Os cães podem beber leite?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta jul 24, 2013 2:03 pm

Não tem nada a ver. O problema do leite é poder causar diarreia, se não causar diarreia obviamente não tem problema. O problema do tabaco não é só causar tosse, que eu saiba
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jul 24, 2013 2:15 pm

Sim, diarreia mas tambem vómitos e problemas gastrointestinais devido á intolerância pela lactose ( o "açúcar" do leite), além de não ser grande alimento pois o leite de vaca comparado com o leite das cadelas tem um teor muito inferior de proteínas.

Se querem dar leite aos caes ao menos dissolvam em agua para cortar um pouco os efeitos da lactose

Pedro
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jul 24, 2013 3:21 pm

Cortar o leite de vaca com água é que é meio caminho andado para desencadear uma diarreia.

Como em qualquer animal, a digestão da lactose depende do indivíduo. Naqueles que pela vida fora continuam a produzir a enzima que digere a lactose, a ingestão de leite não faz nada. Noutros, em que essa produção cessou ou é demasiado reduzida, podem ocorrer alguns distúrbios digestivos, geralmente sem gravidade porque cessam quando se deixa de ingerir lactose.

Além disso, cortar o leite com água até pode diluir a concentração de lactose no total líquido, mas não a altera em nada: ela continua lá, e intransformada.

Se quiserem mesmo evitar a lactose, então dêem ou consumam derivados do leite como os iogurtes ou o queijo fresco, entre outros. Os processos de fermentação transformam a lactose e tornam-na mais bem aceite pelos intolerantes, além de que a ingestão dos fermentos utilizados vai beneficiar os intestinos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jul 24, 2013 3:39 pm

Floripes3 Escreveu:Cortar o leite de vaca com água é que é meio caminho andado para desencadear uma diarreia.
Pode-me explicar porquê?

Floripes3 Escreveu:Além disso, cortar o leite com água até pode diluir a concentração de lactose no total líquido, mas não a altera em nada: ela continua lá, e intransformada.
Mas a ideia é mesmo essa... Eu sei que a lactose é a mesma, mas se numa gamela onde normalmente se mete x quantidade de leite, passar a colocar metade de leite e metade água, logo a quantidade de lactose ingerida será metade...
Floripes3 Escreveu:Se quiserem mesmo evitar a lactose, então dêem ou consumam derivados do leite como os iogurtes ou o queijo fresco, entre outros. Os processos de fermentação transformam a lactose e tornam-na mais bem aceite pelos intolerantes, além de que a ingestão dos fermentos utilizados vai beneficiar os intestinos.
100% de acordo :wink:

Pedro
Floripes3
Membro Veterano

quarta jul 24, 2013 3:58 pm

ElMariachi Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Cortar o leite de vaca com água é que é meio caminho andado para desencadear uma diarreia.
Pode-me explicar porquê?

...
Não posso porque não tenho conhecimentos suficientes sobre isso. Apenas me baseio no que verifiquei desde sempre na prática, tanto com bebés humanos como com animais.
ElMariachi Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Além disso, cortar o leite com água até pode diluir a concentração de lactose no total líquido, mas não a altera em nada: ela continua lá, e intransformada.
Mas a ideia é mesmo essa... Eu sei que a lactose é a mesma, mas se numa gamela onde normalmente se mete x quantidade de leite, passar a colocar metade de leite e metade água, logo a quantidade de lactose ingerida será metade...

...

Também os outros elementos constituintes do leite ficam reduzidos a metade, e sendo assim, qual o interesse em dar um produto adulterado?
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jul 24, 2013 6:31 pm

E dar leite de vaca ao gato e/ou cão para quê? Tem algum interesse nutricional?
Acho que tem mais desvantagens...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jul 24, 2013 7:30 pm

Nem ao cão, nem ao gato. Não faço a mais pequena ideia de onde surgiu a ideia, generalizada, que se deve dar leite aos gatos. Tal como os cães, são intolerantes à lactose.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quinta jul 25, 2013 2:13 pm

Se quer de facto dar leite, dê o de soja porque não tem lactose, ou os já preparados para cães ou gatos, que se encontram nas grandes superficies.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quinta jul 25, 2013 3:09 pm

dogville Escreveu:Se quer de facto dar leite, dê o de soja porque não tem lactose, ou os já preparados para cães ou gatos, que se encontram nas grandes superficies.
Não percebo para que da leite...
Tambem existe o leite sem lactose
Floripes3
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 4:17 pm

Leite de soja não é leite nenhum, é uma beberagem feita a partir de feijões a que a manipulação química dá um aspecto leitoso para aproveitar e tentar ocupar um nicho de mercado.
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quinta jul 25, 2013 4:41 pm

Charlie2 Escreveu:os afins são mais perigosos que mil lombrigas... :twisted:
ui os afins.?ui ui ui
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta jul 26, 2013 1:17 pm

Sendo eu intolerante à lactose, posso afirmar que diarreias não são o único problema. Por acaso nunca tive nenhuma, já vómitos, dores de estômago horríveis, ficar no minimo um dia inteiro quase sem conseguir meter nada para dentro até deitar tudo para fora primeiro... Lá por não fazer diarreia não quer dizer que não estejam a dar uma valente dor de estômago aos vossos animais. Mas como eles não têm como se queixar...

Intolerancia à lactose é simples de entender, foi-me explicado quando descobri qual era, o que na altura pensavam, a minha "alergia alimentar". É a ausência no organismo de lactase a enzima que decompõe a lactose em glicose e galactose. A Lactose é um composto grande demais para ser absorvido pelo organismo e por isso é dividido nos seus componentes mais pequenos de modo a que estes possam ser absorvidos.
Na ausencia de lactase, a lactose não é mesmo absorvida pelo organismo e acaba por ter que ser expulsa.

Como já referiram há quem não tenha um grau tão grande de intolerância, eu por exemplo como queijo e iogurte sem qualquer problema. Leite só aquele 0% de lactose da Mimosa :) No entanto uma amiga minha só pode comer mesmo queijo de cabra, de resto é o fim do mundo lá dentro.
Talvez nos animais seja igual, alguns toleram mais que outros.

Acho que não vale a pena estar a dar leite aos animais... pelo que sei mais nenhum animal depois de adulto continua a beber leite... além de nós que tiramos o leite de outros animais para nosso consumo.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta jul 26, 2013 2:33 pm

O motivo pelo qual a intolerancia a lactose causa diarrei é meramente osmotico ja que a lactose ao não ser digerida leva a que a água seja "puxada" para o lumen intestinal. Os gases sao provocados pels fermentação bacteriana do açucar. Eu tambem sou intolerante à lactose e sao basicamente estes os sintomas. Os caes e gatos mesmo nao tendo diarreia podem experimentar desconforto intestinal grande devido à fermentaçao bacteriana e também acaba por nao ser muito agradavel para os donos as bombinhas de mau cheiro que suceden :twisted:
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

segunda jul 29, 2013 11:24 am

Eu também sou "meia" intolerante à lactose.
Digo "meia" porque vou bebendo leite e derivados, mas tenho problemas de barriga inchada e afrontamentos.
Vou intercalando com leite e iogutes 0% lactose, principlamente após altura em que abusei de lacteos.
Não morro , mas fico desconfortável. Por isso pode acontecer isso na mesma aos animais.
O "não lhes aconmteceu nada" é relativo, porque podem estar com dores de barriga e não dizem nada!
Responder

Voltar para “Cães”