Dicas para superar retirada precoce do cão na ninhada.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta jun 05, 2013 10:26 am

É um dado adquirido e aqui bastante repetido que um cachorro nunca deve ser retirado da ninhada antes das 8 semanas (2 meses), sendo até aconselhável numas raças mais do que outras que seja somente retirado aos 3 meses.

Contudo, e não obstante para os utilizadores deste forum esta informação ser já uma verdade insofismável, diariamente aparecem aqui utilizadores novos (normalmente fruto de criadeiros que pretendem despachar os cães) com cães em casa com apenas 1 mês.

Ou seja, constato que aparecem aqui todas as semanas pessoas a pedir conselhos para os seus cães com apenas 1 mês.

Pessoas que não se informaram antes e só depois de terem o canino em casa é que pretendem recolher informação e ajuda para lidar com os problemas, antes de estudarem e prevenirem tais problemas.

Independentemente do juízo de censura pela ignorância, descuido e irresponsabilidade, acho que está na altura de os utilizadores mais experientes usarem este tópico para darem dicas e directrizes com o intuito de ajudar tais pessoas a tentar prevenir os problemas derivados de tal retirada precose.

Tanto mais que me recordo de alguns users que se vêm na necessidade de superar tais problemas sem qualquer culpa, por força de cães abandonados ou encontrados.

Não sei se o pessoal mais conhecedor está disponível para partilhar aqui a sua sabedoria e experiência, para que possamos assim reencaminhar para este tópico todos os users que cometem tão repetido erro.

Que dizem ???
Última edição por andrexau em quinta jun 06, 2013 8:53 am, editado 1 vez no total.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jun 05, 2013 10:29 am

Bom dia
Acho uma excelente ideia! É pena que os users com esse tipo de situações em mãos não são, de todo, bons a ler e informar-se :evil:
Quanto a experiências ou dicas, não sou a melhor pessoa para as dar..
Só posso dizer que, enquanto, até nas lojas de animais se venderem cães com menos de um mes de idade as coisas (mentalidades principalmente) não vao mudar
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

quarta jun 05, 2013 10:45 am

Bom dia.

A ideia é nobre do ponto de vista de ajudar aqueles que nao teem opção, ou porque se trata de um animal abandonado, ou morte da progenitora..... etc.

Na minha opiniao, os primeiros 4 meses de idade sao os mais importantes da vida do cachorro, sendo de extrema importancia o convivio e a exposiçao ao maior numero de "novidades" possivel.
Um cachorro durante o periodo em que esta com os irmaos, aprende coisas que nos nao imaginamos e sao de extrema importancia para uma personalidade equilibrada, como evitar o contacto visual (olhos nos olhos com a mae), vai começar a perceber os limites a nivel de comportamento, vai medir forças com irmaos, vai perceber o significado de uma hierarquia e qual o seu lugar na mesma, mil e uma coisas!!!
Algumas destas coisas sao dificeis, se nao impossiveis de replicar, assim, o meu conselho vai sobretudo para uma socializaçao adequada, convidar amigos com seus animais devidamente vacinados para conviver com o cachorro, mesmo que nao tenham animais traze-los a casa para conhecer o pequeno (sem grandes festas, agir normalmente)..... expor o cachorro a ruidos estranhos (ha cd`s com ruidos proprios para isso), levar a rua sempre que possivel (ao colo) ou deixa-lo explorar um quintal onde nao haja possibilidade de contrair doenças atraves de caes vadios...... proporcionar uma alimentaçao adequada, enfim...... Muito trabalho!!!
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

quarta jun 05, 2013 10:53 am

Queria ainda acrescentar, que no caso das pessoas que compram os seus cachorros e os trazem antes dos 2 meses porque o criador diz que pode, deviam mostrar-se indignadas perante o mesmo!!!

Ja que nao tomaram as devidas precauçoes no que toca a informaçao, deveriam pelo menos chamar o criador a razao e prevenir casos semelhante aconselhando os outros!!!
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta jun 05, 2013 1:18 pm

A única "desculpa aceite" de um cão vir antes das 8semanas, é daqueles cães vindo de canis, onde como sabemos não há grandes condições.
Infelizmente a minha, que é adotada veio antes das 8 semanas, mas o pior é que ela não veio de um canil mas sim de uma particular onde fora muito bem tratada e bem pedi para ficar mais tempo, mas pronto...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 05, 2013 4:40 pm

As puppy class podem ajudar imenso na recuperação destes cães :) É uma questão das pessoas se informarem e quererem met€r-se nisso.
Em casa é exposição ao maior número de estímulos, pessoas, animais etc. possível desde que chega a casa (sair à rua ao colo para se habituar aos sons, cheiros e afins) e associar estas coisas a reforço positivo (o cão vai associar estas coisas assustadoras a coisas boas como comida, festas, brinquedos e brincadeiras). Se tiver amigos ou conhecidos com cachorros, juntá-los de vez em quando para brincarem (eu aconselho a juntar cachorros com outros cachorros apenas 15 dias após terem estado em casa... não só para se habituarem aos donos, mas também para se ver se vinham com alguma doença tipo parvovirose de forma a não pegarem uns aos outros...)

Sobretudo: ter paciência e trabalhar ao ritmo do cão... (se for uma exposição tipo flooding pode fazer com que as coisas piorem...)

Editado: esqueci-me da exposição a vários tipos de piso... madeira, cimento, carpetes, superfícies brilhantes, repas de madeira (tipo pontes com buracos), escadas, escadas rolantes etc.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta jun 05, 2013 5:58 pm

Excelente tópico. Também acho que é muito mais importante dar conselhos acerca da educação futura do que críticas e censuras por actos passados. Só que claro que é muito mais fácil a via da crítica.

Eu acho que a primeira coisa importante para um dono que se veja nessa situação é ter noção real das implicações, ou seja, compreender por que razão deveria ter esperado mais umas semanas em vez de apenas ter a noção de que "é errado, ponto". Trazer um cachorro para casa antes das 8 semanas significa retirá-lo de um ambiente em que ele estava em contínua aprendizagem com os irmãos e com a mãe (sobretudo no que toca à inibição de mordida) e trazê-lo para um novo ambiente em que, normalmente, o mundo parece subitamente reduzir-se a dois ou três elementos (a sua nova família).
Esta situação não é trágica; não é tão grave quanto se faz parecer (é claro, se estivermos a falar de 7 ou 6 semanas de idade...). É grave quando o dia de adopção significa um corte abrupto na socialização e aprendizagem do cachorro. Ou seja, nos casos em que o cachorro está a ter um bom plano de socialização em casa do seu criador (com acesso não só aos irmãos e mãe, mas também a uma ou outra nova pessoa por dia, novos barulhos, etc), e passa para uma casa cujos donos não sabem prosseguir esse plano. Mas se invertermos a situação, ou seja, nos casos em que, quando com o criador, o cachorro não tem acesso a nada a não ser os irmãos, vai fazendo xixi a torto e a direito, e tem pouco acesso ao interior da casa (ficando remetido ao jardim ou box exterior), e o futuro dono até tem consciência das necessidades de socialização do seu novo cachorro, então talvez até nem seja tão mau assim trazê-lo para casa um pouco antes das 8 semanas. Claro que um dono assim iria ter cuidado em procurar um criador mais cuidadoso, o que torna esta situação mais improvável; seja como for, é só um exemplo que exprime a forma como essa questão das 8 semanas é muito mais uma convenção e uma estimativa do que algo absolutamente incontornável.

Portanto: o importante para um dono nessa situação é "caprichar" na socialização do seu novo cachorro de forma a que possa haver uma compensação das semanas "roubadas" junto dos irmãos. Isso implica procurar parceiros de "brincadeira", desde que com todos os cuidados ajustados à condição "ainda-não-vacinado" do cachorro. Não é fácil? Pois não, por isso mesmo é que se recomendam as 8 semanas.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 05, 2013 6:08 pm

eu acho que também é importante corrigir o título do tópico: Precoce
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta jun 05, 2013 6:41 pm

Não acho que um dono que receba um cão em casa de 5 semanas deva dar uma educação diferente a um cão que chegue a sua casa às 8 semanas. A questão aqui é que as pessoas não sabem educar um cachorro nem sabem o que fazer caso ele tenha comportamento x ou y, não sabem o que fazer para ensinar um cão a fazer xixi no local certo, não sabem que o período máximo da sociabilização é da 8ª à 14ª semana, não sabem o que é a inibição da mordida, não sabe que se deve ensiná-lo a ser manuseado, etc. E isto aplica-se a todos os cachorros/bebés, independemente de terem saído de ao pé da mãe e dos irmãos com a idade correcta ou não! Portanto, quem está a pensar ter um cachorro, estude, leia muito, pesquise informação correcta, fale com pessoas experientes, etc. isto tudo leva tempo, não é decidir hoje que quer um cachorro e amanhã ir buscá-lo, isso resulta em cães com imensos problemas comportamentais!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 05, 2013 9:24 pm

Charlie2 Escreveu:eu acho que também é importante corrigir o título do tópico: Precoce
Tirou-me as teclas dos dedos. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”