Tenho um gato com quase 3 anos que veio para minha casa com poucos mais de 6 meses, e que nunca viu outro animal a não ser os pombos que de vez em quando param na minha varanda, ou seja a minha casa é o reino dele.
À na terça feira passada, resgatei da rua um xlabrador com menos de 1 ano (deve andar por volta dos 8-10 meses) mas já tem um porte considerável, o problema é que o cão finta o gato durante algum tempo e depois dá um valente esticão como para poder chegar ao gato, nunca ladrou ao gato apenas o finta e olha para ele fixamente e depois dá-se o tal esticão, mas nós nunca sabe-mos se é para a brincadeira ou para morder (visto ele vir da rua)
O gato não se preocupa minimamente com o cão apenas foge quando ele dá os tais esticões abrutos.
precisaria de ajuda urgentemente em como os habituar á presença dum e do outro e queria que me respondessem a uma perguntar, a castração irá "amolecer" a atitude do cao para com o gato?
ps: o cao é a coisa mais dócil do mundo quer para outros caes quer para humanos.
Adaptaçao de xlabrador com gato HELP!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)
Há uma epressão que é "parecem cão e gato", porque geralmente se dão mal. Ora, eu sempre tive cães e gatos dentro de casa, e é no jardim da minha casa que todos se encontram. O meu cão não faz mal a nenhum mas gosta muito de os irritar e de correr sempre atrás dos meus gatos. No fundo ele gosta mesmo de se meter com os gatos quando estão sossegados, mas não os magoa. Os gatos é que não têm muita paciência para o aturar e às vezes lá esticam as "garras afiadas" para ver se acertam no meu cão. Quando ele se magoa pára com a brincadeira. É que ele é mesmo chato
Eu sinceramente, no meu ver não vejo mal nenhum. Como eu já referi, o meu gosta de os chatear pela brincadeira porque gosta de correr atrás de algo, e os gatos são uma forma de gastar energias para ele
Mas há casos aqui na arca em que os cães se dão muito bem com os gatos. O meu é mais ou menos, tenho um cão indisciplinado, gosta de fazer tudo o que quer à maneira dele, e é muito matreiro, quando faz asneiras nunca aparece quando o chamo. E não é por não ouvir não. Que os cães ouvem bem
Não sei como será na sua situação, mas eu não vejo perigo para o gato nem para o cão, nem acho que deva de o castrar. O meu não é castrado, e é super enérgico, mas é uma energia que não me incomoda, eu gosto.
Observe melhor o comportamento do seu cão e tente perceber se ele o que está a fazer não é só por brincadeira. Pode não ser agressividade nem nada. Eu já conheço muito bem o meu e ele abana muito a cauda, é um cão muito feliz, para mim é uma forma de ver se ele está a agir de uma forma agressiva ou de brincadeira. Para mim a cauda diz tudo. Observe bem, e se o gato se incomoda com o comportamento do cão e se você não gosta imponha imediatamente limites! Um forte NÃO ajuda. Se você deixar passar essa atitude e se você não gosta mais dificilmente conseguirá corrigir o comportamento do cão, que foi o que aconteceu com o meu, mas está tudo bem,
Só o posso ajudar relacionando com o meu caso. Porque não conheço ninguem que tenha cães e gatos no mesmo espaço, portanto só lhe posso dar o meu testemunho

Observe melhor o comportamento do seu cão e tente perceber se ele o que está a fazer não é só por brincadeira. Pode não ser agressividade nem nada. Eu já conheço muito bem o meu e ele abana muito a cauda, é um cão muito feliz, para mim é uma forma de ver se ele está a agir de uma forma agressiva ou de brincadeira. Para mim a cauda diz tudo. Observe bem, e se o gato se incomoda com o comportamento do cão e se você não gosta imponha imediatamente limites! Um forte NÃO ajuda. Se você deixar passar essa atitude e se você não gosta mais dificilmente conseguirá corrigir o comportamento do cão, que foi o que aconteceu com o meu, mas está tudo bem,