Golden Retriever sozinho em casa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta mar 03, 2004 7:58 pm

É como tudo cada cão é um caso, e exitem raças mais dependentes do que outras.

Agora não se poder deixar os cães sozinhos enquanto se vai trabalhar é demais! Eu concordo com o PauloC Tirando exepções de alguns cães que realmente não gostam de estar sozinhos, com os outros é uma questão de habito e educação.

A minha Yorkie tem 9 meses, está lá em casa há mais de 7 meses, fica sozinha mais de 8 horas, para grande pena minha minha que preferia ficar em casa a brincar com ela e fazer-lhe companhia, mas as contas têm de ser pagas incluindo a do veterinário, ração e afins. Nestes 7 meses sempre que chego a casa depois de estar fora mais de 1 hora está a dormir! Sempre! Mas foi habituada desde o ínicio...
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta mar 03, 2004 8:10 pm

Boa Noite,

Vou apenas dar o meu testemunho que espero que lhe sirva de ajuda.
A Mel "apareceu" na minha vida com mês e meio de vida, quando eu estava longe de adoptar um cachorrinho. Nos primeiros dias, e como era Agosto, levei-a comigo para o escritório. Mas após uma semana começou a ficar sozinha em casa. Vinha a casa à hora de almoço, durante aproximadamente um mês, e nos inicios de Setembro deixei de o fazer, devido a questões profissionais.
A Mel nunca sofreu de problemas de separação, não ladra, não chora nem gane durante o dia. Aliás, quando questionei os meus vizinhos se a cachorra os incomodava durante o dia a resposta foi: " mas eu nem sabia que tinha uma cadelita!" ;)
Hoje com quase 9 meses, continua a ficar sozinha em casa durante todo o dia e quanto às necessidades os jornais continuam lá para o xixi do meio-dia.
Entretanto adoptei também uma gatinha pois assim fazem companhia uma à outra e são amigas inseparáveis.
Como é óbvio, e como qualquer dono, gostaria de passar mais tempo com as minhas meninas, mas neste momento é impossível. Se sinto um peso na consciência? Não. E porquê? Porque sei que o tempo que passo com elas é de qualidade, de companhia e de brincadeira. Tento sempre que possível (e quando o tempo o permite) ir com a Mel à praia, dia sim, dia não, deixo de me ausentar de casa à noite para estar com ela, ou então ela vem comigo! ;)
Quando se assume um compromisso com um companheiro é para toda a vida!
Mas, vou repetir, com o risco de me tornar maçadora, é a qualidade do tempo que passamos com eles que interessa e não a quantidade.
E podem perguntar a quem quiserem: a minha cadela é feliz!
Ah! E a minha cadela é uma golden, meiga, "cola" e hiperdependente da dona.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 03, 2004 8:51 pm

Também me parece que foram ditas aqui - vão-me desculpar - uma série de disparates.

Em que mundo é que vivem ?
Hoje em dia toda a gente trabalha e, normalmente, a horas de casa.
Vão deixar de ter cão por causa disso ?

Não podem estar com eles de dia, estão de noite.
Do vosso ponto de vista só uns raros teriam cão.

Claro que todos tentamos minorar os efeitos da solidão.
Eu aconselharia outro animal - cão ou gato.

Uma varanda, um quintal, enfim, uma vista para a rua, também ajuda.

E grandes passeios em chegando a casa (exercício é preciso para diminuir a destruição e a agitação do animal - e faz bem aos donos, também).

Também me disseram que depende das raças.
Uma senhora que tem um irish woulfhound (não sei se se escreve assim) que é um cão enorme, disse-me que ele dorme todo o tempo e não mostra especiais sinais de ansiedade.

Claro que concordo com o Paulo.
Claro que vivemos num mundo longe do ideal onde aqueles de quem mais gostamos estão longe de nós a maioria do tempo (o conjuge, os filhos, os pais, os cães...).
Tentamos compensar este afastamento com tempo de qualidade, tempo de atenção, tempo para as necessidades do outro.
Que mais podemos fazer ?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 03, 2004 9:21 pm

Não consigo fazer com que ela deixe de roer uma tampa de plástico da ficha da televisão. Isto por muito que a tente habituar a ficar sozinha, por mais brinquedos que lhe deixe espalhados, guloseimas escondidas, não lhe ligar quando chego, etc., etc.
a vet disse para eu ir deixando o max fechado, progressivamente num local onde não vai habitualmente. começou pelos 5 minutos e uma vez só lembrei que não estava na sala, porque lhe quis fazer festas e não o vi :oops: ajudou a reduzir o stress e a ansiedade. já não choraminga quando saio.
quanto ao resto, basta eu virar costas 1 segundo. quando volto, parece que fui á china.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta mar 03, 2004 11:21 pm

aisd Escreveu: Também me parece que foram ditas aqui - vão-me desculpar - uma série de disparates.

Em que mundo é que vivem ?
Hoje em dia toda a gente trabalha e, normalmente, a horas de casa.
Vão deixar de ter cão por causa disso ?

Não podem estar com eles de dia, estão de noite.
Do vosso ponto de vista só uns raros teriam cão.

eu se não me engano vivo no seu mundo e nunca deixo os meus cães sózinhos mais do 1 hora seguida fechados em casa que se ñ me engano é aquilo que estamos a falar !
em relação ao yorkie se eu tivesse um tambem não me importava de o deixar sózinho em casa , era capaz era de meter uns ratos por lá espalhados para ele se entreter , já que é a utilidade dele !
mas o que nós estamos a falar é de um retrivier fechado num apartamento , e um retrevier meus amigos por muitas voltas que deêm é um cão de caça ñ um peluche para enfeitar a ponta da trela nos passeios dominicais ao domingo com a famelga !
assim como o galgo irlandês que é uma raça que deve viver no campo e em espaços abertos para fazer bastante exercicio !

mas pelos vistos isto é mais " se eu sou feliz é óbvio que o meu cão é feliz senão já tinha recebido uma carta do sindicato dos cães ou coisa que o valha " ou então pior " se ele está sempre a dormir é porque ñ precisa de exercicio " .

há para aí tantos caniches , yorkies e afins porque carga de água é que insistem em raças de caça ? só pela moda ?

Nelson
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta mar 04, 2004 5:03 am

Meu caro Nelsonk,

a maioria dos cães de caça raramente veêm o dono.
Não estou a falar de caçarretas, mas de caçadores.
Os cães estão nos canis, lá na terra, são bem tratados, tem outros cães, mas ver o dono...muitas vezes, só quando há caçadas.
Sempre foi assim.

Na casa dos meus avós, cão não entrava em casa.
Nem ninguém lhes prestava muita atenção, excepto quando era para cumprirem a sua missão.
A minha avó havia de se rir com isso de não deixar o cão sózinho mais do que 1 hora.
Claro que havia sempre pessoas por ali mas ninguém pensava nisso de os deixar sózinhos - pois não ficavam com os outros cães ?

O principal problema dos cães, hoje em dia, é o excesso de atenção dos donos - não é bom para eles.
É a humanização dos cães - não é natural.

A maioria das raças tem a sua função.
Isolá-los dessa função é possívelmente o maior dano que lhes fazemos.

Mas, mesmo no passado, o cão de caça não estava sempre a caçar.
E que faziam entretanto ?
Iam fazendo a sua vida e pode ter a certeza que não andavam coladinhos aos donos para todo o lado.

Cão é cão.
Necessita de exercer a sua função, de alguma atenção, de cuidados, mas o que ele não precisa é de ser uma espécie de compensação para as carências humanas.

Na medida do possível temos de dar aos cães (no mundo anti natural em que vivemos) uma parte da realidade do mundo em que deviam viver.
Não do mundo que sonhamos para nós, mas do mundo deles.

Exercício, oportunidades para correrem e cheirarem, brincarem com outros cães e pessoas, roerem, o máximo de liberdade possível e independência.

Nesse aspecto as escolas de treino fornecem um sucedanêo bastante bom (acho eu de que...).

Mas, melhor mesmo, quando se tratam de cães de caça é bastante exercício, se possível soltos.
Tem uma grande necessidade de cheirar e pesquisar.
Deixá-los.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta mar 04, 2004 9:25 am

ó aisd leia o que eu escrevi depois volte a ler o que escreveu e veja se ñ acabou de me dar razão ! é que estar num canil ao ar livre é uma coisa estar num apartamento é outra completamente diferente minha cara !
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta mar 04, 2004 9:58 am

Eu percebo o que quer dizer, apenas acho que há algum exagero quando se declara que nunca venderiam cães a quem os deixa 8 hrs por dia sózinhos - note-se que não se diz se tiverem 1 quintal, se houver outro cão, nada... - é radical.

Eu acho que tudo depende do conjunto das condições que existirem - um grande terraço ou uma grande varanda, a companhia de outro animal, a visita da empregada, o empenho dos donos em passeá-lo, etc, etc.

Houve aqui um forista que adquiriu um rott a um criador que fez questão de visitar o apartamento dele antes de o vender (fez muito bem - o apartamento era grande e dava espaço suficiente para o animal se mexer à vontade).
Depois o forista arranjou um gato para lhe fazer companhia.

E com os treinos, os passeios regulares e a presença do dono à noite, é concerteza um cão mais feliz que muitos que dispõem de quintais ou estão em canis.

Tudo é relativo e sobretudo depende do dono - até que ponto quer que o seu animal seja feliz e equilibrado, até que ponto está disposto a alienar algum do seu conforto e regalias por causa dele.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 10:05 am

Eu penso que por vezes andamos às cabeçadas uns com os outros, sem necessidade nenhuma.

O facto de existirem tantas raças caninas, tem a ver acima de tudo, com uma selecção funcional.

Assim, eu penso que quem queira um cão para estar sózinho 8-10 horas dia fechado num apartamento, deve escolher uma raça de companhia, é para isso que elas foram seleccionadas e muitas provávelmente não desenvolverão grandes traumas por causa disso. (Eu penso que isto era também o que o NelsonK estava a querer dizer).

É claro que nos tempos que correm, as funções originais dos cães estão a desaparecer, mas nós como donos devemos tentar minorar todos os efeitos nefastos da vida moderna.

Como exemplo eu posso dar a minha raça (porque é onde tenho experiência, e é aquela que eu conheço bem). Eu não aconselho ninguém a ter um Basset Hound nestas condições, é um cão de matilha e como tal não se dá bem com a solidão (mas seja num apartamento, ou ao ar livre). O resultado de forçar um cão destes a viver assim, pode ser prejudicial para o animal e para o dono, conheço inclusive muitos que tiveram que ser dados a postriori devido ao dono não ter sido avisado disto a altura da aquisição do canito. Agora, é um cão de matilha e como tal a companhia não tem que ser necessáriamente a do dono. É um problema que pode ser fácilmente ultrapassável com outro animal, cão ou gato. Agora se não tiverem dispostos a terem 2 animais em casa, e se tiverem as tais 8-10 horas ausentes, por favor não tenham um Basset Hound (penso que o mesmo se passará com inumeras outras raças).

Espero ter sido explicito no meu ponto de vista.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 10:15 am

aisd Escreveu: Eu percebo o que quer dizer, apenas acho que há algum exagero quando se declara que nunca venderiam cães a quem os deixa 8 hrs por dia sózinhos - note-se que não se diz se tiverem 1 quintal, se houver outro cão, nada... - é radical.
Se se estava a referir a mim, o que eu disse foi:
casadotrevo Escreveu: Eu não tenho experiência com Goldens, mas posso dizer-lhe que com essa condicionante, eu nunca venderia-lhe um cachorro (dos meus, claro).

Mas já pensou na hipótese de lhe arranjar também outro animal para companhia ?
Parte-se do principio, que sózinho implica não haver outro animal nem visita de empregada, certo. Aliás eu até resalvei o factor "outro animal".

Aliás no meu último post descrevo exactamente tudo o que penso, se é radical ou não é comigo e com a minha consciência, eu penso que não se deve ter um animal porque se quer, mas sim porque se pode.

E aínda há o facto de eu achar que sou o primeiro responsável pela qualidade de vida que os meus cachorros irão ter, e por isso ser minha obrigação tentar escolher a melhor situação para eles, por isso ... ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
rsanto
Registado: quarta mar 03, 2004 3:19 pm

quinta mar 04, 2004 10:24 am

Bom dia a todos.
Obrigado pela quantidade de respostas.
Eu não expliquei mas o cão não fica num apartamento. Tenho uma moradia mas, como é óbvio, a cadelita vai ter que ficar dentro de casa durante uns mesitos, ou seja, é como se fosse um apartamento :( .

Eu moro em Azeitão e trabalho em Lx, logo, vou ter que fazer um esforço adicional a hora de almoço para ir visitar a cadelinha e dar-lhe/receber um pouco de "quality time" (desculpem o americanismo).

Obrigado
rsanto
Registado: quarta mar 03, 2004 3:19 pm

quinta mar 04, 2004 10:24 am

Bom dia a todos.
Obrigado pela quantidade de respostas.
Eu não expliquei mas o cão não fica num apartamento. Tenho uma moradia mas, como é óbvio, a cadelita vai ter que ficar dentro de casa durante uns mesitos, ou seja, é como se fosse um apartamento :( .

Eu moro em Azeitão e trabalho em Lx, logo, vou ter que fazer um esforço adicional a hora de almoço para ir visitar a cadelinha e dar-lhe/receber um pouco de "quality time" (desculpem o americanismo).

Obrigado
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 10:29 am

Caro Nelsonk,
Pode até ser que o cão em causa esteja num apartamento, mas onde é que você leu isso? Será que a mim me escapou?
A única coisa que eu li foi isto:
Olá a todos.
Estou a pensar adquirir uma cadelinha Golden com 2 meses.
A minha adúvida prende-se com o facto de ela ter que passar umas 8 horas sozinha neste periodo inicial?
Ora eu aqui não vejo nada a dizer que o cão vai ficar fechado em lado nenhum, e muito menos num apartamento. Apenas se pergunta, e a questão (à qual respondi) era esta, se há problema em um cão ficar sozinho 8 horas!!! Pelo que aqui está, pode até ser ficar sozinho numa quinta com 50.000 hectares!!!
Na verdade é diferente o cão estar num apartamento ou numa herdade alentejana ( eu não sei onde está!), mas não foi essa a questão apresentada e não percebo em que é que a minha resposta, na medida em que respondi à questão da 8 horas, tem a ver com as suas objecções!!

Mas já que falou nisso, posso dizer-lhe que existem muitas raças que originalmente foran criadas para caça e actualmente pouco têm a ver com essa função. Tornaram-se cães de companhia, e nessa base adaptam-se e têm os mesmos problemas que qualquer outro cão. Quando se fala em cães em apartamentos não devemos tomar por exemplo o caso do bobi que fica toda a vida fechado na varanda ou que vem à rua 5 minutos por dia para fazer o xixi e o cocó à porta do prédio. Esses são maus exemplos, e tantos os há em apartamentos como em casas com quintal ou grandes herdades. Quantos de nós não estão familiarizados com a imagem do cão que vive numa quinta mas passa a vida toda atado a um bidon metálico com uma corrente de um metro? Seja em quinta ou em apartamento, o importante é proporcionar ao cão as melhores condições possíveis. Se me pergunta se é melhor um cão estar num apartamento ou numa casa com um jardim enorme, eu respondo-lhe de imediato que em iguais circunstâncias de tratamento por parte dos donos o Jardim é bem melhor! Mas quantos de nós não prefeririam viver num casarão e estamos limitados a um apartamento? ter o "Ideal" nem sempre é possível, mas não é por causa disso que deixamos de viver "bem"! É por isso que não me choca um cão viver em apartamento, desde que lhe sejam dadas determinadas condições. Designadamente, um espaço dentro da casa que ele possa considerar seu, a possibilidade de conviver livremente e interagir a todo o momento com os donos e a familia, bastante exercicio diário, brincadeira e grandes passeios. Se possível, desenvolver actividades regulares com o cão que possibilitem que o cão faça aquilo de que gosta.

Falando em cães de caça, não faço ideia se conhece caçadores, mas há-os de todos os generos. Isso vê-se também na forma como tratam os cães. Por esta razão, temos desde o caçador que trata os cães com carinho e respeito até aqueles que os tratam como mais um utensilio de caça. Mesmo entre os primeiros, é comum os cães de caça viverem fechados em canis bem mais pequenos que um apartamento e fechados durante bem mais de 8 horas seguidas. Só saiem do canil esporadicamente para as actividades de caça.....às vezes com intervalos de tempo de meses. Já terá visto concerteza aquelas matilhas de cães das caçadas inglesas a cavalo....por acaso acha que aqueles cães quando não estão a caçar ( o que não acontece concerteza todos os dias, todas as semanas ou mesmo todos os meses) estão a passear todos soltos alegremente na propriedade do dono? Claro que não ;) Estão fechados em canis.
Atenção que eu não tenho nada contra canis, apenas acho que não é a falta de um quintal que deva impedir uma pessoa de ter um cão. Mais importante que isso será a falta de tempo para estar com o cão, para lhe porporcionar exercicio e dar a atenção que ele precisa.

Abraços
Paulo C.
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quinta mar 04, 2004 10:39 am

Vão-me desculpar, mas tenho a sensação que li num tópico (não há muito tempo) que os labradores (ou Golden?) se dão bem em apartamento e não se importam de ficar sozinhos, desde que tenham o seu passeio diário. Estarei enganada?
Então para quê esta confusão toda? Porque é que o Nelsonk está tão "irritado"?

Eu conheço uma labradora que fica o dia inteiro sozinha com uma gata e é perfeitamente feliz. O meu cão, que é um cruzamento de 2 raças de caça, já teve que ficar 8 horas por dia sozinho em casa e não morreu por isso, nem deixou de gostar mais de nós. Por acaso agora já pode andar com o meu marido para trás e para a frente, porque se não ia continuar a ficar sozinho em casa. Concordo plenamente com o que foi falado sobre a qualidade do tempo passado com eles.
Quando o meu tinha que ficar sozinho, eu ia todas as noites com ele, para a praia, jogar com o frisbee durante 1 ou 2 horas. Ele adorava!!

Acho que não é preciso dramatizar tanto a questão de ficarem 8 horas sozinhos. Afinal, deve ser o que acontece a 90% dos cães que temos em casa ou no quintal.
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quinta mar 04, 2004 11:38 am

Olá a todos!

Também tenho andado um pouco preocupada com o assunto que estão debater.....tenho um Golden, o Simão, que está lá em casa há 5 meses, inicialmente fiquei preocupada com facto dele passar algumas horas sozinho.

Mas, como ele foi logo habituado a isto desde o inicio penso que já se habituou, já fez alguns estragos como seria de esperar mas pouco a pouco as coisas têm vindo a melhorar.

Felizmente trabalho perto de casa (+ ou - 5 m) e na hora do almoço vou a casa o Simão já se habituou a esta rotina, porque afinal quem não trabalha hoje em dia?

Os animais adaptam-se à rotina dos donos, é preciso é sentirem que são amados e mais tarde serem recompensados pelo tempo que passaram sozinhos.

O Simão é um cão feliz, no final do dia brinca imenso connosco e é muito mimado, mas sente quando não estamos bem (por ex: quando a minha filhota esteve doente passou o dia todo junto dele e nem sequer queria brincar) fiquei impressionada!Mas também é um bocado ciumento, se dou um carinho à piquena ele vem logo ter comigo e começa a puxar-me pra brincar também com ele.

Neste momento estou a pensar em arranjar companhia para o Simão, não tanto para ele não se sentir sozinho, porque penso que ele não sofre de solidão, mas mais porque gostava de ter um cão de outra raça que "guardasse" um pouco a casa...e o Simão!
Seria também um amigo para o Simão.

Se as pessoas deixassem de ter animais pelo facto de terem de os deixar sós algumas horas durante o dia então penso que ninguém teria um cão em casa....mas também depende um bocado da personalidade dos animais mas penso que no geral os animais mais tarde ou mais cedo se adaptam à rotina dos donos.
Responder

Voltar para “Cães”