"ataques" de cachorro de 10 semanas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Olma
Registado: quinta jun 06, 2013 9:31 pm

quinta jun 06, 2013 10:29 pm

Boa noite,

A que me possa ajudar, tenho um Labrador de 10 semanas que quando começa a brincar e fica muito agitado, "ataca-me" mordendo mãos, braços, pés e pernas.

Além das feridas e nódoas negras que ja tenho, fico com algum receio que esta situação se mantenha e não o consiga controlar no futuro.

Ele veio para mim antes do tempo, pois a mãe foi operada e os filhotes foram retirados da mãe (as 6 semanas).
Que posso fazer para o ajudar e acalma-lo? Ele tem vários brinquedos, ossos mas prefere o "ataque".

Agradeço ajuda e dicas,

Obrigada
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta jun 06, 2013 10:43 pm

6 semanas, como já sabe é cedo. é por essa altura que eles aprendem com os irmãos a inibir a mordida. mas e normal que morda. O que tem sempre que o habituar e a morder nos brinquedos em vez das mãos. meta lhe os brinquedos na boca se ele tentar morder as mãos. Com o tempo ele habitua-se.. mas nao se preocupe.. nao e por isso que vai ter um cão agressivo. à falta de maos, os cães só tem a boca para agarrar, e é a unica forma que têm de interagir conosco..insista nos brinquedos quando brinca com ele..
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 06, 2013 10:46 pm

Pode tentar " direcionar" a atenção dele para um brinquedo.
Se não der resultado pare a brincadeira e saia de perto dele durante algum tempo. Volte depois a reiniciar a brincadeira. Quando ele lhe voltar a morder volte a deixá-lo.
Se for fazendo sempre assim ele vai acabar por compreender a " mensagem". Mas não de imediato, claro.
Sofia
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jun 07, 2013 4:14 pm

Como já lhe disseram o cão foi retirado um pouco cedo da ninhada e o morder é a maneira deles conhecerem o mundo.

Para começar é perfeitamente normal o cão morder nos primeiros tempos sem ter noção da força que faz (ainda por cima os dentes deles parecem agulhas). Essa situação pode ira até aos 12 meses ou até aos 5, depende...
O que deve fazer é quando estiver a brincar com ele ou ele o morder dar-lhe um 'NÃO' forte e firme e parar com a brincadeira/afastar-se e dar-lhe alguma coisa para ele roer (com o meu resultava bem um pau ou uma pinha, mas pode ser um qualquer brinquedo) enquanto ele estiver entretido com isso na boca aproveite e de-lhe uns mimos (ele ao inicio deve tentar morde-lo novamente, mas repita o processo do 'NÃO' e meter-lhe algo na boca)...
Nesta altura (e quando estiver a mudar os dentes vai ser pior) é mesmo importante ensina-lo que deve roer um brinquedo em vez das mãos e aproveitar para ensinar o comando 'NÃO'...
A cima de tudo vai ter que ter muita paciência com o animal.. apesar de aprenderem rápido por vezes não entendem o certo e o rápido com a mesma facilidade. Não adianta bater ou ralhar com ele desalmadamente pois ele vai ficar sem perceber nada.

A chave é mesmo...paciência :roll:

PS. tente antecipar-se à mordida e diga-lhe o 'Não' em tom firme :wink:
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jun 07, 2013 4:26 pm

Além do que já lhe disseram ...
Ele tem 10 semanas, é pequeno , por favor, não tenha medo dele! É tão somente um cachorrinho. Se vai começar a ter medo dele e o deixa perceber isso....
Não tem porque ficar nervosa nem porque o temer. Essas brincadeiras são normais e não são, de modo nenhum, sinal de possivel agressividade futura.Desde que educado desde já. Tão simples quanto isso.
Sofia
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sexta jun 07, 2013 9:53 pm

O meu cao tambem começou a brincar assim connosco por essa idade. O que faziamos era direccionar a atençao dele para um brinquedo.

Quando nao resultava diziamos NAO, davamos um pequeno toque no focinho e afastavamo-nos.

Ele rapidamente percebeu e deixou de ser tao bruto.

Tenha paciencia mas seja firme. :D
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

sábado jun 08, 2013 8:13 am

Ataques ? É absurdo - um cachorrinho não ataca, quer é brincar...
Os bébés também puxam os cabelos(e alguns mordem) porque não têm a noção de que magoam...
É a nossa reacção que os leva a perceber o que é ou não consentido.

Comigo, funcionou mostrar desagrado (o tal NÂO forte), dava um tabefezinho (leve, quer-se que ele perceba o gesto, não que magoe) e dar um brinquedo de substituição (os cães precisam de roer e morder - eu usava, pex, um osso de borracha, uma bola ou qualquer um daqueles que chiam, existem imensos nos hiper).

Tem de ser constante no procedimento.
A princípio ele não percebe, depois, com a insistência, vai lá.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 08, 2013 4:37 pm

O user que iniciou o tópico parece-me ter perfeita consciência de que não se tratam de ataques "a sério", razão pela qual sempre colocou a palavra ataque entre aspas.
O facto de não ser um ataque agressivo não deixa que as mordidas incomodem; e para além disso o user parece preocupado com a possível manutenção da situação quando o cachorro crescer. E é bem legítima a preocupação, pois se o cachorro não aprender a controlar a força que exerce com a boca, quando ele tiver a dentição definitiva e a força de mandíbula de um adolescente/adulto, aí não vão ser só pequenos "lanhos". Mesmo que continue a ser só a brincar.

Já tem alguns conselhos de como lidar com a situação. Eu vou dar-lhe o meu; depois decida o que mais lhe convier.

Em primeiro, tenha consciência de que é um comportamento normal e não preocupante, nesta idade.
Em segundo lugar, tenha presente de que é nesta altura que tem nas mãos a possibilidade de ensinar algo que muito poucos cães adquirem na perfeição: inibição de mordida. Investigue aí pela net acerca de Inibição de mordida (bite inhibition), e compreenda que, se reprimir total e imediatamente (sem fasear) as mordidas do seu cachorro, não vai estar a ensinar-lhe a inibição de mordida da forma mais correcta.
Em terceiro lugar, seja qual for a estratégia por que opte, disponibilize brinquedos apetitosos ao seu cachorro (kongs recheados são uma boa ideia) para que ele aprenda a preferir mordiscar as coisas correctas em vez das suas mãos e da mobília.
PequenoWilly
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2014 11:11 pm

quarta mai 07, 2014 6:43 pm

O meu cachorrinho também faz isso. No inicio mordia maos e pés. Agora ja consegui que nao mordesse os pés, por vezes morde as calças mas é normal. Quando esta mais agitado é que morde tudo o que vê, dou lhe o boneco, faço festinha e ele esquece o boneco, quer é a mao. Mas com o tempo vejo mudanças. Sei que é a brincar mas mesmo assim nao deixo.
Boa sorte, no inicio tambem achei perigoso mas era porque nao percebi nada do que era normal ou nao, mas ainda fui a tempo de perceber, faça o mesmo. Brinque com ele com o brinquedo e ele vai se habituando.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta mai 07, 2014 6:49 pm

PequenoWilly Escreveu:O meu cachorrinho também faz isso. No inicio mordia maos e pés. Agora ja consegui que nao mordesse os pés, por vezes morde as calças mas é normal. Quando esta mais agitado é que morde tudo o que vê, dou lhe o boneco, faço festinha e ele esquece o boneco, quer é a mao. Mas com o tempo vejo mudanças. Sei que é a brincar mas mesmo assim nao deixo.
Boa sorte, no inicio tambem achei perigoso mas era porque nao percebi nada do que era normal ou nao, mas ainda fui a tempo de perceber, faça o mesmo. Brinque com ele com o brinquedo e ele vai se habituando.
Tendo em conta que o post original foi há quase um ano o cachorrinho já se deve ter tornado num cachorrão :wink:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”