Eu sei que não seria para adoptar, estou só a referir numa situação limite. Não, o stress não é idêntico. Uma coisa é um cão estar acorrentado à merecê de pessoas a passarem, de cães a passarem e não se conseguir defender... outra coisa é o conforto do lar; mas é como eu disse, se é para o cão NUNCA (ou raramente) sair à rua, mais vale ter um gato! Adiante...
Quanto à selecção... às vezes em cachorros, mesmo uma pessoa experiente, a escolha pode não ser fiável.
O facto de poder ir a casa à hora de almoço é bom, dá para ir dar uma volta rápida para espairecer e eventualmente fazer as necessidades.
Primeiro Cão
Moderador: mcerqueira
Não vê diferença entre uma coisa e outra? Se for 4+5, o intervalo (hora de almoço, presumo) poderá ser aproveitado para um pequeno passeio, alguma interacção, renovação da água e reposição dos possíveis brinquedos que deixe à disposição (reencher um kong, por exemplo). Se forem 9 horas seguidas sozinho, não haverá nada disto.kitttten Escreveu:E o que interessa se são 8 se são 4+5?
Acho que é preciso alguma implicação para não se ver a diferença entre (i) estar 4 horas sozinho, ter a companhia do dono por uns momentos, e voltar a estar sozinho 5 horas, e (ii) estar 9 horas seguidas sozinho. É uma diferença significativa, não acha?
Não, não acho, se achasse nunca teria cães. Os cães não têm a noção de tempo que nós temos, basta dizer-se que basta sairmos 5 m que quando voltamos a festa é a mesma que a que seria se demorássemos 8 h.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Isto vai descambar o tópico todo mas... Ai não que não têm...!! Basta ver que cães com horário fixo de comer (o lab da minha vizinha é assim), àquela hora começa com um comportamento típico, começa mesmo a salivar-se. Além disso, várias técnicas de modificação comportamental (como para ansiedade por separação) consistem em deixar o cão por períodos cada vez mais prolongados de tempo sozinhos... mas tempo contado no relógio.
Se fazem uma festa é porque ficam felizes por ver a dona, quer estejam há 5 minutos separados ou há horas.
Além disso há documentários sobre cães e sobre o saberem ou não se o dono estar a chegar a casa (alguns por horário).
Se fazem uma festa é porque ficam felizes por ver a dona, quer estejam há 5 minutos separados ou há horas.
Além disso há documentários sobre cães e sobre o saberem ou não se o dono estar a chegar a casa (alguns por horário).
1. O facto de não terem a mesma percepção do tempo que nós não significa que não tenha percepção alguma.kitttten Escreveu:Não, não acho, se achasse nunca teria cães. Os cães não têm a noção de tempo que nós temos, basta dizer-se que basta sairmos 5 m que quando voltamos a festa é a mesma que a que seria se demorássemos 8 h.
2. Não, não é a MESMA festa se demorarmos 5 minutos ou 8 horas. Isso variará de caso para caso, de cão para cão, mas todos os cães que eu conheci, sem excepção, têm uma recepção diferente caso a ausência seja de 5 minutos ou 3 horas (quanto mais 8 ou 9).
3. Quanto mais não seja pense na questão das necessidades. Um cachorro com 4 meses aguentará, em princípio, 4 horas sem fazer xixi, mas terá imensas dificuldades em aguentar 8 ou 9 horas. Logo, existe uma diferença bem prática em deixar um cão sozinho apenas por 4 horas ou por 9 (que é a questão em causa no tópico)
4. O tratamento de um cão com ansiedade por separação passa por deixá-lo sozinho e (bem) entretido por períodos curtos (tipo 2 minutos) e progressivamente crescentes (cada dia aumentar alguns minutos consoante a evolução). Não resulta começar logo por deixar o cão sozinho por horas. E porque será? Certamente será porque o tempo é um factor importante.
5. Experimente treinar o seu cão a ficar sentado e quieto por 3 minutos. Acha que vai começar por três minutos, ou vai gradualmente aumentando o tempo? E porque será? Será porque os cães não têm percepção do tempo? Por favor.
6. Se tudo isto não chegar, por favor leia isto: https://www.patriciamcconnell.com/theot ... -been-gone
Meu caro eu não necessito de ler nada quando falo/escrevo não é baseado no que leio, é baseado na experiência que tenho com as minhas cadelas.
É lógico que se o cachorro estiver 8 horas sozinho vai demorar muito mais aprender onde fazer as necessidades fisiológicas, mas é um risco que quem quer um cão e trabalha tem que correr, senão muito poucos teriam cão.
É lógico que se o cachorro estiver 8 horas sozinho vai demorar muito mais aprender onde fazer as necessidades fisiológicas, mas é um risco que quem quer um cão e trabalha tem que correr, senão muito poucos teriam cão.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Pessoalmente não acho a solução ideal, mas reconheço que é uma solução perfeitamente exequível e sem necessidade de deixar trauma nos cachorros.
Prefiro ver cães sozinhos em casa em apartamentos do que cães com grandes quintais que nunca têm convívio com as pessoas.
Adopte a técnica do Crate Training e crie um espaço para confinamento durante largos períodos de tempo.
Um passeio de manhã de uma hora, mais um passeio ao meio dia e um passeio à noite, em regra serão mais do que suficientes se conseguir corresponder com actividades físicas e mentais para o cachorro durante esses passeios.
E claro depois passar o resto do período com ele em casa...
Os cães não são de vidro e acho que é perfeitamente possível ter um cão assim num apartamento, seja ele qual for...
Tem é de estar preparada para lidar com a destruição ocasional e preparar um sem número de jogos e brinquedos para ele se entreter...
Mais preocupado fico com a questão da socialização, porque se tem pouco tempo como vai conseguir proporcionar ao cão as experiências necessárias para uma socialização adequada ???
Tire umas férias para isso... porque é muito importante...
Prefiro ver cães sozinhos em casa em apartamentos do que cães com grandes quintais que nunca têm convívio com as pessoas.
Adopte a técnica do Crate Training e crie um espaço para confinamento durante largos períodos de tempo.
Um passeio de manhã de uma hora, mais um passeio ao meio dia e um passeio à noite, em regra serão mais do que suficientes se conseguir corresponder com actividades físicas e mentais para o cachorro durante esses passeios.
E claro depois passar o resto do período com ele em casa...
Os cães não são de vidro e acho que é perfeitamente possível ter um cão assim num apartamento, seja ele qual for...
Tem é de estar preparada para lidar com a destruição ocasional e preparar um sem número de jogos e brinquedos para ele se entreter...
Mais preocupado fico com a questão da socialização, porque se tem pouco tempo como vai conseguir proporcionar ao cão as experiências necessárias para uma socialização adequada ???
Tire umas férias para isso... porque é muito importante...
Eu não meteria um teckel dentro de 1 crate durante tantas horas ... mas isso sou eu que não percebo nada do assunto.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Eu não aconselho a tirar férias por causa do cão e da sociabilização. Se nos 1ºs tempos estivermos sempre perto do cão ele não se vai habituar à nossa ausência... corremos o risco de ter um cão que sofre de ansiedade por separação e depois é o cabo dos trabalhos para reverter a situação...
Quanto à "falta de tempo" para sociabilização... basta quando chegar a casa brincar com o cão, introduzir sons, objectos e afins e ao fim de semana (eu aconselhava todos os fins de semana) fazer sessões de convivência com outros cães. Aliás, procure alguma escola que tenha puppy class para o poder sociabilizar com outros cachorros de forma segura.
Quanto à "falta de tempo" para sociabilização... basta quando chegar a casa brincar com o cão, introduzir sons, objectos e afins e ao fim de semana (eu aconselhava todos os fins de semana) fazer sessões de convivência com outros cães. Aliás, procure alguma escola que tenha puppy class para o poder sociabilizar com outros cachorros de forma segura.
Nem eu, estava a referir-me a um espaço grande para confinamento de longa duração e não à crate propriamente dita... o que penso chamar-se long term confinament ...kitttten Escreveu:Eu não meteria um teckel dentro de 1 crate durante tantas horas ... mas isso sou eu que não percebo nada do assunto.
Eu, realmente, devo ter um cão muito estranho ... o meu labrador ja ficou mais de 12 horas sozinho em casa e não destruiu nada nem ficou mais stressado por isso... para ajudar a festa passou esse tempo todo sozinho e nem um xixi nem um cócó fez 
E ele foi habituado a ter companhia 24h por dia.

E ele foi habituado a ter companhia 24h por dia.
As minhas também já ficaram algumas vezes perto de 12 h sozinhas em casa, mas raramente aconteceu, agora 8 h ficaram durante alguns anos durante 5 dias por semana. Isso não fez delas cadelas desiquilibradas nem com problemas comportamentais.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Obrigada a todos pelas opiniões.
É um bocado díficil para quem tem de trabalhar, evitar que o cão passe cerca de 8h sozinho em casa... Se fosse necessário um acompanhamento premanente do cão 24h por dia muita pouca gente podia ter cão.
Ainda assim, quero ter certeza que o cão tenha a melhor qualidade de vida possível.
Teria disponibilidade para o passear de manhã, antes do trabalho, à hora do almoço (teria de ser um passeio mais curto), um passeio maior no final do trabalho e mais um à noite.
Ao fim de semana teria o tempo todo dísponivel e tenho intenção de socializar o cão com outras pessoas e animais.
Já li várias opiniões sobre o tirar férias ou não para receber o cão. As duas prespectivas parecem-me válidas... Por um lado o cão ia ter mais acompanhamento nos primeiros tempos na nova casa, por outro poderia sentir mais ansiedade quando voltasse ao trabalho...
O que fizeram quando chegou o vosso cão?
É um bocado díficil para quem tem de trabalhar, evitar que o cão passe cerca de 8h sozinho em casa... Se fosse necessário um acompanhamento premanente do cão 24h por dia muita pouca gente podia ter cão.
Ainda assim, quero ter certeza que o cão tenha a melhor qualidade de vida possível.
Teria disponibilidade para o passear de manhã, antes do trabalho, à hora do almoço (teria de ser um passeio mais curto), um passeio maior no final do trabalho e mais um à noite.
Ao fim de semana teria o tempo todo dísponivel e tenho intenção de socializar o cão com outras pessoas e animais.
Já li várias opiniões sobre o tirar férias ou não para receber o cão. As duas prespectivas parecem-me válidas... Por um lado o cão ia ter mais acompanhamento nos primeiros tempos na nova casa, por outro poderia sentir mais ansiedade quando voltasse ao trabalho...
O que fizeram quando chegou o vosso cão?