Primeiro Cão, Muitas dúvidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Plutos
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2013 5:57 pm

quarta mai 22, 2013 6:23 pm

Boas
Depois de muitos anos, lá consegui realizar o meu sonho de ter um cão, no entanto com o tempo vão aparecendo algumas duvidas a maioria delas relativas à educação e por isso solicito a vossa ajuda para fazer as coisas da melhor maneira :P

1º-Tenho um labrador com +/-2meses que como é normal adora morder e por sugestão do veterinário recomendou que quando ele fizer isso para o "morder"(apertar) no pescoço até ele parar, mas pouco ou nada têm resultado, convosco qual foi a solução? acham o mais indicado?

2º-Regra geral ele já faz o cócó na rua mas com o xixi o mesmo não acontece, será por ter o absorvente à disposição? será melhor tirar o absorvente?

3º-O cão está constantemente a soluçar, é por comer a ração demasiado rápido?

4º-Neste momento estou a dar-lhe royal cannin labrador retriever, estou a pensar mudar para proplan, é uma boa mudança?

Provavelmente com o decorrer do tópico irão surgir mais dúvidas, obrigado desde já :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta mai 22, 2013 9:35 pm

Ora bem, vou responder por tópicos também :)

1º - quando ele lhe morde as mãos há várias técnicas que podem ajudar: emitir um género de ganido e parar de brincar (simula os ganidos entre irmãos e eles sabem que morderam com maior força do que deviam... cães que ficaram pouco tempo com os irmãos ou que não entendem muito bem este ganido podem morder com mais força (como o fariam com um brinquedo de apitar)), assim que ele começa a morder as mãos parar de brincar com ele e ignorar o cachorro até ele se acalmar ou ainda redireccionar o morder as mãos para um brinquedo (o cão começa a entender deve morder o brinquedo e não as mãos)

2º - pode tentar pegar no absorvente e colocar na rua (inicialmente), fazer uma grande festa por ele ter feito na rua (apesar de ser o absorvente), começar a reduzir o tamanho do absorvente (progressivamente) até que ele comece a fazer (mesmo que inicialmente inadvertidamente) no local correcto (dar uma grande recompensa quando isto acontece!). Há alturas do dia em que os cachorros têm maior tendência a fazer as necessidades (e deve tentar levá-lo à rua nessas alturas para aumentar a probabilidade dele fazer no local correcto): depois de dormir, depois de grande actividade física (brincadeira), depois de comer ou beber e antes de ir dormir.

3º - é bebé, se ele não vomita por soluçar não ligue :) isso vai-lhe passar

4º - pessoalmente prefiro a proplan à RC (isso de ser ração específica para a raça é um pouco tanga... e para aumentar vendas!... além disso, e salvo erro, essa ração é para cães adultos). Há aqui um tópico (recente) de uma pessoa que queria mudar a ração do cachorro e tem lá aconselhamento de boas rações. A ração que lhe der deve ser adequada a cachorros e cães de raça grande... para ter o necessário a proporcionar um crescimento equilibrado. Só pelo facto da RC labrador ser apenas para adultos (a não ser que eles tenham criado gama de labrador também para cachorro), eu alteraria (progressivamente para ele não fazer diarreia) para uma de Puppy.
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta mai 22, 2013 10:12 pm

Uma questão. O cão tem 2 meses e está a ir com ele à rua ou estava-se a referir a um jardim/terraço da sua casa?
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta mai 22, 2013 10:33 pm

O cão pode ir à rua.. não deve é andar em locais onde andem outros animais, nomeadamente outros cães sem vacinas e desparasitações em dia :)

Quanto à ração a RC lab puppy é uma boa ração (na minha opinião apenas e face aos resultados que observei) mas consegue arranjar mais barato ou por esse preço algo melhor. Se ele gostar da ração e o preço não for um problema.. deixe estar :wink:

Quando ele morder na brincadeira, diga-lhe 'NÃO' num tom firme, pare de brincar e ignore-o até ele se acalmar, ou então de-lhe um brinquedo para a boca para ele saber que quando morder é no brinquedo

EDIT: regra geral os cães aguentam mais facilmente o coco do que o xixi .. se ele já começa a fazer o coco no sitio certo o xixi também vai lá. Continue a recompensa-lo quando ele fizer no sitio certo e dizer-lhe não quando fizer onde não deve e for apanhado no acto.
MiMoo
Membro Veterano

quarta mai 22, 2013 11:05 pm

Quanto ao sair à rua eu parti do pressuposto que o dono tem quintal ;)
Mas não só pode como deve sair à rua antes do esquema vacinal completo.. só não deve ser colocado no chão onde outros cães possam ter andado.
Leve o cão à rua sim, mas ao colo. Isto para que ele se comece a habituar a barulhos e cheiros que não conseguiria experienciar se estivesse trancado 24h em casa :)

Que não se descure a protecção! A Parvovirose é altamente mortal (principalmente em cachorros jovens) e antes do esquema vacinal completo eu não arriscaria a colocar o cachorro em locais públicos onde podem ter andado outros a espalhar o vírus. Isto aplica-se também às clínicas veterinárias (o cachorro deve estar sempre ao colo, do colo ir para a marquesa e da marquesa para o colo).
Plutos
Membro Júnior

quarta mai 22, 2013 11:39 pm

Obrigado a todos pelas respostas :)
MiMoo Escreveu:Ora bem, vou responder por tópicos também :)

1º - quando ele lhe morde as mãos há várias técnicas que podem ajudar: emitir um género de ganido e parar de brincar (simula os ganidos entre irmãos e eles sabem que morderam com maior força do que deviam... cães que ficaram pouco tempo com os irmãos ou que não entendem muito bem este ganido podem morder com mais força (como o fariam com um brinquedo de apitar)), assim que ele começa a morder as mãos parar de brincar com ele e ignorar o cachorro até ele se acalmar ou ainda redireccionar o morder as mãos para um brinquedo (o cão começa a entender deve morder o brinquedo e não as mãos)

2º - pode tentar pegar no absorvente e colocar na rua (inicialmente), fazer uma grande festa por ele ter feito na rua (apesar de ser o absorvente), começar a reduzir o tamanho do absorvente (progressivamente) até que ele comece a fazer (mesmo que inicialmente inadvertidamente) no local correcto (dar uma grande recompensa quando isto acontece!). Há alturas do dia em que os cachorros têm maior tendência a fazer as necessidades (e deve tentar levá-lo à rua nessas alturas para aumentar a probabilidade dele fazer no local correcto): depois de dormir, depois de grande actividade física (brincadeira), depois de comer ou beber e antes de ir dormir.

3º - é bebé, se ele não vomita por soluçar não ligue :) isso vai-lhe passar

4º - pessoalmente prefiro a proplan à RC (isso de ser ração específica para a raça é um pouco tanga... e para aumentar vendas!... além disso, e salvo erro, essa ração é para cães adultos). Há aqui um tópico (recente) de uma pessoa que queria mudar a ração do cachorro e tem lá aconselhamento de boas rações. A ração que lhe der deve ser adequada a cachorros e cães de raça grande... para ter o necessário a proporcionar um crescimento equilibrado. Só pelo facto da RC labrador ser apenas para adultos (a não ser que eles tenham criado gama de labrador também para cachorro), eu alteraria (progressivamente para ele não fazer diarreia) para uma de Puppy.
Vou fazer isso de o "ignorar" e dar um brinquedo, pq até agora as "Mordedelas" no pescoço não resultam em nada a não ser a ver quem têm mais força :lol:

A ração que lhe estou a dar é para cachorros, Royal Canin Labrador Retriever puppy
Imagem
Só não têm o numero 33(alguém sabe a que se refere esse numero? existem mais com números diferentes...)

fradik Escreveu:Uma questão. O cão tem 2 meses e está a ir com ele à rua ou estava-se a referir a um jardim/terraço da sua casa?
Exato, com rua refiro-me ao pátio, sempre com trela para que ele não vá para a terra/jardim...
dreamdog Escreveu:O cão pode ir à rua.. não deve é andar em locais onde andem outros animais, nomeadamente outros cães sem vacinas e desparasitações em dia :)

Quanto à ração a RC lab puppy é uma boa ração (na minha opinião apenas e face aos resultados que observei) mas consegue arranjar mais barato ou por esse preço algo melhor. Se ele gostar da ração e o preço não for um problema.. deixe estar :wink:

Quando ele morder na brincadeira, diga-lhe 'NÃO' num tom firme, pare de brincar e ignore-o até ele se acalmar, ou então de-lhe um brinquedo para a boca para ele saber que quando morder é no brinquedo

EDIT: regra geral os cães aguentam mais facilmente o coco do que o xixi .. se ele já começa a fazer o coco no sitio certo o xixi também vai lá. Continue a recompensa-lo quando ele fizer no sitio certo e dizer-lhe não quando fizer onde não deve e for apanhado no acto.
A proplan é superior À RC pupy, certo? É que arranjo as duas ao mesmo preço, se valer a pena eu mudo...

Segundo me disseram, a diferença da RC lab, é o tamanho dos grãos ser maior para os obrigar a mastigar...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta mai 22, 2013 11:59 pm

Plutos Escreveu: 1º-Tenho um labrador com +/-2meses que como é normal adora morder e por sugestão do veterinário recomendou que quando ele fizer isso para o "morder"(apertar) no pescoço até ele parar, mas pouco ou nada têm resultado, convosco qual foi a solução? acham o mais indicado?
Tal como certamente não procuraria um treinador para lhe aconselhar acerca do plano de vacinação, procurar conselhos do veterinário acerca de comportamento não é o mais indicado. Não é que não o deva fazer, é sempre mais uma opinião, mas dê-lhe a importância ajustada, por favor.
Procure na net por bite inhibition (inibição de mordida) e com certeza vai compreender que isso não só é algo perfeitamente normal, como até conveniente, pois é a oportunidade que o/a Plutos terá (até por volta das 18 semanas) para ensinar inibição de mordida ao seu cachorro.
dreamdog
Membro Veterano

quinta mai 23, 2013 12:13 am

Quanto ao numero na embalagem .. já soube o que quis dizer, mas já não me lembro :lol: :lol: :lol: logo acho que não é nada relevante :twisted:

Quanto à Proplan ser melhor que a RC Labrador. É relativo
RC desvantagens:
começa por Arroz e não especifica as percentagens e tem 3 tipos de cereais (se o seu patudo come e não lhe faz mal..não é grave)
Vantagens: contém condroitina e glucosamina (que é óptimo para as articulações e ossos em fase de crescimento), bem como uma percentagem de proteína de 33% (em fase de crescimento deve-se dar o máximo de proteína que se conseguir encontrar numa ração. Proteína em excesso nos cães não é grave, mas em defeito é.)

PRO PLAN PUPPY LARGE ROBUST
O primeiro ingrediente é frango com 18% mas não especifica o estado do ingrediente aquando da transformação (fresco/farinha/sub produtos). Proteína 29% não é mau, mas podia estar nos 30%.

Se fosse eu, mantinha-me na RC. A mudar não mudava para a pro plan
MiMoo
Membro Veterano

quinta mai 23, 2013 8:27 am

Acho que o 33 é mesmo a % de proteína :P

Eu não sou grande fã da RC... e então dessas rações específicas de raça muito menos (para mim é tudo uma questão de markting e aproveitam e fazem a coisa mais cara).

Além da Proplan tem outras que provavelmente são superiores às duas: Orijen, Acana, Naturea... mas não conheço muito bem as gamas destas. A ração deve ser puppy large (e convém que tenha isto: condroitina e glucosamina, por razões já mencionadas por outro forista)
dreamdog
Membro Veterano

quinta mai 23, 2013 10:00 am

MiMoo Escreveu:Acho que o 33 é mesmo a % de proteína :P
Sim .. tem toda a lógica :lol: :lol: :lol:
Eu não sou grande fã da RC... e então dessas rações específicas de raça muito menos (para mim é tudo uma questão de markting e aproveitam e fazem a coisa mais cara).
Só digo que é uma boa ração pela experiência no uso dela que tenho e se o preço não é problema e o cão se está a dar bem não aconselho a mudar para a pro plan que indiquei (outra gama da pro plan já pode ser outro assunto ;) ), de resto concordo plenamente com o MiMoo :!:
Além da Proplan tem outras que provavelmente são superiores às duas: Orijen, Acana, Naturea... mas não conheço muito bem as gamas destas. A ração deve ser puppy large (e convém que tenha isto: condroitina e glucosamina, por razões já mencionadas por outro forista)
A Acana é boa ração, mas nem todos os cães se dão bem com ela visto ser uma ração muito diversificada. as outras duas não conheço também. Mas é sempre uma hipótese
PS: isso de alimentar os labradores com rações large breed tem muito que se lhe diga :?
MiMoo
Membro Veterano

quinta mai 23, 2013 10:18 am

dreamdog Escreveu:PS: isso de alimentar os labradores com rações large breed tem muito que se lhe diga :?
Qualquer forma de alimentação tem muito que se lhe diga ahaha (este fórum está cheio de tópicos sobre alimentação ;) )
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quinta mai 23, 2013 11:30 am

dreamdog Escreveu: Proteína em excesso nos cães não é grave, mas em defeito é.)
dreamdog, em que se baseia para dizer isso?
Plutos
Membro Júnior

quinta mai 23, 2013 1:16 pm

lds6 Escreveu:
Tal como certamente não procuraria um treinador para lhe aconselhar acerca do plano de vacinação, procurar conselhos do veterinário acerca de comportamento não é o mais indicado. Não é que não o deva fazer, é sempre mais uma opinião, mas dê-lhe a importância ajustada, por favor.
Procure na net por bite inhibition (inibição de mordida) e com certeza vai compreender que isso não só é algo perfeitamente normal, como até conveniente, pois é a oportunidade que o/a Plutos terá (até por volta das 18 semanas) para ensinar inibição de mordida ao seu cachorro.
Vou procurar, obrigado :wink:
dreamdog Escreveu:
Quanto à Proplan ser melhor que a RC Labrador. É relativo
RC desvantagens:
começa por Arroz e não especifica as percentagens e tem 3 tipos de cereais (se o seu patudo come e não lhe faz mal..não é grave)
Vantagens: contém condroitina e glucosamina (que é óptimo para as articulações e ossos em fase de crescimento), bem como uma percentagem de proteína de 33% (em fase de crescimento deve-se dar o máximo de proteína que se conseguir encontrar numa ração. Proteína em excesso nos cães não é grave, mas em defeito é.)

PRO PLAN PUPPY LARGE ROBUST
O primeiro ingrediente é frango com 18% mas não especifica o estado do ingrediente aquando da transformação (fresco/farinha/sub produtos). Proteína 29% não é mau, mas podia estar nos 30%.

Se fosse eu, mantinha-me na RC. A mudar não mudava para a pro plan
Pergunto isto pq já li algures que as rações da royal canin não valem o preço pedido, assim sendo dentro do preço 50/55€ qual a melhor escolha na vossa opinião?

Neste momento nessa gama de preços tenho:
RC Labrador retriever puppy
Acana puppy large breed
Proplan large breed
Eukanuba puppy large

Entre estas qual escolhiam se fosse para o vosso cachorro, independentemente do preço?
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta mai 23, 2013 1:38 pm

suprem0 Escreveu:
dreamdog Escreveu: Proteína em excesso nos cães não é grave, mas em defeito é.)
dreamdog, em que se baseia para dizer isso?
Também fiquei a pensar, parece-me que já ouvi algo um pouco contrário mas de facto não sei nada sobre tal assunto.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quinta mai 23, 2013 1:56 pm

Olá.
Antes de mais bem vinda ao mundo dos dosnos de animais e em especial dessa raça maravilhosa.
A minha Labrador começou por comer pro plan, mas depois deixaram de vender onde eu comprava e era muito mais em conta, então mudei para eukanuba, mas ela nao se deu muito bem, tinha caspa e fezes um pouco moles (às vezes) e algumas situações de alergias.

A vet acosnelhou uma ração de borrego (retirar o frango) e então experimentei arden grange. Não podia estar mais satisfeita. Agora ja come de adulto por isso nao estou dentro do preço de pupy mas é uma questao de ver no site.
Se comprar 2 sacos tem desconto e se comprar 5 recebe um de oferta. Eu faço sempre isto e com o cartao fidelidade, ainda agora comprei 5 sacos (220 €) e recebi 7 sacos. cada saco saiu a um preço muito bom mesmo.

Tudo de bom para a sua amiguinha.
Responder

Voltar para “Cães”