segunda mai 13, 2013 1:49 pm
A ver se nos entendemos, e quem quiser que acredite ou aceite, quem não quiser que aja como quiser.
Como creio que toda a gente concorda, um cão pode atacar outro cão por causas diversas. Mas, todas essas causas podem reunir-se numa só causa genérica: insegurança. Seja por territorialidade, por competitividade, por possessão, por medo, um cão ataca outro quando vê neste uma ameaça à estabilidade que existia até à chegada deste novo cão. Existem várias formas de avisar um cão estranho a ir-se embora, e dependendo da experiência do cão em particular, a forma mais eficaz pode mesmo ser a agressividade consumada ou ameaçada; basta, para isso, que tenha havido um historial de sucesso em investidas agressivas anteriores.
Isto justifica aqueles casos em que o cão ataca aparentemente porque sim, ou ataca um cão que até ia a passar bem longe dele. Uma vez mais, dependendo do historial de consequências que o cão "agressor" e a sua conduta de agressividade tenham tido no passado, ele pode ver como benéfica uma investida sobre um cão que está a 30 metros; qualquer coisa do tipo "bom, pelo sim pelo não, vamos já afugentar este que está ali longe, não vá ele começar a aproximar-se".
Sendo assim, a melhor forma de dizer a este tipo de cães que o nosso cão não é ameaça alguma é desviar o olhar, mudar de direcção. Simples.
É claro que existem casos em que, por mistura (improvável, mas existente) de factores genéticos com uma experiência daquele tipo descrito em cima, um cão pode começar a atacar já quase por desporto (e mesmo nestes casos mais extremos, tudo isso se deveu a um conjunto muito forte de experiências passadas em que os seus ataques resultaram num findar do estado de insegurança). A raridade destes casos é aumentada pelo facto de grande parte destes cães ser eutanasiada ou remetida a medidas de segurança maiores do que o normal pelos seus donos (claro que existem donos inconscientes e bla bla bla, mas reparem que estamos continuamente a diminuir as probabilidades).
E, mesmo nestes casos, virar as costas e mudar de direcção é a forma mais segura e com mais chances de sucesso que eu conheço.