Beagle ou basset ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça jul 23, 2013 10:12 pm

saraestrelo Escreveu:
lds6 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:Já cá faltava a propaganda anti-beagles.
Quer concretizar a sua ideia?
Foi o que leu, não há muito a dizer. Os beagles são destruidores, ladram muito, são desobedientes, são isto e aquilo. É sempre o mesmo, já chateia. Mas pronto, ainda bem, assim fazem com que muita gente desista da compra de um beagle, o que para mim até é bom, diminui a probabilidade de pararem às mãos erradas.
Sara, então por que não rebate essas ideias que a seu ver são erradas? Existe uma diferença entre dar conselhos acerca de pontos específicos de uma raça e fazer afirmações genéricas e enviesadas acerca das mesmas raças. A mim irrita-me tanto quanto a si estas últimas, mas acho pouco produtivo ripostar de forma genérica, vaga e intempestiva, pois o resultado acaba por ser um reforço da confusão entre aquelas duas coisas. Parece-me que a Sara está a meter no mesmo saco dois tipos de considerações muito diferentes.

Gostaria bastante de vê-la menos chateada e mais produtiva, até porque tem uma palavra a dizer acerca do tema e conselhos com propriedade a dar ao user que iniciou o tópico. O que são, então, em concreto as coisas que a apoquentam?

São destruidores? Sim, são; mas são-no tanto quanto muitas outras raças com níveis altos de energia (nomeadamente Labradores, que a user já conhece). É algo extremamente fácil de contornar, basta apostar na educação. Isso foi dito aqui no tópico, já.

Ladram muito? Hm, foi dito que ladram alto. É das raças "não-grandes" com mais alto poder vocal. Discorda?

São desobedientes. Em nenhum lado foi dito aqui tal coisa. O que houve, no máximo, foi uma referência a uma característica para a qual muita gente não está preparada e, depois, justamente por não estar preparada, acaba por interpretar como desobediência e teimosia. Confundir a "concentração no faro" com teimosia é um dos piores serviços que podemos fazer à raça. E raramente vejo esta distinção a ser feita. A Sara sabe tão bem ou mesmo melhor do que eu quais são os resultados desta falta de informação prévia por parte dos eventuais donos...

Acha que prestamos melhor serviço se viermos aqui dourar a pílula?
Epá, eu também posso vir aqui dizer que são cães que normalmente têm um temperamento equilibrado no que toca ao contacto com humanos (mas isto pode instalar um facilitismo quanto à socialização...); também posso dizer que, em regra geral, são cães saudáveis (mas isso está chapado em qualquer fonte de informação); são cães graciosos e brincalhões, normalmente sempre prontos para passeios, brincadeiras e interacções com os donos... epá, posso dizer isto tudo, mas parto do princípio que o/a user já saberá disto, uma vez que já tem um interesse pela raça.
É importante, ao invés, dar a conhecer não só o outro lado, como também esclarecer aspectos que são alvo de sobregeneralizações e futuros equívocos.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jul 23, 2013 10:24 pm

"Cada um tem os seus gostos e como gosto de animais mais calmos posso dizer que,para mim o Beagle é grande, enorme, gigantesco em chatice. Aquilo nunca pára e alcança níveis de destruição maciça."

Faço minhas as palavras da water, mas inverto-as a favor do Beagle, pela vivacidade, energia e persistência (ainda agora estive com um e foi um espectáculo).

O ladrar é normal neles, é intrínseco neles, são cães que caçam em matilha e é a forma de chamarem reforços para apanharem o que perseguem

Mas também tenho pena que cães de caça sejam fadados à triste sina da "...tem varanda, e tem um pequeno jardim."
Portanto não aconselho nem o Beagle nem o Basset, nem nenhuma raça de caça se não tiver vontade de fazer mais e melhor.
Talvez deva ponderar uma raça pequena que não exija muita exploração do meio e exercício. Tais como por exemplo.
Toy terriers
Pinschers
Chiuauas
Cão de crista chinês
Por aí.

P.s.- Quando alguém me diz, o meu cão não destrói nada, não rói nada, se isso não for explicado pela disciplina, então só pode querer disser que não tem muito "drive" e um cão sem vontade, não é grande coisa.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça jul 23, 2013 10:50 pm

botas96 Escreveu:"Cada um tem os seus gostos e como gosto de animais mais calmos posso dizer que,para mim o Beagle é grande, enorme, gigantesco em chatice. Aquilo nunca pára e alcança níveis de destruição maciça."

Faço minhas as palavras da water, mas inverto-as a favor do Beagle, pela vivacidade, energia e persistência (ainda agora estive com um e foi um espectáculo).

O ladrar é normal neles, é intrínseco neles, são cães que caçam em matilha e é a forma de chamarem reforços para apanharem o que perseguem
ó botas, não poderia dizer melhor. Há características que são isso mesmo... características. Para uns são um tesouro, mas para outros são um pesadelo. Não vale é muito a pena estar a ocultá-las só porque isso seja visto normalmente como algo de mau.
Mas também tenho pena que cães de caça sejam fadados à triste sina da "...tem varanda, e tem um pequeno jardim."
Portanto não aconselho nem o Beagle nem o Basset, nem nenhuma raça de caça se não tiver vontade de fazer mais e melhor.
Bom, eu deixaria isso ao critério do/a erostdl. Nada nos diz acerca das preferências e das disponibilidades que vai ter para o seu futuro cão.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça jul 23, 2013 10:52 pm

lds6 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:
lds6 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:Já cá faltava a propaganda anti-beagles.
Quer concretizar a sua ideia?
Foi o que leu, não há muito a dizer. Os beagles são destruidores, ladram muito, são desobedientes, são isto e aquilo. É sempre o mesmo, já chateia. Mas pronto, ainda bem, assim fazem com que muita gente desista da compra de um beagle, o que para mim até é bom, diminui a probabilidade de pararem às mãos erradas.
Sara, então por que não rebate essas ideias que a seu ver são erradas? Existe uma diferença entre dar conselhos acerca de pontos específicos de uma raça e fazer afirmações genéricas e enviesadas acerca das mesmas raças. A mim irrita-me tanto quanto a si estas últimas, mas acho pouco produtivo ripostar de forma genérica, vaga e intempestiva, pois o resultado acaba por ser um reforço da confusão entre aquelas duas coisas. Parece-me que a Sara está a meter no mesmo saco dois tipos de considerações muito diferentes.

Gostaria bastante de vê-la menos chateada e mais produtiva, até porque tem uma palavra a dizer acerca do tema e conselhos com propriedade a dar ao user que iniciou o tópico. O que são, então, em concreto as coisas que a apoquentam?

São destruidores? Sim, são; mas são-no tanto quanto muitas outras raças com níveis altos de energia (nomeadamente Labradores, que a user já conhece). É algo extremamente fácil de contornar, basta apostar na educação. Isso foi dito aqui no tópico, já.

Ladram muito? Hm, foi dito que ladram alto. É das raças "não-grandes" com mais alto poder vocal. Discorda?

São desobedientes. Em nenhum lado foi dito aqui tal coisa. O que houve, no máximo, foi uma referência a uma característica para a qual muita gente não está preparada e, depois, justamente por não estar preparada, acaba por interpretar como desobediência e teimosia. Confundir a "concentração no faro" com teimosia é um dos piores serviços que podemos fazer à raça. E raramente vejo esta distinção a ser feita. A Sara sabe tão bem ou mesmo melhor do que eu quais são os resultados desta falta de informação prévia por parte dos eventuais donos...

Acha que prestamos melhor serviço se viermos aqui dourar a pílula?
Epá, eu também posso vir aqui dizer que são cães que normalmente têm um temperamento equilibrado no que toca ao contacto com humanos (mas isto pode instalar um facilitismo quanto à socialização...); também posso dizer que, em regra geral, são cães saudáveis (mas isso está chapado em qualquer fonte de informação); são cães graciosos e brincalhões, normalmente sempre prontos para passeios, brincadeiras e interacções com os donos... epá, posso dizer isto tudo, mas parto do princípio que o/a user já saberá disto, uma vez que já tem um interesse pela raça.
É importante, ao invés, dar a conhecer não só o outro lado, como também esclarecer aspectos que são alvo de sobregeneralizações e futuros equívocos.
Eu entendo e dou-lhe razão no entanto aqui na arca estou sempre a defender os beagles e houve há pouco tempo um tópico sobre beagles e eu nem me manifestei porque cheguei ao ponto do "não vale a pena", isto porque as pessoas basicamente querem cães mas não querem ter trabalho e basta alguém pedir uma opinião em relação aos beagles e umas quantas pessoas despejarem o seu comentário da praxe anti-beagle que a pessoa desiste e de nada vale eu fazer uma lista com 10 coisas a favor dos beagles que a pessoa já nem quer saber. Isto é um bocado off-topic mas eu acabo por achar piada como é que pessoas com experiência com cães não querem ter beagles, quando nas minhas aulas eu vejo labradores (por exemplo) 5 vezes piores que o meu cão. E não, o meu beagle não é especial, teve a sorte de ter donos dedicados e que o treinam e o estimulam ao máximo. Agora se as pessoas querem passar os dias no sofá e não ter trabalho, isso sim, é para esquecer um beagle.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

terça jul 23, 2013 10:55 pm

Só para finalizar: o beagle tem defeitos (não achem que eu não os assumo), é uma raça com um temperamento super vincado, os beagles são todos iguais, mas todos os cães exigem regras, treino e dedicação dos donos. E o segredo para um beagle equilibrado é esse. Dá trabalho, dá, mas faz parte da relação dono/cão, independentemente da raça :)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 24, 2013 12:38 am

Eu só estou a disser, é que talvez o/a user deva pesquisar mais sobre o que quer e a disponibilidade pessoal (tempo, estado de alma, etc).
Pois exigências acima ou abaixo das expectativas poderão frustrar o gozo da experiência da coisa.
O importante é arranjar um companheiro adequado, seja ele qual for ou como ele for.
Ou então adapta-se a novas rotinas e ganha o gosto.

Outra coisa.

Se o que quer disser com comportamento vincado, persistente, activo, energético, não é necessariamente mau, tudo depende do "eye of the beholder".
O não desistir facilmente, para mim, é uma qualidade desejada, não um defeito de todos os cães que partilham esta mesma função.
Se isso pode ser frustrante e cansativo às vezes, isso já é outra conversa.
Teimosia intransponível não faz do meu cão um mau "aluno" apenas faz de mim um mau "professor".
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jul 24, 2013 11:37 am

saraestrelo precisamente por causa de comentários como o seu frisei muito bem que é a minha opinião.

Não é propaganda porque não crio raça alguma nem vendo nada a ninguém.

Sou é livre de gostar do que bem entendo e não aprecio cães irrequietos. O Beagle é irrequieto. O Basset é teimoso que nem um burro mas mais calmo, até porque o formato do corpo não lhe permite tantas "habilidades".

E sim, conheço as duas raças.
erostdl
Registado: terça jan 15, 2013 10:24 am

quarta jul 24, 2013 2:57 pm

obrigado pelo debate.

Mesmo cada um com a sua visão, vai sempre ajudando quem tem duvidas.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo jul 28, 2013 6:55 am

O basset é muito teimoso. É atreito a problemas de pele e cheiram mal.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Cães”