Apresentação da Puca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 15, 2013 9:43 pm

pedrolopes58 Escreveu:Tenho lido com toda a atenção os comentários e opiniões que têm colocado no tópico, respeito-os a todos, agradeço os bons e menos bons comentários, mas atrofia-me um pouco a facilidade com que tecem "pareceres" técnicos com base numa foto.
Como disse de inicio, a nossa pug saiu da mãe com cerca de 1 mês e poucos dias. Foi pura e simplesmente rejeitada pela progenitora, assim com os outros 2 irmãos que sobreviveram ao parto (cesariana).
Importa dizer pois, que a Puca está em nossa casa desde então e vai completar na semana que vem 2 meses.
Tem de facto estrabismo divergente (relativamente comum nesta raça), a coordenação motora está cada vez melhor e já caminha a direito sem grandes variações,para isso contribuiu o treino diário, já come comida seca ( veio para casa a ser alimentada a leite artificial), fez testes para despistagem da hidrocefalia (todos negativos) vai fazer a 2ª dose de vacinas e é neste momento uma Pug feliz, dedicada, brincalhona e que já destroi tudo.
Pagámos por ela um preço simbólico é certo, mas não fomos enganados !!! nós percebemos o problema e fomos informados das eventuais barreiras assim que a vimos. Mas todos os animais devem ter direito á vida e se o meu sonho era ter um Pug, optámos por uma que ainda iria merecer mais amor e atenção de nossa parte.
Conclusão, a Puca está dia para dia a revelar-se uma cadelinha cada vez mais incrivel, com evoluções notáveis a todos os niveis e sem revelar dificuldades em assimilar o que aprende.
E permitam-me que discorde de um user que diz " não tem lop então não é de raça"...cada um defende a sua teoria (respeito), acho que um criador de raças com LOP, com afixo e por aí adiante deva ser recompensado pelo trabalho que tem (nada contra) mas a genuinidade de um animal só por não ter livro de origens, é e deve ser contrariada pelas características morfológicas, genéticas e intrínsecas da raça a que pertence. Se a diferença se revela no preço pedido por um com lop e outro sem acho que é legitimo da parte de quem vende e referenciável pela parte de quem compra.
Assim que a Puca complete os 2 mesinhos volto a por aqui algumas fotos para me ajudarem a ver as difrenças na evolução dela. :D
Um bem haja a todos e obrigado por todas as opiniões, acreditem, têm ajudado muito a perceber o que posso e devo fazer com a Puca para ela se desenvolver.


Vou tentar tirar aqui esta duvida com os LOPs. dar um Lop ao um cão não é uma recompensa dada a um determinado criador. o Lop é o sitio onte está registado as ascendencias do seu cão, de modo a ter a certeza absoluta de que a sua pu é mesmo uma pug (ou seja , tem pais avôs e bisavos tambem pugs). porque se não corre o risco de na ascendencia do sua cadela haver um cruzamento qualqur e que por sorte a sua cadela até se pareça com um pug. no entanto e imaginemos que esta tinha descendencia, depois surgia um rafeirito que de pug não tinha nada e ficava tudo a coçar as carecas.
registar um cão no CPC, de modo a obter o lop custa relativamente pouco dinheiro(cerca de 30 euros se não estou em engano), logo a diferença pedida, por um cão com Lop e outro sem, não tem qualquer cabimento. (muitas vezes essa diferença ascende aos 200 euros).
um bom criador, que se orgulha da raça que cria e dos cães que cria, tem o maior orgulha em que os seus cães sejam puros e portanto em regista-los no cpc de modo a obter o tal Lop. nem metem em causa a questão do com lop e sem lop. tem lop e ponto final. agora estes bons criadores são mais caros é bem verdade, mas há uma razão para isso: QUALIDADE. criar um bom cachorro de raça ( um bom criador tenta sempre criar o melhor cachorro possível de determinada raça) exige muitos gastos, com cobrições caso o macho venha de fora, ração de alta qualidade para a mãe e depois para os cachorros. cuidados veterinários, vacinas, chips, e por ai fora.

O Lop garante que não está a ser enganada. que não leva para casa uma rafeiro extremamente parecido com um pug e que pague por ele o resgate de um rei.


Outra coisa, eu sei que pensa que fez um bom feito em trazer essa cachorra para casa apesar de todos os defeitos que apresenta. mas por muito custoso que seja, têm que compreender que ao comprar cachorros assim a criadores pouco recomendaveis (um bom criador nem cobrava por levar um cachorro assim), está apenas a incentiva-los a continuar a criar cachorros cada vez piores. no entanto sei que o fez de bom coração , por isso não tenho coragem de a critica por isso. agora é aproveitar a cachorra que tem em casa, pois esta não tem culpa de nada e merece muito amor, carinho e toneladas de mimos :D
vanerodrigues
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado mai 28, 2005 11:39 am

domingo set 15, 2013 9:44 pm

REPETIDO
Última edição por vanerodrigues em domingo set 15, 2013 10:20 pm, editado 1 vez no total.
pedrolopes58
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm

domingo set 15, 2013 10:01 pm

Vanerodrigues
Obg pelo esclarecimento detalhado, conciso e extremamente elucidativo do que é e porquê os LOP's.
Conclui o esclarecimento de uma forma importantíssima. O que nos importa acima de tudo é o bem estar deles e no nosso caso temos perdido horas e horas com ela mas temos tido muitas recompensas e alegrias, valem cada minuto. Ela está com uma evolução incrivel nas suas ainda tenras 8 semanas de vida, e muitas mais virão certamente.
Saracocas
Membro Veterano
Mensagens: 1065
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda set 16, 2013 2:22 pm

Para todos os efeitos sim, porque não tem nada que comprove que é da raça X...

E já agora, um Pit Bull não pode ter LOP, porque não é considerado raça em portugal
Saracocas
Membro Veterano
Mensagens: 1065
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda set 16, 2013 2:25 pm

Para mim, a cadela é mesmo uma rafeira, porque caracteristicas da raça tem poucas :/

http://images04.olx.pt/ui/11/93/63/1297 ... -casas.jpg

http://img.mx.class.posot.com/es_mx/201 ... 181538.jpg

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/60 ... ca-Pug.jpg

Basta comparar!!

Agora isso não invalida que a cadela seja mais ou menos amada, agora continuar a encher os bolsos a quem não merece... Isso não.

Se o seu sonho era ter um PUG, devia ter optado por um animal PURO e com os devidos testes em dia, porque o barato sai caro.
Infelizmente, a cadela vai ter diversos problemas de saude, que com uma criação ética podiam claramente ser evitados.

Espero que corra tudo pelo melhor, mas espero também que não volte a cair no mesmo erro.
materia
Membro
Mensagens: 58
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

quarta set 18, 2013 12:01 pm

Há testes de despistagem de hidrocefalia? Dava-me jeito ficar a saber um pouco mais, é que gostava de um dia vir a fazer criação e se isso puder ser feito logo em pequenos, fica-se a saber se tem ou não
pedrolopes58
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm

quarta set 18, 2013 1:40 pm

A hidrocefalia é um conjunto de porturas comportamentais e morfológicas que um animal pode apresentar que podem eventualmente levar á suspeita da patologia.
No comportamento, ás vezes o andar errático, falta de equilibrio no andar e na postura, por vezes ir contra objectos que se encontram á frente dele, etc.
Morfológicamente percebe-se por vezes pela cabeça chamada "abaulada", as partes laterais de cabeça ligeiramente abertas, estrabismo convergente etc.
A despistagem é feita pela observação do veterinário e em caso se suspeite de alguma coisa, uma simples radriografia craniana vem dissipar 80 %das dúvidas.
No nosso caso, fizémos o despiste em função das dúvidas que tinhamos sobre o estrabismo dela e de alguns comportamentos menos normais, mas afinal não passava tudo de "cismas" nossas. Dada a tenra idade que a cadelinha tinha quando foi obrigada a separar-se da mãe isso não foi tido em consideração por nós e deveria ter sido. Ela apenas tem estrabismo divergente o que neste tipo de raças não é de estranhar. Mesmo isso através de treino é possivel minimizar. Para termos mesmo certeza de que tudo está bem, estamos igualmente a treiná-la no comportamento postural e de comportamento, postural através do recurso a peitoral de trela retrátil com apoio de nuca e muito passeio e aproveita-se e treina-se a obediência.
Já diz o ditado " de pequenino se torce o pepino" .
Custos: no nosso caso o vet é de familia (ou seja ficou a custo zero), mas em situações de consulta programada é apenas o custo de uma consulta normal e um RX craniano.
Responder

Voltar para “Cães”