Preciso de uma (GRANDE) ajuda pff

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FilipaAni
Membro
Registado: sábado ago 17, 2013 7:05 pm

quarta set 04, 2013 2:18 pm

Ola muito boa tarde

Como o nome do topico indica preciso de uma grande ajuda vossa, seja em conselhos, dicas e criticas.
O meu Salvador que completa este mês 4 meses costuma estar na cozinha, que tem acesso diretamente para o jardim sempre que quiser. Mas aos poucos e porque quero um cao que ande pela casa sem estar 'preso' a duas divisoes, desde os tres que o tenho colocado muitas vezes comigo na sala. O instinto dele ou è deitar se debaixo da mesa da sala para mordiscar o tapete, ou è por vezes tentar ( e ja consegue) saltar para o sofa. Ate aqui tudo bem, um valente 'nao' para ele nao saltar e o assunto fica resolvido.
Agora quando se coloca debaixo da mesa è que è do piorio! Quando o chamo e mando-o de volta para a cozinha nao sai de la, ladta, anda as voltas de baixo da mesa para nao o apanhar. Hoje e ontem foi horrivel agarrei lhe pela coleira (sem o magoar) e ele rosnou e tentou morder me e nao nao era para brincar. Imobilizei o de forma a nao me morder e a acalmar se depois de passar uns bons 5 minutos nesta posicao e sempre a rosnar e a mostrar os dentes la parou e quando vi o corpo relaxado soltei o lentamente e voltei a manda lo para a cozinha, ele voltou a fugir para debaixo da mesa e voltei a repetir o processo todo de novo. Ontem e hoje tem sido assim, e o que me preocupa è que se eu deixa se ele iria mesmo morder-me! Com o meu namorado a coisa muda de figura, ele manda o para a cozinha num tom mais firme e ele vai logo com o rabinho entre as pernas.
Eu acabei por desistir e por ir buscar uma guloseima para ele entrar na cozinha. Sei que a atitude nao è esta mas nao sabia se estava a agir bem e fiquei exausta.
Alguem ja passou por isto?
Preciso de conselhos por favor!

Obrigada e desculpem o testamento.
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

quarta set 04, 2013 6:30 pm

Olá :)
Um cachorrinho teimoso hihi
É normal na idade, ele está a tentar ver até que ponto pode ir com vocês e o que pode fazer, e até que ponto pode fazer.
Na minha opinião de uma dona de uma cadela também assim, estava a fazer muito bem, apanhar o cachorrinho na hora e educa-lo na hora.
Quando tira um cão de um sitio que não pode estar, ou tira uma coisa que ele não pode brincar, tem de lhe mostrar o que ele pode fazer.

Imagine o cão estar de baixo da mesa, tirar o cão de lá, depois ele começa a morder o tapete e tira-o de lá, depois vai fazer mais alguma coisa (pq é uma fase de descoberta) ele vai pensar "mas afinal o que é que eu posso fazer? onde é que eu posso estar?

Mal o chame a atenção, mostre logo o que ele tem que fazer, e de um comando para isso, por exemplo: em vez de o tirar você tente que ele saia sozinho, com um "Sai" para isso acontecer vai ter de lhe mostrar o que quer dizer SAI, os cães aprendem de maneira diferente, mas se juntar a palavra a um gesto aprendem mais rápido. Mas mal ele note o que quer diga para onde quer que ele vá, mostre o caminho: por exemplo com o dedo, se ele não sair comece a tentar forçar o sai com o seu corpo invadido o espaço onde ele esta, como se o empurra-se sem o tocar continuando a apontar para o sitio que quer que ele vá, mas dizendo a palavra "Vai" mais tarde vai conseguir dizer vai para a sala, vai para a cozinha... o que quiser.

Quando o roer o tapete, eu fiz uma coisa muito simples, como a minha cadela andou logo pela casa toda, tirei os tapetes todos, agora tenho metido os poucos, e tem resultado.

Dar guloseimas nesses casos, para ele é o mesmo que dizer: que bom não sais-te quando eu mandei, muito bem!

Não será isso que quer...

Um treinador disse-me que "cães teimosos, são teimosos por serem muito inteligentes, temos de ser mais teimosos que eles para mostrar quem manda".

Não desista de o educar, ele tem de a obedecer, e se não o fizer agora não vai conseguir mais tarde, porque se não te paciência agora, imagine mais tarde :)

força e boa sorte
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta set 04, 2013 7:16 pm

e sem paciência e um cão agressivo, o destino está à vista
FilipaAni
Membro

quarta set 04, 2013 8:06 pm

Scarlet3 Escreveu:Olá :)
Um cachorrinho teimoso hihi
É normal na idade, ele está a tentar ver até que ponto pode ir com vocês e o que pode fazer, e até que ponto pode fazer.
Na minha opinião de uma dona de uma cadela também assim, estava a fazer muito bem, apanhar o cachorrinho na hora e educa-lo na hora.
Quando tira um cão de um sitio que não pode estar, ou tira uma coisa que ele não pode brincar, tem de lhe mostrar o que ele pode fazer.

Imagine o cão estar de baixo da mesa, tirar o cão de lá, depois ele começa a morder o tapete e tira-o de lá, depois vai fazer mais alguma coisa (pq é uma fase de descoberta) ele vai pensar "mas afinal o que é que eu posso fazer? onde é que eu posso estar?

Mal o chame a atenção, mostre logo o que ele tem que fazer, e de um comando para isso, por exemplo: em vez de o tirar você tente que ele saia sozinho, com um "Sai" para isso acontecer vai ter de lhe mostrar o que quer dizer SAI, os cães aprendem de maneira diferente, mas se juntar a palavra a um gesto aprendem mais rápido. Mas mal ele note o que quer diga para onde quer que ele vá, mostre o caminho: por exemplo com o dedo, se ele não sair comece a tentar forçar o sai com o seu corpo invadido o espaço onde ele esta, como se o empurra-se sem o tocar continuando a apontar para o sitio que quer que ele vá, mas dizendo a palavra "Vai" mais tarde vai conseguir dizer vai para a sala, vai para a cozinha... o que quiser.

Quando o roer o tapete, eu fiz uma coisa muito simples, como a minha cadela andou logo pela casa toda, tirei os tapetes todos, agora tenho metido os poucos, e tem resultado.

Dar guloseimas nesses casos, para ele é o mesmo que dizer: que bom não sais-te quando eu mandei, muito bem!

Não será isso que quer...

Um treinador disse-me que "cães teimosos, são teimosos por serem muito inteligentes, temos de ser mais teimosos que eles para mostrar quem manda".

Não desista de o educar, ele tem de a obedecer, e se não o fizer agora não vai conseguir mais tarde, porque se não te paciência agora, imagine mais tarde :)

força e boa sorte

Muito obrigada pela resposta :)

Desistir do meu cão? Nunca. Eu sei que ele faz isto porque é inteligente..
Ele já sabe que quando me vê a apontar com o dedo para a cozinha e a dizer "sai"que é para sair de debaixo da mesa e por isso põe se a ladrar e afins. Por exemplo ao inicio ele fazia uma festa quando via a taça com a ração/água e antes de colocar a taça no chão ele saltava e entornava tudo, conclusão: tive 15 min a manda-lo sentar e quando ficasse quieto é que colocava a taça no chão, sempre que se mexesse voltava a retirá-la. Atualmente olha para a taça e senta-se logo, já nem se mexe porque senão já sabe :)
Mas voltando ao assunto do tópico: o principal motivo para hoje ter desistido foi porque eu própria não sabia se estava a agir da maneira mais correta entende?
Mas pelos vistos parece que sim!
Mais uma vez agradeço-lhe os conselhos, e tenho a certeza que isto é só um dos obstáculos que terei que enfrentar.

Obrigada mais uma vez :)
FilipaAni
Membro

quarta set 04, 2013 8:08 pm

anja-azul Escreveu:e sem paciência e um cão agressivo, o destino está à vista
Obrigada pela resposta :)
Não não será um cão agressivo, porque farei tudo o que estiver ao meu alcance para o corrigir e o tornar num cão equilibrado.
Scarlet3
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 7:15 pm

quarta set 04, 2013 8:19 pm

o que parece percebe como treinar um cão :)
até vi o vídeo que publicou, esta muito educadinho :)
mas tenha em atenção uma coisa, normalmente, e falo por experiencia própria e de varias pessoas, os cães mesmo fazendo tudo que nos manda-mos através de treino, há uma fase em que eles ficam diferentes, parece que nunca aprenderam nada e que nada sabem, como se lhes tivesse dado um reset o cérebro xD
É uma fase curta, pelo menos com a minha foi, nessa altura eu não puxei muito por treinamento, foi por volta dos 6meses quando vi que ela passado alguns dias começou a estar mais atenta fui para começar a voltar a treinar, e não precisei de grande esforço, andava muito mais obediente :)

Há altos e baixos na educação de um cão.
Eu não tenho qualquer tipo de curso para treinar tudo que falei aprendi sozinha e com outras pessoas que também tem cães.

Boa sorte :)
Responder

Voltar para “Cães”