Sou português no entanto vim ha meio ano viver para o Brasil com a minha namorada, temos um cocker spaniel inglês que veio de Portugal e agora um amigo nosso que é criador teve uma ninhada de Dobermans e ofereceu nos um que ninguém quis comprar.
Numa ninhada de pai Doberman e mãe Doberman (não sei se serão 100% puros) nasceram todas as crias com a aparência consoante a "registada" do Doberman, menos uma pequena femea (a que agora é minha), em que o focinho é preto, o que não é normal num Doberman penso eu.

Os pais dela...

É certo que houve um cruza em alguma geração não é?
Só quero saber por curiosidade, não deixamos de a amar por isso, é o nosso membro mais novo da familia

Agressividade
Outra questão é, o meu Cocker tem 6 meses, ele recebeu sem problema nenhum a Doberman, no entanto ela morde lhe as orelhas. Fui avisado para ter cuidado que o Doberman tem tendência para não gostar de outros animais e por vezes até pessoas de fora... quanto as pessoas de fora ainda não houve problema, agora quanto aos outros animais vejo muito agressividade, o que poderei fazer para combater este problema?
Obrigado e todas as dicas para cuidar corretamente da Doberman serão bem vindas...
PS esta semana vou ao vet com ela para saber se está tudo bem de saude.