Dúvidas: Yorkshire e novo cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

soraiaac
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2013 10:24 am

domingo nov 10, 2013 2:58 pm

Boas, tenho neste momento um yorkshire - Ruca Miguel - de 5 anos, e na próxima semana vou adoptar um novo membro para a família.

O meu Ruca é bastante activo (já tentamos tudo para ele acalmar, mas nada)... O problema agrava-se quando nós saímos de casa, porque ele ladra imenso e até chega a morder (basta mexermos nas chaves ou vestirmos os casacos para começar... o mesmo quando toca o telefone ou a campainha).
Já fomos com ele à veterinária (inclusive 2 diferentes, para termos 2 opiniões diferentes), o diagnostico foi o mesmo - Ansiedade por separação. Já chegamos a lhe dar medicação para o acalmar, mas não resultou.
Neste momento estamos a ponderar a castração (já agora se tiverem alguma experiência com uma situação semelhante, digam aqui como foi o resultado).

A próxima situação é que no final da próxima semana vou adoptar um novo cão (cerca de 2 meses), e gostaria de saber o que posso fazer para uma boa integração do novo cão na familia e com o Ruca.
Já agora se tiverem conselhos úteis para utilizar com ele, deixem aqui (acho que o problema que o Ruca tem é um pouco por nossa culpa...)

Obrigado :D
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo nov 10, 2013 3:45 pm

Um novo cão pode ajudar o existente no sua ansiedade de separação, pois entretém-no e fá-lo sentir-se acompanhado. Mas para isso o cão mais velho tem de o aceitar e dar-se bem.

Terá de ter alguns cuidados ao apresentar o cachorrinho ao seu yorkie: apresentá-los em terreno neutro, como a rua ou um jardim perto de casa, por exemplo. Se introduzir o novo cão directamente no território do mais velho, este pode reagir mal e não aceitar o "intruso". Portanto, deverá fazê-lo fora de casa, maqs tenha em atenção que o jardim da casa pode ser considerado por ele território seu, igual à sala ou ao quarto dos donos.

Depois das apresentações, em que deverá deixá-lo cheirar à vontade o cachorro, dê um curto passeio com os dois, mas o cachorro deve ser o primeiro a entrar em casa: o cão mais velho aceitará melhor um companheiro que já esteja em casa quando regressar. Por isso, a meio do passeio alguém deverá voltar para casa com o cachorro recém-chegado.

Quanto à ansiedade por separação propriamente dita, há várias técnicas a adoptar, pode pesquisar aqui no fórum, pois há muitos tópicos sobre isso.

Felicidades.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
soraiaac
Membro Júnior

domingo nov 10, 2013 5:33 pm

Muito obrigado pela resposta. :)

Vou tentar seguir o que me indicou... Também já me tinham dito que "ter uma companhia" o podia ajudar, vamos lá ver!

Segundo dizem essa ansiedade foi gerada por no inicio o termos "mimado muito" (não que isso seja mau), mas porque o levávamos para todo o lado, andou sempre ao nosso colo e dai que ele nunca se deve ter habituado a ficar sozinho em casa.

Vou verificar os tópicos sobre ansiedade por separação, já agora, acha que num cão com mais de 5 anos, essa situação ainda é reversível?
Ele ultimamente para alem de ficar a ladrar quando saímos, também faz chichi e cócó em casa.. (não é sempre)

Obrigado. :D
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo nov 10, 2013 6:08 pm

Pondere contactar um treinador ou pesquisar algumas dicas na net para a ansiedade de separação por exemplo:
-Ensinar a ordem "fica", 1º passo o cão fica no mesmo sítio e o dono afasta-se apenas uns metros vai aumentando a dificuldade e o tempo que ele tem de esperar para ir ter consigo, 2º passo ausentar-se da divisão em que ele está e ele ficar lá por um período de tempo curto e recompensá-lo depois ir aumentando a distância e o tempo de separação, começa-se com segundos até chegar a minutos.
-Ausências curtas e recompensa quando ele fica calmo
-Deixar o rádio/tv ligado
-Deixar uma peça de roupa com o nosso cheiro
-Deixar brinquedos diferentes do costume (tipo Kong)
-Dar um valente passeio antes de sair para ele se "cansar" e dar um grande passeio no regresso como "recompensa".
-Ignorar quando ele tem o comportamento "não desejado"
-Não se "despedir", sair e "pronto"
....

Eu não arriscava um novo cachorro antes de este acalmar um bocadinho...

Boa Sorte ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Floripes3
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 6:29 pm

soraiaac Escreveu:...Vou verificar os tópicos sobre ansiedade por separação, já agora, acha que num cão com mais de 5 anos, essa situação ainda é reversível?
Ele ultimamente para alem de ficar a ladrar quando saímos, também faz chichi e cócó em casa.. (não é sempre)

...
Penso que sim, embora possa não corrigir totalmente. Mas o novo cão vai ajudá-lo nisso. Mas o importante é começar também a reeducá-lo quanto às saídas, e a MaguiC já lhe deu algumas dicas. Mas enquanto o novo cão não chega e para além do resto, também pode deixar-lhe um brinquedo de que ele goste, ou mesmo um boneco de peluche na cama. Com alguns resulta. E quando regressar a casa limpe as porcarias sem dizer nada e sem ligar importância: isto é fundamental para o levar a perceber que não precisa de urinar e defecar para chamar a atenção dos donos.

Também pode começar a dessensibilização aos vossos preparativos para sair fazendo-os "em seco", ou seja: pega nas chaves e depois leva-as para a mesa ou para o sofá e senta-se a fazer qualquer coisa. Quando o cão sossegar, passado algum tempo, pode repô-las no lugar. Com os casacos, o mesmo: veste o casaco e depois senta-se a ler o jornal ou vai fazer qualquer coisa. Pouco tempo depois de o cão sossegar despe-o e pendura-o no sítio do costume. Tanto pode fazer isto com cada objecto associado à saída, como com todos ao mesmo tempo, o que importa é mostrar-lhe que nem sempre sai quando lhes mexe e que não vale a pena ficar ansioso com isso.

Aos poucos, ele perceberá que nem sempre essas acções são para sair e acabará por deixar de lhes dar grande importância.

E outra coisa: li acima que ponderam a castração. Não o faça, a castração não vai ter qualquer efeito sobre esse comportamento psicológico.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Floripes3
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 6:37 pm

MaguiC Escreveu:...

...
Tive um cão que acabou por me abrir buracos em duas portas da rua porque ficava com queixo lá colado, a babar-se de ansiedade por eu sair. Quando entrava alguém no andar, desatava a ganir e a arranhar a porta, abrindo o buraco na falsa madeira amolecida. A alcatifa do hall foi toda levantada, em toda a sua extensão. Cheguei a temer que lhe morresse de uma síncope numa dessas alturas em que eu tinha de sair. O conselho do veterinário que tinha na altura foi precisamente o de lhe arranjar a companhia de outro cão.

O que fiz, com excelentes resultados: nunca mais se angustiou e com o tempo deixou de sofrer com as ausências da dona. Portanto, um novo cão é mesmo agora que é necessário.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo nov 10, 2013 6:54 pm

Floripes3 Escreveu:

...
Tive um cão que acabou por me abrir buracos em duas portas da rua porque ficava com queixo lá colado, a babar-se de ansiedade por eu sair. Quando entrava alguém no andar, desatava a ganir e a arranhar a porta, abrindo o buraco na falsa madeira amolecida. A alcatifa do hall foi toda levantada, em toda a sua extensão. Cheguei a temer que lhe morresse de uma síncope numa dessas alturas em que eu tinha de sair. O conselho do veterinário que tinha na altura foi precisamente o de lhe arranjar a companhia de outro cão.

O que fiz, com excelentes resultados: nunca mais se angustiou e com o tempo deixou de sofrer com as ausências da dona. Portanto, um novo cão é mesmo agora que é necessário.
De acordo com o que tenho lido "por aí" (digo por aí porque já não sei as fontes) tanto pode ser bom como pode ser mau, e o novo cachorro pode aprender este comportamento com o mais velho... mas cada caso é um caso ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 10, 2013 6:55 pm

Neste momento estamos a ponderar a castração (já agora se tiverem alguma experiência com uma situação semelhante, digam aqui como foi o resultado).
Na minha opinião, a castração não vai ajudar numa situação de ansiedade por separação. A castração mexe com as hormonas sexuais e com os comportamentos a elas associados (agressão outros cães, marcação território, por exemplo) e às vezes, nem esses problemas controla.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 6:57 pm

MaguiC Escreveu:De acordo com o que tenho lido "por aí" (digo por aí porque já não sei as fontes) tanto pode ser bom como pode ser mau, e o novo cachorro pode aprender este comportamento com o mais velho... mas cada caso é um caso ;)
Sim, corre-se esse risco se nada se fizer para reeducar o cão ansioso. Mas se o fizerem, o cão mais novo também aprenderá, e com maior facilidade porque está na idade ideal para isso, a não ficar ansioso com a ausência dos donos.
soraiaac
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 12:50 am

MaguiC Escreveu:Pondere contactar um treinador ou pesquisar algumas dicas na net para a ansiedade de separação por exemplo:
-Ensinar a ordem "fica", 1º passo o cão fica no mesmo sítio e o dono afasta-se apenas uns metros vai aumentando a dificuldade e o tempo que ele tem de esperar para ir ter consigo, 2º passo ausentar-se da divisão em que ele está e ele ficar lá por um período de tempo curto e recompensá-lo depois ir aumentando a distância e o tempo de separação, começa-se com segundos até chegar a minutos.
-Ausências curtas e recompensa quando ele fica calmo
-Deixar o rádio/tv ligado
-Deixar uma peça de roupa com o nosso cheiro
-Deixar brinquedos diferentes do costume (tipo Kong)
-Dar um valente passeio antes de sair para ele se "cansar" e dar um grande passeio no regresso como "recompensa".
-Ignorar quando ele tem o comportamento "não desejado"
-Não se "despedir", sair e "pronto"
....

Boa Sorte ;)
Boas, já tentei por várias vezes iniciar o "treino" com algumas coisas que vi na internet... o meu problema com isso prende-se com a recompensa! Ele não come nada alem da ração! Já experimentamos vários sticks etc, mas ele não pega em nada... E chega a brincar com eles,,

Talvez seja por isso que não tive sucesso...
soraiaac
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 12:55 am

Floripes3 Escreveu:
soraiaac Escreveu:...Vou verificar os tópicos sobre ansiedade por separação, já agora, acha que num cão com mais de 5 anos, essa situação ainda é reversível?

...
Também pode começar a dessensibilização aos vossos preparativos para sair fazendo-os "em seco", ou seja: pega nas chaves e depois leva-as para a mesa ou para o sofá e senta-se a fazer qualquer coisa. Quando o cão sossegar, passado algum tempo, pode repô-las no lugar. Com os casacos, o mesmo: veste o casaco e depois senta-se a ler o jornal ou vai fazer qualquer coisa. Pouco tempo depois de o cão sossegar despe-o e pendura-o no sítio do costume. Tanto pode fazer isto com cada objecto associado à saída, como com todos ao mesmo tempo, o que importa é mostrar-lhe que nem sempre sai quando lhes mexe e que não vale a pena ficar ansioso com isso.

Aos poucos, ele perceberá que nem sempre essas acções são para sair e acabará por deixar de lhes dar grande importância.

E outra coisa: li acima que ponderam a castração. Não o faça, a castração não vai ter qualquer efeito sobre esse comportamento psicológico.
A veterinária aconselhou fazermos esse sistema de mudarmos os hábitos e o "enganar-nos", mas nunca o pusemos em prática (por esquecimento).

Pois por já ter ouvido várias opiniões, é que ainda não avançamos para a castração, uma vez que ele só faz as necessidades em casa quando saímos... o problema é mesmo a nossa ausência e não a marcação de território.

Vou aliar esse treinamento aos treinos mencionados anteriormente para ver se consigo ter algum resultado! Muito obrigado :)
soraiaac
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 1:00 am

Floripes3 Escreveu:

...

O meu não estraga nada (também não tem nada ao alcance), mas também notamos que fica com o coração muito acelerado e já nos disseram que esta raça é especialmente susceptível a problemas cardíacos :? . Queremos evitar ao máximo este tipo de situações.

Quando ao novo cão, espero que seja uma ajuda para que quando saímos ele tenha uma companhia em casa. Por enquanto (não sei se vai surtir efeito em tão pouco tempo), mas vou adoptar algumas técnicas para ver se melhora antes de chegar o novo cão.
soraiaac
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 1:01 am

MaguiC Escreveu:
Floripes3 Escreveu:

...

De acordo com o que tenho lido "por aí" (digo por aí porque já não sei as fontes) tanto pode ser bom como pode ser mau, e o novo cachorro pode aprender este comportamento com o mais velho... mas cada caso é um caso ;)
Sim, cada caso é um caso, cada animal é diferente.
Espero que na minha casa funcione tudo pelo melhor :D

Obrigado pelas respostas. :)
soraiaac
Membro Júnior

segunda nov 11, 2013 1:05 am

dinodane Escreveu:
Na minha opinião, a castração não vai ajudar numa situação de ansiedade por separação. A castração mexe com as hormonas sexuais e com os comportamentos a elas associados (agressão outros cães, marcação território, por exemplo) e às vezes, nem esses problemas controla.
Sim ele só faz as necessidades em casa quando nos vamos embora, nem que seja 10 min, e depois de termos ido com ele à rua antes de sairmos. Quando ele aguenta imenso tempo sem ir à rua (durante a rua e manha).

Muito obrigado pela resposta, depois das respostas, vou optar por não fazer a castração :)
Floripes3
Membro Veterano

segunda nov 11, 2013 12:44 pm

soraiaac Escreveu:A veterinária aconselhou fazermos esse sistema de mudarmos os hábitos e o "enganar-nos", mas nunca o pusemos em prática (por esquecimento).

Pois por já ter ouvido várias opiniões, é que ainda não avançamos para a castração, uma vez que ele só faz as necessidades em casa quando saímos... o problema é mesmo a nossa ausência e não a marcação de território.

Vou aliar esse treinamento aos treinos mencionados anteriormente para ver se consigo ter algum resultado! Muito obrigado :)
Sobretudo não se esqueça de que neste, como em qualquer outro treino, são fundamentais a persistência e a coerência. Não pode proibir hoje e permitir amanhã, nem pode deixar "para depois" o que iniciou ontem. Tem de arranjar horários para os treinos, o que significa que tem de sacrificar algum do tempo que tenha reservado para actividades não essenciais.

Por exemplo, se for fazer um café para beber em casa, esse tempo é mais necessário para treinar o seu cão. Se lhe apetecer sentar-se a ver um programa de televisão ou a ler uma revista ou um livro que não seja de estudo, veja se não poderá dispensar uns minutos dessa actividade no treino do seu cão. Porque algumas coisas, como vestir o casaco ou pegar nas chaves, podem ser feitas ao mesmo tempo.

O que não pode nunca é interromper o treino por dias ou semanas, sob pena de se perder tudo o que tiver conseguido até aí. Por isso, tem mesmo de se empenhar - o seu cão e o seu bem-estar merecem-no.
Responder

Voltar para “Cães”