Operacao a tumor mamario numa cadela de 9 anos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

caap
Membro Júnior
Registado: domingo dez 07, 2008 7:13 pm

domingo mai 26, 2013 5:24 pm

Boa tarde.
Gostaria de uma opinião.
Tenho uma pequenois de 9 anos, com sopro no coração, que lhe apareceu um tumor mamario.
Já a levei ao veterinario, e foi-me aconselhado a fazer a cirurgia.
Estou receosa por causa da anestesia, pois trata-se de uma cadela com 9 anos.
Gostaria de saber se souberem se existe uma grande percentagem de sucesso neste tipo de cirurgia.
E quais são as consequências negativas que costumam ocorrer.
vou avançar com a cirurgia, pois se nada se fazer, o tumor se alastra e espalha-se para os outros órgãos, mas confesso estou com receio.
Obrigada,
CAAP
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mai 26, 2013 8:11 pm

caap Escreveu: E quais são as consequências negativas que costumam ocorrer.P
Se não operar, uma morte dolorosa.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

domingo mai 26, 2013 9:43 pm

O melhor será mesmo falar com o seu veterinário e fazer antes um check up geral!
Peca para fazer todos os exames, se ela for saudável se os valores estiverem normais não tem nada a recear, tenha é sempre em conta que até os animais saudáveis correm um risco mínimo com anestesias gerais.
E se sabe que é algo que lhe faz a diferença e pode salvar a vida, arrisque, mais vale isso do que depois pensar que não fez tudo possível para a ajudar!
9 anos num cão de porte pequeno ainda é relativamente "novo".
Estando saudável é um risco minimamente controlado!

Boa sorte!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mai 26, 2013 10:00 pm

Debora20 Escreveu:O melhor será mesmo falar com o seu veterinário e fazer antes um check up geral!
Peca para fazer todos os exames, se ela for saudável se os valores estiverem normais não tem nada a recear, tenha é sempre em conta que até os animais saudáveis correm um risco mínimo com anestesias gerais.
E se sabe que é algo que lhe faz a diferença e pode salvar a vida, arrisque, mais vale isso do que depois pensar que não fez tudo possível para a ajudar!
9 anos num cão de porte pequeno ainda é relativamente "novo".
Estando saudável é um risco minimamente controlado!

Boa sorte!
A dificuldade de ler é complicada visto que o animal tem um sopro cardíaco...
Debora20
Membro Veterano

domingo mai 26, 2013 10:13 pm

Depende da gravidade do sopro e se esta a ser controlado com medicação!!
Por isso aconselhei acima de tudo a falar com o vet e a fazer analises!

E o sr tem é muita dificuldade em controlar os dedos sobre as teclas e deixar a arrogância de lado com coisas serias!!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
caap
Membro Júnior

segunda mai 27, 2013 8:47 am

Bom dia,
Obrigada pelas opiniões.
O Sopro do Coração é algo mínimo, ate anda a tomar 1/2 comprimido.
Fez análises e os valores estão razoáveis, não há valores preocupantes.
Ela tem andado a ser observada pelo veterinário, desde sempre.
O Veterinário, na verdade está mais preocupado com os efeitos da anestesia, devido à idade da cadelinha, nem muito pelo sopro, pois como ele diz, é uma coisa muito pequenina.
Mas é óbvio que vamos avançar com a cirurgia e seja o que Deus quiser.
Pois não a quero ver sofrer, pois sei que se o tumor não for retirado, ela vai sofrer muito mais, por isso mais vale agora, mesmo porque o tumor ainda esta no inicio, e pequeno.
Na verdade só gostaria de ter a vossa opinião, e saber quais as consequências negativas que normalmente acontecem nestes casos.
No entanto agradeço as v/opiniões e desejos de Boa Sorte, sim, desejos de boa sorte, Deus queira que sim. Pois, é muito doloroso perder a nossa amiga de 4 patinhas, e acho que ainda e cedo para ela partir, mas enfim, seja o que Deus quiser.
Obrigada
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 27, 2013 9:15 am

Já contei noutros tópicos o caso da minha cadela, a quem foi retirada um cadeia mamária completa aos treze anos. Hoje tem dezassete.

Nos exames pré-operatórios encontraram-se-lhe várias maleitas: taquicardia, dois nódulos no baço, os valores do fígado muito alterados e a tiróide praticamente paralisada. Por causa disto, teve de se adiar a cirurgia por três meses, a fim de se compensar a tiróide e tratar do fígado.

Foi operada com sucesso e teve uma recuperação fantástica e muito rápida. Os animais têm uma enorme capacidade de recuperação, e a sua vai também irá recuperar bem, tanto mais que está a ser tratada por um vet cuidadoso, pelo que conta. Confie nele e mantenha-se calma, a sua atitude é muito importante neste processo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
caap
Membro Júnior

segunda mai 27, 2013 11:37 am

Obrigada pelo apoio.
Realmente estou receosa, mas sei que estamos a fazer tudo ao nosso alcance para ajudar a minha cadelinha.
Sim, e espero que corra tudo bem, tenho que estar confiante que vai dar tudo certo.
Acho que precisava de uma palavra amiga e de apoio.
Obrigada.
Debora20
Membro Veterano

segunda mai 27, 2013 11:43 am

Se o sopro da cadela é pequeno como diz e esta controlado por medicação, assim como as analises dela estão boas e o vet aconselha a operação...
Forca ai!

Os benefícios são enormes!
A verdade é que a pior coisa que pode acontecer é mesmo a pequena ficar se na operação pela anestesia, porque o retirar de cadeias mamarias é uma operação relativamente simples e que acontece muito.
Existe a hipótese de ela se ficar sim, tal e qual como quando nos vamos ao dentista com uma anestesia local podemos ficar... Mas as probabilidades são mínimas!!!
Vai correr tudo bem!!

Vejo n casos de operações do género e a recuperação é rápida e sem grandes contras!!
Boa sorte!!
caap
Membro Júnior

segunda mai 27, 2013 2:16 pm

Mais uma vez obrigado pelo apoio e pelo incentivo.
O meu receio na verdade e esse mesmo, de ela não aguentar a anestesia, ou os efeitos desta depois da cirurgia.
Mas a verdade e que na maioria dos casos as coisas correm bem, e é essa fé que me move, e essa esperança.
Pois ficarei bem comigo própria em saber que tudo que se está a fazer, é para o bem da pequena.
E estou mesmo confiante que as coisas vão correr bem, mesmo porque ela nunca levou anestesia, e a primeira vez, portanto espero que isso tb conte.
Bem, vamos ver.
Aguardemos.
Obrigada, pelas vossas palavras amigas.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 27, 2013 2:30 pm

Não deixe de dar notícias, por favor. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
caap
Membro Júnior

segunda mai 27, 2013 3:55 pm

Oh meus amigos,
Claro que sim.
Mas só na 6ª feira, pois a cirurgia vai ser esta 5ª feira, se Deus quiser.
Portanto logo que tenha oportunidade vou dando noticias, que eu espero que sejam as melhores.
Fiquem a torcer por nos.
Obrigado, pelas vossas palavras de apoio e incentivo, e principalmente de esperança e fé que tudo vai correr bem.
Nós merecemos, principalmente a minha Sissi, linda.
Mil obrigados.
Fiquem descansados, eu dou noticias.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 27, 2013 7:38 pm

Uma das minhas cadelas com 9 anos foi operada há cerca de 1 mês a uma piómetra e tirou uns nódulos e uma mama, tem 9 anos. Correu tudo excelentemente bem e já tem tudo completamente cicatrizado.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
caap
Membro Júnior

quinta mai 30, 2013 7:25 pm

Meus amigos, tenho boas noticias.
Não é que antes de ir para a cirurgia, fomos observar a Sissi, e vimos que afinal o caroço tinha desaparecido, e dai deu-se conta que afinal não era um tumor, como todos pensavam, mas sim uma falsa prenhez, ou seja, deita leite das maminhas, apesar de não ter cachorros, e como leite secou, fez aquele caroço, que parecia mesmo um tumor.
Daí não foi preciso operação, que bom.
Ficamos todos contentes e aliviados, e a Sissi, está bem, graças a Deus.
E a vocês meus amigos só posso agradecer as palavras de incentivo e desejos de boa sorte.
Mais uma vez muito obrigado.
Debora20
Membro Veterano

quinta mai 30, 2013 7:31 pm

Que bom fico feliz por si!!!

Mas sabe, gravidez psicológica também não sao nada boas para as cadelas... Podem dar origem a tumores mamarios e piometria. Devia aproveitar para a esterilizar, deixava de ter o cio e reduzia o risco em muito das situações acima.
Fale disso ao seu veterinário! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”