Timidez da ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Coleman
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2013 6:11 pm

domingo jun 09, 2013 8:43 am

Bom dia

Vi uma ninhada de Cockers Spaniel Inglês esta manhã, pelo que vou adoptar uma das fêmeas.

O que acontece é que estava 3 fêmeas, e pareciam algo tímidas, principalmente uma delas , que se escondia e ao chamamento às vezes fugia, mas posteriormente deixara-se acariciar.

Podemos estar perante cadelas excessivamente submissas que também terão medo mais tarde de pessoas de fora e de barulhos externos ou com uma boa educação esses pequenos sinais não têm importância?

Tinham umas 6/7 semanas.

Cumprimentos
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo jun 09, 2013 8:56 am

Nessa idade os cachorros devem procurar activamente contacto humano. É a idade de andar descalço ao pé dos cachorros, porque eles se enfiam debaixo dos pés de toda a gente. Eu diria que é uma ninhada que não foi sociabilizada.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo jun 09, 2013 4:53 pm

Coleman Escreveu:Bom dia

Vi uma ninhada de Cockers Spaniel Inglês esta manhã, pelo que vou adoptar uma das fêmeas.

O que acontece é que estava 3 fêmeas, e pareciam algo tímidas, principalmente uma delas , que se escondia e ao chamamento às vezes fugia, mas posteriormente deixara-se acariciar.

Podemos estar perante cadelas excessivamente submissas que também terão medo mais tarde de pessoas de fora e de barulhos externos ou com uma boa educação esses pequenos sinais não têm importância?

Tinham umas 6/7 semanas.

Cumprimentos
Todos esses traços são perfeitamente revertíveis com uma boa educação e um bom trabalho de socialização dos donos. Mas sim, essas três fêmeas, em princípio, exigirão trabalhos redobrados. "Em podendo", escolha outra cachorrinha que seja menos tímida.
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 5:13 pm

Boa tarde.
Irei dar a minha opinião como adestrador...
Normalmente essas ninhadas onde existem cachorros com elevado nivel de ``submissão`` é porque ou não foram crados em ambiente familiar ou já sofreram de algum tipo de maus tratos...
A idade mais importante num cão é do primeiro dia de vida até aos 2 meses /2meses e meio que é a idade onde a sociabilização tem mais importância...
Por isso normalmente costumo acompanhar alguns dos meus clientes desde que compram o cão até ele ser adulto...
Porque em alguns casos é extramemente complicado uma pessoa sem experiência conseguir resolver certos assuntos.
Suposdo que os cachorros de que fala tem aproximadamente dois meses deveriam querer morder as nossas mãos,puxar-nos as calças rosnar empuleirarem se em nós com a cauda a abanar etc etc......
Isso seriam cães equilibtados....
Tente procurar um criador onde os animais sejam criados em ambiente familiar e onde começando pelos pais sejam equilibrados...
Se precisar de mais alguma coisa envie-me PM.
Ou contacte-me para [email protected]

M.Cumprimentos

Bruno Ribeiro
BrunoRL
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 5:17 pm

Voltando ao assunto.
Eças deveram ficar assim até procurar ajuda de um profissional...
Na minha honesta opinião acho que deveria procurar outro criador não só por essa ninhada no futuro ter problemas comportamentais ex agressividade etc etc a também fazer pensar aos criadores antes de cruzarem 1 casal de cães perceberem se tem condições e conhecimentos sufiientes para tratar de uma ninhada...
Mas isto é apenas a minha opinião...
Coleman
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2013 6:11 pm

domingo jun 09, 2013 10:33 pm

É assim, estamos a falar de cães que me parecem criados em ambiente familiar, de um criador com afixo, com anos de experiência (não vou referir nomes por questões éticas).

Como é para primeiro cão tenho "receio" de não reverter esse traço de timidez/submissão. Não será normal ou pelo menos frequente acontecer com essa idade? Estamos a falar de cachorros com 6 semanas e meia aproximadamente...
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jun 09, 2013 10:47 pm

Viu os pais? Os cães costumam participar em exposições?
Ele pode criar há muitos anos e só ser conhecido lá na rua dele ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo jun 09, 2013 11:36 pm

Coleman Escreveu:É assim, estamos a falar de cães que me parecem criados em ambiente familiar, de um criador com afixo, com anos de experiência (não vou referir nomes por questões éticas).

Como é para primeiro cão tenho "receio" de não reverter esse traço de timidez/submissão. Não será normal ou pelo menos frequente acontecer com essa idade? Estamos a falar de cachorros com 6 semanas e meia aproximadamente...
O normal "mais normal" seria a curiosidade vencer o medo, e os cachorros irem investigá-lo. Mas sim, isso não é assim tão anormal nem tão preocupante. A única coisa que deverá ter em conta será fazer um trabalho de socialização ainda mais intensivo do que faria com outro cachorro "mais dado". E vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças e só ao alcance dos mais experientes. Basta levar muita gente lá a casa durante o primeiro mês, e fazer com que elas o alimentem à mão e o manejem; e levá-lo à rua (ao colo, enquanto não tem o plano de vacinação completo) com alguma frequência e, como é pequenino e atraente para "acariciadores compulsivos", aproveite quando as pessoas pararem para lhe fazer uma festa e peça para lhe darem um pedaço de comida que entretanto leva consigo. Creio que não há nada de difícil nisto.
BrunoRL
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 11:52 pm

As coisas podem não ser assim tão faceis...
Acho que está a ser positivo demais em questão a uma coisa que esta errada e se ninguém fizer nada não vai acabar...
Uma ninhada inteira com ``medos/traumas`` , pode ser um cão com problemas psicológicos para o resto da vida se a sociabilização não for correcta e bem feita...
Se fosse assm tão facil a sociabilização para que existem mães? para ensinar os filhos a terem ``medos`` se fosse para isso arranjavamos maquinas capazes de alimentar os cachorros e poupava-se o desgaste da progenitora...
BrunoRL
Membro Júnior

domingo jun 09, 2013 11:53 pm

As coisas podem não ser assim tão faceis...
Acho que está a ser positivo demais em questão a uma coisa que esta errada e se ninguém fizer nada não vai acabar...
Uma ninhada inteira com ``medos/traumas`` , pode ser um cão com problemas psicológicos para o resto da vida se a sociabilização não for correcta e bem feita...
Se fosse assm tão facil a sociabilização para que existem mães? para ensinar os filhos a terem ``medos`` se fosse para isso arranjavamos maquinas capazes de alimentar os cachorros e poupava-se o desgaste da progenitora...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jun 09, 2013 11:55 pm

Pior que isso, se a ninhada é TODA assim, pode ser mesmo uma questão genética, e aí é o cabo dos trabalhos.....
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
BrunoRL
Membro Júnior

segunda jun 10, 2013 12:01 am

TheOne Escreveu:Pior que isso, se a ninhada é TODA assim, pode ser mesmo uma questão genética, e aí é o cabo dos trabalhos.....
Sim realmente pode-se dar a uma questão de ``inbreeding`` ou algo do genero... Mas pode não ser o caso...
Pode ser apenas um problema comportamental que se tenha vindo a reflectir na ninhada por diversos motivos...
(Aposto que o criador não tem a progenitora em casa) por vezes aquilo que nós vimos não é o que realmente é...
O nome por vezes não significa qualidade.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jun 10, 2013 12:04 am

Se o criador não tem a progenitora em casa então não é o criador, já que o criador é sempre o dono da fêmea, a não ser que o não ter em casa se refira a ter no canil, mas mesmo isso não é razão para cachorros de 6 semanas terem medo.

Ah! e os problemas genéticos não se manifestam só no inbreeding ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

segunda jun 10, 2013 12:07 am

TheOne Escreveu:Pior que isso, se a ninhada é TODA assim, pode ser mesmo uma questão genética, e aí é o cabo dos trabalhos.....
pois
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda jun 10, 2013 12:20 am

BrunoRL Escreveu:As coisas podem não ser assim tão faceis...
Embora importante é reversivel desde que feito o trabalho correcto. Mesmo cães que sejam "abandonados" pela progenitora conseguem ter um crescimento correcto e equilibrado se todo o trabalho intensivo de socialização for feito. É muito trabalhoso mas fácil e aplicável com sucesso.

Concordo em tudo com a user lsd6, acrescento ainda a socialização a sons (que pode ser passiva ou activa), que ajuda no processo e é fácil de ser aplicada no dia-a-dia. Podendo escolher, porquê um cachorro timido se pode ter desde logo um equilibrado? A ninhada ser toda assim não é um bom indicativo...
Responder

Voltar para “Cães”