Complemento para alimentação à base de carnes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vascomil
Membro Júnior
Registado: sábado set 24, 2011 12:05 pm

quarta jul 31, 2013 9:50 pm

Viva amigos,

O meu cão (Dogue de Bordéus) de há uns tempos para cá, começou a comer cada vez menos a ração que uso. Devido a isso comecei a introduzir arroz trinca e pedaços de frango e vaca cozidos com a ração, que o meu talho me fornece. Resultado, aspira as carnes (cozidas) e algum do arroz, mas a ração, essa só come se não conseguir evitar. A minha questão é simples, isto tem volta a dar? Tenho receio de abandonar a ração completamente porque acho que é mais "completa" em nutrientes que uma alimentação só à base de carnes e arroz. Mas como posso complementar as carnes e arroz de modo a que ele esteja corretamente alimentado e possa abandonar a ração já que ele a parece ter enjoado? O gosto com que ele come as carnes não realmente nada a ver com a ração, noite e dia pois claro...

Obrigado pelas vossas sugestões :)
VascoMil
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jul 31, 2013 10:29 pm

Boas...

Em minha casa os meus cães comem carcaça de frango crua! Mais nada!!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
vascomil
Membro Júnior

quarta jul 31, 2013 10:30 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Mas isso não significa uma brutalidade em quantidade? É que o meu cão tem 60 quilos...
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 10:32 pm

vascomil Escreveu:

Mas isso não significa uma brutalidade em quantidade? É que o meu cão tem 60 quilos...
Informe-se sobre a alimentação RAW... as quantidades nem são por aí além...
<p>Cumprimentos </p>
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 10:35 pm

<p>Cumprimentos </p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jul 31, 2013 11:39 pm

Uma fórmula simples é 15 g de carne (não precisa de ser bife do lombo) por cada quilo de peso do cão, misturada com metade do peso da carne em arroz e metade do peso do arroz em um ou dois vegetais de cada vez: couve (eu uso lombarda, mais fácil de digerir), cenouras, feijão verde, bróculos com as folhas.

Faz-se a panelona com isto tudo e dá-se dividido em duas ou três refeições.

Também pode e deve dar peixe, que igualmente não precisa de ser pescada do alto. Chicharro, carapau, sardinha, cavala, cabeças de salmão, etc.

Uma ou duas vezes por semana pode dar um ovo inteiro, cru ou cozido, alternando com queijo fresco sem sal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
vascomil
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 7:40 am

Floripes3 Escreveu:Uma fórmula simples é 15 g de carne (não precisa de ser bife do lombo) por cada quilo de peso do cão, misturada com metade do peso da carne em arroz e metade do peso do arroz em um ou dois vegetais de cada vez: couve (eu uso lombarda, mais fácil de digerir), cenouras, feijão verde, bróculos com as folhas.

Faz-se a panelona com isto tudo e dá-se dividido em duas ou três refeições.

Também pode e deve dar peixe, que igualmente não precisa de ser pescada do alto. Chicharro, carapau, sardinha, cavala, cabeças de salmão, etc.

Uma ou duas vezes por semana pode dar um ovo inteiro, cru ou cozido, alternando com queijo fresco sem sal.
Mas no seu caso a panelona leva as carnes? OU faz só o arroz e vegetais e complementa com carne não cozinhada? Estou a dois dedos de experimentar a alimentação crua. Faz-me sentido e o cão, come de modo tão diferente...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 01, 2013 10:12 am

Sim, cozo tudo junto. Ou melhor, primeiro a carne e depois o resto no caldo da carne.

Mas também dou carne e peixe crus, uma coisa não impede a outra.

Acho que se complica demasiado esta questão. O cão é essencialmente carnívoro, por muito que nos empenhemos em o transformar em omnívoro, como nós somos. Portanto, a base da sua alimentação é a carne, da qual retira tudo o que lhe é necessário, o resto é lastro para os intestinos. Só temos de ter presentes alguns princípios básicos de alimentação e dar-lhes de comer conforme a sua espécie precisa e não como pensamos que necessita.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quinta ago 01, 2013 2:00 pm

Veja aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
Como aqui a Kelly só carne crua... Carcaça de frango, miudos (coração/ figado) traqueia de boi, coração de boi, ovo, coelho.... Resultado: Deixei de correr para o veterinário :) Santa carne crua :D
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 01, 2013 5:33 pm

Tdias72 Escreveu:

Veja aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
Como aqui a Kelly só carne crua... Carcaça de frango, miudos (coração/ figado) traqueia de boi, coração de boi, ovo, coelho.... Resultado: Deixei de correr para o veterinário :) Santa carne crua :D
:lol:
vascomil
Membro Júnior

sexta ago 02, 2013 1:52 pm

Pois decidi avançar com a alimentação à base de carne com ossos (50%) e arroz e vegetais (50%). Como o cão está ali pelos 60 kg e magro (operação a uma perna) custava-me imenso ele comer pouco e não estar a recuperar sequer o musculo.

Formula em teste durante 1 mês -

350g de carne crua com 150g arroz trinca com vegetais passados no arroz, duas vezes ao dia.
1 iogurte natural por semana
1 ovo cru por semana

Vamos ver o progresso do peso, energia e musculo no bicho.

Uma coisa já mudou, a sua vontade de comer, apesar de mastigar bem os pedaços de carne e ossos, aspira tudo num instante e parece sempre querer mais. Com a ração era o desespero, sempre a correr atrás dele para comer...

Vou manter o pessoal informado.

Fica a foto do "Dogue" onde se nota que está magro demais :)
Imagem[/img]
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 2:20 pm

vascomil
Membro Júnior

sexta ago 02, 2013 2:28 pm

Adicionado! :)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta ago 02, 2013 3:03 pm

Eu não faria 50%-50%. Aí uns 70% de carne e de resto arroz e legumes.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta ago 02, 2013 3:08 pm

ReginaVieira Escreveu:Eu não faria 50%-50%. Aí uns 70% de carne e de resto arroz e legumes.

Exactamente, se possível o arroz fosse colocado de molho e muito bem cozido até ficar papa, os vegetais também bem cozidos e a carne crua.
Responder

Voltar para “Cães”