Escolha de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta jul 11, 2013 11:05 pm

O ser universitário não é uma barreira que se poderá colocar. Eu vou comprar um cão ainda este ano e sou estudante universitária. Tudo depende se continua a viver em casa diariamente como era quando andava no secundario ou se é obrigado a mudar de residencia devido à universidade ser longe, e claro que aí se colocam barreiras, mas podem sempre haver alternativas como levar o pet consigo. Mas ainda bem que TheOne tocou neste aspecto, porque um ponto muito importante a ter em conta é o tempo que o cão vai estar sozinho diariamente. Todos os pontos devem de ser bem pensados. E eu percebi a ideia da TheOne, temos de pensar se os nossos planos futuros poderão comprometer a decisão de se ter determinada raça ou não, ou até mesmo de ter um cão ou não. Lá está, Só o user pode tomar essa decisão, você melhor que ninguém terá de avaliar se terá condições futuras que acordem com a sua decisão de hoje. É fundamental pesquisar muito sim, mas pensar em tudo também. Mas o user já deve de saber isso :wink: Até porque não é a idade que define a maturidade
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

quinta jul 11, 2013 11:19 pm

Concordo com a The One, mas não é impossível: também sou jovem, e comprei a minha cadela (embora seja um Yorkshire, e com um feitio fantástico) como sendo minha, claro que com o apoio financeiro dos meus pais, mas banhos, brinquedos, etc, por vezes razão, estão a meu cargo, do dinheiro que vou conseguindo fazer.

Mas tudo o resto: responsabilidades com passear, veterinário (quando visitar), cuidados médicos, etc etc etc estão a meu cargo, faca sol ou chuva, as vezes estou cansada, mas tem que ser, é mesmo assim, mas compensa (e não e so gostar enquanto são cachorros! Ao fim de 3 anos cá esta a minha querida a dormir ao fundo da minha cama, numa mantinha, e cada dia gosto mais dela!)
JM14
Membro Júnior
Registado: quinta jul 11, 2013 7:17 pm

quinta jul 11, 2013 11:19 pm

TheOne Escreveu:
JM14 Escreveu: Já agora, todas as raças que mencionei são dominantes?
A dominância é algo que acaba por existir um pouco por todas as raças, consoante a educação, assim a dominância escala ou não.

No caso de cães de maior porte, o perigo está no resultado final no caso do dono não ter mão no cão, no caso do cão mandar na casa e nos donos.

O dobermann é uma raça que gosta muito de testar os limites dos donos, é um cão que, apesar de dócil, não é muito virado para a criançada, não é tão tolerante como um Labrador por exemplo. É um cão que defende muito bem o seu território, ladra de aviso, defende o dono naturalmente, e é aqui que se tem de ter uma boa mão, caso contrário ele faz o que quer.

Eu tenho sérias reservas quanto à tua decisão de comprar um cão, seja ele qual for, apenas e só pela tua idade. Tu agora estudas (penso eu...), mais tarde quererás eventualmente seguir para a universidade, há muitas condicionantes na vida de um jovem que são incompatíveis com a responsabilidade de ter um cão e tudo o que daí advém.
Se me disseres que os teus pais gostam da ideia e querem mais um cão, que se comprometem a ficar com o cão, a educá-lo, a levá-lo ao vet, a alimentá-lo, a passeá-lo e a fazer tudo o que é preciso na tua ausência, ou seja, que esta é uma decisão da família e não um capricho teu, então penso que podes seguir com esta ideia em diante, mas se os teus pais só "não se importarem" que tenhas mais um cão, não acho uma boa ideia aconselhar-te sobre raça alguma.

A tua vontade de aprender e de te informares antes de ter um animal, é louvável e demonstra que estás efectivamente empenhado a não "fazer asneira", mas a tua idade deixa-me mesmo algumas reservas... :wink:
Esta conversa toda já deu para perceber que o dobermann está fora de questão para mim eheheh

Eu decidi colocar a minha questão atual, mas não é certo que vá comprar o cão devido a tudo isso que referiu... Neste momento talvez não seja mesmo possível mas de qualquer das formas sou optimista e pode ser que seja possivel. :D Decidi também criar o tópico para perceber a raça mais indicada para mim, quer agora quer daqui a uns anos na faculdade ou depois.
Não estou a dizer que vim inventar, mas quis compreender face à minha situação atual qual era a raça mais indicada :?

Como disse, gosto de estudar a situação antes de praticar a ação, por isso se conseguir compreender desde já a raça mais indicada para mim, mais tempo terei de análise e pesquisa e menos erros cometerei.

Obrigado por toda a ajuda que estou a receber :)

Um aparte, o boxer não está referido como cão de guarda no estalão?
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 11:25 pm

Osso5363 e Susana94, é verdade que a faculdade não impede mas limita e é uma grande barreira. Mas eu pretendo entrar na faculdade perto de casa e sendo assim acho que não vai ser grande problema. O tempo sozinho ia ser um impedimento já que a companhia canina não chega. Neste momento quero-me focar numa raça e aprender mais sobre ela e sobre o mundo canino no geral e quando chegar à altura logo se vê se há possibilidades (eu sou muito prático :D mas sempre com cabeça :D).

Na vossa opinião qual seria a raça mais indicada para mim segundo as características que referi?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta jul 11, 2013 11:36 pm

JM14 Escreveu:
afterdark Escreveu:A minha sugestão é que "estude" um pouco mais as raças.

Já pensou num pastor belga malinois? São optimos cães, terá um amigo para a vida.
A questão é que é um cão que precisa de muito treino, muita actividade.
Ou seja, não é de todo um cão para principiantes, como nenhumas dessas raças que mencionou é.
Não é um cão que me cativa muito :?

Não considero o Boxer uma raça para principiantes mas penso que requer menos experiência que o resto :D
Eu por acaso acho o boxer um cão para principiantes. Sociavel, brincalhão, bem disposto, facil de educar... Agora claro, é um cão. E como todos os cães precisa de educação. Mas é um excelente cão para aprender. É um cão possante e activo e como tal é preciso algumas precauções, mas fora isso é, regra geral, um cão "fácil".

E quanto a guarda.. é um bom cão de alerta mas em termos de proteção não me parece grande coisa. Um boxer bem socializado é um doce que vai com qualquer um. Eu só tive um boxer e tive depois outro arraçado de pitbull, mas os dois eram assim. Quando andavam sem trela (e sim, eu cometia esse crime!) pediam festinhas a toda a gente e as vezes era até dificil faze-los voltar comigo.. ficavam ali nas festas de estranhos e era preciso ir lá buscá-los..

Agora, muito sinceramente, com a tua idade e com a tua experiência João, não te aconselho a optar por um cão com um instinto protector muito apurado. Antes disso ainda há um monte de coisas que deves aprender relativamente ao comportamento e à educação de cães no geral. Eu dou-te o meu exemplo. Sempre adorei a raça Leão da Rodésia, mas antes que me sentisse capaz de ter um, tive outros dois só meus, e fui responsável pela educação de outros dois. Ou seja, 4 cães no total, e uma distancia temporal de 10 anos. E digo te que educar o júlio não esta a ser nada fácil... tive uns problemas no caminho e infelizmente o júlio tornou-se um cão agressivo. Nem te falei nesta raça porque não quero começar a introduzir aí confusão, mas é uma raça com um sentido de protecção muito apurado e excelentes cães de guarda. Mas precisam de muita dedicação e qualquer escorregadela pode correr mal.. Eu digo-te isto porque sei o que me está a custar ter um cão que é agressivo com estranhos.

Por isso. Não te aconselho de todo um cão com instinto protector. Vais ter tempo de ter os cães que quiseres mais tarde, por agora acho melhor procurares um cão mais sociável com o qual possa ir aprendendo a educar um cão, e depois mais tarde adquirires um outro. Ja te disse, acho o Boxer uma excelente escolha. às vezes mais vale esperar do que atirarmo-nos de cabeça para uma raça da qual gostamos e depois não ter mãozinhas para ele e envolvermo-nos em problemas desnecessários.
Aproveita para ires lendo uns livros e te ires pondo a par do que é o comportamento e a educação canina.
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 11:43 pm

diogosvp Escreveu:
JM14 Escreveu:
afterdark Escreveu:A minha sugestão é que "estude" um pouco mais as raças.

Já pensou num pastor belga malinois? São optimos cães, terá um amigo para a vida.
A questão é que é um cão que precisa de muito treino, muita actividade.
Ou seja, não é de todo um cão para principiantes, como nenhumas dessas raças que mencionou é.
Não é um cão que me cativa muito :?

Não considero o Boxer uma raça para principiantes mas penso que requer menos experiência que o resto :D
Eu por acaso acho o boxer um cão para principiantes. Sociavel, brincalhão, bem disposto, facil de educar... Agora claro, é um cão. E como todos os cães precisa de educação. Mas é um excelente cão para aprender. É um cão possante e activo e como tal é preciso algumas precauções, mas fora isso é, regra geral, um cão "fácil".

E quanto a guarda.. é um bom cão de alerta mas em termos de proteção não me parece grande coisa. Um boxer bem socializado é um doce que vai com qualquer um. Eu só tive um boxer e tive depois outro arraçado de pitbull, mas os dois eram assim. Quando andavam sem trela (e sim, eu cometia esse crime!) pediam festinhas a toda a gente e as vezes era até dificil faze-los voltar comigo.. ficavam ali nas festas de estranhos e era preciso ir lá buscá-los..

Agora, muito sinceramente, com a tua idade e com a tua experiência João, não te aconselho a optar por um cão com um instinto protector muito apurado. Antes disso ainda há um monte de coisas que deves aprender relativamente ao comportamento e à educação de cães no geral. Eu dou-te o meu exemplo. Sempre adorei a raça Leão da Rodésia, mas antes que me sentisse capaz de ter um, tive outros dois só meus, e fui responsável pela educação de outros dois. Ou seja, 4 cães no total, e uma distancia temporal de 10 anos. E digo te que educar o júlio não esta a ser nada fácil... tive uns problemas no caminho e infelizmente o júlio tornou-se um cão agressivo. Nem te falei nesta raça porque não quero começar a introduzir aí confusão, mas é uma raça com um sentido de protecção muito apurado e excelentes cães de guarda. Mas precisam de muita dedicação e qualquer escorregadela pode correr mal.. Eu digo-te isto porque sei o que me está a custar ter um cão que é agressivo com estranhos.

Por isso. Não te aconselho de todo um cão com instinto protector. Vais ter tempo de ter os cães que quiseres mais tarde, por agora acho melhor procurares um cão mais sociável com o qual possa ir aprendendo a educar um cão, e depois mais tarde adquirires um outro. Ja te disse, acho o Boxer uma excelente escolha. às vezes mais vale esperar do que atirarmo-nos de cabeça para uma raça da qual gostamos e depois não ter mãozinhas para ele e envolvermo-nos em problemas desnecessários.
Aproveita para ires lendo uns livros e te ires pondo a par do que é o comportamento e a educação canina.
Pois, já desisti de algumas e agora a que se mantém mais de pé é o Boxer.

Quanto ao julio, eu li algumas coisas sobre essa raça no passado e reparei que não eram fáceis de lidar. Mas, boa sorte com isso!

Obrigado pela opinião e vou mesmo começar a ler algumas coisas talvez :D
diogosvp
Membro Veterano

quinta jul 11, 2013 11:48 pm

fazes bem.. tens muito tempo para ter um dobermann.. mas ganhar experiencia primeiro é essencial. vê aí uns topicos que há sobre livros.. vais ver que ha muita coisa interessante para aprender. :wink:
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 11:55 pm

diogosvp Escreveu:fazes bem.. tens muito tempo para ter um dobermann.. mas ganhar experiencia primeiro é essencial. vê aí uns topicos que há sobre livros.. vais ver que ha muita coisa interessante para aprender. :wink:
Obrigado :D vou fazê-lo :D
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jul 12, 2013 12:10 am

diogosvp Escreveu:fazes bem.. tens muito tempo para ter um dobermann.. mas ganhar experiencia primeiro é essencial. vê aí uns topicos que há sobre livros.. vais ver que ha muita coisa interessante para aprender. :wink:
Sem duvida. Eu com 17 anos (tenho 28 ) tambem já suspirava pelo dobermann. Antes até. Tive alguns cães pelo caminho, ganhei experiência, li muito sobre a raça e sobre comportamento canino.

So nos últimos 2 anos, quando ganhei a minha independência e me senti preparado é que decidi ter o meu dob. Ainda assim demorei 2 anos a chegar a vias de facto. Escolhi o criador, conheci-o, conheci os seus cães, tornei-me num habitue lá na casa dele e e cada vez que lá ia passava horas a falar com ele, a estar com os cães e a conhecer a raça. Fui a muitas exposições com ele até que finalmente chegou o momento e agora tenho uma terrorista em casa.

Hoje tenho uma relação de amizade com o criador. Mais que uma vez por mês vou a casa dele so para ele ver a kyra (ai de mim que eu não vá :lol:), seguir o seu crescimento e dar-me conselhos e comecei agora a leva-la a exposições.

Perdi-me um bocado com esta história toda mas era so para dizer para teres calma, e se quiseres mesmo um dobermann há-de chegar o dia. Tu vais ter essa percepção. Pareces ser ponderado e teres a preocupação de não dares um passo maior que a perna. É meio caminho para dar tudo certo.

Pedro
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 12, 2013 1:39 am

Concordo com todas as intervenções anteriores. Básicamente o essencial já foi dito.
Não podia era deixar passar esta afirmação sem resposta :twisted:
diogosvp Escreveu: Por exemplo o boxer e o dogue alemão são um bocado inuteis como cães de guarda. è verdade que podem ser bons cães de alerta e a sua aparencia é por vezes desencorajadora. Mas ambos são cães sociáveis e muito brincalhões, para além do factod e serem um bocado mariquinhas...
Quanto ao boxer não me vou pronunciar , uma vez que não conheço muito bem.
Diogo, convido-o a tentar entrar no meu quintal, "à sucapa" e logo perceberá o grau de " inutilidade" e o quanto as minhas cadelas , DAs, vão gostar de " sociabilizar" e " brincar" consigo.
Mais uma vez: cada cão é um cão. Não vale a pena generalizar. Porque dois cães da mesma raça podem ser o mais diferente que se possa imaginar. As minhas são um bom exemplo disso. E nenhuma é " mariquinhas"ou sociavel com estranhos . E guardam , lhe garanto que guardam e não se limitam a dar alertas. Então a Tonia nem dá sinal, mas o " intruso" dá por ela. Lhe garanto que dá. E não morde nem nunca mordeu a ninguem.
Sofia
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jul 12, 2013 9:32 am

É um excelente cão de guarda sim, o Boxer... :roll: Não é um universo de um cão e um cruzado de tal que pode dizer que é um cão de principiantes... O que torna o Boxer especial, é realmente a sua capacidade de aprendizagem extrema e de adaptação... É um cão extremamente focado no dono, o que o torna muito difícil de distrair do mesmo e o torna muito treinavel, juntamente com a alegria em sentir-se util por ser donodependente... Por essa razão tambem nunca se vê um cão destes num campo de trabalho, pouco motivado... Trabalho com Boxers em varias modalidades ha muitos anos e lhe garanto que é um cão de trabalho por excelência e de guarda fantastico... Pena o rumo de algumas linhas de sangue que o estão a tornar mais sensível, porque de resto... Só quem não conhece a raça pode fazer afirmações dessas... Peço imensas desculpas, mas tinha que o dizer... :?
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
diogosvp
Membro Veterano

sexta jul 12, 2013 9:45 am

nicosa Escreveu:Concordo com todas as intervenções anteriores. Básicamente o essencial já foi dito.
Não podia era deixar passar esta afirmação sem resposta :twisted:
diogosvp Escreveu: Por exemplo o boxer e o dogue alemão são um bocado inuteis como cães de guarda. è verdade que podem ser bons cães de alerta e a sua aparencia é por vezes desencorajadora. Mas ambos são cães sociáveis e muito brincalhões, para além do factod e serem um bocado mariquinhas...
Quanto ao boxer não me vou pronunciar , uma vez que não conheço muito bem.
Diogo, convido-o a tentar entrar no meu quintal, "à sucapa" e logo perceberá o grau de " inutilidade" e o quanto as minhas cadelas , DAs, vão gostar de " sociabilizar" e " brincar" consigo.
Mais uma vez: cada cão é um cão. Não vale a pena generalizar. Porque dois cães da mesma raça podem ser o mais diferente que se possa imaginar. As minhas são um bom exemplo disso. E nenhuma é " mariquinhas"ou sociavel com estranhos . E guardam , lhe garanto que guardam e não se limitam a dar alertas. Então a Tonia nem dá sinal, mas o " intruso" dá por ela. Lhe garanto que dá. E não morde nem nunca mordeu a ninguem.
Tudo bem, mas por favor não se ofenda. Eu falo apenas dos cães que conheço. Mas agora fiquei confuso.. diz que a sua Tonia não dá sinal nem morde intrusos, então como é guarda?
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

sexta jul 12, 2013 9:54 am

JoanaGoncalves Escreveu:É um excelente cão de guarda sim, o Boxer... :roll: Não é um universo de um cão e um cruzado de tal que pode dizer que é um cão de principiantes... O que torna o Boxer especial, é realmente a sua capacidade de aprendizagem extrema e de adaptação... É um cão extremamente focado no dono, o que o torna muito difícil de distrair do mesmo e o torna muito treinavel, juntamente com a alegria em sentir-se util por ser donodependente... Por essa razão tambem nunca se vê um cão destes num campo de trabalho, pouco motivado... Trabalho com Boxers em varias modalidades ha muitos anos e lhe garanto que é um cão de trabalho por excelência e de guarda fantastico... Pena o rumo de algumas linhas de sangue que o estão a tornar mais sensível, porque de resto... Só quem não conhece a raça pode fazer afirmações dessas... Peço imensas desculpas, mas tinha que o dizer... :?
Concordo em absoluto.

Comentei com o JM14 que a escolha do criador faz muita diferença, pq hj em dia vê-se a produção mais para exposições do que outra coisa.

Ainda por cima o boxer, um cão tão energético.

Depois é como a Joana diz, por ser tão dependente do dono, torna-se uma raça relativamente fácil de ensinar. E as suas expressões valem mais do q mil palavras.
diogosvp
Membro Veterano

sexta jul 12, 2013 9:58 am

JoanaGoncalves Escreveu:É um excelente cão de guarda sim, o Boxer... :roll: Não é um universo de um cão e um cruzado de tal que pode dizer que é um cão de principiantes... O que torna o Boxer especial, é realmente a sua capacidade de aprendizagem extrema e de adaptação... É um cão extremamente focado no dono, o que o torna muito difícil de distrair do mesmo e o torna muito treinavel, juntamente com a alegria em sentir-se util por ser donodependente... Por essa razão tambem nunca se vê um cão destes num campo de trabalho, pouco motivado... Trabalho com Boxers em varias modalidades ha muitos anos e lhe garanto que é um cão de trabalho por excelência e de guarda fantastico... Pena o rumo de algumas linhas de sangue que o estão a tornar mais sensível, porque de resto... Só quem não conhece a raça pode fazer afirmações dessas... Peço imensas desculpas, mas tinha que o dizer... :?
Pronto joana... Se assim for então não podemos dizer que nenhum cão seja para principiantes. É claro que todos os cães são diferentes e têm personalidades marcadas de indivíduo para indivíduo, mas é exactamente essa disponibilidade do boxer, aliada a sua alegria e boa disposição que me leva a dizer que é uma excelente escolha para primeiro cão. E quanto a guarda, desconfio. É verdade que só tive esses dois mas desde sempre que convivo com boxers porque uma amiga dos meus pais teve cinco (primeiro 3 de depois mais 2). E é verdade que estando nós fora do portão elas não se calavam, mas lá dentro era sempre uma festa. Acho o boxer um bom cão de alerta mas para guarda, nem por isso.
Sei bem que a guarda lhe está no sangue, mas os exemplares que conheci eram todos demasiado simpáticos. Muito menos para defesa pessoal como o João aqui parecia quer explicar.
Agora é claro que sendo ele um excelente trabalhador, era capaz de desenvolver qualquer trabalho, sem margem para dúvidas...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta jul 12, 2013 10:13 am

diogosvp Escreveu:
Pronto joana... Se assim for então não podemos dizer que nenhum cão seja para principiantes. É claro que todos os cães são diferentes e têm personalidades marcadas de indivíduo para indivíduo, mas é exactamente essa disponibilidade do boxer, aliada a sua alegria e boa disposição que me leva a dizer que é uma excelente escolha para primeiro cão. E quanto a guarda, desconfio. É verdade que só tive esses dois mas desde sempre que convivo com boxers porque uma amiga dos meus pais teve cinco (primeiro 3 de depois mais 2). E é verdade que estando nós fora do portão elas não se calavam, mas lá dentro era sempre uma festa. Acho o boxer um bom cão de alerta mas para guarda, nem por isso.
Sei bem que a guarda lhe está no sangue, mas os exemplares que conheci eram todos demasiado simpáticos. Muito menos para defesa pessoal como o João aqui parecia quer explicar.
Agora é claro que sendo ele um excelente trabalhador, era capaz de desenvolver qualquer trabalho, sem margem para dúvidas...
A sua amiga teve cinco e eu em casa tenho 7, algumas gerações criadas por mim e conheço milhares de Boxers pelo mundo fora e acompanhei os últimos 25 anos da evolução da raça em termos de morfologia e trabalho. e se forem bons exemplares lhe garanto que SÃO BONS GUARDAS. Obrigada. :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”