Marley21 Escreveu:
Obrigado pela resposta nicosa. Por acaso dormir nos pés da minha cama e subir para o sofá permito porque gosto que ela esteja aninhada a mim , sabe-me bem , faço mal?
Quanto ao comer , só lhe dou quando nos acabamos de comer. Para ela saber que quem domina somos nos (foi o veterinario que aconselhou) ainda não posso sair com ela pois ainda não levou a primeira vacina mas dentro de casa as vezes metolhe a coleira e a trela para ver como ela se adapta e confesso que ela nao gosta . Exercicio irá 3 vezes por dia á rua onde ao final do dia faço a minha caminhada diária (1h e ela irá comigo)
Não faz mal se for para ser sempre assim. Agora se quando ela crescer e ocupar mais espaço já não a vai querer na cama, então, será melhor começar desde já a habituá-la a não subir para a cama. E mesmo que seja para " ficar" na cama ou no sofá faça com que ela perceba que
só lá está porque a Marley permite.
Leve-a à rua ao colo, por pouco tempo,mais que não seja porque já ocupa espaço e tem peso.
É importante que se habitue aos vários sons e ruídos, que veja pessoas ( que inevitavelmente vão vir fazer-lhe festas) e , mesmo, outros animais. Embora ainda não possa conviver directamente com eles já vai estabelecendo contacto visual.
Quanto ao exercicio...
O meu mitra veio cá para casa com 8 meses. Antes vivia num 2º andar no Bairro Alto. 2º andar, esse, que deve ter ido para obras quando o cão saiu de lá.

Ele até uma parede esburacou de um lado ao outro.
Se estiver disposta a isso leve-a a uma escola de treino onde pratiquem algum desporto canino. É o ideal.
Se tiver que a deixar sózinha em casa deixe-lhe brinquedos que a estimulem mentalmente e que a mantenham ocupada. Género Kong recheado com guloseimas próprias para cão.
Não sei se já disse isto: é um cão maravilhoso, mas não é cão para qualquer pessoa.