Boa tarde
Apanhei esta manhã a minha Sasha a enfiar-se na caixa de areia da Mia e a Comer o cócó da gata.
Costumo limpar a caixa ao final do dia quando chego a casa e de manhã antes de sair pelo que a caixa nunca fica muito tempo suja, mas tenho medo que não tenha sido a primeira vez que fez esta proeza. A minha questão é: será uma questão de comportamento ou será alguma deficiência vitamínica. Acham melhor Vet?
Hoje, depois da proeza e de lhe ralhar coloquei a porta na caixa, uma vez que a gata não rejeita a porta e para ver se ela tem medo de lá entrar.
Não queria ir a correr para o Vet de imediato pois apesar de ser um pouco picuinhas com os animais, o mesmo faço com as minhas filhas: não vou a correr para o pediatra ao primeiro espirro, mas estou com medo que não seja só um caso comportamental. O que me aconselham?
AJUDA: Comportamento ou caso clínico???
Moderador: mcerqueira
É um comportamento normal. A comida dos gatos é mais rica e a sua cadela é atraída pelo aroma a comida. Por incrível que lhe pareça, cheira-lhe mesmo a comida.
Veja se pode pôr o WC do gato num sítio em que este possa entrar, mas ela não alcance.

Veja se pode pôr o WC do gato num sítio em que este possa entrar, mas ela não alcance.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Se a sua cadela for de porte grande e não muito persistente, experimente colocar uma cadeira em frente à porta da caixa. Pode até por qualquer coisa pesada em cima da cadeira para evitar que ela a empurre para tentar lá chegar.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Pois...
De facto já estive a falar com a Vet das minhas meninas e ela diz que é normal.
Para já, optamos por colocar a porta da caixa de areia pois ela é um pouco medrosa e pode ser que isso lhe tire o vício.
A Vet diz que uma palmada na hora certa e um valente ralhete também fazem efeito.
Vamos ver se ela perde o vicio...é que para além disso, sendo ela uma york, pequenina e tendo a filhota mais nova 6 anitos, significa que quer a cadela quer a gata são os bébes dela de colo, com as respectivas beijocas.
A partir de agora vou andar atenta para evitar que essas coisas aconteçam. Obrigada pela dica da cadeira, parece-me outra boa opção.
De facto já estive a falar com a Vet das minhas meninas e ela diz que é normal.
Para já, optamos por colocar a porta da caixa de areia pois ela é um pouco medrosa e pode ser que isso lhe tire o vício.
A Vet diz que uma palmada na hora certa e um valente ralhete também fazem efeito.
Vamos ver se ela perde o vicio...é que para além disso, sendo ela uma york, pequenina e tendo a filhota mais nova 6 anitos, significa que quer a cadela quer a gata são os bébes dela de colo, com as respectivas beijocas.
A partir de agora vou andar atenta para evitar que essas coisas aconteçam. Obrigada pela dica da cadeira, parece-me outra boa opção.
obrigada pela dica da cadeira, parece-me uma boa opção. Logicamente como a sasha é pequena terei de colocar uma cadeira pequenita da minha filhota. Aos gatos não faz qualquer embaraço pois eles furam tudo, mas para a sasha pode resultar
Comportamento... o meu dogue em cachorro rebentou com 2 caixas até eu lhe colocar uma coisa bem pesada de permeio... um bidé!!
Depois passou e nunca mais tocou em nada...

Depois passou e nunca mais tocou em nada...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Quando a minha Basset era viva tínhamos que ter 7 olhos. Pelo menos 4 na nuca...
No caso da Sasha, para já, a portinhola está a dar resultado.
Digo para já porque como é um obstáculo novo, pode ser que ela ande a estudar o caso de contornar o problema da porta.
Quanto à Mia, agora está sempre enfiada no caixote a dar patadas na porta. Deve achar que aquele gingar da porta é um brinquedo novo e está sempre a dar-lhe com a patita.
Em relação à Sasha, muito sinceramente acredito que não seja problema resolvido, pois teimosinha como ele é, estou convencida que não tarda nada ela já contornou a situação.
Vamos ver, vou estando atenta ...
Obrigada a todos pela partilha das V/ experiências
Digo para já porque como é um obstáculo novo, pode ser que ela ande a estudar o caso de contornar o problema da porta.
Quanto à Mia, agora está sempre enfiada no caixote a dar patadas na porta. Deve achar que aquele gingar da porta é um brinquedo novo e está sempre a dar-lhe com a patita.
Em relação à Sasha, muito sinceramente acredito que não seja problema resolvido, pois teimosinha como ele é, estou convencida que não tarda nada ela já contornou a situação.
Vamos ver, vou estando atenta ...
Obrigada a todos pela partilha das V/ experiências
Estou a ter o mesmo problema com o meu kiko um sptiz alemão que decidiu andar sempre a assaltar a caixa de areia do Riscar. Normalmente é durante a noite ou quando não estamos em casa ainda não o consegui apanhar em flagrante.
A solução que arranjei para já foi colocar o WC dio gato em cima de uma pequena mesa assim o gato entra e ele não. Vamos ver por quanto tempo.
A solução que arranjei para já foi colocar o WC dio gato em cima de uma pequena mesa assim o gato entra e ele não. Vamos ver por quanto tempo.
Com a Sasha e para já, a porta da caixa de areia colocada está a resultar. Ela bate com o focinho na porta, assusta-se e vai embora. Não quer dizer que não tente pois continuamos a vê-la aproximar-se da porta e cheirar mas o medo da porta e os ralhetes para já estão a resultar.
Colocar a caixa de areia num local mais alto para mim não dá pois a Mia não salta. Tinha de estar num local mais alto onde ela pudesse trepar e não saltar, mas trepar a Sasha também pode.
Desejo-lhe sorte com o seu amiguinho
Colocar a caixa de areia num local mais alto para mim não dá pois a Mia não salta. Tinha de estar num local mais alto onde ela pudesse trepar e não saltar, mas trepar a Sasha também pode.
Desejo-lhe sorte com o seu amiguinho