Passear cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo mai 12, 2013 8:17 pm

botas96 Escreveu:Cão solto e desconhecido (mesmo que seja boa onda) não deixo aproximar.
Cão desconhecido que venha a correr (mesmo que seja para a brincadeira) não deixo aproximar.
tem que ficar calmo, sob controlo e cheirarem-se, só depois das "referências" do cão forem dadas por um dono capaz.
Dois cães que não se conhecem e supostos boa onda a correrem um atrás do outro, geralmente corre mal.
Nunca viro costas a um cão desconhecido que esteja de rabo empinado e/ou com o pelo eriçado (muitos cães fazem isso e não é forçosamente agressividade ou dominância).Mas nunca fiando.
Para mim, é cão preso, calmo, depois das referências do dito serem conhecidas e acompanhado de um dono capaz.

Ps.- A partir do momento em que se vira costas a um predador, vira-se caça.
Um cão solto não deixa aproximar? Então o que faz? Manda-o embora? É que acho que isso ainda é pior :?
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

domingo mai 12, 2013 8:50 pm

No outro dia, estava a passear duas cadelas que tenho em FAT. Uma das cadelas tem dono.. dizem que é dos ciganos, por isso passeia sempre solta, para evitar que este apareça e arranje chatices. A outra sempre com trela.
Na nossa direcção vinha uma senhora a passear uma cadela enorme, dogue argentina. A cadela vinha de trela e açaime, tudo legal. Acidentes acontecem, e a cadela assim que viu as minhas, veio disparada para atacar, e nem a dona a conseguiu agarrar. Ora.. a cadela que eu tinha solta, fugiu, não a vi durante 3 dias, até que depois apareceu à porta de casa. A outra que mantive sempre pela trela, penso que so está viva porque a cadela tinha açaime. Para as separar tiveram que vir pessoas que pararam os carros (isto tudo ocorreu no meio da estrada).

Se deve tentar separar ou largar a trela? Sem dúvida que deve sempre ter a trela, pois tenho a certeza que se tivesse ambas as cadelas soltas, provavelmente não as veria nunca mais. Para além de que com a fúria da outra, facilmente partiria a correr atrás delas, e aí é que ninguém as separava.
"Saving just one dog won't change the world, but surely it will change the world for that one dog"
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda mai 13, 2013 2:30 am

botas96 Escreveu:Cão solto e desconhecido (mesmo que seja boa onda) não deixo aproximar.
Cão desconhecido que venha a correr (mesmo que seja para a brincadeira) não deixo aproximar.
tem que ficar calmo, sob controlo e cheirarem-se, só depois das "referências" do cão forem dadas por um dono capaz.
Dois cães que não se conhecem e supostos boa onda a correrem um atrás do outro, geralmente corre mal.
Nunca viro costas a um cão desconhecido que esteja de rabo empinado e/ou com o pelo eriçado (muitos cães fazem isso e não é forçosamente agressividade ou dominância).Mas nunca fiando.
Para mim, é cão preso, calmo, depois das referências do dito serem conhecidas e acompanhado de um dono capaz.

Ps.- A partir do momento em que se vira costas a um predador, vira-se caça.
E desde quando é que um cão pode ser presa de outro cão?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda mai 13, 2013 7:14 am

lds6 Escreveu:

a partir do momento em que foge e desperta o instinto de presa no outro cão!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda mai 13, 2013 8:13 am

lds6 Escreveu:
Esta pergunta vinda de onde vem.... :lol: :lol: :lol:
Desde que " lhe vire as costas" e desate a fugir.
Note que com isto não se quer dizer que o cão " predador" mate ou coma o cão que foge, mas que o risco de brigarem aumenta , aumenta e muito.
A certa altura esta corrida torna-se institiva e dificilmente acaba com uma linda cena de amizade canina.
Sofia
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda mai 13, 2013 8:24 am

nicosa Escreveu:
lds6 Escreveu:
Note que com isto não se quer dizer que o cão " predador" mate ou coma o cão que foge, mas que o risco de brigarem aumenta , aumenta e muito.
A certa altura esta corrida torna-se institiva e dificilmente acaba com uma linda cena de amizade canina.
Se for um gato então é uma motivação extra... 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
lds6
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 1:08 pm

indigo003 Escreveu:
lds6 Escreveu:

a partir do momento em que foge e desperta o instinto de presa no outro cão!
Ah, pois. Mas aí o cão é presa, não enquanto cão, mas enquanto objecto em movimento, tal como o seria um gato, um esquilo, um saco de plástico, um carro, uma bola.
O que está implícito no comentário do Botas é que o cão "perseguidor" já é predador do cão que ainda não começou a fugir. E, seja como for, o instinto de presa transformado em perseguição reflecte-se muito mais em jogo/brincadeira do que em ataque e disposição de agressividade.

E o mais importante: virar costas não é fugir, e muito menos fugir a correr. Não percebo onde está a dificuldade em perceber a diferença.
lds6
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 1:16 pm

nicosa Escreveu:
lds6 Escreveu:
Quer-me explicar isto, por favor?
Nicosa, reforço o que disse à Indigo: qual é o motivo pelo qual se está aqui a associar imediatamente o virar de costas e desvio de olhar com fugir e, pasme-se, com corrida? Quem é que falou em correr?
Aicul
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2013 4:56 pm

segunda mai 13, 2013 1:43 pm

Há uns dias, enquanto passeava o meu cão, passeio por uma casa com dois boxers, eles latiram um pouco mas nós seguimos caminho. Era uma rua sem saida pelo que nós aproveitamos para arranjar uma sombra e dar água ao cão. De repente aparece o boxer que tinhamos visto no inicio da rua, a correr disparado em direção a nós claramente para atacar o meu cão. Felizmente eu não estava sozinha e nós lá conseguimos afastar o outro cão. Quando voltamos a passar na casa deles o dono estava à nossa espera para reclamar connosco e dizer que "o cão só queria brincar"! Só queria brincar? sim, claro...
Isto para dizer que o melhor mesmo nestas situações é controlarmos os nossos cães e tentar afastar o agressor, embora não sei como teria resolvido esta situação se estivesse sozinha :s ah e ter sempre muito cuidado com estes "donos" porque no final de contas, não sei quem é mais perigoso.
Concordo também que soltá-los não é opção e virar costas...dependerá da situação, na situação que descrevi, tenho a certeza que não teria um bom resultado
lds6
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 1:49 pm

A ver se nos entendemos, e quem quiser que acredite ou aceite, quem não quiser que aja como quiser.

Como creio que toda a gente concorda, um cão pode atacar outro cão por causas diversas. Mas, todas essas causas podem reunir-se numa só causa genérica: insegurança. Seja por territorialidade, por competitividade, por possessão, por medo, um cão ataca outro quando vê neste uma ameaça à estabilidade que existia até à chegada deste novo cão. Existem várias formas de avisar um cão estranho a ir-se embora, e dependendo da experiência do cão em particular, a forma mais eficaz pode mesmo ser a agressividade consumada ou ameaçada; basta, para isso, que tenha havido um historial de sucesso em investidas agressivas anteriores.
Isto justifica aqueles casos em que o cão ataca aparentemente porque sim, ou ataca um cão que até ia a passar bem longe dele. Uma vez mais, dependendo do historial de consequências que o cão "agressor" e a sua conduta de agressividade tenham tido no passado, ele pode ver como benéfica uma investida sobre um cão que está a 30 metros; qualquer coisa do tipo "bom, pelo sim pelo não, vamos já afugentar este que está ali longe, não vá ele começar a aproximar-se".
Sendo assim, a melhor forma de dizer a este tipo de cães que o nosso cão não é ameaça alguma é desviar o olhar, mudar de direcção. Simples.
É claro que existem casos em que, por mistura (improvável, mas existente) de factores genéticos com uma experiência daquele tipo descrito em cima, um cão pode começar a atacar já quase por desporto (e mesmo nestes casos mais extremos, tudo isso se deveu a um conjunto muito forte de experiências passadas em que os seus ataques resultaram num findar do estado de insegurança). A raridade destes casos é aumentada pelo facto de grande parte destes cães ser eutanasiada ou remetida a medidas de segurança maiores do que o normal pelos seus donos (claro que existem donos inconscientes e bla bla bla, mas reparem que estamos continuamente a diminuir as probabilidades).
E, mesmo nestes casos, virar as costas e mudar de direcção é a forma mais segura e com mais chances de sucesso que eu conheço.
lds6
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 1:54 pm

(mensagem repetida)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda mai 13, 2013 2:58 pm

A melhor coisa que um dono pode fazer na situação referida é ficar quieto e principalmente CALADO, não fazer movimentos bruscos e deixar os cães serem cães e comunicarem uns com os outros.

É nestas alturas que se dá valor a ter socializado convenientemente o nosso cão.

Tenho frequentado com a Iris, umas aulas ao sábado do Clube Cinófilo do Alentejo. Vou com ela lá porque me parece o melhor sitio para treinar obedience... há distracções que nunca mais acabam.

Num desses dias aconteceu uma coisa curiosa, um dono levou um cão muito reativo com outros cães (a vizinha tinha como desporto mostrar o seu cão e este e atiça-lo... fazendo com que esta reatividade se desenvolve-se). O cão ao chegar ao parque de cães, onde são as aulas, meteu-se com muitos cães, principalmente com aqueles que estavam à trela e cujos donos gritaram e fizeram movimentos bruscos. Com a minha Iris ele correu em direção a ela, ela ficou estática (coisa que sabe fazer muito bem para acalmar outros cães, rpincipalmente reativos como este)cheiraram-se com alguma tensão, depois cada um foi à sua vida, com uma sacudidela (tipo depois do banho) pelo caminho.

Os cães sabem o que fazer melhor que nós, eu nunca faço movimentos bruscos nem falo... se eles se envolverem numa luta, nesse caso o assunto é outro...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
alexmv
Membro Júnior
Registado: domingo out 18, 2009 8:58 pm

segunda mai 13, 2013 6:08 pm

Obrigado pela ajuda..

Realmente é uma pergunta estranha e há várias "opiniões" sobre o assunto.. Pelo menos soltar o cão não o faço, prefiro meter-me no meio dos "dois".. (o meu é meio "cagão") começa a levantar o pêlo ou mete o rabo entre a pernas a puxar-me para fugir..

Se eventualmente enquanto o passear e caso algum cão o ataque e o meu fique ferido o que devo fazer? Levo-o imediatamente ao veterinário e depois faço queixa à polícia? Adianta alguma coisa?
Responder

Voltar para “Cães”