diferença entre castrar ou esterilizar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

quarta mai 09, 2007 11:00 pm

Como não estou interessada que a minha cadela tenha ninhadas , estava a pensar numa destas hipóteses... mas fiquei confusa qual a diferença?

como aqui no fórum houve já uma questão sobre isto, decidi deixar aqui uma explicação para quem faz confusão entre estes dois termos

castração-consiste na remoção cirúrgica das "gónadas" ou "glandulas sexuais". o animal fica sem cio, o macho não tenta montar, reduz ou elimina a conduta de marcação urinária, nas femeas evita ninhadas indesejadas, não tem cio nem sangram etc...

esterilização-só pretende evitar a fertilidade do animal, mas ele mantem a conduta sexual normal...

pronto... eu acho que vou optar pela castração
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 09, 2007 11:25 pm

Boa Noite

Tanto uma como outra têm a mm finalidade. Se não quer ter crias nem cios esteriliza ou castra. Normalmente fala-se em castração nos Machos e Esterilização nas femeas :wink:

Boa sorte e parabens pela lucidez
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 09, 2007 11:41 pm

Esterilizar = tornar estéril, impedindo a reprodução.

A castração é uma forma de esterilização e por ser uma palavra mais associada à remoção dos testículos, não se usa este termo relativamente á remoção do aparelho reprodutor feminino. :wink:
parasol
Membro Júnior
Registado: segunda mai 02, 2011 8:55 pm

sexta nov 15, 2013 8:07 pm

Parece-me que existe aqui alguma confusão.

Se formos ao dicionário (Priberam online), podemos ver o significado dos dois termos:

Castrar
verbo transitivo
1. Privar dos órgãos essenciais à reprodução animal.
2. Capar.
3. Colher o mel de (colmeias, tirando apenas parte dos favos). = CRESTAR

Esterilizar
Verbo transitivo
1. Tornar estéril.
2. Tornar improdutivo.
3. Destruir todos os germes nocivos à conservação de leite, vinho, etc., ou capazes de produzir infecções orgânicas.
4. [Figurado] Tornar inútil ou ineficaz.
verbo pronominal
5. Tornar-se estéril (perdendo as qualidades produtivas).

Mas, no léxico médico-veterinário é usado:

Castrar:
No macho: Retirar os testículos.
Na fêmea: Retirar os ovários.

Esterilizar
Aplica-se apenas nas fêmeas e, consiste em retirar os ovários e o útero, normalmente evitando-se assim grandes possibilidades de tumores no aparelho reprodutivo e nas mamas (quando feita antes do 1º ciclo menstrual), bem como outras maleitas que possam futuramente aparecer.

A explicação é esta, basta procurar na Net.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta nov 15, 2013 8:51 pm

bem, se em seis anos a forista que fez a pergunta ainda não aprendeu isso, ou andou muito desatenta, ou não sei... :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”