Busca e salvamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça jun 25, 2013 12:03 pm

Será o Épagneul Bretão uma boa raça para este tipo de treino?
obg
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jun 25, 2013 12:08 pm

se conseguir canalizar a energia que eles teem, sim, penso que sim! tem é que começar a criar uma ligação muito forte com o dono, desde cachorrinho, para que a obediência comece desde cedo, o que vai dar as bases para qualquer actividade que queira desenvolver com o cão. A atenção do cão para com o dono e o trabalho deve ser trabalhada desde cedo! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
LFGomes
Membro Veterano

terça jun 25, 2013 12:28 pm

A questão estava mais relacionada face ás caracteristicas da raça...
Sendo um cão de caça, tem um faro acima da média...mas que outras qualidades deve ter o cão?

Já agora:

a partir de que idade se deve começar o treino e onde? (sei que a GNR aceita civis para formações na K9) mas nao está muito claro a duração das mesmas, a partir de que meses os caes podem participar, o que vai ser avaliado para o cão ser aceite....?
e o que considerem ser util, acrescentem por favor

obrigada
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jun 25, 2013 12:39 pm

o Epagneul é uma raça com um nivel de actividade e energia inesgotáveis, daí ser importante conseguir-se canalizar essa energia para o treino.

é importante boa sociabilização (pode começar quando o cão ainda nem tem as vacinas todas e anda ao colo), uma educação firme mas a puxar para a brincadeira para que o cão tenha confiança em si mesmo e no dono e possa desenvolver um temperamento correcto e personalidade activa!

quanto ao treino especifico para busca e salvamento, isso haverá quem lhe possa dar informações mais detalhadas! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jun 25, 2013 1:19 pm

O treino do cão dura em média 2 anos, isso da GNR não sei, mas normalmente, quem é civil só se pode copular a associações privadas, e há várias.
A cruz vermelha está em fase de preparação para lançar uma equipa (julgo ser de 4 cães) para procurar gente desorientada e animais perdidos, penso que a informação está no site deles.
há vários tipos de busca e salvamento: escombros, grandes áreas, vivos, mortos, e várias formas de de o fazer, tracking, trailing, etc.
Mas são um tanto ou quanto esquisitos com o tipo de motivação de pessoas que aparecem lá, em conversa com duas delas transpareceu-me a sensação que vão muitas para o treino e depois boa tarde e um queijo e eles levam aquilo muito a sério. (não pode ser de outra forma).
Mas atenção, sendo civil, é o próprio que paga do seu próprio bolso as deslocações para os locais e o equipamento necessário é caro, assim como alimentação do canídeo que terá que ser de outro nível, pois o trabalho é desgastante.
É irrelevante se é rafeiros ou de raça, mas não é um cão qualquer que serve para o serviço.
mas contacte uma associação, vá lá assistir aos treinos sozinho(a), tire as dúvidas e se mesmo assim continuar interessado(a), depois leve o cão para a avaliação, se presta ou não para aquilo, e para que tipo de busca é o mais indicado.
Só estou aqui a salientar as partes menos boas, para se ir mentalizando.
Quanto à sua pergunta, o que me disseram foi.
Muitas vezes são os cães de caçadores que encontram quem ou o quê precisa de ser encontrado, normalmente são o primeiro alarme.
p.s.- Normalmente pode ser duas, três pessoas a treinar um cão (binómio=cão, guia e auxiliar(es))
LFGomes
Membro Veterano

terça jun 25, 2013 1:54 pm

Em relação à GNR, tive acesso até a uma ficha para inscrição de civis, para a formação de “detecção de odor humano – busca e salvamento”, não percebi é em quem moldes funciona a formação. Já entrei em contacto com eles, aguardo resposta.

Como e porquê, escolhemos o tipo de busca e salvamento, tendo em conta os exemplos que referiu das variantes existentes?

Quando fala em equipamento caro, pode ser mais especifico quanto ao tipo de equipamento necessário?

Que associações em lisboa fazem este tipo de treino?

Desculpem lá o interrogatório mas o Google não me esclareceu.

Obrigada
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano

terça jun 25, 2013 7:37 pm

Eles é que vêem, se o cão serve ou não e se você serve ou não.
Até pode ir com uma ideia, tipo grande áreas vivos e o cão ser um espectáculo para mortos ou vice versa.
É do tipo de coisas que só depois é que se vê.
Vá lá primeiro, fale com eles e depois a coisa rola ou não rola.
O tipo de busca e salvamento depende da sua preferências mas sobretudo das aptidões, níveis de energia, etc do seu cão.

Quanto ao custo da coisa e só para ter uma ideia, só o fato macaco andava à volta de 45 euros, isso há uns anos, a ração pode rondar os 100 euros, o resto também não sei. capacete, laterna, etc, etc.

Tem aqui algumas.

http://barc-portugal.blogspot.pt/
http://www.cruzvermelha.pt/actividades/ ... a-cvp.html
http://arcsintra.blogspot.pt/
http://unidadecaninaresgateportugal.blogspot.pt/
http://www.gorc-rescue.pt/

Eu sei que os treinos na cruz vermelha são às quartas e domingos.
Há uns meses atrás juraram-me de pés juntos que um civil não podia entrar numa organização profissional/militar/policial.
Mas já é a segunda pessoa que vem com isso da GNR.
Mesmo que vá para grande áreas vivos, nada lhe garante que não vá encontrar mortos.
Mas daquilo que vi é mesmo muito giro, coisas como ventos, tipologia do terreno, mesmo a própria vegetação tem a sua influência.
LFGomes
Membro Veterano

quarta jun 26, 2013 11:21 am

ok, grata pela info

:D
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 26, 2013 3:59 pm

Há corporações de bombeiros que têm unidades de busca e salvamento. Penso que os Sapadores de Lisboa são um deles.
Sofia
botas96
Membro Veterano

quarta jun 26, 2013 4:41 pm

Não dá para civis.
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

sexta jun 28, 2013 3:18 am

Boas, eu estou dentro da área de busca e salvamento, e na minha opinião o breton, tem tudo para ser um óptimo cão de busca.
O grande problema é o seu grande instinto e paixão pela caça, que não é algo fácil de contornar. Por exemplo a trabalhar em grandes áreas, é bem possivel que encontre rastos de caça, o que fará com que o seu instinto de caça se active de imediato, o que pode ser algo bastante dificil de contornar, mas se conseguir dar-lhe a volta pode ser um bom cão.
LFGomes
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 12:55 pm

ok obrigada.

Já enviei email p alguns contactos, mas ainda não tenho grandes infs de onde fazer esse tipo de treino especifico em lisboa.

aguardemos.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jun 29, 2013 10:17 pm

Desde que seja um exemplar completo em termos de caracter tal como o meu colega de equipa JPrudencio disse, tem tudo para ser um excelente cão de Busca e Salvamento. Todas as raças têm os seus pontos positivos e negativos... Ha que saber trabalhar com eles... :D

Fica a minha Jenny em marcação num verdadeiro campo de escombros... ;)

Imagem
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jun 29, 2013 10:27 pm

A minha sobrinha mailinda :D grande jenny que continua a trabalhar mesmo já entradota e tudo ;)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
LFGomes
Membro Veterano

segunda jul 01, 2013 10:28 am

Obrigada Joana
Responder

Voltar para “Cães”