Assunção Cristas não quer portugueses com mais de dois cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça out 29, 2013 8:21 pm

Quando pûs aqui o 'link' ainda não tinha lido a petição.

Concordo que é demasiado emocional, exprimindo mais a revolta e indignação (que eu também sinto), mais do que uma crítica pensada ao texto da lei.

Apesar disso assinei - só porque me revoltou.
Espero que apareça outra mais bem feita - com pés e cabeça para andar - e voltarei a assinar.

Há outros aspectos no texto da lei que devem ser referidos.

A MissRabbit fê-lo e passo a citá-la : "quem tem raças puras registadas pode alojar até 10 animais, ou seja, os animais criado para vender são beneficiados relativamente aqueles que são resgatados da rua, muitas vezes em situações bem difíceis e que os bons samaritanos, que ás vezes sabe Deus com que prejuízo no seu próprio bem estar, acolhem e lhes dão um lar caloroso e cheio de afectos ;
não refere ainda que reduz o valor das multas para os maus-tratos aos animais. E o abandono nem contra ordenação merece. No fundo penaliza-se quem trata bem e acolhe animais abandonados e despenaliza-se quem abandona e maltrata."
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça out 29, 2013 8:46 pm

zorra Escreveu:Quando pûs aqui o 'link' ainda não tinha lido a petição.

Concordo que é demasiado emocional, exprimindo mais a revolta e indignação (que eu também sinto), mais do que uma crítica pensada ao texto da lei.

Apesar disso assinei - só porque me revoltou.
Espero que apareça outra mais bem feita - com pés e cabeça para andar - e voltarei a assinar.

Há outros aspectos no texto da lei que devem ser referidos.

A MissRabbit fê-lo e passo a citá-la : "quem tem raças puras registadas pode alojar até 10 animais, ou seja, os animais criado para vender são beneficiados relativamente aqueles que são resgatados da rua, muitas vezes em situações bem difíceis e que os bons samaritanos, que ás vezes sabe Deus com que prejuízo no seu próprio bem estar, acolhem e lhes dão um lar caloroso e cheio de afectos ;
não refere ainda que reduz o valor das multas para os maus-tratos aos animais. E o abandono nem contra ordenação merece. No fundo penaliza-se quem trata bem e acolhe animais abandonados e despenaliza-se quem abandona e maltrata."
100% de acordo, temo que o número de abandonos aumente com esta lei se entrar em vigor. Sei que não tem efeitos rectroactivos, mas, há muita gente que não tem pena dos animais que tem em casa. :|
Vava09
Membro
Registado: sexta jan 13, 2012 6:48 pm

terça out 29, 2013 9:00 pm

Quando esta notícia deu, não se referiram que esta lei não cai sobre quem já tem os animais ? Penso que a minha mae me disse que a lei não tem efeitos retroactivos, ou seja, quem já tem os animais ninguém lhos pode tirar.

Eu que tenho três cães e dois gatos , estou completamente irritada. Quem é que me vem cá tirar o que quer que seja ? Sim ainda por cima os cães ...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 29, 2013 9:09 pm

Zorra.
Deve ser para proteger o negócio e as raças reconhecidas, tal como fizeram com a lei dos pp´s onde certas raças tiveram tratamento especial em relação a outras, inclusive a omissão da lista.
E é assim como isto vai acabar se for para a frente.
Ao menos os pits têm um grupo próprio apesar de serem considerados rafeiros.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça out 29, 2013 9:16 pm

Nem sei o que dizer disto... Enfim.. :roll:

Já noutras paragens.. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/In ... id=3504318

Pedro
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça out 29, 2013 9:56 pm

ElMariachi Escreveu:Nem sei o que dizer disto... Enfim.. :roll:

Já noutras paragens.. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/In ... id=3504318

Pedro
Haja algo de bom...

Voltando à nossa "cristas" o melhor da notícia do DN nem é a lei é esta afirmação:
representante dos canicultores. "Quem quer mais cães arranja maneira de ter uma casinha na província"
A SÉRIO????????????????????? TIPO AS CASINHAS NA PROVÍNCIA ARRANJAM-SE ASSIM AOS PONTAPÉS E DEPOIS "AGENTE" "DESPEJA" PARA LÁ OS BICHOS?

Não a sério cada vez mais gosto e respeito os animais ao menos a única m**** que fazem é apenas o fim do processo digestivo e não aquilo que "dizem"!

Desculpem mas isto é de uma falta de senso que é preciso ter dó!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça out 29, 2013 10:29 pm

E um criador de Cães Serra da Estrela consegue ter 7,8,9 ou 10 animais em boas condições e sem incomodar ninguem e os outros (criadores de outras raças, protectores, pessoas com gosto por animais etc) não conseguem o mesmo feito?
Pois essas lá terão que comprar uma casa na província :roll:

Compreendo que queiram preservar as nossas raças, mas por serem caes de raças portuguesas, não deixam de ser CÃES... Portanto ter 10 desses ou 10 de outros exige o mesmo - Condições e respeito pelos outros (vizinhos etc). Logo se é possível um caso, o outro também será!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça out 29, 2013 10:41 pm

Já agora, este documento apresenta algumas semelhanças com o que se anda por aí a dizer: http://base.alra.pt:82/Doc_Audi/XA044-OGP.pdf

É provável que não seja este, mas pelo menos no limite de animais tenta estabelecer o mesmo que se tem ouvido ao longo do dia de hoje:
"Manutenção dos cães e gatos
1 - Nas frações autónomas de prédios urbanos e moradias sem logradouro podem ser
alojados até dois cães ou quatro gatos por cada fogo, não podendo, no total, ser
excedido o número de quatro animais.
2 - Nos prédios urbanos em zona urbana, com logradouro de uso exclusivo e nos prédios
rústicos e mistos, podem ser alojados até seis animais adultos.
3 - Os detentores de animais das raças nacionais registadas no livro de origens português,
com o objetivo de melhoramento e preservação do património genético, podem alojar
até dez animais adultos nos prédios rústicos ou mistos, desde que cumpridas as
condições de tranquilidade, salubridade e bem-estar dos animais, previstas no artigo
anterior. "

Segundo este documento haveriam mais mudanças: a criação com fins de venda será mais "complicada", animais que dêem entrada em canis com doenças transmissiveis a humanos não podem ser adoptados, obrigatoriedade de Identificação electronica para cães e gatos etc etc etc
Última edição por maraya em quarta out 30, 2013 12:15 am, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

terça out 29, 2013 11:06 pm

que eu saiba em nossa casa mandamos nos ,que tem eles haver quantos cães temos,que eu saiba nos pagamos a casa aos bancos que levam juros altos onde o estado mete as patas e ainda querem vir mandar se tenho 1 ou 10000 cães,é como a treta do condômino se o condomínio decidir não podemos ter cães acho muito mal visto pagai pela casa logo faço o que quiser nela ,essa gaja tambem veio parir um besta como ela e ela nao reclamo.
Nao percebo porque temos de andar ao sabor desses senhores/as que autoridade tem eles mandar nas nossas vida,afinal parece que aos 18 anos nao somos realmente independentes porque continuamos andar ao sabor desses fdp
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 30, 2013 12:11 am

maraya Escreveu:Já agora, este documento apresenta algumas semelhanças com o que se anda por aí a dizer: http://base.alra.pt:82/Doc_Audi/XA044-OGP.pdf

É provável que não seja este, mas pelo menos no limite de animais tenta estabelecer o mesmo que se tem ouvido ao longo do dia de hoje:
1 - Nas frações autónomas de prédios urbanos e moradias sem logradouro podem ser
alojados até dois cães ou quatro gatos por cada fogo, não podendo, no total, ser
2 - Nos prédios urbanos em zona urbana, com logradouro de uso exclusivo e nos prédios
3 - Os detentores de animais das raças nacionais registadas no livro de origens português,
com o objetivo de melhoramento e preservação do património genético, podem alojar
condições de tranquilidade, salubridade e bem-estar dos animais, previstas no artigo
anterior. "

Segundo este documento haveriam mais mudanças: a criação com fins de venda será mais "complicada", animais que dêem entrada em canis com doenças transmissiveis a humanos não podem ser adoptados, obrigatoriedade de Identificação electronica para cães e gatos etc etc etc
Há um grande bocado encontrei isto no Facebook:

Artº 76 - 4º 5 - Não podem ser cedidos animais que apresentem resultados positivos aos testes a que se refere a alínea e) do número anterior, os quais devem ser eutanasiados.

(e) Realização de testes com vista ao rastreio de outras doenças com carácter zoonótico, designadamente leishmaniose, sarnas, dermatofitoses e dirofilarioses, sempre que tal for considerado necessário) ...

Sublinhado meu.

Quem redigiu isto nem sequer o veterinário da esquina ouviu, quanto mais a bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, que bastante chocada ficou...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 30, 2013 12:22 am

zorra Escreveu:...

Curiosamente - ou talvez não -, a única entidade oficial que se mostrou agradada com este aborto de lei foi... o CPC:
O Clube Português de Canicultura elogia o resultado obtido, até porque esta associação ajudou a tutela a definir algumas das linhas mestras do diploma. Quando ouviu falar no limite de dois cães por domicílio, o advogado Victor Veiga, consultor jurídico do clube, admite que a sua primeira reacção foi de rejeição. Hoje defende a opção como forma de reduzir as querelas entre vizinhos.
“Em zonas de grande densidade urbana é evidente que esta limitação se justifica”, observa, acrescentando que não serão muitas as pessoas afectadas pela medida: “Dificilmente se vê na rua alguém com mais de três cães à trela.” Depois, sublinha, as novas restrições não se aplicam a quem já tiver um número superior de animais registados ao abrigo da anterior lei.
De novo, sublinhado meu.

Gostaria de saber onde é que o eminente consultor jurídico foi desencantar a peregrina ideia de que as querelas entre vizinhos vão diminuir com esta lei... Pelo contrário, vão aumentar! Só será preciso fazerem uma queixinha na polícia para se verem livres dos animais dos vizinhos detestados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta out 30, 2013 1:34 am

Floripes3 Escreveu:
maraya Escreveu:Já agora, este documento apresenta algumas semelhanças com o que se anda por aí a dizer: http://base.alra.pt:82/Doc_Audi/XA044-OGP.pdf

anterior. "

Há um grande bocado encontrei isto no Facebook:

Artº 76 - 4º 5 - Não podem ser cedidos animais que apresentem resultados positivos aos testes a que se refere a alínea e) do número anterior, os quais devem ser eutanasiados.

(e) Realização de testes com vista ao rastreio de outras doenças com carácter zoonótico, designadamente leishmaniose, sarnas, dermatofitoses e dirofilarioses, sempre que tal for considerado necessário) ...

Sublinhado meu.

Quem redigiu isto nem sequer o veterinário da esquina ouviu, quanto mais a bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, que bastante chocada ficou...
Não tinha visto/lido esta parte dos animais com doenças de carácter zoonótico. Fosga-se! Fico mesmo passada à medida que vou lendo mais.

Por este andar, o pobre do Martim não tinha tido 4,5 anos de amor e carinho e a Estrelita já tinha sido eutanasiada duas vezes uma vez que tem leish (perfeitamente controlada) e, quando a adoptámos tinha também dirofilariose para além de ter tido febre da carraça e displasia da anca. Enfim ... o que é que têm a ver se eu quero e posso adoptar um animal doente desde que cuide dele? FDP milhões de vezes. :twisted: :twisted:
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta out 30, 2013 1:37 am

Já agora quais os testes que estes "senhores doutores da mula russa" se propõem fazer por exemplo no despiste da leish??? O teste rápido que não é minimamente fidedigno??? Se nem dinheiro têm para dar medicação simples como anti-inflamatórios aos animais??? Enfim ... é o que dá termos à frente dos nossos destinos gentinha sem qualquer tipo de formação mas sim carreiristas de longa data. :twisted: :twisted:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta out 30, 2013 2:02 am

Floripes3 Escreveu: O Clube Português de Canicultura elogia o resultado obtido, até porque esta associação ajudou a tutela a definir algumas das linhas mestras do diploma. Quando ouviu falar no limite de dois cães por domicílio, o advogado Victor Veiga, consultor jurídico do clube, admite que a sua primeira reacção foi de rejeição. Hoje defende a opção como forma de reduzir as querelas entre vizinhos.
“Em zonas de grande densidade urbana é evidente que esta limitação se justifica”, observa, acrescentando que não serão muitas as pessoas afectadas pela medida: “Dificilmente se vê na rua alguém com mais de três cães à trela.” Depois, sublinha, as novas restrições não se aplicam a quem já tiver um número superior de animais registados ao abrigo da anterior lei.
:lol: :lol: :lol: se o Veiga tiver noção de que está a chatear tanta gente com estas declarações, até dorme melhor esta noite.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta out 30, 2013 4:46 am

Sinceramente esta noticia parece me mais uma espécie de manobra de diversão, dar aos portugueses algo com que se revoltarem e preocuparem e ao mesmo tempo arranjar uma fachada para encobrir algo mais sério.

eu não estou muito preocupada, se algum dia quiserem levar os meus cães ou os cães de pessoas próximas, teem que me levar a mim também... açaimada e tudo!
:twisted:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”