Policia e transporte de cães no carro.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dreyls
Membro Júnior
Registado: terça set 28, 2004 1:58 pm

quarta ago 14, 2013 11:04 am

Boas

A nível legal como é feito o transporte de cães? Pelo que percebi na lei não vem especificado quais as condições exactas para o transporte de animais de companhia.

A Dynai tem um cinto (peitoral) próprio para ela, mas fomos parados pela polícia que nos disse que ela tinha de vir dentro de uma transportadora ou tínhamos de comprar uma grelha para pôr no carro!!

Alguém por dentro do assunto que me consiga elucidar?
Obrigada
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta ago 14, 2013 11:27 am

os meus animais andam com um cinto de segurança que é preso no mesmo lugar que os nossos - desta forma podem viajar

os meus são iguais a este

http://www.tiendanimal.pt/cinto-seguran ... -1474.html
Última edição por sofiaabreulopes em quarta ago 14, 2013 11:31 am, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta ago 14, 2013 11:30 am

Dreyls Escreveu: A nível legal como é feito o transporte de cães? Pelo que percebi na lei não vem especificado quais as condições exactas para o transporte de animais de companhia.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta ago 14, 2013 11:35 am

eu não ando com caixas nem grelhas, é o peitoral com o cinto.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Dreyls
Membro Júnior

quarta ago 14, 2013 11:39 am

sofiaabreulopes Escreveu:os meus animais andam com um cinto de segurança que é preso no mesmo lugar que os nossos - desta forma podem viajar

Exacto, a Dyani tem um cinto destes também...mas o excelentíssimo senhor polícia nem sabia o que era!!!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta ago 14, 2013 1:30 pm

Para variar, o policia informou-a mal porque desconhece a lei.

Já ontem um vizinho meu foi abordado pela policia por soltar a sua cachorra de 4 meses num parque (sim, isto é de facto ilegal) que logo o informou que tinha de vir sempre de trela e que se fosse PP era açaime e trela.
No meio disto deu como exemplo duas raças PP: pastor alemão e boxer :roll:
E ainda disse que a cadela nunca poderia andar solta, o que é falso pois legalmente pode andar solta se tiver açaime (embora ache esta solução má).

Sim, a policia anda muito bem informada... se calhar o melhor a fazer é andarmos todos com a legislação atrás, já sublinhada nas partes relevantes, para presentear aos policias quando saem com estas barbaridades. :roll:

Eu quando viajo também levo o meu cão preso por cinto de segurança próprio, por acaso não tenho peitoral próprio mas legalmente basta que o cão não consiga atrapalhar o condutor. Agora como garantimos isso, tal como diz, não está especificado na lei.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta ago 14, 2013 1:53 pm

os meus animais andam com um cinto de segurança que é preso no mesmo lugar que os nossos - desta forma podem viajar

Muito bom. Não sabia dessa não.
Sim, a policia anda muito bem informada... se calhar o melhor a fazer é andarmos todos com a legislação atrás, já sublinhada nas partes relevantes, para presentear aos policias quando saem com estas barbaridades.
Já andei a pensar nisso já. Tirar fotocópia e cada vez que sair á rua com eles, andar com a folha dobrada no bolso.
Dreyls
Membro Júnior

sexta ago 16, 2013 11:04 am

Olhem que não sei se não irei fazer isso mesmo, andar com a legislação...
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sexta ago 16, 2013 2:48 pm

Dreyls Escreveu:Olhem que não sei se não irei fazer isso mesmo, andar com a legislação...
Mas parece que para muitos deles, precisam de ser informados, cada vez que formos abordados!
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta ago 16, 2013 3:19 pm

Já fui mandada parar numa operação stop e nem ligaram ao cão. Perguntei duas vezes como é que deveria transportar o meu cão (ele ia com cinto) e o polícia não me soube responder, foi perguntar a outro colega e fui informada que bastava o cão não conseguir incomodar o condutor, isto é, não podia conseguir chegar perto nem atrapalhar a condução.
No entanto acho que a lei fala em caixas transportadoras mas não tenho a certeza.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

sexta ago 16, 2013 3:49 pm

encontrei este artigo no site do Hospital Veterinário da Maia que parece estar actualizado...

"Transporte de Animais em Automóveis

O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, estes devem ser considerados como carga.

A lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução. Isto é, um animal pode ser transportado como o proprietário achar mais conveniente, desde que não afecte o condutor ou a visibilidade do mesmo. A multa por incumprimento vai desde 60 a 600 euros, consoante os casos. Não é necessária licença especial para o transporte de animais de estimação. Se viajar de carro para outro país, consulte o código da estrada do país em questão.

Em caso de acidente os animais estão sujeitos aos mesmos perigos de impacto que os outros ocupantes e existem soluções eficazes no mercado para um transporte seguro dos animais.

Para todos os animais:

Caixa Transportadora - A forma mais estável de transportar um animal é recorrendo a uma jaula ou contentor próprio. Desta forma evita que os animais consigam deslocar-se no carro de um lado para o outro ou ter algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.
Para cães:

Cinto de segurança – O cinto de segurança para cães é uma espécie de trela que faz a ligação entre o peitoral ou coleira e o local onde se insere o cinto de segurança. Em caso de acidente o peitoral é mais seguro evitando o estrangulamento.
Rede ou grelha divisória – Muitos cães são transportados na mala do carro. Existe uma rede, mais frágil, ou grelha, mais resistente, que se coloca entre o porta-bagagens e a parte dos bancos traseiros para evitar que o cão possa ser projectado para a frente. Geralmente coladas com ventosas, teste primeiro a segurança que oferecem em relação ao porte do cão que possui.
código da estrada artigo 56º"
Responder

Voltar para “Cães”