COLEIRAS DE ESTRANGULAMENTO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta ago 23, 2013 2:05 pm

Eu respondo sempre que assim o entender e sobretudo, se a sua típica mania de generalizar e meter tudo no mesmo saco, me incomodar.
Força, be my guest :wink: Folgo em saber que está atento ao que eu escrevo :)
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 23, 2013 2:08 pm

PauloSantos1 Escreveu:
LFGomes Escreveu: São cães que exigem alguns cuidados especiais, sem duvida, mas ha por aí muita conversa de exageros injustificados, não vamos generalizar.

Estava exactamente a escrever isso.

Mas diga-se que são os donos dos Bulls que, em boa parte, transmitem esta imagem errada e exagerada de cão "doentinho"
De acordo.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta ago 23, 2013 7:34 pm

eu acho que intimidam muito mais aqueles cães com correntes pesadissimas, com coleiras gastas e um vinco da coleira no pêlo (indicios de um cão à corrente), do que propriamente fotografias de pit bulls e primos bem tratados e com coleiras ou peitorais com picos!

mas isso sou eu, que sou esquisita...
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado ago 24, 2013 10:37 am

PauloSantos1 Escreveu:
lds6 Escreveu:
É essa a questão. Se é para usar a estranguladora apenas "em função de coleira", então qual é a sua grande vantagem em relação a uma coleira regular? Era isso que gostava que me explicassem.
Para mim é óbvia a vantagem e só quem nunca viu um cão dar 2 passos atrás e livrar-se da coleira, não a compreende.
Já vi, claro. E sempre, sem excepção, porque a coleira estava mal colocada. Mas bem, admitindo que existem muitos houdinis por ai fora, há mais alternativas à coleira regular para além da estranguladora.
Mais importante que estranguladora, peitoral ou lá aquilo que for, é a consciência de quem está na outra ponta da trela.

Não serei certamente caso único a ter assistido a cães serem arrastados e puxados violentamente, usando apenas uma simples coleira.

Isto é melhor que, um dono consciencioso utilizar no seu cão uma estranguladora ?
Isso já se sabe, Paulo. A mesma mão que usamos para fazer festas e dar comida aos nossos cães, muitos usam para outros fins. Já se sabe. Mas estamos numa discussão objectiva acerca de funcionamento de certos instrumentos existentes. Ninguém (ou praticamente ninguém) está aqui a dizer que quem usa estranguladoras é melhor ou pior do que os outros. Logo, não vale muito a pena levar para esse campo.

Vejo muita gente a demonizar o uso de certos instrumentos e a conotá-los com tortura. Acho errado. Mas também vejo muita gente a quem essa demonização e conotação dá jeito, porque partem daí, e apenas daí, para a a sua argumentação. Acho limitativo.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado ago 24, 2013 11:10 am

PauloSantos1 Escreveu: A segurança que tenho na estranguladora enquanto meio de contenção mais eficaz, é exactamente na função de encurtar o diâmetro e evitar que, em situações imprevistas, o cão escape.
Pronto. O encurtar o diâmetro é justamente a função da estranguladora "enquanto estranguladora". O cão puxa, dá uma guinada, descontrola-se, etc.... e a coleira-estranguladora aperta. E, quanto aperta, tem exactamente a função/funcionamento que eu já tinha referido atrás.
Esse "aperto" é exactamente o mesmo que acontece quando se usa a estranguladora como instrumento de correcção de comportamentos. Com a diferença de que neste último caso, é possível controlar-se as variáveis e o ambiente, e impedir que haja condicionamentos indesejados entre o uso da estranguladora e estímulos terceiros.
Eu não uso estraguladoras; nunca precisei delas para controlar os cães com que lidei. Isso vale o que vale. Mas outras pessoas que usam estranguladoras reconhecem este perigo de condicionar classicamente o cão perante os estímulos do dia-a-dia.

Bom. Isto já vai longo e já se percebeu, em geral, a posição de cada um; para resumir a minha irrelevante posição neste tema:
- uma estranguladora define-se por apertar o pescoço do cão; não vale a pena falar de outros usos, pois estes não definem nem diferenciam a estranguladora de outros instrumentos;
- esse aperto tem um efeito de sufoco; ele pode ser muito breve, e ninguém está a dizer que se vai matar o cão, ou torturá-lo; mas o que acho inegável é que esse sufoco é aversivo; no objectivo de controlarmos o cão, estamos a efectuar estímulos aversivos simultaneamente;
- para além da questão da aversividade infligida, existe o perigo adjacente de promoção de associações indesejáveis, motivo pelo qual muitos profissionais e amadores cultivados que usam a estranguladora, apenas o façam em ambientes controlados.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado ago 24, 2013 11:45 am

Eu uso a estranguladora precisamente pela sua polivalência:

- bloqueada funciona como uma coleira normal;
- como estranguladora funciona em situação de treino;

Usá-la como estranguladora em situações do quotidiano parece-me um procedimento incorrecto. Há que treinar antecipadamente os comportamentos específicos que nos permitam um controlo do cão no quotidiano. Em situação de treino, uso estranguladoras ou colar de bicos.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado ago 24, 2013 11:45 am

repetio
Responder

Voltar para “Cães”