Educação LEÃO DA RODÉSIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 20, 2013 9:58 pm

Ainda bem que houve melhorias! Agora é continuar, ter paciência e não ter medo de recuar um pouco caso o cão esteja a falhar ;)
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta jun 20, 2013 10:07 pm

lds6, sim. por isso mesmo é que na sessão da manhã não quis abusar e vim me embora depois daquele cheirar. Muita recompensa e um passeio para sairmos por cima e com o ânimo em alta.

Souvenirs, sim vou ter que ter muita paciência. Não estou disposto a desistir do meu cãozinho...
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta jun 20, 2013 10:38 pm

Souvenirs Escreveu:ha caes que ficam inquietos, nervosos, e os donos na tentiva de os acalmarem..ensinam que é esse comportamento que devem ter..e tcharam..surge o medo das trovoadas, dos foguetes..dos barulhos...
So um aparte, nao se reforça o medo.

E nao e necessariamente por culpa dos donos que os caes passam a ter medo de tais situaçoes. Pode passar muito bem por, por exemplo, uma maior sensibilidade a sons extremos (comum nos border collies), ter-se assustado com o estimulo durante o periodo critico, ter esse mesmo estimulo condicionado previamente a algo desagradavel, etc etc.

Boa sorte ao autor do topico e va dando noticias.
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

quinta jun 20, 2013 11:23 pm

greenandme Escreveu:
Souvenirs Escreveu:ha caes que ficam inquietos, nervosos, e os donos na tentiva de os acalmarem..ensinam que é esse comportamento que devem ter..e tcharam..surge o medo das trovoadas, dos foguetes..dos barulhos...
So um aparte, nao se reforça o medo.

E nao e necessariamente por culpa dos donos que os caes passam a ter medo de tais situaçoes. Pode passar muito bem por, por exemplo, uma maior sensibilidade a sons extremos (comum nos border collies), ter-se assustado com o estimulo durante o periodo critico, ter esse mesmo estimulo condicionado previamente a algo desagradavel, etc etc.

Boa sorte ao autor do topico e va dando noticias.
se voltar a ler o que escrevi..eu nao disse isso..disse que os caes estao nervosos ou inseguros..e isso sim e reforçado..
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 21, 2013 10:11 am

até porque faz parte do comportamento do ser humano na sociedade moderna, reforçar ou ver reforçados os seus medos e inseguranças.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jun 21, 2013 2:18 pm

Souvenirs Escreveu: se voltar a ler o que escrevi..eu nao disse isso..disse que os caes estao nervosos ou inseguros..e isso sim e reforçado..
Charlie2 Escreveu:até porque faz parte do comportamento do ser humano na sociedade moderna, reforçar ou ver reforçados os seus medos e inseguranças.

Eu creio que o tópico não tem muito a ganhar se insistirmos com esta discussão off-topic. No entanto, têm sido ditas algumas coisas que convém discutir e esclarecer.
Por isso, abri um outro tópico para falar disto. Quem quiser aparecer por lá, está mesmo aqui ao lado...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jun 21, 2013 2:21 pm

diogosvp Escreveu:lds6, sim. por isso mesmo é que na sessão da manhã não quis abusar e vim me embora depois daquele cheirar. Muita recompensa e um passeio para sairmos por cima e com o ânimo em alta.
É isso mesmo. Muitas vezes ouvimos isso de "terminar em alta", e em tantas outras isso é mal interpretado. Muitas vezes acha-se que quando há um revés, devemos insistir para terminar em alta. E isso nem sempre é a coisa mais prudente.
Terminar em alta significa isso mesmo que o diogo fez: terminar enquanto ainda se está "por cima". Mais valem pequenas vitórias sucessivas, do que uma grande vitória intercalada com uma grande derrota.
diogosvp
Membro Veterano

segunda jun 24, 2013 4:25 pm

Bom, mais uns dias passaram e o Júlio parece estar a melhorar. No sábado levei-o novamente à quinta e ele esteve mais relaxado. Andei com ele a trela e mesmo ao lado dos outros cães esteve sempre tranquilo, pelo menos nas primeiras horas. Cheirou e deixou-se cheirar e embora o rafeiro alentejano ainda não lhe permita grandes aventuras, parece-me que o caso pode ser reversível. Ficamos por lá umas 3h e depois disso comecei a sentir alguma ansiedade no júlio e decidir vir me embora antes que aquilo desse para o torto.

Comecei também a dar uns passeios com o júlio de bicicleta ao final do dia, mas com este calor ele nao consegue (nem eu deixo) fazer mais do que 10/15 mins de galope, passando o resto passeio a uma velocidade mais moderada sempre num trote mais acelerado.

Houve um pequeno incidente quando um cão, que passeava sem trela, atravessou a estrada e veio a correr na direção dele. Para dizer a verdade, penso que a culpa foi em grande parte minha. Por estar tão empenhado na reabilitação dele por vezes acho que me estou a tornar demasiado protector. Acontece que o cão veio ter com ele e cheira-lo quando ele estava de costas, e tocou-lhe. O Júlio virou-se para trás, mas nem foi um virar repentino, eu é que me assustei e fiquei demasiado tenso. Chamei pelo dono do cão e comecei a recuar com a trela tensa, e só aí é que o júlio ficou mais nervoso e reagiu. Desta vez acho que foi culpa minha, mas olhando para a forma como o júlio saiu da situação, penso não se ter comprometido grande coisa. Não ficou a olhar para trás nem fugiu a puxar para a frente, manteve-se ao meu lado e continuou a caminhar relaxadamente. Vamos ver...

Hoje vou à quinta novamente ver tentar ver como se porta, se possível, sem trela.
jcmmadeira
Registado: quinta fev 09, 2012 7:18 pm

sábado jun 29, 2013 12:16 pm

Está a agir bem, o morder é normal para a idade, repreenda-o com um NÃO forte, e quando ele parar de morder dê-lhe um pedaço de salsicha em sinal de reconhecimento da atitude correcta. Agora não bata num leão da rodésia, para além de desnecessário, eles não gostam, mas não gostam MESMO. São cães dominantes e encaram a pancada como humilhação, nunca faça isso. São cães muito doceis se forem bem socializados, leve-o a ver outros cães mas não permita brincadeiras em demasia nem saltos com os outros cães para evitar problemas com displasia, a que eles são atreitos, evite chão escorregadio pela mesma razão. Leve-o também a ver pessoas, principalmente crianças. Aos 2 anos será adulto, se tiver estes cuidados terá o melhor cão do mundo, verá se não tenho razão.
jcmmadeira
Registado: quinta fev 09, 2012 7:18 pm

sábado jun 29, 2013 12:27 pm

Não vi que o meu post já estava desactualizado, se tem problemas de agressividade, sugiro-lhe a Quinta da Alcateia, passe por lá.
diogosvp
Membro Veterano

terça jul 09, 2013 12:59 pm

ponto de situação para os interessados.

Com esta onda de calor, os treinos têm sido suspensos e como tal não têm havido avanços. Mas como também me esta a irritar a constante falta de disponibilidade do treinador, vou procurar a ajuda da Claudia Estanislau
.
Este fim de semana estive fora do país e os meus pais resolveram levá-lo à nossa quinta. Conclusão: duas mordidelas em duas tias minhas e outra no meu pai. E desta vez pelo que pude apurar, não se tratou de um simples toque. Mordeu forte. Está a tornar-se preocupante. Este domingo vou levá-lo a casa da claudia para uma avaliação.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jul 09, 2013 1:17 pm

diogosvp Escreveu:ponto de situação para os interessados.

Com esta onda de calor, os treinos têm sido suspensos e como tal não têm havido avanços. Mas como também me esta a irritar a constante falta de disponibilidade do treinador, vou procurar a ajuda da Claudia Estanislau
.
Este fim de semana estive fora do país e os meus pais resolveram levá-lo à nossa quinta. Conclusão: duas mordidelas em duas tias minhas e outra no meu pai. E desta vez pelo que pude apurar, não se tratou de um simples toque. Mordeu forte. Está a tornar-se preocupante. Este domingo vou levá-lo a casa da claudia para uma avaliação.
Que corra tudo bem!
Depois conte como correu! Eu gosto muito dela e do trabalho dela!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
diogosvp
Membro Veterano

terça jul 09, 2013 1:41 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
diogosvp Escreveu:ponto de situação para os interessados.

.
Que corra tudo bem!
Depois conte como correu! Eu gosto muito dela e do trabalho dela!
Bolas, isto está a deixar me doente.. não percebo o que fiz de errado desta vez.. ja tive vários cães de raças complicadas e nunca tive problemas. e é um cão que comigo é super meigo e amoroso.. enfim.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jul 09, 2013 1:45 pm

calma Diogo!! vai ver que o menino vai ainda ganhar prémio de bom comportamento! :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jul 09, 2013 1:47 pm

diogosvp Escreveu:Bolas, isto está a deixar me doente.. não percebo o que fiz de errado desta vez.. ja tive vários cães de raças complicadas e nunca tive problemas. e é um cão que comigo é super meigo e amoroso.. enfim.
Diogosvp, não se mate a pensar nisso... o que interessa é pensar no futuro. Depois quero novidades!
Responder

Voltar para “Cães”