Carta de um cão para o seu dono que o acorrenta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

sábado mai 25, 2013 11:08 am

Acabei de ver isto no facebook e tive de partilhar, parte-me o coração quando conseguem fazer uma coisa tão bem feita como esta carta.

Imagem

"
Vamos refletir?

“Querido dono. Consegui que escrevessem esta carta por mim. Nem sabes a alegria que sinto em poder me comunicar contigo. Todos os dias, desde aquele dia longínquo em que me colocaste a corrente no pescoço e me prendeste neste espaço, eu sonho que me vens visitar e fazer festinhas como me fazias quando eu era um bebê. Eu sonho que vens conversar comigo, não entendo muito bem o que me dizes, mas nem imaginas como adoro ouvir o som da tua voz! Eu sei que fiz algo de errado, senão certamente não me terias colocado aqui. Desculpa! Não quero ser exigente mas começa a doer ter esta corrente atada ao meu pescoço.

Às vezes tenho o pescoço dormente, e outras vezes tenho comichão e nem consigo coçar! Sinto o seu peso todos os dias, o peso da solidão que me prende.Tenho vontade de esticar as pernas e correr e como eu gostava de poder fazer isso contigo. Adorava que me atirasses umas bolas, aí eu podia mostrar-te como sou rápido a correr e como te trazia rapidamente. Gostava de poder ver o que tu vês, o mundo lá fora é muito grande? E existem outros como eu? Ás vezes tenho sede e alguma fome mas eu aguento em silêncio porque sei que assim que podes vens cá dar-me comida e água, sei que fazes o que podes, eu não quero incomodar, mas sabes, por vezes gostava de ter um pouco da tua companhia. Sei que talvez alguém te tenha dito que eu não tenho sentimentos, mas olha que é mentira! Nem imaginas quanta alegria sinto quando alguém me toca ou se dirige a mim.

Nem sabes quanta tristeza e solidão pesa em mim nas longas horas que não vejo ninguém. Nem sabes o medo que por vezes sinto no Inverno aqui sozinho, e tenho tanta vontade de estar perto de ti.No outro dia passaram aqui umas pessoas estranhas e puseram-se a olhar cá para dentro e a apontar para mim, riam e atiravam umas pedras na minha direção. Queriam vir fazer-te mal. Acertaram-me com uma na pata e ontem não consegui levantar-me, mas eu afugentei-as logo com o meu ladrar. Eu não quero que ninguém te venha fazer mal…e não quero que te zangues comigo, eu prometo fazer melhor por ti.. Eu sou o teu amigo mais fiel, nunca te irei trair, não guardo rancor, e não tiro nunca o lugar de ninguém, será que tens mais amigos assim no teu mundo? Só queria um pouco mais da tua atenção e amor, uma cama quente no inverno, um local fresco no verão e o teu cheiro a entrar-me nas narinas todos os dias, seguido de um sorriso e uma festa no meu velho lombo.

Eu sei que um dia tu irás chegar aqui e tirar a corrente, e dar-me tudo isto, até lá eu fico quieto á espera. Só não demores muito meu dono, porque estou a ficar velho e começo a ver e ouvir mal. Faltam-me forças e não quero ir, sem viver um pouco contigo…
Assinado teu “cão”"
achi
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 9:54 pm

sábado mai 25, 2013 1:19 pm

Eu não tenho facebook, mas agradeço a partilha, a carta está espetacular...essas palavras tocam mt, e reflecte a vida de mt animais por aí fora infelizmente.... o que é certo é que eles só nós têm a nós mais ninguém ...
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!
Brunok22
Membro Júnior
Registado: quinta mar 01, 2012 3:54 pm

sábado mai 25, 2013 1:32 pm

já tinha conhecimento deste texto.

das coisas mais tristes que já li... :( :( :(
Scarlet3
Membro

sábado mai 25, 2013 1:46 pm

Eu também não intendo, soube de uma historia de um samoiedo e um ladrador que a dona os meteu com uma corrente de 1 metro, onde comiam, bebiam, faziam as necessidades, e dormiam no mesmo sitio, nem abrigo tinham, ficavam a chuva, o frio, o sol. A pravi de lisboa, moveu advogados, policias, etc, etc, a ver se lhe tiravam os animais, já tinham lares para eles e tudo, a dona recusou-se, mas obrigaram ela a dar condições de vida os cães, e pelo que a pravi disse, estavam a tentar resolver isso.

É que eles fazem isso, mas fazem muitas vezes por maldade, não por falta de conhecimento.
achi
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 9:54 pm

sábado mai 25, 2013 5:26 pm

Pois isso é o pior, as pessoas são más e cruéis, para os animais ...infelizmente temos mts casos desses:-(
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado mai 25, 2013 9:17 pm

Já conhecia essa carta.
Existe mesmo um site dedicado a cães nessa situação: http://www.liberta-me.org/como_ajudar#responsaveis

Mas para não ficarmos por aqui e debatermos um bocado vamos "acender" um pouco isto... :twisted:

Ora bem, acreditam que nenhum cão que viva ou seja acorrentado ocasionalmente é um cão bem tratado?
É que tenho visto algumas páginas no facebook a defenderem a corrente como boa forma de contenção do cão desde que se tenha em atenção algumas coisas.

Ora vejam:
https://www.facebook.com/notes/keep-the ... 0510715322

Claro que o caso descrito na carta não é propriamente o mesmo caso (é para além de um cão preso, um cão completamente ignorado)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado mai 25, 2013 10:05 pm

acorrentado ocasionalmente quer dizer o quê? As minhas são acorrentadas ocasionalmente quando vão à rua, já que vão atreladas, não é corrente mas é trela o que para o caso vale o mesmo.

Cão que esteja permanentemente acorrentado e que seja solto ocasionalmente é obviamente um cão maltratado, nem que a corrente tenha 20 m, assim como também considero mau trato o cão que vive permanentemente em canil ou que está permanentemente no fundo do quintal-
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado mai 25, 2013 10:06 pm

Muito comovente e triste :(
Scarlet3
Membro

sábado mai 25, 2013 11:39 pm

Não concordo, um cão não pode ficar acorrentado nunca, nunca mesmo, seja em que situação for.
Obviamente para passeio é outra história.

Para que ter um animal para ele ficar acorrentando? Ou ficar numa varanda? Ou no fundo do quintal? Ou longe das pessoas da casa? Não me cabe na cabeça. Eles não são felizes, não sentem o amor da família.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo mai 26, 2013 7:03 pm

Terei sido eu o único com uma maldita de uma lágrima a querer saltar fora e a correr para dar um grande abraço ao meu cão? :?
Scarlet3
Membro

segunda mai 27, 2013 11:29 am

lunathar Escreveu:Terei sido eu o único com uma maldita de uma lágrima a querer saltar fora e a correr para dar um grande abraço ao meu cão? :?
Não, não foi o único eu também abraço sempre a minha cadela e o meu gato quando leio cenas desta. Nesse momento por acaso ela estava logo o lado dos meus pés no sofá, e pensei, ainda bem que lhe dou uma vida boa, fico feliz por eu ser assim, e tratar os animais como eu acho melhor, e tento sempre fazer melhor.

Ainda hoje estava a passar na rua, e vi um cão a ladrar dentro de uma garagem... como é possível...

Por isso dou os parabéns a quem da uma vida digna com amor carinho, e respeito pela seu amigo animal. :)
Marley21
Membro Júnior
Registado: segunda jun 25, 2012 5:48 pm

sexta mai 31, 2013 11:56 am

lunathar Escreveu:Terei sido eu o único com uma maldita de uma lágrima a querer saltar fora e a correr para dar um grande abraço ao meu cão? :?
Também não me consegui conter!
Responder

Voltar para “Cães”