Como separar dois cães que se engalfinham?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Eu não tenho cães e (também) por isso, assumo a minha grande ignorância em como lidar com eles, mas deparei com uma situação em que eu não saberia bem o que fazer se tivesse sido comigo e gostava de ter algumas opiniões.
Há cerca de 10 dias o cão de um amigo meu, no seu passeio bi-diário com o dono, "pegou-se" com um dogue alemão. Não sei pormenores (se os cães estavam ou não de trela, etc), mas sei que foi de tal maneira que esse meu amigo teve de intervir logo, tentando separar os cães e...levou 10 pontos no polegar direito!
E digamos que não sendo uma situação "agradável" para ninguém, neste caso ainda teve consequências piores, pois este senhor é dentista e como tal, não pode tão cedo trabalhar.
A minha questão é esta: O que deveria ele ter feito para separar os cães, sem ter que "meter lá as mãos"?
Há cerca de 10 dias o cão de um amigo meu, no seu passeio bi-diário com o dono, "pegou-se" com um dogue alemão. Não sei pormenores (se os cães estavam ou não de trela, etc), mas sei que foi de tal maneira que esse meu amigo teve de intervir logo, tentando separar os cães e...levou 10 pontos no polegar direito!
E digamos que não sendo uma situação "agradável" para ninguém, neste caso ainda teve consequências piores, pois este senhor é dentista e como tal, não pode tão cedo trabalhar.
A minha questão é esta: O que deveria ele ter feito para separar os cães, sem ter que "meter lá as mãos"?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
esse é o grande problema do max. é de tal maneira que já voltou para a escolinha. treino com ele. tem de aprender a ignorar os outros. já me aconteceu estar distraída a falar com uma pessoa, aparecer um cão, o max puxar e eu dar um grande trambulhão. sem imaginar o que pode acontecer ao atravessar a rua, ou outra. uma grande chatice.
Olá sregina e companhia!
Eu também ando a aprender, e como tal leio o máximo que posso sobre cães desde que tenho o Kopernik.
O melhor é mesmo evitar os confrontos. Evitamos chatices, os puxões e às vezes mordidelas nos nossos ou mesmo em nós, como aconteceu ao seu amigo
Daquilo que li, diziam para quando nos apercebemos da aproximação de outro cão, tapar o ohar do nosso na direcção do outro. Eu faço issto e mantenho-o o mais próximo de mim, para além de acelerar o passo, não vá correr para o torto.
Já tive um confronto com o Rottweiler do meu vizinho e para não cair das escadas larguei o meu cão. Como o do meu vizinho anda sempre solto...
pensei que manter o meu preso só iria enervá-lo mais. Felizmente que só se cheiraram e não passaram do ladrar e rosnar casual, mas tanto eu como o meu vizinho não metemos as mãos lá no meio, isso nunca se deve fazer.
É a mesma coisa que nós andarmos á porrada com alguém, e quem se mete no meio leva sem querer e sem nós nos apercebemos em quem batemos...
As melhoras para o seu amigo.
Elayne
Eu também ando a aprender, e como tal leio o máximo que posso sobre cães desde que tenho o Kopernik.
O melhor é mesmo evitar os confrontos. Evitamos chatices, os puxões e às vezes mordidelas nos nossos ou mesmo em nós, como aconteceu ao seu amigo

Daquilo que li, diziam para quando nos apercebemos da aproximação de outro cão, tapar o ohar do nosso na direcção do outro. Eu faço issto e mantenho-o o mais próximo de mim, para além de acelerar o passo, não vá correr para o torto.

Já tive um confronto com o Rottweiler do meu vizinho e para não cair das escadas larguei o meu cão. Como o do meu vizinho anda sempre solto...

É a mesma coisa que nós andarmos á porrada com alguém, e quem se mete no meio leva sem querer e sem nós nos apercebemos em quem batemos...
As melhoras para o seu amigo.
Elayne
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
É dificil que 2 cães se peguem na via publica, se os donos cumprirem a legislação, mesmo que esta fosse omissa em relação a isto, bastaria o bom senso e o respeito por toda a gente que está, também, na via publica, para que estas situações se limitassem mesmo e apenas ao acidente.
Qualquer cão com um minimo de treino é controlável.
Não me parece que tapar os olhos do cão seja um método.
As mangueiradas resultam apenas e quando o grau de agressividade é baixo ou o cão não está treinado.
O mais prático, e aconselhável, é mesmo agarrar, levantando, as patas traseiras de ambos os cães e fazer uma ponte com os bobis, há casos que ainda lhe temos que apertar os "tomates". Regra importante; manter sempre as mãos longe do focinho dos bobis, os cães estão passados e funcionam apenas por reflexo. Dono, até lhes passar a travadinha, é coisa que não existe.
Se houver apenas um pessoa, como fazer?
Neste caso e se houver confiança (sempre relativa nestes casos) é pôr uma trela num dos bobis, arrastá-los até a um sitio que se possa prender, depois é pegar nas patas do outro e proceder em conformidade!
se não houver condições, os gajos acabam sempre por desistir(?) nem que seja por exaustão fisica.
Como fazer numa situação em que haja uma grande despropoção fisica?
, Tentamos levar a coisa numa de desporitiva!
Também importante, para quem andar a passear os bobis na zona do Parque das Nações ou noutro sitio qualquer, e vir um gajo com cães atrelados e açaimados, sou eu, e que tenha os seus cães soltos e se estes vierem "marrar" com os meus , a primeira coisa que eu faço é tirar-lhes o açaime, como devem compreender primeiro está o bem estar dos meus!
É dificil que 2 cães se peguem na via publica, se os donos cumprirem a legislação, mesmo que esta fosse omissa em relação a isto, bastaria o bom senso e o respeito por toda a gente que está, também, na via publica, para que estas situações se limitassem mesmo e apenas ao acidente.
Qualquer cão com um minimo de treino é controlável.
Não me parece que tapar os olhos do cão seja um método.
As mangueiradas resultam apenas e quando o grau de agressividade é baixo ou o cão não está treinado.
O mais prático, e aconselhável, é mesmo agarrar, levantando, as patas traseiras de ambos os cães e fazer uma ponte com os bobis, há casos que ainda lhe temos que apertar os "tomates". Regra importante; manter sempre as mãos longe do focinho dos bobis, os cães estão passados e funcionam apenas por reflexo. Dono, até lhes passar a travadinha, é coisa que não existe.
Se houver apenas um pessoa, como fazer?
Neste caso e se houver confiança (sempre relativa nestes casos) é pôr uma trela num dos bobis, arrastá-los até a um sitio que se possa prender, depois é pegar nas patas do outro e proceder em conformidade!
se não houver condições, os gajos acabam sempre por desistir(?) nem que seja por exaustão fisica.
Como fazer numa situação em que haja uma grande despropoção fisica?

Também importante, para quem andar a passear os bobis na zona do Parque das Nações ou noutro sitio qualquer, e vir um gajo com cães atrelados e açaimados, sou eu, e que tenha os seus cães soltos e se estes vierem "marrar" com os meus , a primeira coisa que eu faço é tirar-lhes o açaime, como devem compreender primeiro está o bem estar dos meus!
Um abraço
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 02, 2004 4:35 pm
- Localização: Assís (SRD fila s miguel x boxer), Cocker (Zami), Gato (Nico), Caturras, Fichers, Diam. Gold,
Só levantar as patas traseiras pode não chegar. Esse movimento tem de ser rápido e se for cão de porte grande temos que efectuar o movimento com alguma força e sacudir o cão para fora do alcance do outro. Ãmbos os cães tem de ser separados ao mesmo tempo caso contrário um deles fica em vantajem em atacar o que foi separado. O ideal é mesmo cumprir a lei do bom senso de forma a evitar tais lutas.
Pessoalmente acho este metodo contra-prudente.Daquilo que li, diziam para quando nos apercebemos da aproximação de outro cão, tapar o ohar do nosso na direcção do outro. Eu faço issto e mantenho-o o mais próximo de mim, para além de acelerar o passo, não vá correr para o torto.
Ao taparmos os olhos ao nosso cão e ao acelerarmos o passo, juntamente com a trela mais junta estamos a condicionar o cão ao nosso nervosismo.
O cão percebe automaticamente que algo está mal e fica muito mais tenso. E tendo o cão tenso, é pedir sarilhos.
O melhor é mesmo seguir os conselhos do gary

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
gary Escreveu: O mais prático, e aconselhável, é mesmo agarrar, levantando, as patas traseiras de ambos os cães e fazer uma ponte com os bobis, há casos que ainda lhe temos que apertar os "tomates". Regra importante; manter sempre as mãos longe do focinho dos bobis, os cães estão passados e funcionam apenas por reflexo. Dono, até lhes passar a travadinha, é coisa que não existe.
Houve uma altura da minha vida que todos os dias separava os meus cães e nenhum método a não ser este resultava. È impresindível que a outra pessoa colabore e agarre o outro cão, pois senão estamos a agarrar num e vem o outro ferrado ao pescoço também...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
o max não se engalfinha muito porque anda preso. mas costuma ficar histérico se vir outro ao longe. então, se vierem ter com ele
já experimentei o jornal, o pontapé, o puxanço, etc. o tipo como não pode ferrar o outro, vinga-se na carlota. ainda só teve uma aula. segundo o treinador, vai no bom caminho. e eu tão contente quando ele era puto e andava na escola. não ligava muito aos outros. nafda de falar antes do tempo 

-
- Membro
- Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
O elevar as patas de tras dum cao pode dar a consequencia de ele tentar morder quem o faz pois está de costas de nao ve quem o está a elevar.
Uma mangueira ou um balde de agua é a pior coisa que se pode fazer se forem caes de grande porte ou de presa pois isso vai refresca-los dando origim a maior estimulo para a confusao.
a meu ver o ideal é tentar prender o tronco do cao entre as pernas e com a trela ou um pau ocupar-lhe a boca para que nao volte a morder o adversario, mas isto tb nao é assim tao facil pois ainda temos outra boca com dentes disposta a morder, ai talvez gritando e enchutando com as maos se consiga alguma coisa, ou entao ter alguem que nos ajude e faça o mesmo ao outro cao.
Mas o ideal é assistir á formação das brigadas anti-caes da PSP, isto se tiverem alguns conhecimentos na PSP.
Uma mangueira ou um balde de agua é a pior coisa que se pode fazer se forem caes de grande porte ou de presa pois isso vai refresca-los dando origim a maior estimulo para a confusao.
a meu ver o ideal é tentar prender o tronco do cao entre as pernas e com a trela ou um pau ocupar-lhe a boca para que nao volte a morder o adversario, mas isto tb nao é assim tao facil pois ainda temos outra boca com dentes disposta a morder, ai talvez gritando e enchutando com as maos se consiga alguma coisa, ou entao ter alguem que nos ajude e faça o mesmo ao outro cao.
Mas o ideal é assistir á formação das brigadas anti-caes da PSP, isto se tiverem alguns conhecimentos na PSP.
[Também importante, para quem andar a passear os bobis na zona do Parque das Nações ou noutro sitio qualquer, e vir um gajo com cães atrelados e açaimados, sou eu, e que tenha os seus cães soltos e se estes vierem "marrar" com os meus , a primeira coisa que eu faço é tirar-lhes o açaime, como devem compreender primeiro está o bem estar dos meus!
[/quote]
E no caso de estarem a passar crianças e pessoas no local, os cães estão tambem em primeiro?
[/quote]
E no caso de estarem a passar crianças e pessoas no local, os cães estão tambem em primeiro?
[Também importante, para quem andar a passear os bobis na zona do Parque das Nações ou noutro sitio qualquer, e vir um gajo com cães atrelados e açaimados, sou eu, e que tenha os seus cães soltos e se estes vierem "marrar" com os meus , a primeira coisa que eu faço é tirar-lhes o açaime, como devem compreender primeiro está o bem estar dos meus!
[/quote]
[/quote]