Primeiro Cão, Muitas dúvidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta mai 23, 2013 2:01 pm

Da lista que apresentou tenho preferência pela ACANA ou pela Eukanuba.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta mai 23, 2013 7:59 pm

suprem0 & Geight

Não me baseio em nada cientifico, apenas em conversas com criadores e amantes da raça de labrador :? Quem tem alguns (muitos/bastantes/uma vida..) de experiência com esta raça, por norma, é contra as rações large breed.
Não contra estas gamas propriamente ditas, mas defendem outro tipo de alimentação com rações normais, isto porque?..

As LB têm determinados componentes na sua formulação que de alguma maneira retêm o crescimento normal de um Labrador, que o torna a certo momento mais esguio do que o normal (um crescimento estranho, por assim dizer)..
Para além de que, diz o marketing dessas gamas, a sua formulação previne problemas de articulações (displasias) mas a verdade é que a displasia é uma doença genética e somente em caso de um acidente grave é que um cão se pode tornar displásico (e nesta questão podem ser dados suplementos à ração).
Por isso, é preferíve irl buscar um bom cão, a um bom criador, proveniente de cruzas bem feitas e sem presença de génes displásicos na sua ascendência e dar-lhe uma alimentação primeiramente rica em proteína e gordura e mais tarde, para manutenção, uma gama normal mas com gordura de qualidade.

Isto também tem a ver com o processo de crescimento do labrador. Genéticamente o Labrador é um cão que cresce rápido e para quê cortar isso? Ele é um cão robusto que precisa de "substância" para crescer! Este tipo de rações tem componentes que retrasar o crescimento do cachorro, tornando-o mais esguio do que robusto (ajudam a prevenir displasia e afins).
Depois, embora se diga que este cão cresce até aos 15 meses, há quem defenda que o cão a partir dos 12 meses ao comer uma ração puppy só está a acumular gordura. e, por isso, deve passar para uma ração adulta. Mas isto é outro assunto.

Isto são opiniões que, têm a sua lógica, embora só alguns criadores e amantes da raça defendam, e isto já mexe com o labrador típico e o labrador fora do 'tipico'.
Isto é só um cheirinho da guerra LB e normal e criadores vs. veterinários eheh

na minha opinião as LB são mesmo uma questão de marketing.. já vi algumas em que a diferença nos ingredientes e percentagens é uma coisa mínima mesmo.(mas até sou suspeito para falar pois já dei RC labrador puppy ao meu patudo o que é uma ração LB)

Quanto À ração que o user quer escolher .. escolha qualquer uma que tenha uma boa composição :lol: muita proteina, evite subprodutos e veja se tem produtos de qualidade. Resumidamente, escolha a composição que mais lhe agradar
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 23, 2013 8:52 pm

dreamdog Escreveu: Para além de que, diz o marketing dessas gamas, a sua formulação previne problemas de articulações (displasias) mas a verdade é que a displasia é uma doença genética e somente em caso de um acidente grave é que um cão se pode tornar displásico (e nesta questão podem ser dados suplementos à ração).
Tenho que intervir quanto a esta parte... porque problemas articulares não são apenas a displasia de anca e cotovelo... também artroses e artrites (que se podem desenvolver em idade avançada...) e porque a displasia é uma doença com etiologia multifactorial (pode ter origem genética ou ambiental (e em ambiental estou a incluir alimentação, excesso de peso, acidentes, pisos escorregadios etc.)
dreamdog
Membro Veterano

quinta mai 23, 2013 9:08 pm

MiMoo Escreveu:
dreamdog Escreveu: Para além de que, diz o marketing dessas gamas, a sua formulação previne problemas de articulações (displasias) mas a verdade é que a displasia é uma doença genética e somente em caso de um acidente grave é que um cão se pode tornar displásico (e nesta questão podem ser dados suplementos à ração).
Tenho que intervir quanto a esta parte... porque problemas articulares não são apenas a displasia de anca e cotovelo... também artroses e artrites (que se podem desenvolver em idade avançada...) e porque a displasia é uma doença com etiologia multifactorial (pode ter origem genética ou ambiental (e em ambiental estou a incluir alimentação, excesso de peso, acidentes, pisos escorregadios etc.)
Sim MiMoo falei em displasia por ser o problema mais comum e 'vendido' por essas marcas .. Se formos a ver (assim a atirar para o ar valores) 90% de probabilidade de displasia é genético e os restantes 10% por factores ambientais. P'rai isso não?
Em qualquer um dos problemas sem ser a displasia .. acho que não é a ração que faz milagres :o
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 23, 2013 9:19 pm

Eu não sei as %, nem sei se se consegue falar em %... até porque muitos cães não têm os exames feitos (apesar de terem LOP) e mesmo que tenham, não fizeram avaliação genética. E depois tem outro problema, a displasia não é ditada por apenas um único gene, mas sim vários... sendo assim mais difícil fazer avaliação genética dos cães.
Plutos
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2013 5:57 pm

segunda mai 27, 2013 11:57 am

dreamdog Escreveu:suprem0 & Geight
Quanto À ração que o user quer escolher .. escolha qualquer uma que tenha uma boa composição :lol: muita proteina, evite subprodutos e veja se tem produtos de qualidade. Resumidamente, escolha a composição que mais lhe agradar
O problema é que eu sou um bocado noob em relação a isso, e queria encontrar um consenso na ração a escolher... :oops:
pupyylab Escreveu:Olá.
Antes de mais bem vinda ao mundo dos dosnos de animais e em especial dessa raça maravilhosa.
A minha Labrador começou por comer pro plan, mas depois deixaram de vender onde eu comprava e era muito mais em conta, então mudei para eukanuba, mas ela nao se deu muito bem, tinha caspa e fezes um pouco moles (às vezes) e algumas situações de alergias.

A vet acosnelhou uma ração de borrego (retirar o frango) e então experimentei arden grange. Não podia estar mais satisfeita. Agora ja come de adulto por isso nao estou dentro do preço de pupy mas é uma questao de ver no site.
Se comprar 2 sacos tem desconto e se comprar 5 recebe um de oferta. Eu faço sempre isto e com o cartao fidelidade, ainda agora comprei 5 sacos (220 €) e recebi 7 sacos. cada saco saiu a um preço muito bom mesmo.

Tudo de bom para a sua amiguinha.
Hoje experimentei proplan que um amigo me arranjou, e ele come com muita vontade, parece que mais do que com a RC...
O vet também me recomenda Proplan, no entanto pode ser por interesses comerciais(é o que vendem na clínica)
Não sei o que fazer :roll:

O cão está a mudar o pelo e têm um bocado de caspa(pouca), é normal ou devo mudar para uma ração com composição diferente?
rucapro
Membro
Registado: segunda mai 13, 2013 11:32 am

segunda mai 27, 2013 3:07 pm

Eu estou a dar a minha cachorra que é uma cane corsso kennels pupy large breed e estou super satisfeito preço qualidade é excelente deixou de fazer fezes moles e a caspa que tinha no pelo desapareceu
dreamdog
Membro Veterano

terça mai 28, 2013 12:12 am

rucapro Escreveu:Eu estou a dar a minha cachorra que é uma cane corsso kennels pupy large breed e estou super satisfeito preço qualidade é excelente deixou de fazer fezes moles e a caspa que tinha no pelo desapareceu
Eu até tento não fazer publicidade a essa marca senão ainda dizem que eu sou vendedor :twisted: mas que é uma boa aposta .. é!

Quanto à caspa.. umas cápsulas de óleo de peixe (ate pode ser óleo de fígado de bacalhau, o cheiro é que não é muito agradável) ou uma ração mais rica em salmão,pode ajudar a resolver esse problema.
Plutos
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 11:50 am

Bem, a ração está a acabar e ainda não me decidi se dou proplan ou RC.

Estava a pensar mudar para a proplan, mas no dia que lhe dei proplan ele vomitou(não gosta de andar de carro :lol: ) e deu para ver que ele tinha a ração inteira, com a royal quando ele vomitou(outra vez de carro :lol: ) a ração já não estava inteira...

Que acham, é má ideia mudar tendo em conta aquilo que relatei?
Com a proplan tenho a vantagem que trás mais 2kg's pelo mesmo preço e a quantidade diária é menor(ainda que ligeiramente)... :roll:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jun 09, 2013 2:29 pm

Das vezes que o cão vomitou foi a andar de carro... E vomitou com ambas as rações(ainda que uma tenha saído inteira e outra não)... Isso, na minha opinião, não dá bem para ver a reação do cão com a ração. Prefiro a Pro Plan à RC. Mas o organismo do cão é que escolhe. Eu experimentaria uma transição muito muito gradual para a Pro Plan(e não lhe dê comida quando viajar de carro, tem que ser umas x horas antes de viajar, não me recordo é quantas ao certo), se ele se der bem, ótimo, mantenha, se não, volte para a RC(novamente com uma transição muito regular).
Plutos
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 6:24 pm

LuisSB Escreveu:
1- Nunca me lembrei de lhe apertar o pescoço lol Veja lá se não exagera e sufoca o cão. Normalmente os cães percebem, podem é ser teimosos. Depende da forma como você usa a sua autoridade, se é um folgado ou se imprime maior disciplina.

2- O xixis muitas vezes são pra marcar território, por isso são mais difíceis de eliminar. Volta e meia, após 5 anos de convívio ainda descubro um prenda de xixi na casa... é a vida E quando eles envelhecerem porvavelmente descobrirei muitas mais.

3- Poderá ser...

4- É uma má mudança.
Em relação às mordidas ele parece estar a reduzir, e quando morde já não magoa 8)

Pq que acha uma má mudança? Se puder completar, é que percebo pouco ou nada e como não há um consenso nisto das rações toda a ajuda é bem vinda :)
ReginaVieira Escreveu:Das vezes que o cão vomitou foi a andar de carro... E vomitou com ambas as rações(ainda que uma tenha saído inteira e outra não)... Isso, na minha opinião, não dá bem para ver a reação do cão com a ração. Prefiro a Pro Plan à RC. Mas o organismo do cão é que escolhe. Eu experimentaria uma transição muito muito gradual para a Pro Plan(e não lhe dê comida quando viajar de carro, tem que ser umas x horas antes de viajar, não me recordo é quantas ao certo), se ele se der bem, ótimo, mantenha, se não, volte para a RC(novamente com uma transição muito regular).
O facto de ele vomitar não me serviu de nada a não ser para ver que ele mastiga melhor a RC que a proplan, mas isso tbm pode ser do intervalo de tempo, que na RC foi maior, dai a comida mais "triturada"...

Em relação às horas que não podemos dar comida antes de andar com ele no carro, alguém sabe? 8)
dreamdog
Membro Veterano

domingo jun 09, 2013 7:30 pm

O meu cão até dentro do carro, em andamento,come :D Acho que é uma questão de habito ..
Entre essas duas, como já disse, já dei RC lab ao meu cão e não tenho nada a apontar, os resultados ao fim de uns meses foram muito bons (crescimento, pêlo, dentes .. 5*)
Quanto à proplan..nunca dei, mas ouço falar bem.

Quanto À escolha .. teoricamente é fácil escolher entre essas duas :P

Vejamos ...

ROYAL CANIN LABRADOR RETRIEVER JUNIOR
Ingredientes

Arroz, Carne de ave desidratada, gluten de milho, gorduras animais, gluten de trigo, cevada, proteína de ave, hidroligzado de proteínas animais, minerales, polpa de beterraba, óleo de peixe, óleos vegetais (soja, borragem), ovo desidratado, fruto-oligossacarídeos, tegumentos e sementes de psyllium, L- lisina, polifosfato de sódio, extracto de leveduras (fonte de manano oligossacarídeos), taurina, hidrolizado de crustáceo ( fonte de glucosamina), DL metionina, hidrolizado de cartilagem ( fonte de condroitina), L- carnitina, extracto de rosa da Índia ( fonte de luteína).
Análise média

Proteínas 33 % Gorduras 14 %
Minerais 6.5 % Amido 31.2 %
Cálcio 1 % Fósforo 0.85 %
Magnésio 0,8 % Zinco 230 mg/Kg
Iodo 2.60 mg/Kg Selénio 0.24 mg/Kg
Vitamina A 30000 UI/Kg Vitamina D3 1100 UI/Kg
Vitamina E 600 mg/Kg Vitamina C 300 mg/Kg
Vitamina B1 28 mg/kg Vitamina B2 48 mg/KG
Vitamina B6 0.17 mg/Kg Vitamina B12 0.17 mg
Niacina 965 mg/kg Biotina 3 mg/Kg
Ácido Fólico 15 mg/Kg Colina 3000 mg/Kg
Taurina 0.30 % Fibras Alimentarias 7.3 %
L-Carnitina 100 mg/Kg EPA + DHA 0.4 %
Condrotina + aglucosamina 1000 mg/Kg Luteína 5 mg/Kg
Ácidos gordos Ómega 6 3 % Ácidos gordos Ómega 3 0.7 %
Energia metabolizável (calculada segundo o método de Atwater modificado) 3605 Kcal/kg Energia metabolizável (medida segundo o Centro de Investigação de RC) 3900 Kcal/kg

PRO PLAN PUPPY LARGE ROBUST

Ingredientes: frango (18%), arroz (15%), gluten de milho, proteína de ave desidratada, trigo, milho, gordura animal (preservada com tocoferois), digest, hidratos de carbono purificados, polpa de beterraba, proteína de peixe desidratada, óleo de peixe, ovo dissecado, levedura, fosfato de cálcio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, minerais, colostro, L-lisina, DL-metionina. L-carnitina.

Proteína bruta 29%
Óleos 15%
Cinzas 7%
Fibra bruta 3%
Humidade 8,5%
Cálcio 1,2%
Fósforo 1,0%

Ou seja.. escolhia a proplan por causa do 1º ingrediente, que é frango (apesar de não dizer em que estado está) enquanto na RC é arroz, ou seja, na RC existe maior quantidade de arroz do que de carne (é claro que se calhar depois a RC tem ai uns factores que superam a proplan, mas nem vou por ai..).
Apesar de que a RC contem mais proteína do que a proplan ...
O preço de ambas também é bastante diferente..
Eu escolhia a proplan e via os resultados ;)
Plutos
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 7:43 pm

dreamdog Escreveu:O meu cão até dentro do carro, em andamento,come :D Acho que é uma questão de habito ..
Entre essas duas, como já disse, já dei RC lab ao meu cão e não tenho nada a apontar, os resultados ao fim de uns meses foram muito bons (crescimento, pêlo, dentes .. 5*)
Quanto à proplan..nunca dei, mas ouço falar bem.

Quanto À escolha .. teoricamente é fácil escolher entre essas duas :P

Vejamos ...

ROYAL CANIN LABRADOR RETRIEVER JUNIOR
Ingredientes

Arroz, Carne de ave desidratada, gluten de milho, gorduras animais, gluten de trigo, cevada, proteína de ave, hidroligzado de proteínas animais, minerales, polpa de beterraba, óleo de peixe, óleos vegetais (soja, borragem), ovo desidratado, fruto-oligossacarídeos, tegumentos e sementes de psyllium, L- lisina, polifosfato de sódio, extracto de leveduras (fonte de manano oligossacarídeos), taurina, hidrolizado de crustáceo ( fonte de glucosamina), DL metionina, hidrolizado de cartilagem ( fonte de condroitina), L- carnitina, extracto de rosa da Índia ( fonte de luteína).
Análise média

Proteínas 33 % Gorduras 14 %
Minerais 6.5 % Amido 31.2 %
Cálcio 1 % Fósforo 0.85 %
Magnésio 0,8 % Zinco 230 mg/Kg
Iodo 2.60 mg/Kg Selénio 0.24 mg/Kg
Vitamina A 30000 UI/Kg Vitamina D3 1100 UI/Kg
Vitamina E 600 mg/Kg Vitamina C 300 mg/Kg
Vitamina B1 28 mg/kg Vitamina B2 48 mg/KG
Vitamina B6 0.17 mg/Kg Vitamina B12 0.17 mg
Niacina 965 mg/kg Biotina 3 mg/Kg
Ácido Fólico 15 mg/Kg Colina 3000 mg/Kg
Taurina 0.30 % Fibras Alimentarias 7.3 %
L-Carnitina 100 mg/Kg EPA + DHA 0.4 %
Condrotina + aglucosamina 1000 mg/Kg Luteína 5 mg/Kg
Ácidos gordos Ómega 6 3 % Ácidos gordos Ómega 3 0.7 %
Energia metabolizável (calculada segundo o método de Atwater modificado) 3605 Kcal/kg Energia metabolizável (medida segundo o Centro de Investigação de RC) 3900 Kcal/kg

PRO PLAN PUPPY LARGE ROBUST

Ingredientes: frango (18%), arroz (15%), gluten de milho, proteína de ave desidratada, trigo, milho, gordura animal (preservada com tocoferois), digest, hidratos de carbono purificados, polpa de beterraba, proteína de peixe desidratada, óleo de peixe, ovo dissecado, levedura, fosfato de cálcio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, minerais, colostro, L-lisina, DL-metionina. L-carnitina.

Proteína bruta 29%
Óleos 15%
Cinzas 7%
Fibra bruta 3%
Humidade 8,5%
Cálcio 1,2%
Fósforo 1,0%

Ou seja.. escolhia a proplan por causa do 1º ingrediente, que é frango (apesar de não dizer em que estado está) enquanto na RC é arroz, ou seja, na RC existe maior quantidade de arroz do que de carne (é claro que se calhar depois a RC tem ai uns factores que superam a proplan, mas nem vou por ai..).
Apesar de que a RC contem mais proteína do que a proplan ...
O preço de ambas também é bastante diferente..
Eu escolhia a proplan e via os resultados ;)
Qual delas é suposto ser mais caro? É que arranjo ambos os sacos ao mesmo preço +/-
RC 12kg's 49€ numa loja perto de casa.
Proplan 14kg's numa loja online

Tbm estou tentado a experimentar proplan uma vez que o pelo dele não está grande coisa, mas este mês que estive com RC não deu para testar grande coisa uma vez que está na mudança de pelo...
dreamdog
Membro Veterano

domingo jun 09, 2013 7:47 pm

Pois, nesta altura é complicado pois eles estão na muda de pêlo...
Os preços que eu estava a ver eram:
PRO PLAN PUPPY LARGE ROBUST..14Kg=53.45€ - (3.82 €/Kg)
ROYAL CANIN LABRADOR RETRIEVER JUNIOR..12Kg=56.90€ - (4.74 €/Kg)

Edit: se ele ja esta com a RC, deixe ficar mais um mes ou 2 e veja como o patudo reage. Não faz muito bem andar sempre a mudar de ração ;)
Responder

Voltar para “Cães”