1º Banho, dúvidas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Começo por dizer que tenho os animais, cães e gatos, habituados a tomarem banho pelo que uso a banheira, as mãos e o chuveiro. No caso dos gatos em bebés, os primeiros banhos são dados no lavatório e a partir das 8 semanas.
Quando o animal está sujo ou com muito pêlo (caso dos gatos Persas que não estejam tosquiados ou da minha cadela que se rebola na terra), coloco primeiro em seco um produto chamado Goop, que seguidamente retiro com água. É um desengordurante que faz com que o champô se entranhe a seguir sem dificuldades.
Umas vezes diluo o champô, outras não estou a fim e nem sequer faço a diluição. Nos bebés faz-se sempre a diluição e dá-se o primeiro banho com cuidado para que não se tornem chatos em adultos. Mas o que realmente resulta é a repetição: se dermos banho com regularidade eles habituam-se e não temos problemas.
Quando o animal está sujo ou com muito pêlo (caso dos gatos Persas que não estejam tosquiados ou da minha cadela que se rebola na terra), coloco primeiro em seco um produto chamado Goop, que seguidamente retiro com água. É um desengordurante que faz com que o champô se entranhe a seguir sem dificuldades.
Umas vezes diluo o champô, outras não estou a fim e nem sequer faço a diluição. Nos bebés faz-se sempre a diluição e dá-se o primeiro banho com cuidado para que não se tornem chatos em adultos. Mas o que realmente resulta é a repetição: se dermos banho com regularidade eles habituam-se e não temos problemas.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Usar um bom champô e amaciador(se necessário). A nível de marcas: Anju Beauté, IV San Bernard, All Systems, Artero, Héry...
Secar sempre muito bem o pêlo. Pode usar primeiro uma toalha normal e secar com o secador. É muito importante que a pele do animal fique bem seca. Quanto aos olhos e ouvidos, existem umas loções específicas mas pode ou não ser necessário, depende muito de cão para cão.
Secar sempre muito bem o pêlo. Pode usar primeiro uma toalha normal e secar com o secador. É muito importante que a pele do animal fique bem seca. Quanto aos olhos e ouvidos, existem umas loções específicas mas pode ou não ser necessário, depende muito de cão para cão.
Nem sempre é assim Water. No caso da minha Petra, que estava habituada a tomarr banho com frequência (semanalmente), fui obrigada a espaçar o período entre banhos. Com ela muitas vezes lavo-lhe as patinhas, as barbas e as partes intímas.WaterMonitor Escreveu:Começo por dizer que tenho os animais, cães e gatos, habituados a tomarem banho pelo que uso a banheira, as mãos e o chuveiro. No caso dos gatos em bebés, os primeiros banhos são dados no lavatório e a partir das 8 semanas.
Ela tem um problema de pele, que perde água muito fácilmente. A pele dela sai agarrada ao pêlo. O pêlo cresce e a pele fica agarrada ao pêlo. Claro que tenho de ter cuidade com a alimentação dela e higiene para evitar as infecções, comichões etc.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)
Já que estamos a falar de banho e de champôs aproveito para colocar uma questão, uma senhora disse-me que os champôs "azuis" secam o pelo, isto é verdade? Estes champôs são utilizados, principalmente (nem só), nos cães de pêlo branco e retiram as indesejaveis manchas amareladas da pelagem. Comprei um champô à uns meses da Artero Blanc, e ainda não o utilizei, mas se der banho semanais ao meu cão isso pode acontecer? A senhora falou em relação ao pêlo, diz que não fica hidratado. Eu coloco a questão nos dois sentidos: pele e pêlo.
-
- Membro Veterano
Aletheia, estava-me a referir aos animais que nunca tomaram banho ou que raramente o fazem. Por norma é super lixado e torna-se numa luta mulher vs animal.
Susana94, concordo que os champôs branqueadores têm tendência a secarem um bocado a pele, mas para mim o que mais seca é o Crispy Coat que serve basicamente só para exposição e que faz um efeito lindo nos Persas, com o pêlo todo levantado e solto.
Se o da Artero que refere é o azul escuro, cuidado que não é para qualquer um usar: nos animais brancos que sejam mal passados por água deixa uns reflexos de azul que se notam imenso. Se está a pensar usar para exposição, cuidadinho que os juízes notam. Tenho para aí um frasco quase cheio e nunca usei eu porque o meu mentor sempre me disse para estar quieta que não saberia usar aquilo.
Os champôs branqueadores não tiram o amarelo do pêlo queimado, atenuam. A única coisa que tira o amarelo são os cuidados diários e, em caso de desespero, máscaras que se fazem com água oxigenada e carbonato de cálcio. Não recomendo a quem não tenha visto alguém experiente fazer.
Susana94, concordo que os champôs branqueadores têm tendência a secarem um bocado a pele, mas para mim o que mais seca é o Crispy Coat que serve basicamente só para exposição e que faz um efeito lindo nos Persas, com o pêlo todo levantado e solto.
Se o da Artero que refere é o azul escuro, cuidado que não é para qualquer um usar: nos animais brancos que sejam mal passados por água deixa uns reflexos de azul que se notam imenso. Se está a pensar usar para exposição, cuidadinho que os juízes notam. Tenho para aí um frasco quase cheio e nunca usei eu porque o meu mentor sempre me disse para estar quieta que não saberia usar aquilo.

Os champôs branqueadores não tiram o amarelo do pêlo queimado, atenuam. A única coisa que tira o amarelo são os cuidados diários e, em caso de desespero, máscaras que se fazem com água oxigenada e carbonato de cálcio. Não recomendo a quem não tenha visto alguém experiente fazer.
-
- Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)
O champô é mesmo esse, do frasco azul escuro. E sim, tem efeito branqueador, se se deixar estar mais no pêlo do que X tempo ganha essas tonalidades azuladas/roxas, por acaso também me informei acerca disso antes de o comprar mas eu penso que o sei utilizar, não quero uma menina branquinha azuladaWaterMonitor Escreveu:Aletheia, estava-me a referir aos animais que nunca tomaram banho ou que raramente o fazem. Por norma é super lixado e torna-se numa luta mulher vs animal.
Se o da Artero que refere é o azul escuro, cuidado que não é para qualquer um usar: nos animais brancos que sejam mal passados por água deixa uns reflexos de azul que se notam imenso. Se está a pensar usar para exposição, cuidadinho que os juízes notam. Tenho para aí um frasco quase cheio e nunca usei eu porque o meu mentor sempre me disse para estar quieta que não saberia usar aquilo.![]()
![]()
![]()

Ou isso, tem razão Water, eu irei ter os cuidados básicos, só que como ainda não tenho a minha peludinha só mais tarde saberei mesmo do que ela irá precisar (liquido de limpeza para os olhinhos, etc). A minha questão era mesmo só essa de secar o pêlo e a pele, não quero mesmo que isso aconteça.
-
- Membro Veterano
Porque foi assim que aprendi, e fiquei condicionada como os cães, nunca uso um único champô, uso dois ou três para obter efeitos diferentes e por isso nunca tive problemas com a pele seca.
Nunca concorri com os cães, mas a panca ficou-me e tomam banho como os gatos: Goop, champô para isto, champô para aquilo
O pêlo queimado não se resolve, evita-se. Há pós específicos para se aplicarem diariamente e evitarem as queimaduras resultantes da acidez da lágrima. Garanto que num Persa branco de exposição não é uma mariquice, é uma necessidade e diária.
Até já peguei a mania a pessoal que concorre com Bulldogs.
Nunca concorri com os cães, mas a panca ficou-me e tomam banho como os gatos: Goop, champô para isto, champô para aquilo

O pêlo queimado não se resolve, evita-se. Há pós específicos para se aplicarem diariamente e evitarem as queimaduras resultantes da acidez da lágrima. Garanto que num Persa branco de exposição não é uma mariquice, é uma necessidade e diária.
-
- Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)
Bem, eu acho que só saberei quando experimentar. Como a Artero é considerada uma boa marca deve de repor a gordura natural da peleWaterMonitor Escreveu:Porque foi assim que aprendi, e fiquei condicionada como os cães, nunca uso um único champô, uso dois ou três para obter efeitos diferentes e por isso nunca tive problemas com a pele seca.
Nunca concorri com os cães, mas a panca ficou-me e tomam banho como os gatos: Goop, champô para isto, champô para aquilo![]()
![]()
![]()
Desde que se tenha gosto em cuidar dos nossos animais nada custa e faz-se de livre vontade.
Para mim os cuidados diários com a pelagem não são um entrave, eu nem acho que seja trabalhoso porque eu gosto. E quem corre por gosto não cansa

Ei lá.
Sahmpoo azul (roxo?) também para os canitos?
Agora revi-me... Sou loira (loiro escuro) e faço madeixas mais claras, então uso um shampoo roxo/azul para não amarelar
E sim, seca um pouco o cabelo, por isso tenho de hidratar muito bem quando o uso (uma vez por semana).
Deve ser assim com os animais, não? Usar esse shampoo mas depois usar também um hidrante?
As coisas que se aprende
Sahmpoo azul (roxo?) também para os canitos?

Agora revi-me... Sou loira (loiro escuro) e faço madeixas mais claras, então uso um shampoo roxo/azul para não amarelar

E sim, seca um pouco o cabelo, por isso tenho de hidratar muito bem quando o uso (uma vez por semana).
Deve ser assim com os animais, não? Usar esse shampoo mas depois usar também um hidrante?
As coisas que se aprende

-
- Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)
Pois, convém utilizar um condicionador hidratante. O cão que eu estava a falar tem um pêlo que se assemelha ao nosso cabelo, portanto os tratos são idênticos só que são feitos com produtos próprios para cães, e ter em atenção que não é couro cabeludo, mas sim pele. Mas assemelha-se, é verdade. Por isso é que existem condicionadores para os cães também. Só que ainda não sei por experiência o impacto desse champô no pêlo branco. Só sei do que ouvi falar e do que leio.pupyylab Escreveu:Ei lá.
Sahmpoo azul (roxo?) também para os canitos?![]()
Agora revi-me... Sou loira (loiro escuro) e faço madeixas mais claras, então uso um shampoo roxo/azul para não amarelar![]()
As coisas que se aprende
-
- Membro Veterano
pupyylab, antigamente o pessoal dos gatos usava nos brancos um champô para humanos que clareava o cabelo. Acho que era Pantene, mas não me lembro porque não é do meu tempo.
Há hidratantes em todas as marcas boas, bem como amaciadores. Da Artero gosto imenso do champô hidratante, um que é meio alaranjado.
Não ponha pó-de-talco no animal e muito menos na zona da vista!
O pó-de-talco serve apenas para uma emergência, tipo estarmos numa exposição, o animal suja-se com fezes, na zona do rabo, e aí sim, aplicamos pó-de-talco, deixamos secar muito bem e depois escovamos tudo. A seguir aplica-se champô seco na zona, deixa-se secar e escova-se outra vez.
O uso do pó-de-talco para desengordurar é uma técnica antiga e não muito higiénica. Além disso seca a pele.
Para manter o pêlo sem queimaduras na zona da vista pode usar um pó chamado Page One. O pessoal dos Bulldogs usa também um outro muito bom mas não me lembro do nome. Nenhum deles tem antibiótico ou produtos que façam mal aos olhos.

Há hidratantes em todas as marcas boas, bem como amaciadores. Da Artero gosto imenso do champô hidratante, um que é meio alaranjado.
Não ponha pó-de-talco no animal e muito menos na zona da vista!
O pó-de-talco serve apenas para uma emergência, tipo estarmos numa exposição, o animal suja-se com fezes, na zona do rabo, e aí sim, aplicamos pó-de-talco, deixamos secar muito bem e depois escovamos tudo. A seguir aplica-se champô seco na zona, deixa-se secar e escova-se outra vez.
O uso do pó-de-talco para desengordurar é uma técnica antiga e não muito higiénica. Além disso seca a pele.
Para manter o pêlo sem queimaduras na zona da vista pode usar um pó chamado Page One. O pessoal dos Bulldogs usa também um outro muito bom mas não me lembro do nome. Nenhum deles tem antibiótico ou produtos que façam mal aos olhos.
Eu não uso pó de talco nem nada disso.
Lavo a minha lab com artero e no final protein vital da artero também.
Eu so achei engraçado ao facto de também haver shampoo roxo para cães
Se eu tivesse um cão/gato branco quando acabasse o meu, podia pedir-lhe emprestado
Lavo a minha lab com artero e no final protein vital da artero também.
Eu so achei engraçado ao facto de também haver shampoo roxo para cães

Se eu tivesse um cão/gato branco quando acabasse o meu, podia pedir-lhe emprestado

-
- Membro Veterano
Nunca usei os champôs deles.
Mas o meu vet, que tinha aquela ideia antiga que não se podia estar sempre a dar banhos, aprovou completamente a composição dos champôs que uso e disse-me meio na brincadeira que eram bem melhores que os nossos.
A realidade é esta: tenho Persas idosos que tomam banho há anos e além de não serem carecas, muito pelo contrário, nunca tiveram um problema de pele. Ás vezes bem gostava que fossem menos dados ao "pelão"...
Mas o meu vet, que tinha aquela ideia antiga que não se podia estar sempre a dar banhos, aprovou completamente a composição dos champôs que uso e disse-me meio na brincadeira que eram bem melhores que os nossos.
A realidade é esta: tenho Persas idosos que tomam banho há anos e além de não serem carecas, muito pelo contrário, nunca tiveram um problema de pele. Ás vezes bem gostava que fossem menos dados ao "pelão"...
Um labrador deve tomar banho o mínimo de vezes possível, no máximo 3 a 4 X por ano, os cuidados necessários não são nenhum em especial apenas usar um champô indicado para cães...Buda22 Escreveu:Bom dia pessoal,
Estou a pensar dar o 1º banho ao meu Labrador de 3 (quase 4) meses. Ainda não falei com o veterinário em relação a isso mas antes demais gostaria de esclarecer umas dúvidas.
Estive a ver uns produtos para o banho e então:
- A nível de champôs para cachorros, qual/ais aconselham? (ele tem o pelo creme).
- E amaciadores?
- Estive a ver umas esponjas da Pet Head para passar o champô, coisas desse género, aconselham?
- Quais os cuidados a ter com os olhos e orelhas?
- Para secar, algum pano/ toalha especial?
Outros conselhos serão bem-vindos
Obrigado desde já!
Não precisa de colocar nada nas orelhas do animal e se for usado um champô indicado não deverá ter problema com os olhos, no fim pode passar uma toalha e esta pronto.
O fundamental é evitar dar banho, para evitar pode e deve fazer escovagem periódica e se necessário limpar com toalhitas de bebe ou uma toalha húmida com uma solução de agua, álcool e vinagre para passar no pelo.
-
- Membro Veterano
SunK posso perguntar-lhe porque é que o cão não pode tomar banho?
Se é por causa da gordura que protege a pele dentro de água, isso não corresponde à realidade desde que os produtos sejam de boa qualidade.
Se é por quaisquer outros motivos ainda pior: o Labrador é um cão que nasceu para andar dentro de água.
Se é por causa da gordura que protege a pele dentro de água, isso não corresponde à realidade desde que os produtos sejam de boa qualidade.
Se é por quaisquer outros motivos ainda pior: o Labrador é um cão que nasceu para andar dentro de água.