Braco alemão na cidade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuisMRV
Registado: segunda mai 06, 2013 7:38 pm

segunda mai 06, 2013 7:43 pm

Boa noite a todos.

Vivo em Lisboa (num apartamento de 200 m2 com um pátio de cerca de 75 m2), muito perto do Jardim da Estrela, e estou a pensar em adquirir um cachorro braco alemão.

Gostaria de saber as vossas recomendações. Existem objecções? O facto de viver na cidade é negativo? Existe alguma forma de compensar esse elemento?

Aguardo os vossos esclarecimentos.

Luís Valente
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda mai 06, 2013 7:57 pm

Nem que vivesse em 20 m quadrados.
A questão do espaço é uma falsa questão.

proporcione exploração do meio, boa socialização e exercício e pronto, tá feito.
tenha atenção a idade e o porte do animal.
pesquise como fazer devidamente e vai ver que isso do espaço não importa nada.
É um mito que os pais contam às criancinhas para não terem mais trabalho nem mais despesas.
Última edição por botas96 em segunda mai 06, 2013 8:02 pm, editado 1 vez no total.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda mai 06, 2013 8:02 pm

Subscrevo o que o botas96 disse .. Desde que tenha tempo e paciência para o educar e estabeleçer regras consegue ter um cão equilibrado em 20m2. Depois até pode ter um cão que necessite muito de gastar energias ou ter um cão que seja um 'molengão' isso é relativo de cão para cão, de raça para raça e de ninhada para ninhada :)
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda mai 06, 2013 8:04 pm

Boas...

Eu já não sou da mesma opinião, mas...

Um cão de caça, como pet... num apartamento... Estou convencido que num futuro próximo sofre o dono e o cão!

Mas isso sou eu que sou assim...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda mai 06, 2013 8:13 pm

O espaço em casa é irrelevante.

O que conta é o exercício físico que pode dar ao seu cão.
Por dia uns quantos passeios (as saídas de dez minutos para fazer necessidades não contam) e umas ocasiões semanais para correr e brincar.
Os passeios devem ser grandes - deixe o cão cheirar - e, para correr, zona ampla, sem pessoas de preferência ex:campo ou praia).

Se ele estiver cansado e satisfeito, em casa vai descansar, ouve melhor as ordens, é mais controlável (e mais feliz).

Todos os cães são inquietos enquanto pequenos.
Tê-los sossegados depende unicamente do dono e do tempo que tem para lhes dar o que precisam.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mai 06, 2013 9:39 pm

O espaço em casa não é assim tão irrelevante. Mas está longe de ser determinante. Se houver espaços perto de casa onde o cão possa correr frequentemente, então sim os 20m2 serão suficientes. Mas se não existirem esses espaços, então convém que em casa o cão tenha algum espaço para fazer uma ou outra corrida. É que um Braco não se contenta com caminhadas, mesmo que sejam de duas ou três horas.
Em princípio, esse terraço de 75m2 será uma boa ajuda.
LuisMRV

segunda mai 06, 2013 10:05 pm

Muito obrigado pelas vossas respostas.

O pátio tem 75 m2, mas não serve para grandes correrias. Serve como prolongamento natural da casa.

Como disse, vivo perto do Jardim da Estrela, que tem alguns relvados (embora não especialmente grandes).

O meu objectivo é adquirir o cão cachorro (o mais cedo possível). Um passeio largo por dia (com exercício à mistura), com reforço de actividade ao fim-de-semana, é suficiente?
dreamdog
Membro Veterano

segunda mai 06, 2013 10:18 pm

LuisMRV Escreveu:Muito obrigado pelas vossas respostas.

O pátio tem 75 m2, mas não serve para grandes correrias. Serve como prolongamento natural da casa.

Como disse, vivo perto do Jardim da Estrela, que tem alguns relvados (embora não especialmente grandes).

O meu objectivo é adquirir o cão cachorro (o mais cedo possível). Um passeio largo por dia (com exercício à mistura), com reforço de actividade ao fim-de-semana, é suficiente?
O mais cedo possível sim.. antes dos dois meses não!
Pelo que conheço desses cães (só conheço o de um vizinho meu .. ) eles são propícios a ter um comportamento danado (o do meu vizinho é muito mau com a trela .. sem trela tem medo de uma mosca). Ou seja .. um passeio longo por dia (para mim longo é duas a três horas mais as saídas de casa para as necessidades) e idas frequentes a um local onde ele possa gastar energia a vontade (p.ex. praia, barragem, pinhais etc) .. isto quer faça chuva ou faça sol é o ideal. E começar uma socialização com pessoas e outros animais o mais cedo possível. Pelo que me parece é um cão que tem que ter um macho alfa/dono bem definido e firme.
Mas isto é a minha opinião .. existem aqui users com mais experiência nestes campos que eu, espere para ouvir a opinião deles.
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda mai 06, 2013 10:19 pm

LuisMRV Escreveu:

Lembre-se não retire o cachorro á mão antes das 8 semanas (minimo dos minimos) o cachorro aprende coisas com a mãe mesmo que já não esteja a mamar :D

quanto ao espaço, não acho que seja muito relevante. eu tenho uma labradora de 32 quilos num apartamento com varanda estreitinha. acho que o apartamento até podia ser maior que a bicha andava sempre coladinha a mim XD, só não anda ao colo porque não pode (e não sofre de ansiedade de separação graças a Deus é mesmo feitio). agora ela dá é sempre pelo menos um passeio grande por dia (1 hora ou mais) sem contar com os de 10 minutos para o chichi rápido. por isso desde que tenha estes cuidados, não me parece nada mau. aliás antes num apartamento pequeno mas com toda a atenção e carinho do dono, do que no fundo de um quintal enorme com 5 minutos de brincadeira dia sim dia não.

boa sorte ;).
dreamdog
Membro Veterano

segunda mai 06, 2013 10:25 pm

vanerodrigues Escreveu:
LuisMRV Escreveu:

Lembre-se não retire o cachorro á mão antes das 8 semanas (minimo dos minimos) o cachorro aprende coisas com a mãe mesmo que já não esteja a mamar :D

quanto ao espaço, não acho que seja muito relevante. eu tenho uma labradora de 32 quilos num apartamento com varanda estreitinha. acho que o apartamento até podia ser maior que a bicha andava sempre coladinha a mim XD, só não anda ao colo porque não pode (e não sofre de ansiedade de separação graças a Deus é mesmo feitio). agora ela dá é sempre pelo menos um passeio grande por dia (1 hora ou mais) sem contar com os de 10 minutos para o chichi rápido. por isso desde que tenha estes cuidados, não me parece nada mau. aliás antes num apartamento pequeno mas com toda a atenção e carinho do dono, do que no fundo de um quintal enorme com 5 minutos de brincadeira dia sim dia não.

boa sorte ;).
Desculpem o off-topic
Desconfio que o meu labrador preferia viver comigo no carro do que numa quinta de 50.000m2 :twisted: o gajo dentro de casa parece a minha sombra
LuisMRV

segunda mai 06, 2013 11:51 pm

Mais uma vez agradeço as respostas e os esclarecimentos concedidos.

Aproveito ainda para perguntar o seguinte:

- Alguém me pode indicar um bom criador de bracos alemães em Portugal?

- Quais são os factores/elementos a ter em conta na escolha de um braco?

Tudo isto tomando em consideração que pretendo adquirir um macho.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça mai 07, 2013 2:26 am

LuisMRV Escreveu: Como disse, vivo perto do Jardim da Estrela, que tem alguns relvados (embora não especialmente grandes).
Eu aconselho a não tomar o jardim da estrela como referência principal do exercício do seu cão. É sem dúvida um bom local para levar o seu cachorro para socializar com outros cães e também com crianças e adultos (aproveite enquanto ele for bem cachorrinho, não só porque está na idade óptima para socialização, como toda a gente vai querer fazer uma festinha...). Mas não tome o hábito de levar para lá o seu cachorro todos os dias e soltá-lo. Enquanto ele é cachorro, vai parecer tudo uma festa; mas assim que entra na adolescência, há um monte de coisas mais apetitosas a circular pelo parque. Tome cuidado.
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

terça mai 07, 2013 7:47 am

dreamdog Escreveu:
vanerodrigues Escreveu:
LuisMRV Escreveu:

boa sorte ;).
Desculpem o off-topic
Desconfio que o meu labrador preferia viver comigo no carro do que numa quinta de 50.000m2 :twisted: o gajo dentro de casa parece a minha sombra
Eu tou sempre a tropeçar na minha Saphira. ou está deitada atras de mim enquanto eu cozinho, ou limpo, ou seja o que for. por isso qual quintal qual quê :twisted:
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça mai 07, 2013 8:15 am

De facto tenho de concordar com o fontedsbicas neste caso: também sou um bocado da opinião que o espaço não será o que mais importa mas tenho um braco alemão e apesar de já ter alguma idade nunca pára.
Não sei se será o melhor exemplo porque o meu sempre viveu no quintal, e raramente entra em casa.

O braco costuma ser, por natureza, uma raça muito "maluca" e super energética, apenas por isso não concordo.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

terça mai 07, 2013 10:38 am

Boas, eu sou um bocado contra ter cães de caça em apartamento, mas cada um sabe de si.
Na minha opinião esse passeio longo ao fim do dia, não é suficiente para um Braco Alemão, sendo ele um dos cães de parar mais completos, resistência é coisa que não lhe falta, e não é nada estranho ver um Braco caçar durante 6 ou 7 horas ao mesmo ritmo.
Quanto aos criadores, existem excelentes criadores em Portugal, o problema é que são de cães de linhas de competição, e isso, não é um bom animal para ficar fechado em casa e que se contente com um passeio ao fim do dia.
Responder

Voltar para “Cães”