes, evite cães soltos e cães presos com donos "patetas alegres" que lhe pareça que não estejam certos do que dizem.Cães soltos só os já conhecidos e que tenha a certeza que correrá bem.
Intervenha em último recurso, mas intervenha sem qualquer tipo de hesitação ou contemplação, proporcionar uma e sempre boa socialização é de extrema importância, nunca deixe o seu cão ser atacado, ou estará a abrir a porta a traumas
E a agressividade tem duas fontes, dominância e medo.
Se não estiver certo não arrisque, não fique expectante durante o acto de socialização, mas fique vigilante.
Fomente uma exploração do meio e ou desafios mentais com fartura.

Suponho que ele já trate por tu a coleira e a trela.
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

sábado mai 04, 2013 1:48 am

Viva,

O meu boxer aos 3 meses tambem tinha receio de tudo quando saiamos para passear e, simplesmente parava, sentava-se... recusava-se a andar mais! Congelava a cada 10 metros, por tudo e por nada! :? Ou porque passava um autocarro, ou porque ouvia um cão ladrar, ou se fazia um pouco mais de vento... Enfim...
Acho que é normal nos primeiros passaeios, uns cães reagem assim, outros de outras formas, temos de tentar entender... É tudo novo para eles, há novidades, acção e movimento por todos os lados e é claro que podem sentir-se inseguros e até pode parecer que não gostaram muito das primeiras idas à rua, mas com o tempo isso passa-lhes.

Com o nosso Pixel resolveu-se com muita calma e paciencia... pequenos puxõezinhos na trela, chamar o nome, sempre com calma, e fazer-lhe festinhas quando voltava a andar ao nosso lado.

Socializar é muito importante nessa fase, acegure-se só de que o seu patudo não trá nenhum contacto menos positivo, agora de inicio, com outros animais.

Vai ver que ele, com o tempo, perde a insegurança e vai adorar ir à rua. :wink:
Boa sorte e tudo de bom
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado mai 04, 2013 4:11 pm

PauaCosta Escreveu:
Não penso que seja relacionado com a falta de sociabilização. A minha Golden iniciou em aulas de sociabilização com 8 semanas e fazia o mesmo que a sua faz.
Só para dizer que as aulas de sociabilização, por si só, não cobrem todo o espectro da sociabilização, desde logo porque têm uma duração muito curta.
Isso acontece com alguns cachorros mas depois passa.
Depois passa, justamente, por uma questão de socialização, ou seja, habituação. Mas a coisa é muito mais fácil, rápida e menos susceptível de deixar "marcas" futuras (que muitas vezes nem parecem directamente relacionadas com este tipo de questões) se for feita na tal janela óptima de socialização.
lds6
Membro Veterano

sábado mai 04, 2013 4:46 pm

Quanto ao tópico em si:
afterdark Escreveu:Boas,

Há cerca de 3 semanas acabou o plano de vacinação e comecei a levá-lo à rua, sendo que nos ultimos dias quando vou passear com ele, senta-se e não quer ir mais, tenho de o ir chamando e a custo lá vai.... mas no caminho de regresso para casa vem na boa...

O que poderá ser? Medo de algo? De referir que há alguns cães no trajecto q faço, mas estão todos "presos" nas casas dos donos. Mas ladram-lhe...

Muito obrigado!!
É relativamente normal que essa seja a reacção nos primeiros passeios. Faça a conta à quantidade de elementos novos que estão a entrar pelo cérebro do seu cão nos primeiros passeios dele. Ele esteve cerca de um mês em que tudo quanto conheceu foram as pessoas lá de casa, no máximo uma ou outra visita que lá foi, um barulho ao longe, o barulho de televisão e de música... e pouco mais. De repente, há carros, novas pessoas, pessoas bem diferentes das que já viu, pessoas que passam por ele e não lhe ligam, cheiros de tudo e mais alguma coisa, gatos, lixo nos chão... bom, é impossível enumerar tudo.
Por isso os primeiros passeios devem ser feitos de forma pausada. Andar uns passos, parar, deixar o cão absorver as novas informações, andar mais um pouco, repetir a paragem, e por aí fora.
É tudo uma questão de habituação. Mas também é uma questão de boa habituação, ou seja, de boas experiências que aconteçam nesse processo de habituação.
Entretanto, para ajudar no processo, descubra coisas de que o seu cachorro gosta, ou imagine coisas novas de que ele poderá vir a gostar, e incorpore essas coisas no passeio. Por exemplo, pode tentar descobrir aí um sítio perto onde dê para o seu cão correr em segurança; assim, o passeio até lá ficará associado a algo extremamente positivo.
lds6
Membro Veterano

sábado mai 04, 2013 4:48 pm

afterdark Escreveu:Boas,

Muito obrigado!!
Ah, estou agora a reparar que o seu cachorro se trata de um Malinois. Sendo assim, pegue nos conselhos que lhe deram acerca da importância de uma socialização e multiplique por 10.
afterdark
Membro Veterano

sábado mai 04, 2013 8:34 pm

obrigado a todos pelos comentários.

hoje levei-o a um sitio diferentes, outra cidade.
fui ter com um casal amigo que ficou com a irmã dele, e andou a brincar com a irmã num parque grande, onde correu e brincou muito.

não senti que tenha tido receio de nada, mesmo no caminho para o parque não teve medo dos carros nem nada.

espero que aos poucos comece a melhorar :)
gosto muito do meu menino :) :) :)
afterdark
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 5:56 pm

boa tarde a todos,

Continuo a minha tarefa de fazer com que ele goste de passear :)

Hoje fomos à praia, fez alguns amigos e correu q.b.

Na praia, tiro-lhe a trela pois ainda é cachorrinho, e lá não tem medo de nada.. :) Até dá gosto..

Mas agora ao final da tarde fomos dar a volta habitual aqui perto de casa e voltou ao mesmo, senta-se e não quer ir mais :(

Tem de ser aos poucos...
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

quarta mai 08, 2013 12:28 am

Muita paciencia...
Acredite que os nossos patudos fazem tudo valer a pena!

Passeios regulares, socialização positiva, e alguns estimulos: festas e uns biscoitos quando está a ir bem... e vai ver que com o tempo ele vai sentir-se mais seguro e confiante na rua.

Vá dando noticias. :wink:
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
Responder

Voltar para “Cães”