2º cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cvts
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2012 2:37 pm

segunda ago 05, 2013 4:49 pm

Boa tarde.
Moro num apartamento, tenho um cão cocker spaniel inglês de 6 anos, não castrado.
Este é um pouco estranho na interação com outros cães. Quando vê um cão, seja macho ou fêmea, "faz peito", fica tenso e com as orelhas para trás. Estive a informar-me, e li que é reconhecida como uma postura dominante. Mas na interação com eles, nunca deu grandes problemas, nunca se envolveu numa luta. Uma vez houve uma rosnadela, assim um "chega pra lá" com um rafeiro que se aproximou na rua, mas não passou disso.
Mas também não costuma conviver muito com outros machos inteiros, são mais as vezes em que está com machos/fêmas castrados/as.. Com esses nunca deu qualquer problema, aparte o de tentar montá-los..
Enfim, eu ando a pensar adquirir um 2º cachorro, também macho, spitz/lulu da pomerânia cruzado de pinscher. Mas não sou muito a favor da castração. Acham que pode gerar problemas?
Queria saber qual na vossa opinião seria a melhor forma de apresentar os dois cães.
Obrigada
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 06, 2013 12:59 pm

"são mais as vezes em que está com machos/fêmas castrados/as.. Com esses nunca deu qualquer problema, aparte o de tentar montá-los.. "

Dominância, se apanhar outro cão como ele, algum terá que ceder, e se isso acontecer pode vir a ter problemas.
Tente melhorar as qualidades sociais do seu cão, aumentando a só boa socialização e dando-lhe mais exercício físico e exploração do meio. Se a raíz desse seu problema for fraca habilidade social, em princípio, vai resolver.

O que quer é um cão com um temperamento compatível ao seu cão e níveis de energia aproximados, quando mais divergirem estes dois parâmetros, pior o resultado, tanto pelas guerras constantes como pelo o possível encosto a um canto de um deles e aí ficará com um cão e uma sombra de outro. Invés de puxarem um pelo outro.

Ok, decidiu ter mais um cão, agora tem que ser o cocker a escolher, não é você.
Antes de sair ponha as expectativas no lixo, depois vá com o cocker para um terreno neutro, ambos de trela e deixe-os apresentarem-se Observe a evolução da coisa.
Depois podem dar uma volta com eles antes de os deixar interagir sozinhos. Observe o resultado.
Repita o procedimento umas quantas vezes, uns quantos dias. Depois pode brincar com eles p.e. disputas de bolas, para ver como é que reagem, vê-los a comer também é importante. (processo de aceitação/rejeição)
Se vir que a coisa promete e decidir dar o passo seguinte (introdução do cão ao novo ambiente).
O cão que introduzir vai estranhar o ambiente durante 2 ou três dias, portanto é crucial que não o faça em território alheio, para suavizar essa questão, é importante que o cocker não esteja lá, que entre com ele ou que o faça minutos depois do primeiro reconhecimento feito.
É possível que assista a um estabelecimento hierárquico, deixe-os resolver por si (é o que aconselho) mas supervisione, para evitar escaladas a um nível desnecessário.
Respeite a ordem hierárquica estabelecida na alimentação, carinhos e recompensas, primeiro o dominante depois o outro.
E não se esqueça que o alpha é você, sane todos os conflitos antes deles acontecerem.
Quantos mais cães tiver mais dinâmico vai ser o relacionamento da matilha
cvts
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2012 2:37 pm

terça ago 06, 2013 9:15 pm

Esclarecida, muito obrigada !
augustoj
Membro Júnior
Registado: sexta jul 26, 2013 8:22 pm

quinta set 05, 2013 3:42 pm

Boa tarde, para nao se abrir outro topico desnecessario, aproveito este porque é do mesmo tema.
Eu estou a pensar adquirir um segundo amigo/a pra familia, e assim sendo que tenho um macho, qual sera a melhor escolha do sexo?
Uma cadelinha ou um cachorro?
Gostava de saber as opinioes e experiencias.. pra se darem bem e ser amigos :)
Obrigado
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 05, 2013 4:13 pm

Se um deles for castrado ou se tiver forma de os separar durante os cios, é sempre preferível do sexo oposto.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
augustoj
Membro Júnior

sexta set 06, 2013 7:36 am

Boas, sim eu consigo, um pode dormir na sala de baixo outro na cima, e tenho o quintal da frente e de tras.
Tirando isso é preferivel o sexo oposto por alguma razao especifica??

Obrigado
binki
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2004 9:42 am

sexta set 06, 2013 3:33 pm

Atenção que quando uma cadela está com o cio os cães são capazes de tudo :lol: já vi cães a saltarem muros altissimos e até a abrirem portas :D
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta set 06, 2013 5:16 pm

augustoj Escreveu:Boas, sim eu consigo, um pode dormir na sala de baixo outro na cima, e tenho o quintal da frente e de tras.

Obrigado
A única razão específica é que uma fêmea, em princípio, se dá melhor com um macho, e vice-versa. Mas nem sempre assim acontece, tal como não é de rigor que dois machos (ou duas fêmeas) se dêem mal quando juntos.

Na minha opinião, o melhor que tem a fazer é observar o seu cão e tentar descobrir se ele é dominante ou submisso, e depois escolher o segundo cão conforme esse seja: se for dominante, terá de ter um companheiro/companheira de tendência mais submissa. Se for um submisso, poderá juntar-lhe outro menos submisso. Evite é os animais dominantes, mais difíceis de controlar quando junto com outros.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
augustoj
Membro Júnior

segunda set 09, 2013 9:02 am

Floripes3 Escreveu:
augustoj Escreveu:Boas, sim eu consigo, um pode dormir na sala de baixo outro na cima, e tenho o quintal da frente e de tras.

Obrigado
A única razão específica é que uma fêmea, em princípio, se dá melhor com um macho, e vice-versa. Mas nem sempre assim acontece, tal como não é de rigor que dois machos (ou duas fêmeas) se dêem mal quando juntos.

Na minha opinião, o melhor que tem a fazer é observar o seu cão e tentar descobrir se ele é dominante ou submisso, e depois escolher o segundo cão conforme esse seja: se for dominante, terá de ter um companheiro/companheira de tendência mais submissa. Se for um submisso, poderá juntar-lhe outro menos submisso. Evite é os animais dominantes, mais difíceis de controlar quando junto com outros.

Obrigado pelas respostas, o meu Boris tem pouco mais que 2meses, ainda nao consegui perceber bem se submisso ou se é dominante.
Quando vou com ele até casa de um amigo que uns 4 ou 5 cães, ao inicio, esconde-se e foge deles, passados uns 10 minutos, ele começa a "dominar" a brincadeira, os adultos que são um PA e um Mastim Espanhol, pronto ele morde-lhes e nada lhe dizem, os pequenos que tbm é um PA(3meses) e um caniche(14meses), fogem do meu pequenino, pq ele morde-lhes e salta pra cima deles... mas sempre numa de brincadeira. Agora eu pergunto, virá a ser um submisso ou um dominante?
Obrigado
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 09, 2013 9:26 am

Assim, só pela sua descrição, não se pode dizer nada de concreto. Para definir o temperamento do seu cachorro seria preciso observá-lo directamente, e mesmo assim recolheria opiniões diversas.

Há de facto um teste que se faz enquanto os cachorros ainda estão com a ninhada (o teste de Campbell) e que os criadores em geral aplicam para determinar as características de cada um deles, por isso só o criador do seu o poderia ter aconselhado na altura da compra. Veja se ele ainda o pode ajudar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
augustoj
Membro Júnior

segunda set 09, 2013 2:43 pm

Floripes3 Escreveu:Assim, só pela sua descrição, não se pode dizer nada de concreto. Para definir o temperamento do seu cachorro seria preciso observá-lo directamente, e mesmo assim recolheria opiniões diversas.

Há de facto um teste que se faz enquanto os cachorros ainda estão com a ninhada (o teste de Campbell) e que os criadores em geral aplicam para determinar as características de cada um deles, por isso só o criador do seu o poderia ter aconselhado na altura da compra. Veja se ele ainda o pode ajudar.
De facto a pessoa que o me deu o meu menino, ainda tem creio q um irmao e uma irma e como é obvio a mae deles, mas no outro dia visitei-os e a mae não aceitou o meu Boris, mordeu-lhe e mordeu-lhe bem, porque eu só dei conta de o ouvir a ganir, felizmente so lhe arrancou a coleira.
Mas obrigado, o melhor mesmo é continuar a observá-lo com diversos cães, e vou tentar perceber.

Cumps
Responder

Voltar para “Cães”