ARCADENOE.SAPO.PT
Segunda, 23 de Setembro 2013
Dar beijos ao cão pode transmitir doenças orais ao dono
Um estudo publicado pelo Archives of Oral Biology sugere que é possível que haja transmissão de bactérias que provocam doenças orais entre cães e humanos.
Os investigadores Japoneses analisaram a placa dentária de 66 cães e 81 pessoas e encontraram 11 bactérias que provocam doenças orais nas placas de ambos.
O veterinário Paul Maza comentou o estudo dizendo à Fox News que as bactérias presentes na boca de um cão e um humano são já semelhantes e que é tão arriscado beijar um cão como beijar uma pessoa.
Contudo, outros investigadores defendem que devido à higiene que os cães efectuam com a boca às partes íntimas, incluindo no ânus, que não é aconselhável haver contacto com a boca do cão.
Não há contudo doenças graves que sejam normalmente transmitidas entre cães saudáveis e humanos através da boca. Uma boa higiene oral por parte do dono e do cão diminui bastante o risco de transmissão de doenças orais. Mas os donos de cães devem ter noção que ao beijar o cão estão a entrar em contacto com tudo o que ele lambeu antes. "
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/dar_bei ... o_dono/795
Não gosto mt de beijoquices, mas neste caso, ainda bem que tenho uma bulldoga
