Problemas intestinais de leão da rodésia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
afonsinho8
Registado: quinta nov 07, 2013 9:48 pm

sexta nov 08, 2013 6:02 pm

Boas.

Tenho uma cachorra leão da rodésia com 8 meses e meio, e tenho um problema com ela. Não se consegue regularizar o trânsito intestinal. Durante algum tempo, após já alguns ajustes de ração, anda bem, mas depois lá vêem as fezes demasiado moles e cada dejecção às vezes chega a ser em 3 e 4 "prestações". Agora estou a dar Hills - Puppy Large Breed sabor a Frango.
Fiz as desparasitações todas e a última há 3 semanas foi mais "forte".
A veterinária falou em dar-lhe ração de adulto com menos proteína (possível intolerância a esta?), e já tentei mistura com transição, mas só piorou.
A seguir fala em possível intolerância ao glúten e gorduras animais, pelo que gostava de tentar algo antes de avançar para ração vegetariana.
Já lá vão mais de 5 meses com ela, e devido a isto estou exausto e desesperado.. Não consegue aguentar pelas 3 e 4 vezes que vai à rua e a garagem têm de ser lavada quase todos os dias. Alguém me pode ajudar?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta nov 08, 2013 7:42 pm

Peça uma segunda opinião, a outro vet.
Poderia por exemplo apostar numa ração à base de peixe ou borrego e sem cereais..
Mas o melhor é falar com outro vet primeiro.
afonsinho8

sexta nov 08, 2013 7:59 pm

Sim, já experimentei de borrego e sem cereais, mas de peixe por acaso ainda não.
No entanto gostava de experimentar outra solução mais "caseira" antes
de avançar para soluções mais dispendiosas do que as que já incorri.
De facto já consultei mais que um veterinário, e todos me falam mais ou menos no mesmo... :?
Falaram-me já em dar ração de adulto com menos proteína para experimentar.. a ver se é da intolerância à mesma..
Estou um bocado, ou mesmo bastante perdido e não sei que fazer.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta nov 08, 2013 8:18 pm

afonsinho8 Escreveu:Boas.

Tenho uma cachorra leão da rodésia com 8 meses e meio, e tenho um problema com ela. Não se consegue regularizar o trânsito intestinal. Durante algum tempo, após já alguns ajustes de ração, anda bem, mas depois lá vêem as fezes demasiado moles e cada dejecção às vezes chega a ser em 3 e 4 "prestações". Agora estou a dar Hills - Puppy Large Breed sabor a Frango.
Fiz as desparasitações todas e a última há 3 semanas foi mais "forte".
A veterinária falou em dar-lhe ração de adulto com menos proteína (possível intolerância a esta?), e já tentei mistura com transição, mas só piorou.
A seguir fala em possível intolerância ao glúten e gorduras animais, pelo que gostava de tentar algo antes de avançar para ração vegetariana.
Já lá vão mais de 5 meses com ela, e devido a isto estou exausto e desesperado.. Não consegue aguentar pelas 3 e 4 vezes que vai à rua e a garagem têm de ser lavada quase todos os dias. Alguém me pode ajudar?
Olhe afonsinho8, o que é que o vet lhe diz para fazer? Andar a fazer experiencias com ração não é o mais adequado.
Diz que a vet aconselhou ração de adulto com menos proteína e que o forista tentou "mistura com transição". O que quer dizer com tentou mistura com transição? Durante quanto tempo? Voltou à vet informar como está o cachorro? Houve nova etapa? (exames e despistes médicos).
De facto só um vet o pode ajudar. Se não confia nessa, arranje um novo que lhe ofereça confiança e siga à risca as suas instrucções.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
afonsinho8

sábado nov 09, 2013 3:56 pm

Com ração de transição quis dizer que misturei a anterior com a de adulto que me recomendou, mas em 5 dias foi pior a emenda que o
soneto.
Não é fazer testes com ração, mas na sua opinião, se estivesse a dar a mesma ração há 1 mês e meio e os problemas persistirem, que faria?
A questão não é a de confiar ou não confiar na vet, mas sim procurar 2ªs opiniões de pessoas que eventualmente tenham passado pelo mesmo e me possam ajudar.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sábado nov 09, 2013 10:29 pm

Se ao fim de um mês não visse melhoras, iria novamente ao vet po-lo a par da situação. Só o vet que observou o animal o pode ajudar. Por vezes é necessário outras abordagens, quando não se obtém o efeito desejado. Se confia no vet do seu cão, deve informa-lo do resultado é com ele explorarem outras opções. Boa sorte
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sábado nov 09, 2013 10:37 pm

Não estará disposto a fazer uma alimentação à base de carne crua com o seu patudo?

Faça uma pesquisa sobre RAW food ou alimentação RAW :wink: costuma ser uma solução nos casos de alergias a alimentos..

Quanto à troca de rações e ao que a sua vet diz .. Eu pediria uma segunda opinião. Estar a dizer que pode ser de ingrediente X ou ingrediente Y sem sequer fazer algum tipo de analises ou começar a excluir ingredientes (por exemplo ir cozinhando em casa e semanalmente adicionar um ingrediente) não seria um vet que eu confiava para o caso
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo nov 10, 2013 7:54 pm

Nestes casos não é nada aconselhável andar permanentemente a fazer trocas e experiências com rações e alimentos. Aconselho sim procurar uma segunda opinião, possivelmente até beneficiaria de uma consulta de especialidade na área da imunologia, já que a diarreia crónica é um sintoma que está muitas vezes associado a doenças desse forum.

Edit: a consulta de um veterinário poderá ser determinante porque em certos casos, ou quando o animal atravessa crises piores, tem que ser medicado, não basta mudar a alimentação
cronenberg
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 12:24 pm

quinta nov 14, 2013 11:34 am

O meu patudo de 2 meses, mas de outra raça (fila s. miguel), tem um problema semelhante. Desde que o fui buscar, há quase duas semanas, que tem tido fases de diarreia constantes e diria quase incontroláveis. Por vezes a diarreia vem muito viscosa e outras vezes vem quase líquida!
Já foi desparasitado e já foi ao veterinário que disse que podia ser da mudança de ração (da do criador para a minha) mas estranha que essa diarreia dure mais que dois dias... Receitou FortiFlora da Purina o que após 5 dias concluo que não tem ajudado nada. Onde notei algumas melhorias foi quando lhe apliquei a famosa receita caseira do arroz+frango. Dizem que a do arroz+cenoura também tem o mesmo efeito, mas essa não exprimentei. A ração que lhe estou a dar é Friskies Junior.
Podem dar-me algum conselho?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta nov 14, 2013 11:55 am

Mude de ração, a Friskies é bastante má, e pelo preço ou pouco mais encontra marcas de boa qualidade.

Entretanto, continue a dar-lhe frango com arroz cozinhados em casa. O frango é uma proteína de boa qualidade e muito digerível e o arroz prende-lhe os intestinos. É uma receita com séculos de boa experiência nesses casos, e não só.

Mais tarde, quando tudo estiver regularizado, poderá então reintroduzir gradualmente a ração, caso queira passar a alimentá-lo dessa maneira.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”