Como fazer?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BubaMP
Registado: segunda jul 22, 2013 2:11 pm

segunda jul 22, 2013 2:19 pm

A Buba tem quase 5meses e é muito meiga, calma, sossegada, claro que por vezes só quer brincadeira...mas nada de exageros!
O problema é habituá-la a fazer as necessidades na altura certa!!! Ela já sabe que dentro de casa não faz nada. Mas o problema surge depois das refeições, é o seguinte:quando está a comer e eu estou na varanda com ela, ela não faz nada na varanda...venho passeá-la à rua aí uns 40min e nada faz e depois quando chega a casa passado um pouco faz as necessidades na varanda :(. Quando ela está a comer e eu estou dentro de casa e a vou buscar para passear, ela já fez as necessidades :( :( :( .
Ela já sabe que depois das refeições vem à rua. Mas não estou a conseguir com que ela faça as necessidades quando vai passear.
O que me aconselham?!....
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda jul 22, 2013 2:28 pm

Alongar o passeio ajuda :wink:

Então se for a seguir ao jantar tanto faz bem a eles como a nós.
Cumpts
BubaMP

segunda jul 22, 2013 2:44 pm

Pois...isso também já experimentei... mas não tive muita sorte.
Foi um passeio com mais de 1h de passeio e passado 5min de chegar a casa foi à varanda e aliviou-se lá....fiquei possessa :o.
Também já levei um jornal com as necessidades dela para a rua, para ver se assim ela faz alguma coisa....e deixei num local certo onde passo todos os dias.
Eu costumo leva-la de manhã cedo e depois de jantar, e a história é sempre a mesma!!!
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 2:51 pm

Já experimentou pegar nele e esfregar o focinho no xixi? E ralhar.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jul 22, 2013 2:53 pm

Tenha mais paciência e dê mais tempo.
Eles passam por três fases.
1- fazem tudo em casa.
2- Vão à rua e depois fazem tudo em casa
3 - Acabam por fazer tudo na rua.
O porquê, penso que seja pelo facto do primeiro território em que se sentem mais à vontade é na casa, com cinco meses ainda estão em pleno reconhecimento e aprendizagem de tudo o que os rodeia.
E na rua há uma quantidade muito maior de estranhos estímulos (objectos, barulhos, cheiros, etc) que provavelmente ainda não domina, do que num ambiente mais familiarizado e controlado (a casa).
Pela contínua exposição aos estímulos exteriores, vai ganhado habituação aos mesmos até deixar de os estranhar ou de ter medo.
Isso e a própria maturação do indivíduo vai levá-lo até à 3ª fase e não vai querer outra coisa.E isso mais a sua orientação com bom senso vai acontecer naturalmente.
Convêm é não forçar demasiado, insistir em demasia.
Nunca recompensar (festinhas, colo, etc) se revelado um comportamento não desejado.
Nunca expor desnecessariamente o animal a perigos.
Agora se é mais cedo ou mais tarde isso depende da sua cadela.
BubaMP

segunda jul 22, 2013 2:58 pm

Ralhar já! E foi assim que deixou de fazer em casa. Mas fora também já ralhei, mas não adiantou muito.... O meu receio é que ao ralhar fora, ela fique com medo e depois faça em casa às escondidas...
BubaMP

segunda jul 22, 2013 3:01 pm

Pois....já pensei que com o passar dos meses e entrando numa faze mais adulta comece a compreender melhor as coisas e a perceber onde tem de fazer as necessidades.

Quando vou passear com ela levo-a sempre ao local onde tenho os jornais com as necessidades dela...ela cheira, mas logo dá meia volta.

Só a recompenso quando ela faz coisas bem....muitas vezes quando vou passear com ela levo os biscoitos para o caso de algo acontecer, e assim poder "marcar" o momento pela positiva...mas aguardo que esse momento chegue... :(
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 3:04 pm

BubaMP Escreveu:Ralhar já! E foi assim que deixou de fazer em casa. Mas fora também já ralhei, mas não adiantou muito.... O meu receio é que ao ralhar fora, ela fique com medo e depois faça em casa às escondidas...
Possa, realmente, ser mesmo uma fase da cadela, como o botas diz.
Também concordo com o que foi dito.

Assim que fizer xixi na rua, dê-lhe uma recompensa (biscoito ou festinhas).
Assim fará com que ela compreenda o que está errado ou certo :wink:
botas96
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 3:07 pm

"Já experimentou pegar nele e esfregar o focinho no xixi? E ralhar."

Was machst du?

Só pode estar a brincar, não está?

Isso é tornar o cão fraco e instável, além de não perceber o porquê da repreenda, só está a minar a auto-confiança e a repetição disso vai fazer um animal inseguro e ansioso, logo instável e perigoso.

Repreendas, basta um não seco e afirmativo e pouco mais e é quando e se for apanhado com a "mão na massa", se for só 1 minuto ou 2 depois ignore-o e limpe.

Jesus!
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda jul 22, 2013 3:19 pm

BubaMP Escreveu:Pois....já pensei que com o passar dos meses e entrando numa faze mais adulta comece a compreender melhor as coisas e a perceber onde tem de fazer as necessidades.

Quando vou passear com ela levo-a sempre ao local onde tenho os jornais com as necessidades dela...ela cheira, mas logo dá meia volta.

Só a recompenso quando ela faz coisas bem....muitas vezes quando vou passear com ela levo os biscoitos para o caso de algo acontecer, e assim poder "marcar" o momento pela positiva...mas aguardo que esse momento chegue... :(
Como é normal, está a misturar vários pensamentos ao mesmo tempo, está a disparar para vários lados, e percebe-se; quer que a situação se resolva em breve, e não vê luz ao fundo do túnel.
Eu aconselho-a a agarrar-se a esta última direcção. É mesmo uma questão de aguardar pelo momento em que, finalmente, a sua cadela faça na rua, e depois é só recompensar memoravelmente.
Para apressar o processo, o que aconselho é isto:
http://oabacaxidocao.blogspot.com.br/20 ... ro-ja.html

Em relação às repreensões, sejam na hora, sejam passados dois minutos, e em relação ao porquê de a sua cadela nada fazer na rua e fazer o xixi mal chega a casa:
http://oabacaxidocao.blogspot.com.br/20 ... ncias.html

Boa sorte
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 3:22 pm

Was machst du?
Português sff...
Só pode estar a brincar, não está?
Se tivesse a brincar dizia para continuar e não fazer nada.
Apenas vi essa teoria a resultar. Se é a melhor ou não, não sei. Tentei ajudar.
Isso é tornar o cão fraco e instável, além de não perceber o porquê da repreenda, só está a minar a auto-confiança e a repetição disso vai fazer um animal inseguro e ansioso, logo instável e perigoso.
Pronto. Está explicado!
Tenha calma consigo que eu não assassinei ninguém. A malta aqui anda muito stressada...

Repreendas, basta um não seco e afirmativo e pouco mais e é quando e se for apanhado com a "mão na massa", se for só 1 minuto ou 2 depois ignore-o e limpe.

Jesus!
Jesus Maria que matei alguém...
A ofensa foi assim tão forte?? As minhas desculpas então...

Essa informação talvez seja mais útil do que se falou aqui.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 22, 2013 3:37 pm

Was machst du?
o que estás a fazer?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 3:39 pm

Charlie2 Escreveu:
Was machst du?
o que estás a fazer?
Obrigado.
Não estou a fazer nada.
botas96
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 3:53 pm

Você faz isso?

Eu sei o cão que tem e essa teoria, digamos... da tanga não vai abonar em nada o seu animal, muito pelo contrário ainda vai ajudar a coloca-lo numa manchete de pasquim. É a principal diferença entre um animal como o seu e outro qualquer.
Nem todo o cão é o elemento mais "afiado" da ninhada e se não fizermos nada para melhorar ou contrabalançar esse facto, ao promover solidez de carácter, então estaremos a criar ou a agravar essa mesma instabilidade.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 22, 2013 4:10 pm

Specops Escreveu:Já experimentou pegar nele e esfregar o focinho no xixi? E ralhar.
E eu que julgava que esta barbaridade já pertencia ao passado... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”