O que fiz de errado?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FilipaAni
Membro
Registado: sábado ago 17, 2013 7:05 pm

sexta out 25, 2013 11:44 am

Olá bom dia a todos,

Estou a precisar imenso da vossa ajuda.
O meu Salvador que acabou de completar 5 meses anda com um comportamento muito estranho.
Sempre foi um cão obediente apesar de teimoso mas sempre consegui levar a minha palavra até ao fim.
Acontece que agora anda muito agressivo. Não 24h sobre 24h mas em casos específicos, o que não deixa de ser preocupante.
Já não é nem a 1ª nem a 2ª nem a 3ªvez que me rosna e me mostra os dentes, mesmo pronto a morder-me. Já me mordeu uma vez e bem mas manti a minha postura e acabei por vencer. Com o meu companheiro que era a quem ele tinha mais "respeito" ontem também o mordeu e faz isto em situações onde o repreendemos mas nem sempre. Por exemplo hoje ao repreende-lo por me roer um chinelo voltou a fazê-lo mas se por acaso estiver a brincar comigo e eu lhe disser um "não" ele pára logo.
Nunca lhe batemos, alias quando digo que "acabei por vencer" e que mantenho sempre a minha palavra não é em termos de o agredir mas sim de ele desistir e fazer o que eu quero nem que perca quase uma hora (como já aconteceu).
O que estou a fazer de errado? Temos que mudar de postura? Ele sempre foi um cão teimoso e que exige muita paciência e com isso não tenho problemas, só não quero ignorar este comportamento agressivo.
Criticas e conselhos são bem vindos por favor!

Obrigada

Deixo vos umas fotos do rebelde (com 3 e 4 meses) .

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/508633

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/508634

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/508632
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta out 25, 2013 1:17 pm

devia procurar ajuda de um treinador
Gongol
Membro Júnior
Registado: terça out 15, 2013 12:03 pm

sexta out 25, 2013 6:06 pm

e um bocado e stranho um cachorro com 5 meses morder. esse rosnar deve ser de brincadeira. se não for deve ser porque oi cao esta revoltado com os donos. as vezes mais valia certas pessoas terem um cao a pilhas, sempre podiam ligar e desligar quando bem lhes apetece.
FilipaAni
Membro

sexta out 25, 2013 7:26 pm

Gongol Escreveu:e um bocado e stranho um cachorro com 5 meses morder. esse rosnar deve ser de brincadeira. se não for deve ser porque oi cao esta revoltado com os donos. as vezes mais valia certas pessoas terem um cao a pilhas, sempre podiam ligar e desligar quando bem lhes apetece.
? Nao sei que contributo a sua resposta teve para o meu problema mas obrigada na mesma.
FilipaAni
Membro

sexta out 25, 2013 7:27 pm

Sasha99 Escreveu:devia procurar ajuda de um treinador
Boa noite e obrigada pela resposta :)

De facto nao vejo outra solucao..
Palmeida92
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 9:32 am

sexta out 25, 2013 8:57 pm

A minha por volta dos 4 meses também começou com essas teimosias e a rosnar, ou porque nos aproximávamos quando ela estava a roer um osso, ou quando estava deitada no sofá e a ia-mos tirar. Uns reforços positivos no focinho e deixou de ter essas manias.

Mas o que o faz despoletar essas acções ?

A minha patuda que vai fazer um ano em Novembro agora só "rosna" para nos chamar para a brincadeira. Ladra, rosna e mete-se na posição de "pronta para correr" xD
FilipaAni
Membro

sexta out 25, 2013 9:14 pm

Palmeida92 Escreveu:A minha por volta dos 4 meses também começou com essas teimosias e a rosnar, ou porque nos aproximávamos quando ela estava a roer um osso, ou quando estava deitada no sofá e a ia-mos tirar. Uns reforços positivos no focinho e deixou de ter essas manias.

Mas o que o faz despoletar essas acções ?

A minha patuda que vai fazer um ano em Novembro agora só "rosna" para nos chamar para a brincadeira. Ladra, rosna e mete-se na posição de "pronta para correr" xD
Boa noite :)

Geralmente ele reage da forma como descrevi acima quando o tentamos colocar num lugar que ele nao gosta quando se porta mal. Por exemplo quando sobe para cima do sofa sem autorizacao e o tentamos colocar na casota de castigo.. basicamente è isto. Sempre que se porta (muito) mal e o tentamos colocar de castigo rosna e tenta morder.Quando sao coisas normais de por exemplo ser bruto a brincar ou a roubar um chinelo basta um 'nao' e o assunto fica arrumado.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta out 25, 2013 9:23 pm

Por agora, só vou deixar aqui uma nota que o vitinho tá pesado.

Rosnar é parte da vocalização de um cão, não está necessariamente ligado à agressividade.
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

sexta out 25, 2013 9:46 pm

Boas!!!

O seu cão ainda é cachorro e como tal mede mal os seus comportamentos (dentadas e outras situações). Os dentes são extremamente finos, caso ainda não tenham caído e as suas dentadas muito dolorosas, mesmo que na brincadeira. Está na altura de assumir o controlo e não arranjar desculpas, ou seja, se o cão lhe toca porque razão não lhe toca para trás (não é bater, mas fazer sentir fisicamente a sua presença e desagrado). Sempre que possivel tente antecipar o rosnar ou dentada agindo preventivamente, chamando-lhe a atenção quer por som ou por toque.

Espero ter ajudado...

Até à próxima!!!
Última edição por roquesoares em sábado out 26, 2013 7:53 pm, editado 1 vez no total.
Bungle
Membro Júnior
Registado: segunda jul 01, 2013 7:21 am

sábado out 26, 2013 10:49 am

- O cachorro rosnar não significa, necessáriamente, que vai morder ou queira morder. Não é imperativo que seja um sinónimo de agressividade;
- o cachorro a partir dos 5/6 meses costuma comecar a esticar a corda para ver até onde pode ir, a tentar impôr a sua vontade. Muito provavelmente é isso que está a acontecer.

Agora a parte em que me diz que o cachorro mordeu ambos os donos é que estou a achar esquisito. Em minha opinião, deve consultar um treinador, pois esses comportamentos precisam de ser corrigidos o mais depressa possivel.

Um bocado off topic, mas cada vez mais acho engraçado a necessidade de vincar o facto de não se tocar no cão. Deixar o mesmo fazer tudo, mas não lhe podemos tocar com um dedo...
Sou adepto de treinos com métodos de reforço positivos, mas uma chapadinha no focinho não vai matar ninguém. Já parece o que se passa com os fedelhos de hoje em dia: podem assaltar, roubar, bater no professor, mas se algum lhe dá um chapada na cara é logo noticia de abertura no jornal
Última edição por Bungle em sábado out 26, 2013 12:11 pm, editado 1 vez no total.
Gongol
Membro Júnior
Registado: terça out 15, 2013 12:03 pm

sábado out 26, 2013 10:55 am

FilipaAni Escreveu:
Gongol Escreveu:e um bocado e stranho um cachorro com 5 meses morder. esse rosnar deve ser de brincadeira. se não for deve ser porque oi cao esta revoltado com os donos. as vezes mais valia certas pessoas terem um cao a pilhas, sempre podiam ligar e desligar quando bem lhes apetece.
? Nao sei que contributo a sua resposta teve para o meu problema mas obrigada na mesma.
É normal que nao tenha percebido. Voce quer colocar o cão num treinador e descreveu muito bem o probema do cão, que é um cachorro, que rosna, e é agressivo. Esqueceu-se de descrever a forma como você trata o cachorro, embora pergunte o que está a fazer de mal. Tem a certeza que o rosnar é de agressividade, sendo um cacnhorro, com 5 mesinhops apenas? é que se for de agressividade, leve o cão ao treinador, se bem que a origem do problema fica por resolver - a ORIGEM É VOCÊ, não o cachorro. por isso é que digo que se calhar algumas pessoas so deviam ter caes a pinhas.
Palmeida92
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 9:32 am

sábado out 26, 2013 12:05 pm

Bungle Escreveu:
Um bocado off topic, mas cada vez mais acho engraçado a necessidade de vincar o facto de não se tocar no cão. Deixar o mesmo fazer tudo, mas não lhe podemos tocar com um dedo...
Sou adepto de treinos com métodos refroço positivos, mas uma chapadinha no focinho não vai matar ninguém. Já parece o que se passa com os fedelhos de hoje em dia: podem assaltar, roubar, bater no professor, mas se algum lhe dá um chapada na cara é logo noticia de abertura no jornal
Não diria melhor ;)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda out 28, 2013 12:51 am

Palmeida92 Escreveu:
Bungle Escreveu:
Sou adepto de treinos com métodos refroço positivos, mas uma chapadinha no focinho não vai matar ninguém. Já parece o que se passa com os fedelhos de hoje em dia: podem assaltar, roubar, bater no professor, mas se algum lhe dá um chapada na cara é logo noticia de abertura no jornal
Não diria melhor ;)
x2.
A minha cadela começou a fazer isso por volta dos 5 meses, após ralhar c ela. Tentou umas 3 x na mesma época. Também prefiro métodos com reforço positivo, mas nestas alturas leva mesmo uma palmada no focinho. E de seguida ofereço-lhe a mão p ferrar, mas fica-se por alí. É a única altura em q apanha no focinho. Se tiver q lhe dar noutra altura, é numa pernica.

No entanto, numa situação ou noutra, ao longo da vida, eles vão tentando. O meu dálmata tem 12 anos e a ultima x q me zanguei a sério c ele foi há 2 anos. Ele meteu-se na casota dele, ia rosnando, e eu continuei a puxa-lo cá p fora e a oferecer-lhe a Mao p morder. A coisa estava feia e eu n estava lá com 100% de confiança, mas acho q mostrar medo é o pior!!! No entanto, eu fiz isto pq a mandíbula dele n tem a força de um pit ou de um rotweiller. Também é preciso termos bom senso. No entanto no caso de um cão pp será obviamente sempre necessário treino profissional.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça out 29, 2013 2:29 pm

as repreensões devem ser feitas de forma assertiva e em curto espaço de tempo e ignorar de seguida todas as interações do cao para com o dono sejam elas de brincadeira ou mendigar mimos, estar como disse um longo tempo repreender até á desistência do cao só lhe está a despertar maus hábitos pois ele nessa altura ve isso como um jogo e não como repreensão... se ele tem 4/5 meses certamente a partir desta idade como já lhe disseram é provável que comece a impor algumas vontades de forma a testar os donos para ver ate onde pode ir... importante sempre é o que não pode fazer hoje não se pode permitir que faça amanha ou mais tarde o vai repreender por qualquer um desses actos e o cao ira ficar confuso, o meu por exemplo tem acesso a todas as divisões da casa excepto o quarto a porta do quarto pode estar aberta que ele passa no corredor e não entra, já o subir no sofá já nao posso dizer o mesmo e arrependo-me disso todos dias especialmente quando chove lol mas basta falar uma vez "Rijo sai já daí" que ele la vai pra cama dele com ar de amuado... a educação e como nas crianças atrepam conforme a corda que lhes é dada :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Responder

Voltar para “Cães”