Notícias no JN, por dar comida aos animais abandonados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

terça jun 25, 2013 3:04 pm

Boas...

É de lamentar que vejo esta notícia, como há pessoas sem sensibilidade nenhuma, mas deixo aqui o link:

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/con ... id=3288180

Sinceramente, apetecia-me era levar alguns cães PP e dizer a eles esfola, mata.... Ou então, dar-lhes uma coça valente para nunca mais fazerem isso, nem a essa pessoa, nem a outra....

Tinha como objetivo, dar o bom e mau exemplo!! Mas pronto!

Abraço
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça jun 25, 2013 3:37 pm

Só podem estar a brincar, com certeza...!
Isto agora é assim? Ajudar animais abandonados está sujeito a coima???
Mas porque razão? É crime?

Tristeza de país que fazem leis para um só prepósito: DINHEIRO!
Sempre foi e há-de ser.

Este mundo está mesmo vira ao contrário :? :? :? :? :? :? :? :? :? :?
Nem comento :|
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jun 25, 2013 4:41 pm

Yohanan Escreveu:Boas...

É de lamentar que vejo esta notícia, como há pessoas sem sensibilidade nenhuma, mas deixo aqui o link:

Sinceramente, apetecia-me era levar alguns cães PP e dizer a eles esfola, mata.... Ou então, dar-lhes uma coça valente para nunca mais fazerem isso, nem a essa pessoa, nem a outra....

Abraço
1º - Apetecia-lhe "levar cães PP e dizer-lhes esfola, mata" e isso ía modificar o quê, mais propriamente?
2º - Ainda não consegui perceber porque carga de água é que quem não gosta de animais ( há quem não goste de animais, sim, e estão no seu direito ) tem que aguentar com as caridadezinhas de outras pessoas.
Querem ajudar? Procurem sitio para os colocar, procurem solução. Lá me vão cair em cima, mas a solução não passa por, simplesmente, dar de comer ao cãozinho/gatinho e já está!
Sofia
Specops
Membro Veterano

terça jun 25, 2013 6:25 pm

Sim, também concordo consigo nicosa...
Se isto chegou ao ponto de considerarem cães potencialmente perigosos a certas raças, por favor, não batam mais no ceguinho. Dar mais razões para descriminar a raça, não.

Infelizmente, este país tem muita identidade que para trabalhar 'tá quieto'!
E quando é para trabalhar, só metendo carvão é a solução da rapidez...

Portanto, muitas das soluções, sem pensar são as mais incorretas.
Todos nós sabemos, que a solução destes cães é o canil. Ficarem lá até alguém os adotar.
E é certo que, se não houver ninguém que fique com eles, a solução é o abate. É triste mas é a realidade. E já sei que vem aí a conversa do costume (esterilização)...

Mas dado a esta penalização até parece que a pessoa cometeu algo de muito grave. A pessoa apenas deu de comer aos desgraçados, que antes tinha uma familia que os acolheu em pequeno. E a solução dessas pessoas foi o abandono.

Agora, na minha opinião, todas estas autoridades de estado, no que poderem "desgraçar" numa pessoa, é que nem pensam duas vezes e fazem-no. Esta notícia, sobre uma multa por algo que só demonstra gente, ainda com bom coração, que ajuda os animais, é completamente rídicula.

Foi apenas um desabafo e a minha opinião.
Cumpts
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça jun 25, 2013 8:16 pm

A Lei tem um propósito, muito importante a meu ver, que é evitar a proliferação de animais errantes que possam colocar em risco a saúde pública!
Não é dificil perceber isto se deixarem de lado as emoções e pensarem um pouco: animais errantes podem ter doenças transmissiveis ao homem e além disso ao alimentar um cão/gato abandonado arriscam a alimentar outros animais menos simpáticos e mais perigosos (cobras e ratazanas, por exemplo).
Isto porque muitas vezes as pessoas deixam simplesmente caixinhas com comida perto do lixo ou em sitios onde sabem que vagueiam cães/gatos abandonados mas isso não evita que outro tipo de animais sejam alimentados.

Neste exemplo em concreto não acho que a câmara esteja a proceder mal, se efectivamente tiver provas que os animais foram alimentados na via pública.
Acho é que o tal vizinho poderá estar agir de má fé por não gostar de animais (que acho legitimo desde que respeitem os animais) ou então a forma como os animais são alimentados pode suscitar algum sentimento de revolta (o local ficar cheio de lixo de caixas de comida ou assim algo que não é tão inédito quanto isso).
Enfim, não sabemos os detalhes mas o que quero frisar é que a Lei está bem, o problema não é a Lei. São as pessoas.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça jun 25, 2013 9:27 pm

lsgl .. já para não falar da 'jabardice' que fica em alguns locais da comida e restos espalhados no chão, parece que naquele local existe um caixote do lixo..fica tudo negro (lembro-me de ver muito isso em armação de pera e quarteira ha uns anos):|
Mas ao que parece a senhora alimenta os animais em terreno privado e a avaliar pela foto (que não conta nada) parece que a coisa ate é organizada..
Mas pronto a lei tem a sua razão de existir, tenho que concordar.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jun 25, 2013 10:50 pm

nicosa Escreveu:

Abraço
1º - Apetecia-lhe "levar cães PP e dizer-lhes esfola, mata" e isso ía modificar o quê, mais propriamente?
2º - Ainda não consegui perceber porque carga de água é que quem não gosta de animais ( há quem não goste de animais, sim, e estão no seu direito ) tem que aguentar com as caridadezinhas de outras pessoas.
Querem ajudar? Procurem sitio para os colocar, procurem solução. Lá me vão cair em cima, mas a solução não passa por, simplesmente, dar de comer ao cãozinho/gatinho e já está!
Sabes que também concordo contigo, mas na notícia não refere se os animais já estão esterilizados, e pelo que a Sra. diz, ela alimenta-os em terreno privado, e contra isso... batatas...

Se forem colónias esterilizadas e devidamente controladas, não sou veemente contra quem os alimenta, sou contra a caridadezinha que apregoas de quem só alimenta e nada mais faz...

Aqui a minha vizinha do lado, mantém uma colónia de uns 8 gatos que alimenta, mas estão todos castrados e esterilizadas. Claro que não impede que eles andem pelos quintais alheios, ou que sejam atropelados, mas pelo menos não aumentam de número. O que me lixa mesmo é que a atrasada mental vai voltar para o país dela, é emigrante, e tou mesmo a ver para quem vai sobrar este pincel... mas daqui não levam nada, lamento muito mas vão pregar para outra freguesia que eu já cá tenho 5 para dar de comer....
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça jun 25, 2013 11:28 pm

TheOne Escreveu:
nicosa Escreveu:

Abraço
Sabes que também concordo contigo, mas na notícia não refere se os animais já estão esterilizados, e pelo que a Sra. diz, ela alimenta-os em terreno privado, e contra isso... batatas...

Se forem colónias esterilizadas e devidamente controladas, não sou veemente contra quem os alimenta, sou contra a caridadezinha que apregoas de quem só alimenta e nada mais faz...

Aqui a minha vizinha do lado, mantém uma colónia de uns 8 gatos que alimenta, mas estão todos castrados e esterilizadas. Claro que não impede que eles andem pelos quintais alheios, ou que sejam atropelados, mas pelo menos não aumentam de número. O que me lixa mesmo é que a atrasada mental vai voltar para o país dela, é emigrante, e tou mesmo a ver para quem vai sobrar este pincel... mas daqui não levam nada, lamento muito mas vão pregar para outra freguesia que eu já cá tenho 5 para dar de comer....
E é atrasada mental porque...?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Specops
Membro Veterano

quarta jun 26, 2013 5:48 pm

970 euros por voluntariamente alimentar caes e gatos???
Então nem quero imaginar qual o valor por involuntariamente alimentar os "animais" do Parlamento..
Preferem deixar os bichos a morrer a fome?..Dizem e é verdade : "Quanto mais conheço o Homem mais gosto dos animais".
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta jun 26, 2013 6:09 pm

Tassebem Escreveu:
TheOne Escreveu:
nicosa Escreveu:

Abraço

E é atrasada mental porque...?
Obviamente tem o código genético estampado na testa. Portanto, vê-se logo que algo está errado e que os cromossomas estão baralhados.
Ou será por ser imigrante?
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta jun 26, 2013 10:12 pm

Sinceramente não vejo mal nenhum em alimentar animais abandonados sejam eles, cães, gatos, cavalos, o que seja! São vidas que estamos a prolongar e a salvar. É obvio que todo o cão de rua tem parasitas, e é claro que as pessoas que os alimentam nem sempre podem comprar desparasitantes externos para os mesmos, mas se eu puder alimentar um animal abandonado alimento sem pensar duas vezes. Independentemente do local. A vida do animal, e a sua alimentação para mim está superior a qualquer lei. Relativamente às caixas que são deixadas com comida do animal isso já advém do senso comum de cada individuo, e aí já estamos a abordar um critério diferente. Prefiro ficar de consciencia tranquila ao saber que saciei a fome do animal por momentos do que cair no sofrimento psicologico de saber que podia ter feito algo e não fiz. E ser multada por ajudar um animal por favor... Façamos a seguinte comparação, muito arriscada mas é uma realidade, visto que muitos cães conseguem ser mais humanos que determinadas pessoas, irei fazer agora uma comparação de ambos. Deparo-me com um sem abrigo a pedir comifa na rua, está magro, na via pública, o que faço? dou-lhe comida para as mãos e alimento parasitas externos como pulgas e piolhos e levo multa? Ou não faço nada e não levo multa e o individuo morre à fome e as pulgas e os piolhos encontram outro hóspede? A conscinecia tranquila é o prefrivel independentemente dos casos. Não é por acaso que ainda há muita gente a adoptar animais de rua. Por vezes adoptam dando-lhe condições mais do que podem financeiramente o que é de louvar. A noticia revoltou-me. A pessoa fez mais do que eu propria poderia fazer. E valorizo bastante o que ela fez. É como uma Madre Teresa mas dos cães, tal como toda a gente que o faz. Esta é a minha opinião. Muito critica, mas uma e apenas uma opinião.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta jun 27, 2013 9:26 am

Estou a pensar seriamente fazer queixa de pelo menos dois vizinhos pelo incumprimento desta lei :(
Porquê? Eles acham bem mandarem tachos de comida pela janela para os pombos se alimentarem! Não veem se está a passar alguém, esquecem-se que os outros animais também apanham a comida e o mais provável quando se passa debaixo da janela deles para além de levar com a "comida" em cima é dar um grande tombo por que se escorregou na gordura incrustada no passeio, já foram apanhados em flagrante e chamados à atenção por mais do que uma vez e por muito mais que uma pessoa mas continuam a fazer o mesmo. Estou cansada desta situação.
Para além disto quem não gosta de pombos volta e não volta decide por veneno nestes locais, esquecendo-se de outros animais e mesmo de crianças que podem ser contaminadas...
Podem-me dizer que não preciso de passar por lá, mas acontece que no meio da rua (praceta) também há sempre lixo e restos de comida espalhados porque as pessoas vêm do Mcdonald's para aqui comer e são "muito asseadas".
Os meus cães já não apanham tudo do chão mas se me apanham distraída às vezes ainda "pecam".
Posto isto o que fazer? Faço a queixa ou não? (as provas são BEM visíveis)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Responder

Voltar para “Cães”