Fila sao miguel

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 07, 2013 1:42 pm

Nicas eu nem acredito! Só! E havia sempre merdola.
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

terça mai 07, 2013 2:20 pm

Nem vale a pena esta e outros que aqui vêm tem sempre a mesma ideia, todos os cortes de orelha e rabo sao Tortura lol enfim
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mai 07, 2013 2:37 pm

dreamdog Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Não sabia que a água fazia otites... :roll: Os desgraçados dos cães de caça na água devem andar sempre cheios delas e os veterinários devem enriquecer à custa deles.

E estávamos bem arranjados se tivéssemos de cortar as orelhas a todos os cães que vão para o mato.

Quem assim fala ou não sabe de todo o que é um cão de fila, nem porque razão se lhe cortavam as orelhas, ou deve pensar que ter um cão de orelhas cortadas dá bué da estilo, muita pausa...
Se não é a água uma das maneiras de se apanhar uma otite .. então pergunto-me o que será?!
Os labradores (que adoram água) e têm orelhas compridas, então nunca têm otites .......
Não sei se sabe, mas um cão de orelhas compridas que ande na água, no final deve-se limpar bem as orelhas para prevenir as ditas otites.
Então corte-lhas, para não ter otites, que só dão maçada.

E não, não sei nada sobre cães.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 2:40 pm

kink Escreveu:Nem vale a pena esta e outros que aqui vêm tem sempre a mesma ideia, todos os cortes de orelha e rabo sao Tortura lol enfim
Educação de carroceiro, de facto não vale a pena. :roll:
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça mai 07, 2013 2:47 pm

Floripes3 Escreveu:
dreamdog Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Não sabia que a água fazia otites... :roll: Os desgraçados dos cães de caça na água devem andar sempre cheios delas e os veterinários devem enriquecer à custa deles.

E estávamos bem arranjados se tivéssemos de cortar as orelhas a todos os cães que vão para o mato.

Quem assim fala ou não sabe de todo o que é um cão de fila, nem porque razão se lhe cortavam as orelhas, ou deve pensar que ter um cão de orelhas cortadas dá bué da estilo, muita pausa...
Se não é a água uma das maneiras de se apanhar uma otite .. então pergunto-me o que será?!
Os labradores (que adoram água) e têm orelhas compridas, então nunca têm otites .......
Não sei se sabe, mas um cão de orelhas compridas que ande na água, no final deve-se limpar bem as orelhas para prevenir as ditas otites.
Então corte-lhas, para não ter otites, que só dão maçada.

E não, não sei nada sobre cães.
Palavras suas.. não minhas. :lol: :lol:
Porquê esse sarcasmo todo e falha numa troca de ideias, na qual apenas lhe disse que os cães com orelhas compridas têm mais probabilidade de ter otites (se não se tiver os devidos cuidados) que cães com as orelhas 'arrebitadas'?! Se já não tem paciência para ter um 'bate papo' amigável porque vem para aqui mandar postas para o ar ?! Por muito boa intenção que tenha, acho que não enriquece em nada o forum assim.
Quanto ao corte de orelhas por acaso até sou a favor .. Desde que cortadas em cachorro e com os respectivos cuidados veterinários :)
Edit: Pelo meio.. cada vez fico mais intrigado com esta raça (Fila São Miguel) então se tiver aquelas orelhas cortadas à 'panda' ... eheh Adorável :D
Aproveito o lanço e vou citar:

''Por que razão as orelhas dos Filas de S. Miguel são cortadas em redondo?

Os Filas são dos poucos cães cujo corte de orelha é feito por uma questão de saúde do próprio cão, pois S. Miguel é uma ilha luxuriosa devido ao seu grande nivel de humidade e com imensas lagoas.

Por sua vez, os cães de trabalho que andam a correr com o gado, que é o caso dos Filas, devido à sua entrega física, estão constantemente metidos nas lagoas.

Para evitar constantes infecções nos ouvidos (otites), os açorianos começaram a fazer o corte das orelhas, ( se visitar S. Miguel, vai verficiar que todos os cães que trabalham gado, independentemente da raça, pois muitos são rafeiros, têm também eles as orelhas cortadas) e também para melhorar a sua audição, pois se verificar uma grande parte, senao todos os cães condutores de gado têm a orelha erecta ou amputada.

Inicialmente o corte nao era tão arredondado, mas a utilização do corte redondo foi somente por ser um corte facil para qualquer agricultor poder fazer, pois bastava dobrar a orelha e cortar.''
Última edição por dreamdog em terça mai 07, 2013 2:54 pm, editado 1 vez no total.
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

terça mai 07, 2013 2:52 pm

Pois so lhe posso dizer para avançar que não se arrepende
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 4:20 pm

Isto não tem nada a ver com Filas mas os cães que até hoje conheci com mais problemas de otite são os Cockers.

Fogo, há sempre um no vet e com aquele cheiro que reconheço a 10 metros de distância.

Estranhamente a minha Cocker em quase 18 anos de vida só teve otite uma única vez. Devia ser do mau feitio, que nem as otites aguentavam.
JonnnyBoy
Membro
Registado: domingo set 16, 2012 11:54 pm

terça mai 07, 2013 7:57 pm

Durante a proxima semana vou visitar um criador aqui do algarve e vamos la ver o que ele diz
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

terça mai 07, 2013 8:13 pm

WaterMonitor Escreveu:Isto não tem nada a ver com Filas mas os cães que até hoje conheci com mais problemas de otite são os Cockers.

Fogo, há sempre um no vet e com aquele cheiro que reconheço a 10 metros de distância.

Estranhamente a minha Cocker em quase 18 anos de vida só teve otite uma única vez. Devia ser do mau feitio, que nem as otites aguentavam.
A minha apesar de ser novinha ,nunca teve disso .Verdade que lhe faço limpeza com frequência e não anda de carro com as orelhas ao vento como vejo muitos por aí. :evil:
Mas conheço alguns que no 1ºano de vida já andaram a dar forte e feio nos antibióticos:cry:
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

terça mai 07, 2013 8:14 pm

JonnnyBoy Escreveu:Durante a proxima semana vou visitar um criador aqui do algarve e vamos la ver o que ele diz
Boa sorte :D
Depois conte lá como foi :P
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça mai 07, 2013 8:34 pm

Não é o vento que causa as otites, o que causa as otites é a humidade que no caso concreto dos cockers (orelha comprida, pesada e com muito pelo) acontece com frequência, ouvido humido, quente e sem arejar e com pelos lá metidos dentro.

Water com a minha teckel tenho que ter o cuidado de andar sempre a limpar os ouvidos porque também faz otites parasitárias com facilidade.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 8:37 pm

Olha Kitten tenho uma vaga ideia, mas posso estar a fazer confusão, de o meu vet me ter dito que alguns casos eram já crónicos.

Aquilo tem um cheiro característico. Nota-se logo.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça mai 07, 2013 9:12 pm

WaterMonitor Escreveu:Olha Kitten tenho uma vaga ideia, mas posso estar a fazer confusão, de o meu vet me ter dito que alguns casos eram já crónicos.

Aquilo tem um cheiro característico. Nota-se logo.
Esse cheiro característico pode ser, não só otites, mas também originado por um fungo (isso pode ser crónico, mas também não tenho a certeza) e nesse caso, só com analises à porcaria (normalmente uma cera preta) que está la dentro é que se sabe que tipo de fungo é (logo..se é crónico ou não) sendo que os fungos normalmente não são fáceis de eliminar definitivamente.. os cães com orelhas para baixo são muito propícios a apanhar esses fungos e otites, por isso se recomenda que depois de banhos ou mensalmente se limpe os ouvidos dos canitos, bem como em alguns casos se aconselhe a limpar os pelos la de dentro :)

Jonny depois mande la o seu feedback do que achou eheh
Floripes3
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 9:52 pm

Papeldoll Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Isto não tem nada a ver com Filas mas os cães que até hoje conheci com mais problemas de otite são os Cockers.

A minha apesar de ser novinha ,nunca teve disso .Verdade que lhe faço limpeza com frequência e não anda de carro com as orelhas ao vento como vejo muitos por aí. :evil:
Mas conheço alguns que no 1ºano de vida já andaram a dar forte e feio nos antibióticos:cry:
As otites dos cães são quase sempre parasitárias. Como já foi dito, a humidade condensada dentro os ouvidos e a ambiente quente que é próprio favorecem enormemente a proliferação de fungos e ácaros. O tratamento é sobretudo externo, uma pomada ou outro medicamento que contém uma substância antiparasitária e que se mete pelo ouvido.

Claro que orelha caída favorece esse ambiente quente húmido necessário aos parasitas, uma orelha dobrada favorece menos e uma orelha erecta favorece ainda menos. E se se cuidar da limpeza periódica do ouvido as hipóteses de fazerem otites parasitárias decrescem exponencialmente.

E sim, as viagens de carro com os focinhos de fora a abanarem ao vento podem ser muito engraçadas, mas os cães correm o risco de arranjar uma infecção, devido à entrada de poeiras, fumos, insectos, etc.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta mai 08, 2013 10:59 am

isso de rasgar as orelhas, nunca tal me aconteceu.
Não sou caçador, mas a minha pequena é, matagal e silvados faço com extrema frequência (tocas não, porque acho que pode ser perigoso sem uma logística mais apropriada).
E tanto quanto sei à malta de tocas e silvados não lhe cortam as orelhas.
Talvez esse cão não seja o mais indicado para a função que suponho que lhe dá.
Mas se mesmo assim, ele é bom, então não se arrependa de não lhe cortar as orelhas.
Passo horas a tirar espigas, cardos,alguns espinhos que trás consigo e volta não volta lá vem ela com um vergão ou outro.
Já imaginou a quantidade de coisas que podem entrar com a "janela aberta"?
Responder

Voltar para “Cães”