ElMariachi Escreveu:Posso-lhe falar do temperamento do Samoiedo e do Chow-Chow. Partilhei a minha vida com um Sammy durante 5 anos e estou com bastante frequência com um Chow Chow de amigos meus. O primeiro é macho, o segundo uma fêmea.
O Samoiedo não é um cão fácil para se ter. Por trás do seu aspecto de peluche esconde-se um cão com um temperamento forte, dominante, independente e teimoso q.b, juntando uma energia inesgotável própria para quem foi seleccionado para correr kms e sobreviver em ambientes extremos.
O seu temperamento independente faz com que não acate com facilidade ordens e a sua teimosia leva a muita boa gente a perder a paciência com eles. No entanto são cães muito brincalhões e há sempre uma "criança" dentro de um Samoiedo adulto. São cães com uma devoção ao dono espetacular e sofrem quando estão longe do mesmo. O uivar, ao contrário do que disse, não é muito tipico da raça, mas é o mais "vocal" dos nordicos, ladrando alto e bom som quando se quer fazer ouvir, quando a solidão o afecta ou quando está aborrecido.
Ressalvo porém que o Samoiedo que conheci era do chamado tipo "lobo", mais próximo das suas raizes originais russas e não o tipo "urso", cão já mais "domesticado" e mais longe das suas origens e funções originais. Não sei se a nivel de temperamento haverá uma diferença marcante, mas é provável que sim.
Tirando o seu aspecto á parte, se lhe agradar o seu temperamento e se tiver preparada para tal, terá um cão fantástico, que mesmo em "velhinho" levantar-se-á com alegria para correr Kms com o dono se ele assim o desejar. Mas nunca terá um "pau mandado", isso não.
O Chow Chow vai na mesmo linha de pensamento quanto á sua independência e teimosia. Vai testar limites e ver até onde poderá ir com os seus donos,e se os donos assim o permitirem será rei e senhor do espaço. Mas com paciência e determinação, poderá tornar-se num cão fantástico, muito asseado, sossegado e se dado o estimulo fisico e diario basico diario necessário, um cão feliz. São cães que exigem menos fisicamente do dono, mas a nivel de educação estão na mesma linha que os Samoiedos.
A nivel de manutenção, e aqui posso estar errado, penso que o Samoiedo poderá dar um pouco de mais trabalho que o ChowChow. O nivel de pelo que o primeiro larga é assustador (principalmente nas mudanças de estação) e terá que se habituar a conviver diariamento com bolas de pelo a rolar pelo chão mesmo aspirando diariamente

.
Se tiver mais duvidas pode perguntar, mas nada como ir ver "in loco" os criadores destas raças, que aviso desde já que são poucos cá em Portugal, mas que na vizinha Espanha já encontra com mais facilidade.
P.S: Só para acrescentar que obviamente o que eu escrevi apenas se aplica á minha experiência com estes dois cães. Obviamente que dentro da mesma raça, haverá cães mais e menos dominantes, mais e menos teimosos, etc.. Não leve o que eu escrevi como "preto no branco", e é aqui que entra a sua pesquisa de conhecer os craidores, conhecer os seus cães e indicar ao criador o tipo de cão que pretende.
Pedro