Escolha de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda jun 10, 2013 9:42 am

Olá a todos! :wink:

Pedia a vossa ajuda para me ajudarem a escolher uma raça de cão que se adequasse às características que mencionarei de seguida.

Em primeiro lugar, vivo num apartamento, logo o cão terá de ser de porte pequeno.
Em segundo lugar, já tenho outros animais de estimação. Tenho duas porquinhas da índia e uma catarina (espécie de periquito). Talvez a situação mais problemática seja mesmo a das porquinhas uma vez que são roedores...

Tinha pensado nas seguintes raças: Cavalier King Charles Spaniel, Toy Poodle, Buldogue Francês, Bichon Maltês, Papillon ou Spitz Anão.
Acham que alguma destas raças poderá ser sociável com outros animais de estimação e viver bem num apartamento? Se não, existe alguma que me aconselhem?

Muito obrigada! :D
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda jun 10, 2013 10:03 am

Bom dia!

O unico que conheço pessoalmente é o buldogue frances. todos os que conheci eram excelentes com crianças e com outros animais de estimação ( os que conheci até protegiam os gatos :D). são super dados ao dono e são claramente cães de apartamento . no entanto não dispensa os passeios rotineiros de qualquer cão (para alem do passeio para as necessidades)
CataPetLover
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 11:43 am

Muito obrigada pela sua resposta! :wink:

Gostava de saber algumas opiniões sobre as outras raças que mencionei.
Adotar um cão também não está fora de questão. Tenho é algum receio que ao adotar, escolha um animal que não se vai dar bem com os outros animais de estimação que já tenho...
Catarina Lopes

ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

segunda jun 10, 2013 12:14 pm

eu no seu lugar, visto que nao tem grande preferecia a nivel de raças, apostaria numa adopçao.... converse com associaçoes, faça a experiencia!!!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 10, 2013 12:26 pm

Se escolher adoptar, prefira um cão que esteja em FAT, para que esta lhe dê todas as informações possíveis a respeito do animal.

No seu caso, evitaria ir ao canil de uma associação, pois a pressão em que estas vivem, dada a sobrelotação, leva muitas vezes a que se doure uma pílula que depois vem a dar problemas.

De qualquer maneira, note que o comportamento do cão em relação aos outros animais da casa depende inteiramente de si, da maneira como lhos apresentar, das regras que souber inculcar-lhe, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jun 10, 2013 1:33 pm

Também acho que seria uma boa ideia apostar numa adoção, em FAT tal como a Floripes sugeriu.
Sei de uma cadelinha mini(pouco maior que um pinsher), em FAT, amorosa, só não o é muito com outros cães, não sei como será com outros animais, é pacífica e lindíssima mesmo.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jun 10, 2013 2:14 pm

Respondendo da parte que me toca:

Cavalier King Charles, dá-se lindamente em apartamento, com passeios diários. O passeio maior de 30m/45m está de bom tamanho, só em caminhada. Se for com correrias, faço menos tempo porque ela já acusa o calor. Máximo 20m.

Com outros animais também nunca vi um cão tão confiável! Já encontrou passarinhos e mesmo até um pombo no chão e não faz mal nenhum. Aproxima-se, cheira muito e não tem tendência a morder ou mordiscar. Quando ganha confiança (e leva algumas horas, a minha cadela em particular), desafia-os a brincar. A última amiga é uma gatinha com 1 mês, que pela vontade da Amy, já a tinha lambido toda de uma ponta á outra e se ficasse cá, provavelmente dormiam juntas!
CataPetLover
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 6:49 pm

Muito obrigada a todos pela vossa ajuda!!! :D

vanerorodrigues: Gosto bastante de Buldogues Franceses, mas ouvi dizer que não se reproduzem normalmente, ou seja, como o macho tem as patas traseiras demasiado curtas, a reprodução tem de ser realizada artificialmente. Sabe se realmente é assim? Não que vá influenciar a minha escolha, uma vez que não tenciono fazer criação. É apenas uma questão de curiosidade.

ZZiggy: Tenho ido regularmente à União Zoófila, visto que já apadrinhei alguns cães. Tenho-me apercebido de que a variedade é muita e de que a escolha não iria ser fácil... :wink:

Floripes3: Como já mencionei anteriormente, vou habitualmente à UZ. Sabe, por favor, dizer-me algum site onde possa ver alguns animais disponíveis para adoção, estando atualmente em FAT's? Pode, sff, dar-me alguns conselhos sobre a forma como devo apresentar o cão aos animais que atualmente possuo?

ReginaVieira: Sabe se estão disponíveis nalgum site informações e fotos dessa cadelinha, sff?

srYuki: Estou a ver que o Cavalier sería uma boa opção! :D
Sempre gostei bastante desta raça de cães. Tenho uma dúvida que talvez me possa esclarecer: li que estes cães sofrem bastante com problemas cardíacos, nomeadamente a perda de funcionamento da válvula bicúspide. Quando comprou a sua cadelinha tinham-lhe feito algum exame para ver se estava tudo bem com ela ou perguntou se os seus pais sofriam de estes problemas?
Catarina Lopes

vanerodrigues
Membro Veterano
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

segunda jun 10, 2013 7:08 pm

CataPetLover Escreveu:Muito obrigada a todos pela vossa ajuda!!! :D

vanerorodrigues: Gosto bastante de Buldogues Franceses, mas ouvi dizer que não se reproduzem normalmente, ou seja, como o macho tem as patas traseiras demasiado curtas, a reprodução tem de ser realizada artificialmente. Sabe se realmente é assim? Não que vá influenciar a minha escolha, uma vez que não tenciono fazer criação. É apenas uma questão de curiosidade.

ZZiggy: Tenho ido regularmente à União Zoófila, visto que já apadrinhei alguns cães. Tenho-me apercebido de que a variedade é muita e de que a escolha não iria ser fácil... :wink:

Floripes3: Como já mencionei anteriormente, vou habitualmente à UZ. Sabe, por favor, dizer-me algum site onde possa ver alguns animais disponíveis para adoção, estando atualmente em FAT's? Pode, sff, dar-me alguns conselhos sobre a forma como devo apresentar o cão aos animais que atualmente possuo?

ReginaVieira: Sabe se estão disponíveis nalgum site informações e fotos dessa cadelinha, sff?

Sempre gostei bastante desta raça de cães. Tenho uma dúvida que talvez me possa esclarecer: li que estes cães sofrem bastante com problemas cardíacos, nomeadamente a perda de funcionamento da válvula bicúspide. Quando comprou a sua cadelinha tinham-lhe feito algum exame para ver se estava tudo bem com ela ou perguntou se os seus pais sofriam de estes problemas?

O problema dos buldogue foi que ao longo dos anos este foi criado para ter cabeças cada vez maiores enquanto as ancas ficavam do mesmo tamanho, isto faz com que dar á luz seja muito dificil para eles e a maior parte tenha que nascer de cesariana. Uma vez que não tenciona fazer criação, então isso não o vai influenciar em nada. se optar por um canito de raça, procure sempre um bom criador, não vá na conversa do sem LOP e com Lop, se ouvir alguém dizer isso fuja a sete pés, um bom criador tem orgulho da sua criação e por isso esta tem sempre Lop e para alem disso vá ver as condições dos pais, dos cachorros, falar com o criador, se conseguir vá ver exposições e falar com os criadores de cada raça. pode dar muito trabalho e gastar algum dinheiro, mas no fim vai ver que não se arrepende e arranja um amigo 5 estrelas. boa sorte :)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jun 10, 2013 11:34 pm

CataPetLover Escreveu:
Isto é como tudo. Uns têm, outros não. Outros ainda têm problemas menores na idade sénior, mas que em nada atrapalham as suas vidas normais.

Conheço vários e não conheço problemas a nenhum. Sou abordada na rua por pessoas que têm ou tiveram CKC e questiono sobre problemas e longevidade, sendo que não me relataram longevidades inferiores a 11-12 anos.

Procurei uma linhagem diversificada e com baixa taxa de consaguinidade (mt baixa). Não se conheciam problemas na família. Ainda estou em contacto com o criador e continuo sem ter conhecimento de problemas de saúde nos ascendentes. Não tinham teste feito, porque a mãe era ainda jovem (perto dos 2 anos) e estes testes só dão algumas certezas pelos 5 anos. Considerando que um bom criador não reproduz as cadelas após os 7 anos, esta seria já uma idade tardia para procriar (embora se faça isto no norte da europa).

Portanto deverá fazer o TPC e verificar se esta raça realmente a entusiasma. Se tomar as precauções básicas, esta raça é adorável e não é por acaso que é um cão de companhia desde o século XVII.

Alguns CKC têm problemas, mas são alguns. Não a maioria.

PS - Numa das primeiras rotinas no veterinário, pedi para dar especial atenção ao coração, que verificou (apenas em auscultação mais atenta a este chamado de atenção) que está tudo optimo.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 11, 2013 9:56 am

No seu caso, evitaria ir ao canil de uma associação, pois a pressão em que estas vivem, dada a sobrelotação, leva muitas vezes a que se doure uma pílula que depois vem a dar problemas.
por acaso estava a pensar nisso. Mas felizmente onde eu esotu fazemos precisament eo contrário, alertar e frisar que não conhecemos o animal. :wink:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Floripes3
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 10:34 am

Charlie2 Escreveu:
por acaso estava a pensar nisso. Mas felizmente onde eu esotu fazemos precisament eo contrário, alertar e frisar que não conhecemos o animal. :wink:
Isso é o que fazem as associações honestas, mas infelizmente não é a regra...
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 10:42 am

CataPetLover Escreveu:Floripes3: Como já mencionei anteriormente, vou habitualmente à UZ. Sabe, por favor, dizer-me algum site onde possa ver alguns animais disponíveis para adoção, estando atualmente em FAT's? Pode, sff, dar-me alguns conselhos sobre a forma como devo apresentar o cão aos animais que atualmente possuo?
Não tenho conhecimento de nenhuma lista do género, mas normalmente, as associações têm as suas próprias FAT, é pedir-lhes que lhas indiquem.

Também pode fazer um apelo nos fóruns e no Facebook, a pedir que lhe indiquem cães em FAT e as características que procura, nomeadamente dar-se bem com outros animais que se tenha, tal como fez aqui.

Paredes meias com a UZ há outra associação, pequena e muito certinha na protecção e tratamento que dá aos seus cães, a Focinhos & Bigodes, que a pode ajudar na tarefa.

Desejo-lhe boa sorte na sua busca e escolha.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 11, 2013 1:58 pm

Mostrando a menina de que lhe falei...
Ela é muito meiga, estive com ele pessoalmente numa cãominhada. Teve uma história triste. Encontrada na rua juntamente com um irmão, talvez, mas não da mesma ninhada, enfim, acho que me perceberem, O maninho foi adotado, e ela ficou... Eles davam-se super bem, e ela ficou sozinha. Com outros cães é ainda muito desconfiada, mas com humanos é excelente. Com roedores não sei, é uma questão de ver. Está em FAT com outra gatinha que assusta a cadelita...

Imagem
Só tenho esta foto, vou ver se arranjo mais...

Tem também a opção do Bolinhas, outro mini cão, com 9 meses. Este então é uma paz de alma, super sociável com pessoas e outros cães, mas super sociável mesmo, é mesmo querido adorei conhecer o patudinho. Está em FAT também.

Cá vão umas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Lembro-me do Max também, maior que estes dois que mostrei, tendo já uns 10-12kg, muito meigo e pacífico também, com 2 anos, e em FAT também.

Estão os 3 ao cuidado da Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães.
Responder

Voltar para “Cães”