Passeio do animal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
OlecramrsPT
Registado: quinta ago 16, 2012 2:26 pm

domingo out 20, 2013 5:42 pm

Boa tarde, agora que o Verão chegou ao fim, tenho ido diariamente passear a minha pastor alemã preta de 1 ano e meio até à praia.

Na praia, quando vejo que não há nenhum animal, gosto de a soltar e corre tudo sem problemas.

O pior é quando há outros animais, nomeadamente caes mais pequenos, que se aproximam de nós (neste caso, recorro sempre à trela). Eu aviso os outros donos que não sei a reação da minha cadela mas, ontem um senhor disse que ela parecia amigável e arriscou. Os cães cheiraram-se e a minha cadela deu uma mordidela na parte superior do pescoço do outro cão e começaram os rugidos, etc.

Em casa, também tenho um cão de menor porte e a pastor alemã tem o mesmo comportamento, embora muito raramente e apenas de início houve problemas.

O que estou a fazer de mal nestes passeios?Como posso alterar este comportamento e "tornar" o meu animal de estimação mais amigável com outros animais? (com pessoas não tenho problemas, a cadela é muito amigável nesse aspecto)

Obrigado
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo out 20, 2013 5:53 pm

a sua cadela é agressiva?
Pelo que descreve acho que ela só está a mostrar dominância.
A sua cadela foi provavelmente mal sociabilizada com animais mais nova.
E você ao ver outros animais e ficar tensa e retrair só está a intensificar essa tensão
tente fazer uma sociabilização gradual com outros cães, se vir que não está a dar conta do recado ponha a hipótese de a meter numa escola.

lunathar
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo out 20, 2013 5:55 pm

De cada vez que reprime o natural convívio da sua cadela, pondo-lhe a trela, avisando os outros donos, etc., está a dizer-lhe que os outros cães são perigosos, que é preciso defender-se deles, e por aí fora.

Convencida disso pelo própria dona, é claro que ela reage mal, pois a socialização não foi, e não está a ser, bem feita.
Última edição por Floripes3 em domingo out 20, 2013 7:06 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
OlecramrsPT

domingo out 20, 2013 5:57 pm

Quando a passeio, paço por casas com caes e ela simplesmente ignora. Com pessoas é muito amigável, com a cadela mais pequena que tenho cá em casa muito raramente à confusão, ambas respeitam o espaço uma da outra.

A verdade é que esta cadela veio cá para casa já com quase um ano, antes estava num canil.

E essa socialização, como devo agir?
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo out 20, 2013 6:01 pm

abordar cães que estão dentro de casa não é a melhor forma de os sociabilizar
Peça a alguém que veja que tem um cão mais confiável e deixe a sua cadela cheirar sem qualquer tensão na trela, se a cadela rosnar de logo um puxão e diga firmemente não!
va tentando aproximações graduais a vários cães não retraia nem passe tensão para a cadela se não apenas a vai pôr num estado de alerta e nervosismo
OlecramrsPT

domingo out 20, 2013 6:03 pm

lunathar Escreveu:abordar cães que estão dentro de casa não é a melhor forma de os sociabilizar
Peça a alguém que veja que tem um cão mais confiável e deixe a sua cadela cheirar sem qualquer tensão na trela, se a cadela rosnar de logo um puxão e diga firmemente não!
va tentando aproximações graduais a vários cães não retraia nem passe tensão para a cadela se não apenas a vai pôr num estado de alerta e nervosismo
Obrigado pela ajuda, vou tomar mais atenção nesses aspectos.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 22, 2013 4:34 pm

Outra hipótese é ser só brincadeira, provavelmente os rugidos de que fala começaram porque não caiu bem ao outro.
Nem todos são porreirinhos (incluindo o seu).
Mas se diz que normalmente não há problema, pode ser brincadeira.
Eu daqui não consigo adiantar mais, não estava lá, não conheço os cães em causa.
Tente determinar/avaliar melhor, se não conseguir ou não estiver certo, procure quem o faça (treinador).
Responder

Voltar para “Cães”