Como corrigir comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nikokiller
Membro
Registado: sexta abr 13, 2012 4:00 pm

domingo mai 12, 2013 8:28 pm

Floripes3,

"Mas, no plano da prática, não me parece que em plena confusão gerada pela bulha que o cão arma ao ver outros uma pessoa inexperiente como ela parece ser se lembre de começar a dar-lhe biscoitinhos para ele se focar nela, quando ela própria diz que o animal não liga a mais nada, não a ouve nem a vê..."
Nao percebo o contexto deste paragrafo, pois se o cao nao me liga nenhuma por estar focado em outra coisa, muito menos irá ligar aos biscoitos, assunto que ja havia sido abordado anteriormente.

Quanto ao toque de calcanhar, nunca usei. O que fazia era dar um toque no lombo, no sentido de tentar uma distraçao, mas também nao funciona.

Eu recorri á V/ ajuda porque ja tentei algumas coisas e nao funcionaram, ele fica tenso e nao liga a nada nem a ninguem, nao é so a mim, aos meus pais faz exactamente a mesma coisa.

:evil:
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo mai 12, 2013 9:42 pm

Bem agora passamos para o plano humano do problema... tem o problema em mãos e assumiu que iria com determinação resolver a situação.

Agora está na altura de colocar as emoções de lado, e usar um raciocínio lógico durante o processo.

Vai demorar o tempo que for preciso demorar, não vai ser fácil porque não tem experiência e isto é apenas um fórum de internet, não são aulas de treino...

Proponho que faça as coisas e vá passo a passo colocando as questões que achar necessárias pelo caminho.

Descrevendo objetivamente o que se passou e qual o problema.

Vou repetir isto mais uma vez na arca:

TODOS OS CÃES SE PODEM TREINAR COM COMIDA PORQUE TODOS OS CÃES COMEM, A COMIDA NÃO É SÓ COMIDA, NÃO É UM SUBORNO, É UM INSTRUMENTO DE TREINO COMO UMA COLEIRA ESTRANGULADORA, UMA COLEIRA DE ENSINO, UMA BOLA, UM BRINQUEDO.

o seu cão vai "ligar" aos biscoitos se tiver a uma distância suficiente do outro cão que lhe permita manter-se minimamente controlado emocionalmente... e vai construindo uma atitude de controlo a partir dai até chegar junto de outro cão... recuando sempre que for preciso... é um jogo... NÃO SE IRRITE OU EMOCIONE... jogue o jogo!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Nikokiller
Membro

domingo mai 12, 2013 11:12 pm

obrigada a todos,

vou comecar por tentar acalma-lo ao pé da porte e depois o resto vem lentamente.

um passo de cada vez e muita paciencia. :?
doglover80
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 11:33 am

Nikokiller Escreveu:obrigada a todos,

vou comecar por tentar acalma-lo ao pé da porte e depois o resto vem lentamente.

um passo de cada vez e muita paciencia. :?
Não percebi uma coisa.

Ele não chega a sair de casa? Há quantos dias não sai de casa? Só vai sair de casa com ele quando ele conseguir acalmar-se junto da porta?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Nikokiller
Membro

segunda mai 13, 2013 8:09 pm

doglover80,

Quando me referi a porta é a que tem acesso ao jardim, onde ele vai diarimente, peço desculpa erro no portugues de expressão.
Estou a tentar remediar o entra e sai sem autorização.

Depois o portao de acesso á rua é que é mais complicado, talvez associe as portas á calma.

Ele tem que air diariamente, pois nao quero que se desabituo de fazer as necessidades na rua como foi ensinado.
doglover80
Membro Veterano

terça mai 14, 2013 12:55 pm

AAAAAHHHH!!!!

Pode ensiná-lo a esperar, sentado a ordem para passar a porta, seja qual porta for.

Aliás ensine-o a "Sentar para tudo"!!!

Se quer por a trela, tem de se sentar...

Se quer passar a porta, qualquer uma, tem de se sentar...

Se quer comer, tem de se sentar...

Se quer festinhas, tem de se sentar...

Se quer um biscoito, tem de se sentar...

O sentar passará a ser o comportamento adoptado pelo seu cão cada vez que quer uma coisa qualquer. Neste momento quando quer uma coisa qualquer salta, ladra... basicamente arma-se em toto! Ou seja tem comportamentos desadequados. O que se pretende com isso é substituir um comportamento desadequado por um adequado. Estamos a ensinar o cão como se deve comportar nessas situações.

Os sentas que falo não exigem uma ordem verbal, ou seja, não vai dizer nada ao cão.

As pessoas têm a ideia que é preciso falar para o cão saber, mas na realidade se pensarmos bem sabemos que não é assim. O seu cão começa a ficar maluco quando a vê pegar na trela, logo ele sabe o que se vai passar. A ideia é que ele se sente quando você pegue na trela, coloque a mão na porta ou pegue na taça da comida.

Simpesmente o que deve fazer é por a mão no trinco da porta e esperar... esperar... esperar... esperar... esperar... esperar... desesperar.... respirar fundo... voltar a esperar... contar até 10 e pensar que é um jogo e tem de ser racional... esperar... e ele vai sentar-se, demore o tempo que demorar, fique impavida e serena, não se movimente, não fale, não faça nada... ele vai sentar-se mais tarde ou mais cedo.

As primeiras vezes serão as mais dificeis, porque terá a tendência de voltar aos comportamentos que resultavam para sair de casa, que eram, armar-se em toto, mas depois vai perceber que isso já não resulta e o sentar-se resulta muito bem.

Seja 100% coerente com este plano, nunca mais deixe o cão aobter nada do que quer sem se sentar, e vai ver que não demora uma semana a ter um cão mais controlado.

Ah esqueci-me de uma coisa importante... diga uma palavra que liberte o cão, que lhe transmita que pode ter acesso ao que quer...eu uso o "ok"... a minha cadela vai para junto da porta, senta-se, coloco a trela, abro a porta, espero que ela olhe para mim, e quando ela o faz digo "ok" e ela sai pela porta ou por exemplo, quando vou mexer na comida dela ela senta-se, eu tiro a porção de ração que lhe quero dar, coloco na taça, ela olha para mim e eu digo "ok", e ela começa a comer.

peço desculpa pelo testamento.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mai 14, 2013 1:02 pm

doglover80 Escreveu:AAAAAHHHH!!!!

Pode ensiná-lo a esperar, sentado a ordem para passar a porta, seja qual porta for.

Aliás ensine-o a "Sentar para tudo"!!!

Se quer por a trela, tem de se sentar...

Se quer passar a porta, qualquer uma, tem de se sentar...

Se quer comer, tem de se sentar...

Se quer festinhas, tem de se sentar...

Se quer um biscoito, tem de se sentar...

...
...e esperar que lho dêem. :D

Quanto ao resto do post, concordo com tudo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
doglover80
Membro Veterano

terça mai 14, 2013 3:07 pm

O não uso de comida como instrumento de treino é um tabu que só existe dentro da cabeça das pessoas.

Imaginemos o que seria se nós com o dinheiro funcionassemos da mesma forma.

Recebemos o ordenado, tal como os cães comem. Toda a gente precisa de dinheiro, tal como todos s cães precisam de comer. Nós trabalhamos para receber o nosso ordenado, mas imaginemos que os nossos patrões nos davam o dinheiro independentemente de trabalharmos ou não e depois passassem o mês a dar-nos palmadas no lombo cada vez que estivessemos parados sem fazer nada...

Depois como isso não resultava muito bem, porque começavamos a perceber que cada vez que o patrão estava na empresa tinhamos de fazer de conta que trabalhavamos, mas na realidade não produziamos peva, o nosso patrão resolvia fazer o seguinte, se produzissemos ele oferecia bilhetes de futebol... mas como eu muita gente que não gosta de bola não ligava nenhuma a isso... então para esses isso não resultava, então ele tinha que andar a procurar os interesses de todos e usá-los para nos por a trabalhar... enfim seria muito dificil.

Mas ele podia fazer uma coisa simples, todos nós precisamos de dinheiro, logo quem produzisse recebia ordenado, e ainda podia fazer uma coisa, que é costume em empresas que funcionam, dar incentivos monetários a quem produz mais...

A comida no treino de cães está para eles como o dinheiro está para nós, é um motivador muito eficaz e que resulta com 99% dos cães, porque todos têm de comer, é um desperdicio dar comida ao cão na taça e depois andar a tentar arranjar um motivador para treinar o cão, cães que por vezes não se motivam com mais nada sem ser a comida.
Nikokiller
Membro

terça mai 14, 2013 7:46 pm

doglover80,

Tenho tentado incentivar o sentar para o acalmar.
Quanto a comida é complicado, a unica coisa que sempre fiz é estipular horários e ele neste aspecto nao fica excitado, mesmo que coloque ele nao vai logo comer, sempre tive alguma dificuldade com as rações.ele prefere comida, como qualquer um, apesar de eu nunca ter dado. ele tem mais ou menos 30 min para comer, nao come retiro, e espera pela proxima refeição, assim foi habituado desde pequeno.

Quanto a trela, ele quando a vê senta-se, mas basta lha por e estar a frente do portao para ter um ataque de esteria.

Quanto aos biscoitos, ele senta-se de imediato, se eu nao der, acaba por fazer o resto dos comandos que sabe e se mesmo assim nao lhe der ele tenta tirar, mas nao customo deixar chegar a esse ponto.

Quando quer alguma coisa (brinquedos), tem uma forma bastante irritante de o fazer, deita-se e começa a "chorar" baixinho...

Ele ainda faz coisas conforme foi ensinado, mas entretanto.... :(

Agradeço todo o tempo que dspensa para me ajudar. :lol:
doglover80
Membro Veterano

terça mai 14, 2013 9:06 pm

Não agradeça, faço porque quero... eduque o seu cão, esse é o melhor agradecimento que me pode dar.

Parece que já fez muita coisa, agora é continuar, afaste a ideia de que não vai conseguir da cabeça, tente como quem vai conseguir!!!
Nikokiller
Membro

terça mai 14, 2013 9:21 pm

Assim que tenha a primeira vitória comunico :)

Obrigada
Jesscarter
Membro Júnior
Registado: quarta mai 09, 2007 8:42 pm

terça mai 14, 2013 10:24 pm

PauloSantos1 Escreveu:Um dia lá teria de acontecer eu concordar (não na totalidade, mas quase) com as opiniões do doglover80... chegou o dia :lol:

Também não foi difícil, diga-se. É que olhando para os últimos tempos da arca em matéria de conselhos (leia-se testamentos) sobre comportamento... jasuis, é mesmo de fazer urticaria.

Apenas um apontamento sobre algo que estou em desacordo:

doglover80 Escreveu:Qualquer garrafa de água com furos e a ração seca lá dentro, deixada no chão de casa antes de ir para o trabalho entretem o cão durante um bom tempo...
São conhecidos diversos casos de cães que tiveram sérios problemas por terem destruído e ingerido o plástico destas garrafas que, infelizmente e vá-se lá perceber porquê, o pessoal continua a achar que é um excelente brinquedo.
Exactamente, e hoje em dia, embora um pouco caros ainda, já existem brinquedos de borracha que fazem o mesmo efeito (à venda em hipermercados, até!), de qualquer das maneiras, sai sempre mais barato do que uma ida ao vet em consequência da garrafa, né?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mai 14, 2013 11:25 pm

Nikokiller Escreveu:...

Quanto a trela, ele quando a vê senta-se, mas basta lha por e estar a frente do portao para ter um ataque de esteria.

...
Quando lhe dá a histeria à vista do portão, a única coisa que tem a fazer é repetir tudo o que fez para saírem da porta: senta, espera, e assim por diante.

Abre o portão e se lhe voltar a histeria, fecha o portão e é novamente senta, espera, etc., até que ele saia tão calmamente quanto for possível: está a ver porque é que é preciso uma reserva inesgotável de paciência? :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
doglover80
Membro Veterano

quarta mai 15, 2013 9:16 am

Jesscarter Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:Um dia lá teria de acontecer eu concordar (não na totalidade, mas quase) com as opiniões do doglover80... chegou o dia :lol:

Também não foi difícil, diga-se. É que olhando para os últimos tempos da arca em matéria de conselhos (leia-se testamentos) sobre comportamento... jasuis, é mesmo de fazer urticaria.

Apenas um apontamento sobre algo que estou em desacordo:

doglover80 Escreveu:Qualquer garrafa de água com furos e a ração seca lá dentro, deixada no chão de casa antes de ir para o trabalho entretem o cão durante um bom tempo...
São conhecidos diversos casos de cães que tiveram sérios problemas por terem destruído e ingerido o plástico destas garrafas que, infelizmente e vá-se lá perceber porquê, o pessoal continua a achar que é um excelente brinquedo.
Exactamente, e hoje em dia, embora um pouco caros ainda, já existem brinquedos de borracha que fazem o mesmo efeito (à venda em hipermercados, até!), de qualquer das maneiras, sai sempre mais barato do que uma ida ao vet em consequência da garrafa, né?
Sim, como já disse, eu uso, mas de facto existe a possibilidade de acontecer alguma coisa.

Recapitulando, que se usem brinquedos próprios, ossos, bolas dispensadoras de comida, o que se quiser, para cão!
Responder

Voltar para “Cães”