É normal? (Carraça)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anamagalhaes
Membro
Registado: quarta set 24, 2008 8:42 pm

terça jun 18, 2013 10:51 pm

Olá!
Há uns dias encontrei o que penso ter sido uma carraça na orelha da minha cadela (digo que penso ser pois nunca tinha visto nenhuma). Tirei-a imediatamente e ela agora tem um papinho no sitio onde a encontrei. Já fui a veterinária e ela disse para ir limpando com soro fisiológico e por uma pomada cicatrizante que acabava por desaparecer. Acontece que eu acho que o papinho tem vindo a ficar maior e gostava de saber (se os vossos cães já passaram por isto) se é normal.
Deixo aqui uma foto mas como ela é muito peluda (e mesmo tendo cortado o pelo a volta) não se vê lá muito bem:

Imagem
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jun 18, 2013 11:03 pm

Realmente n dá para ver muito bem.
Não será uma irritação, causada por a cadela ainda continuar a coçar?
Inclusivamente, ao remover a carraça, as pinças de fixação podem ter ficado na pele.
anamagalhaes
Membro

terça jun 18, 2013 11:07 pm

Eu não noto que ela se coce e a veterinária meteu a opção de realmente as pinças ter ficado lá mas o que me preocupou foi ter achado que o papinho aumentou.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jun 18, 2013 11:14 pm

anamagalhaes Escreveu:Eu não noto que ela se coce e a veterinária meteu a opção de realmente as pinças ter ficado lá mas o que me preocupou foi ter achado que o papinho aumentou.
Não se preocupe demasiado, porque realmente a veterinária já deu uma olhada. Deve ser questão de mais 1 dia ou 2 e passa.

Se ainda assim estiver muito preocupada, pegue num marcador de côr diferente do pêlo e escreva na pele o contorno do tal inchaço. Assim pode controlar melhor se está a crescer ou não.

Pode também aplicar betadine para desinfectar, no caso de realmente estar a ser provocado pelas pinças. A vet não disse, mas mal também não deve fazer.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jun 18, 2013 11:46 pm

srYuki Escreveu:Se ainda assim estiver muito preocupada, pegue num marcador de côr diferente do pêlo e escreva na pele o contorno do tal inchaço. Assim pode controlar melhor se está a crescer ou não.
Faltou dizer para ir medindo o diâmetro do contorno :P (peço desculpa, parece obvio, mas pode não ser)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 19, 2013 12:08 am

MiMoo,
Certíssimo! ;)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta jun 19, 2013 3:38 pm

A minha cadela já teve uma borbulhinha como a que fala. Mas se foi de uma carraça eu já não me lembro. Mas foi de fácil resolução. deixe ver se encontro o tópico...
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta jun 19, 2013 5:14 pm

como retirou a carraça?

caso a tenha arrancado o mais provável é o aparelho bocal ter ficado la preso mas isso incha desincha e passa normalmente.

no caso de encontrar-mos uma carraça nos nossos cães devemos cortar a carraça para a matar e a cabeça depois acaba por cair.

ao arrancarmos as carraças aumentamos a probabilidade de a carraça transmitir babesia ao nosso/a patudo/a.
anamagalhaes
Membro

quarta jun 19, 2013 6:19 pm

LuisSB Acredito que seja um grande expert na coisa mas a Lua é a minha primeira cadela e como ninguém nasce ensinado acho normal que eu não saiba identificar o bicho que eu vi.

Sasha99 Eu arranquei-a pois não sabia o que fazer e estava no pátio onde costumo ir por isso não tinha nada semelhante a uma tesoura para a poder cortar. (para a próxima já sei)
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 19, 2013 6:32 pm

Olá.

Eu vou tentar ajudar-lhe a explicar a evolução da carraça.
A carrça é um pequeno bixinho deste tamanho, que anda muitas das vezes em vegetação seca:
Imagem

Depois de estar no pelo do cão durante algum tempo, nesse tempo, vai-se alimentando do sangue do cão.
E fica um género de bola cinzenta :
http://www.livredeparasitas.com/pt/para ... /carracas/

Para se evitar essas coisas, convêm sempre comprar certos componentes tais como as Pipetas ou Coleiras(expecificas).
No veterinário até lhe podem aconselhar certas marcas. Aqui no forum, também já se falou muito nisso, pois é uma questão de explorar um pouco :wink:

Tenha atenção que a febre da carraça pode ser fatal no nosso amigo de 4 apatas.
Mas nada melhor que se informar no veterinário, pois é o pode fazer melhor.

Espero que tenho ajudado :wink:
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta jun 19, 2013 6:39 pm

Ja que sim acrescento que nós humanos também apanhamos pulgas e carraças e também podemos ficar doentes .. Ainda á uns tempos andava com uma pulga atrelada nas pernas :evil:

Quanto ao inchaço .. se não teve cuidado a retirar a dita, é normal o inchaço .. se ja foi ao vet e ele não deu grande importância isso daqui a umas semanas desaparece ;) digo eu..
anamagalhaes
Membro

quarta jun 19, 2013 6:40 pm

Specops - O papinho que a minha cadela tem não tem nada de parecido a essas bolas cinzentas mas realmente o bicho era igual a esse. Ela leva pipeta todos os meses da Advantix e era para a levar ao vet no sábado a seguir (isto já foi na semana passada) quando vi a carraça, logo apareceu mesmo no fim do efeito da pipeta anterior.
anamagalhaes
Membro

quarta jun 19, 2013 6:44 pm

dreamdog - Tenho plena consciência que tanto pulgas e carraças podem nos trazer doenças pois conheço um rapaz que já teve a febre da carraça e pelo o que a mãe dele contava teve sorte em recuperar bem.
Espero bem que realmente seja normal e verdade seja dita não tenho notado nenhuma diferencia no comportamento dela.
Responder

Voltar para “Cães”