Aquisição de novo cão PERDIGUEIRO opiniões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta jun 06, 2013 8:20 pm

Olá, o cão dos meus pais morreu faz agora cerca de 15 dias e tenho andado a pensar na raça que seria mais indicada para eles. Preciso de um cão de tamanho médio (entre os 15 e os 25kgs), activo e muito meigo e dócil. É importante que seja de pêlo curto e que se adapte bem a apartamento. Há uma raça que cativa muito a minha atenção desde à alguns anos e desde sempre me mantive interessado sobre ela, o perdigueiro português. Apesar de ser um cão de caça e com energia, são cães calmos e com grande dedicação ao dono. Apesar de não o ir utilizar para caça, é um cão que pode manter a minha mae entretida se ela se quiser dedicar a dar-lhe trabalho como em treinos de busca e salvamento por exemplo. Que vos parece?
diogosvp
Membro Veterano

quinta jun 06, 2013 8:25 pm

outro aspecto importante é o facto de ter que ser um cão fácil de ensinar e com vontade de aprender... Ponderei tambem o vizsla e o beagle.. mas o primeiro pelo seu porte e nivel de actividade e o segundo por ter tendencia para ser teimoso e destrutivo, parecem-me desadequados..
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta jun 06, 2013 9:15 pm

Adoro os perdigueiros mas só considerando a sua beleza porque não conheço o temperamento. Cuidado a quem compra cães de caça, bons criadores recomendam-se.
Quanto ao Beagle posso falar porque tenho um, são efectivamente teimosos e destrutivos mas é uma aresta para ser limada com muito treino e dedicação desde que chegam a casa. Se quiser mais informações sobre os beagles diga :)
diogosvp
Membro Veterano

quinta jun 06, 2013 9:22 pm

Os meus pais já tiveram dois pointers em tempos e como tal estão habituados a cães de caça. Tenho estado em contacto com dois criadores com boas referências e vou ver este fim de semana duas ninhadas... O problema dos beagles e mesmo essa teimosia. Preciso de um cão que aprenda rápido porque os meus pais desistem com facilidade... Acho que um beagle nas mãos deles, ia-se estragar...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta jun 06, 2013 10:43 pm

o meu tio é caçador e teve perdigueiros a vida toda!! são cães de uma lealdade fantástica aos donos, muito dóceis, um carácter fabuloso e com uma genica que só desaparece quando morrem de velhice.

um dos cães do meu tio, o primeiro perdigueiro que ele teve (afixo De Laveiros), durou 12 anos. Caçou a vida inteira, desde cachorro até bem velhote, teve problemas de saúde, fracturas ósseas que foram operadas e começava já a notar-se os anos a pesar... mas assim que via o meu tio a preparar o atrelado, e a parafernália de um dia de caça, ficava completamente louco no canil e só descansava quando estava dentro do carro. parecia um cachorrinho outra vez! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 06, 2013 10:53 pm

E tem mesmo que ser um perdigueiro? Num apartamento?
Um perdigueiro tem tanta energia. Acha que a sua mãe vai ser capaz de lhe dar a actividade que ele precisa?
Sofia
diogosvp
Membro Veterano

quinta jun 06, 2013 11:51 pm

é um apartamento com um terraço de 200m2. E a minha mãe tem muito tempo livre. Mas do que tenho investigado, são cães que apesar de enérgicos, dão-se muito bem em apartamentos. Sabem canalizar a energia para o exterior, não se tornam destrutivos. Alem disso, do que pude apurar, de e entre várias raças de cães de caça como os vizslas, weimaraner, pointers, etc, são aqueles que necessitam de uma actividade física menos intensa.

Agora, claro; vai precisar que lhe deêm trabalho para fazer nos passeios...
diogosvp
Membro Veterano

sexta jun 07, 2013 8:36 am

mas não Sofia, não tem que ser um perdigueiro. Foi uma raça que me pareceu adequada.. Tambem pondero outras raças. O Boxer, o Beagle, etc.. mas gostava de ouvir sugestões..
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

sexta jun 07, 2013 9:49 am

E tem mesmo de ser um cão de raça? Andam aí tantos cães a precisar de uma casa...Com a quantidade que há podem sempre filtrar e escolher um que tenha as características pretendidas.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jun 07, 2013 2:37 pm

Esqueça o Beagle. Não é só destrutivo como tem energia para dar e vender. E é teimoso como um jerico.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jun 07, 2013 2:41 pm

labrador :D :D :D
Activo fora de casa, dorminhoco dentro de casa e fácil de ensinar .. Só é um bocado pesado
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

sexta jun 07, 2013 2:45 pm

Labrador é demasiado dependente dos donos, talvez golden retriever...
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta jun 07, 2013 3:07 pm

diogosvp Escreveu:mas não Sofia, não tem que ser um perdigueiro. Foi uma raça que me pareceu adequada.. Tambem pondero outras raças. O Boxer, o Beagle, etc.. mas gostava de ouvir sugestões..
O boxer como alguns dos outros que nomeou, tem bastante genica, não sei se é esse o objectivo ou não, mas deve ponderar que é uma raça que precisa de exercício.

Quanto ao temperamento, considero o boxer uma raça mais indicada para crianças, é muito maluco, anda de patas no ar, às voltas, salta, corre...
Um pouco como os vizslas (os que conheço).

Se isto não for depreciativo, mas sim vice-versa, é uma excelente escolha.

É uma raça com alguns problemas gástricos também, poderá ter de procurar a "ração certa" por algum tempo.

Boa sorte.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jun 07, 2013 3:29 pm

Então, sendo assim, vou dar a minha sugestão " chapa 5 " : um dogue. :D
É calmo o bastante, facílimo de "arrumar", tem tamanho suficiente para desencorajar quem se aproxime de casa com intenções dubias, e não é lá muito apreciador de grandes ginásticas. O " biblot" perfeito.
:lol: :lol:
Agora mais a sério
Não sou apologista de se ter cães com caracteristicas de exterior em casa. Sim, um cão educado e habituado a um modo de vida , à partida não vai ficar um cão desiquilibrado se educado convenientemente e estimulado na medida certa. Mas .... e o resto do potencial desse cão?
Sei lá, parece-me que , de alguma forma, é tirar algo á personalidade do cão.
Não sei se me consegui fazer entender. :?
Sofia
diogosvp
Membro Veterano

sexta jun 07, 2013 5:48 pm

E tem mesmo de ser um cão de raça?
tenho um leão da rodésia que é um bocado intolerante com cães adultos e estranhos, daí que adoptar esteja um bocado fora de questão. E para adoptar um SRD bebé que não faço ideia naquilo que se ira tornar, nesta fase, é complicado. Ja tive dois SRDs e trabalho tambem como voluntario numa associação e neste momento não me parece indicado.

labrador
Sinceramente não é uma raça que me fascine muito. Além disso é um cão cujo porte ja é bem acima do que estou a procura.
O boxer como alguns dos outros que nomeou, tem bastante genica, não sei se é esse o objectivo ou não, mas deve ponderar que é uma raça que precisa de exercício.

Já tive um arraçado de boxer que foi o que morreu agora e estava à procura de um cão diferente porque a minha mãe ficou mesmo abatida. É uma raça que conheço bem e que acho excelente como cão de companhia, mas boxers ela ja fez questão de dizer que não quer outro. Aquele era o dela e não vê mais nada. E sim procuro um cão com energia porque a minha mãe tem muito tempo disponivel para o passear, e gosta..
Então, sendo assim, vou dar a minha sugestão " chapa 5 " : um dogue.

ADORO! mas o porte dele é desadequado. Com este cão que morreu, quando era novo, fez a minha mae ganhar uma tendinite crónica no braço de o passear. Nós adoptamo-lo directamente da rua e ele foi sempre muito intolerante com outros machos adultos. Sempre que via um ficava doido para lhe ir morder. Se o mesmo acontecesse com um dogue não sei onde ia parar a minha mãe... :lol: :lol: :lol:

Não sou apologista de se ter cães com caracteristicas de exterior em casa.
Por isso é que falei em direcionar o perdigueiro para treinos de busca e salvamento, que me prece ser uma excelente actividade que pode fazer com a minha mãe, aproveitando o seu nariz (o do cão entenda-se :wink: ).

Mas vamos lá ver então. Sugestões de raças que se deem bem no interior, de porte médio, activos e pêlo curto...
Responder

Voltar para “Cães”