com um ano e meio é procurar uma boa escola de treino rapidinho!Suzy23 Escreveu:Boa tarde,
Eu estou com o mesmo problema. Tenho uma cadela com 1ano e meio. Ela no passado já demonstrou ser agressiva, nomeadamente com a comida. Após ler sobre o assunto, tentei resolver o assunto, e acho que tive bastante sucesso.
No entanto, hoje no passeio matinal normal, ela lá embirrou com uma embalagem de bolachas vazias, não era novidade esta embalagem dado que passamos por ele todos os dias durante os últimos meses. Ele pegou nele com a boca, mandei "largar", não largou, mandei varias vezes sem sucesso até ela tentar morder, aí desisti pois apenas estava a provocar-lha mais. No entanto quando cheguei a casa lá tentei novamente e sem sucesso, ficou agressiva.
Com os meu marido consegui tirar, deixei-a de castigo, no entanto o que posso fazer para alterar este comportamento....
Como posso mostrar que está errado ela rosnar e morder.
Obrigada
Golden Retriever | Agressividade | Educação
Moderador: mcerqueira
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Sugiro o mesmo... A minha sempre foi possessiva com a comida, ainda hoje é uma gulerpa, come tudo o que apanha, mas se eu digo "larga" ou "não", ela obedece... E rosnar então, nunca o fez...Charlie2 Escreveu:com um ano e meio é procurar uma boa escola de treino rapidinho!Suzy23 Escreveu:Boa tarde,
Eu estou com o mesmo problema. Tenho uma cadela com 1ano e meio. Ela no passado já demonstrou ser agressiva, nomeadamente com a comida. Após ler sobre o assunto, tentei resolver o assunto, e acho que tive bastante sucesso.
No entanto, hoje no passeio matinal normal, ela lá embirrou com uma embalagem de bolachas vazias, não era novidade esta embalagem dado que passamos por ele todos os dias durante os últimos meses. Ele pegou nele com a boca, mandei "largar", não largou, mandei varias vezes sem sucesso até ela tentar morder, aí desisti pois apenas estava a provocar-lha mais. No entanto quando cheguei a casa lá tentei novamente e sem sucesso, ficou agressiva.
Com os meu marido consegui tirar, deixei-a de castigo, no entanto o que posso fazer para alterar este comportamento....
Como posso mostrar que está errado ela rosnar e morder.
Obrigada
RS
-
- Membro Veterano
Olá.Suzy23 Escreveu:Bom dia,
No seu caso, como ultrapassou o problema? Levou a uma escola. Como se pode educar? Eu já ensinei o larga, no entanto quanto a comida as vezes não resulta.
Obrigada,
Anabela
Nunca a levei a escola. Consegui ensinar-lhe tudo em casa, lendo muito, procurando videos de treino, etc, mas atenção, a minha aprendeu muito bem e muito cedo, com 9 meses já fazia o que faz hoje.
Eu para lhe ensinar algo recorro sempre à técnica do reforço positivo: recompenso quando faz as coisas bem, dou festinhas, elogio, etc. Quando faz mal ignoro, ou, agora que ela já sabe o que significa, digo um firme "Não!". Ela pára de imediato o que está a fazer.
O "larga" ensinei com brinquedos, mantas, nunca com comida. Acho que nunca tinha conseguido ensinar com comida

No seu caso não sei bem como contornar a situação sem a levar a uma escola. É que já tem 1 ano e meio, e está na fase de rosnar, honestamente, eu não tenho conhecimentos para a poder ajudar :/
RS
Bom dia,
Obrigada pela resposta.
Eu também recorro sempre a técnica de reforço positivo, normalmente com um "doce" ou com simples festas. Ela conhece o comando larga, no entanto, com algum tipo de comida (não toda, pois consigo colocar comida e digo não come e ela não come), tipo um osso, ou algo que apanha na rua, aí é mais difícil. Agora como é possível castiga-la e ela associar o castigo ao não largar e a rosnar?
Vivo num cidade onde não existe escolas por perto e também pelo fator económico, gostaria de tentar resolver o problema sem ir a uma escola.
Também já li sobre o assunto, dado que inicialmente nem nos deixava chegar perto ou tocar-lhe quando ela comia, agora já posso. Acho que ela é mesmo possessiva é com a comida ou algo comestível. Ainda hoje, dei-lhe um biscoito e só ia chegar fazer-lhe uma festa e a reação dela foi começar a comer o biscoito rapidamente com medo que lhe tirasse, chegando a engasgar-se. Não consegue perceber que se foi eu que a dei não lhe a vou tirar.
Agradeço qualquer ajuda possível..
Obrigada mais uma vez.
Obrigada pela resposta.
Eu também recorro sempre a técnica de reforço positivo, normalmente com um "doce" ou com simples festas. Ela conhece o comando larga, no entanto, com algum tipo de comida (não toda, pois consigo colocar comida e digo não come e ela não come), tipo um osso, ou algo que apanha na rua, aí é mais difícil. Agora como é possível castiga-la e ela associar o castigo ao não largar e a rosnar?
Vivo num cidade onde não existe escolas por perto e também pelo fator económico, gostaria de tentar resolver o problema sem ir a uma escola.
Também já li sobre o assunto, dado que inicialmente nem nos deixava chegar perto ou tocar-lhe quando ela comia, agora já posso. Acho que ela é mesmo possessiva é com a comida ou algo comestível. Ainda hoje, dei-lhe um biscoito e só ia chegar fazer-lhe uma festa e a reação dela foi começar a comer o biscoito rapidamente com medo que lhe tirasse, chegando a engasgar-se. Não consegue perceber que se foi eu que a dei não lhe a vou tirar.
Obrigada mais uma vez.
-
- Membro Veterano
Olhe, a minha quando era pequena tinha um hábito terrivel de comer cocós dos outros cães lá de casa. Era simplesmente nojento, e perigoso para a saúde dela. O conselho que me deram, e resultou, foi colocar-lhe um açaime até ela perder o hábito de fazer isso. Tirava o açaime, se repetia, colocava o açaime. Sempre assim. Fi-la sentir que se levasse aquilo à boca ia ter o açaime (que ela detestava). O certo é que resultou.Suzy23 Escreveu:Bom dia,
Obrigada pela resposta.
Obrigada mais uma vez.
Não sei se poderá ser aplicado ao seu caso. Suponha, num passeio, leva o açaime consigo, se ela pegar algo do chão e não obedecer ao larga, coloca-lhe o açaime como forma de castigo. Se ela largar logo, leva recompensa. Tentar desta forma o reforço positivo/reforço negativo. É apenas uma sugestão, talvez possa resultar...
RS
E como é que se mete um açaime num focinho de um cão que não larga a porcaria que abocanhou e ainda por cima rosna e morderá se lhe aproximarem as mãos do focinho?
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
-
- Membro Veterano
Tenho quase a certeza que a utilizadora a quem a mensagem era dirigida teve capacidade de perceber o que foi sugerido fazer. E se tiver dúvidas questiona-me. Ela, a quem eu me dirigi e com quem eu estava a falar.Floripes3 Escreveu:E como é que se mete um açaime num focinho de um cão que não larga a porcaria que abocanhou e ainda por cima rosna e morderá se lhe aproximarem as mãos do focinho?
RS
E pronto, ficou ofendida com uma pergunta lógica!kelinhapbl Escreveu:Tenho quase a certeza que a utilizadora a quem a mensagem era dirigida teve capacidade de perceber o que foi sugerido fazer. E se tiver dúvidas questiona-me. Ela, a quem eu me dirigi e com quem eu estava a falar.Floripes3 Escreveu:E como é que se mete um açaime num focinho de um cão que não larga a porcaria que abocanhou e ainda por cima rosna e morderá se lhe aproximarem as mãos do focinho?

Kelinhapbl, estamos num fórum público, não pode mandar calar as vozes incómodas só porque lhe apetece ou fica chateada quando elas lhe apontam alguma fragilidade no raciocínio ou nas soluções. Os tempos do "ou te calas ou vais de cana" já lá vão há quarenta anos.
É que não tem nada a ver um cão pacífico que come fezes com outro que se torna agressivo quando abocanha um petisco na rua: as soluções não podem ser as mesmas. Percebe a diferença, ou nem por isso?
-
- Membro Veterano
Engana-se, não estou ofendida. Mas estou a responder a uma pessoa em questão, e é a essa pessoa que irei responder às dúvidas que ela tenha, visto que sou a única aqui que está, de facto, a tentar dar sugestões tendo em conta a limitação em levar o animal a uma escola de treino, o que, na minha opinião, seria o mais viável. No entanto, como os tempos estão difíceis para todos, compreendo as limitações da utilizadora em questão.Floripes3 Escreveu:E pronto, ficou ofendida com uma pergunta lógica!kelinhapbl Escreveu:Tenho quase a certeza que a utilizadora a quem a mensagem era dirigida teve capacidade de perceber o que foi sugerido fazer. E se tiver dúvidas questiona-me. Ela, a quem eu me dirigi e com quem eu estava a falar.Floripes3 Escreveu:E como é que se mete um açaime num focinho de um cão que não larga a porcaria que abocanhou e ainda por cima rosna e morderá se lhe aproximarem as mãos do focinho?![]()
Kelinhapbl, estamos num fórum público, não pode mandar calar as vozes incómodas só porque lhe apetece ou fica chateada quando elas lhe apontam alguma fragilidade no raciocínio ou nas soluções. Os tempos do "ou te calas ou vais de cana" já lá vão há quarenta anos.
É que não tem nada a ver um cão pacífico que come fezes com outro que se torna agressivo quando abocanha um petisco na rua: as soluções não podem ser as mesmas. Percebe a diferença, ou nem por isso?
Quanto à pergunta lógica, terá uma resposta lógica: só tentará colocar o açaime quando conseguir que a cadela largue o que tem na boca, pois não há-de abocanhar o objeto eternamente. Também pode fingir que tem outra coisa para lhe dar, de forma a distrai-la e fazê-la largar o primeiro objeto, mas esta solução, na minha opinião de leiga, pode confundir a cadela.
RS
Bom dia,
Sendo esta uma situação delicada e difícil de lidar, desde já agradeço as vossas opiniões. Como disse, gostaria de tentar resolver esta situação sem ser necessário recorrer a uma escola, pois pelo que li, o problema pode não apenas residir no cão, também nós donos. O problema passa pelo pouco autoridade que tenho sobre ela. Certamente, é mais fácil ela começar a obedecer em relação a comida quando obedece em outras situações... Por isso agradeço qualquer ajuda como posso, no dia a dia, mostrar a minha autoridade e mostrar quem manda sou eu.
Ontem tentei com um osso e comida que ela largar-se. sem sucesso no final..
Passo a explicar. A minha ideia era com um osso e comida ela largar o osso quando manda-se e aí dava a comida. No entanto no osso na mão, eu segurava e dizia "não come" e aí ela não comia (mas que eu diga, custou-me fazer isso pois ela tremia toda ao olhar para o osso, a resistir) e eu dava-lhe uma parte e dizia larga e tirava e dava-lhe comida... Chegou a certa altura que eu lhe dei o osso, depois disso não consegui nem chegar perto. Temos que admitir que compreende-se esta reação por parte deles. Como castigo, deixa-a trancada numa parte da garagem. Não sei se ela associa.
No futuro terei que ser severa com ela (mas digo a verdade, custa-me).
Mais uma vez obrigada pela ajuda e por me ouvirem.
Sendo esta uma situação delicada e difícil de lidar, desde já agradeço as vossas opiniões. Como disse, gostaria de tentar resolver esta situação sem ser necessário recorrer a uma escola, pois pelo que li, o problema pode não apenas residir no cão, também nós donos. O problema passa pelo pouco autoridade que tenho sobre ela. Certamente, é mais fácil ela começar a obedecer em relação a comida quando obedece em outras situações... Por isso agradeço qualquer ajuda como posso, no dia a dia, mostrar a minha autoridade e mostrar quem manda sou eu.
Ontem tentei com um osso e comida que ela largar-se. sem sucesso no final..
Passo a explicar. A minha ideia era com um osso e comida ela largar o osso quando manda-se e aí dava a comida. No entanto no osso na mão, eu segurava e dizia "não come" e aí ela não comia (mas que eu diga, custou-me fazer isso pois ela tremia toda ao olhar para o osso, a resistir) e eu dava-lhe uma parte e dizia larga e tirava e dava-lhe comida... Chegou a certa altura que eu lhe dei o osso, depois disso não consegui nem chegar perto. Temos que admitir que compreende-se esta reação por parte deles. Como castigo, deixa-a trancada numa parte da garagem. Não sei se ela associa.
No futuro terei que ser severa com ela (mas digo a verdade, custa-me).
Mais uma vez obrigada pela ajuda e por me ouvirem.
O que é que aconteceu às respostas que apareceram antes, ou seja, a conversa entre a Kelinhapbl e a Charlie2?
Suzy23, por acaso, também penso que o problema maior estará nos donos, sim, que não sabem impor-se de uma maneira que o cão perceba.
Mas lá está: não passo de uma leiga, como a própria Kelinha reconheceu sobre si prórpia na sua troca de posts com a Charlie, e que levou esta a recomendar-lhe abaster-se de dar conselhos, de uma forma perfeitamente educada.
Portanto, não posso ajudá-la, até porque para o fazer teria de estar presente e observar a vossa relação com o cão. Mas penso que se a própria Suzy23 considera esse aspecto da questão, poderá ter aí a resposta e agir para emendar os possíveis erros de atitude.
E agora deixo o campo livre aos treinadores on line que por aqui andam, talvez algum deles se disponha a dar-lhe os conselhos que procura.
Bom dia, e se por acaso foi quem reportou os posts agora apagados, lembre-se: este é um fórum público e todos podem intervir.
Bom dia.

Suzy23, por acaso, também penso que o problema maior estará nos donos, sim, que não sabem impor-se de uma maneira que o cão perceba.
Mas lá está: não passo de uma leiga, como a própria Kelinha reconheceu sobre si prórpia na sua troca de posts com a Charlie, e que levou esta a recomendar-lhe abaster-se de dar conselhos, de uma forma perfeitamente educada.
Portanto, não posso ajudá-la, até porque para o fazer teria de estar presente e observar a vossa relação com o cão. Mas penso que se a própria Suzy23 considera esse aspecto da questão, poderá ter aí a resposta e agir para emendar os possíveis erros de atitude.
E agora deixo o campo livre aos treinadores on line que por aqui andam, talvez algum deles se disponha a dar-lhe os conselhos que procura.
Bom dia, e se por acaso foi quem reportou os posts agora apagados, lembre-se: este é um fórum público e todos podem intervir.
Bom dia.
Tenho um Golden com 4 anos e meio.
No dia que o trouxe, os criadores informaram-me logo que ele era "o dominante"
Teve atitudes como a sua, que eu corrigi com o tempo, lendo e pesquisando muito. Acalmou quando tinha cerca de um ano, mas ainda hoje não sabe "lidar" bem com cães que não conhece, continua a achar-se superior! Mas nada que não se controle. Já com os gatos... Não os pode ver!!!
É um cão muito obediente, mas para isso foi preciso mostrar-lhe o(s) lider(es) da matilha
Vai ver que com tempo e paciência consegue educá-lo!
No dia que o trouxe, os criadores informaram-me logo que ele era "o dominante"

Teve atitudes como a sua, que eu corrigi com o tempo, lendo e pesquisando muito. Acalmou quando tinha cerca de um ano, mas ainda hoje não sabe "lidar" bem com cães que não conhece, continua a achar-se superior! Mas nada que não se controle. Já com os gatos... Não os pode ver!!!
É um cão muito obediente, mas para isso foi preciso mostrar-lhe o(s) lider(es) da matilha

Vai ver que com tempo e paciência consegue educá-lo!
Caro Soul84,
E como vez isso?
Por acaso quando fomos escolher a cadela, o criador disse logo que era ela quem comia primeiro só depois os irmãos. Na altura achamos engraçado essa característica, hoje já não acho tanto.. Tanto que já estive em casa de um irmão dela (de uma ninhada diferente, mais novo), e ela não o deixou aproximar da comida, primeiro comeu ela e só depois é que ele pode comer (se é que comeu)... Isto realmente demonstra a dominância dela perante um macho.
Acredito que criar uma cão/cadela deve ser parecido como criar um filho, é necessário criar regras e estabelecer respeito e limites desde cedo, mas como ainda não tive esse prazer, de ter filhos, parece que cometi o erro de muitos pais. Agora agia diferente.
Só espero conseguir melhorar este aspecto, senão terei mesmo que recorrer a uma escola.
E como vez isso?
Por acaso quando fomos escolher a cadela, o criador disse logo que era ela quem comia primeiro só depois os irmãos. Na altura achamos engraçado essa característica, hoje já não acho tanto.. Tanto que já estive em casa de um irmão dela (de uma ninhada diferente, mais novo), e ela não o deixou aproximar da comida, primeiro comeu ela e só depois é que ele pode comer (se é que comeu)... Isto realmente demonstra a dominância dela perante um macho.
Acredito que criar uma cão/cadela deve ser parecido como criar um filho, é necessário criar regras e estabelecer respeito e limites desde cedo, mas como ainda não tive esse prazer, de ter filhos, parece que cometi o erro de muitos pais. Agora agia diferente.
Só espero conseguir melhorar este aspecto, senão terei mesmo que recorrer a uma escola.
Como fiz... Foi insistindo sempre nas mesmas regras, sendo firme e respondendo sempre da mesma forma às mesmas coisas, ou seja, se uma vez não permitia algo, não permitia isso nunca mais
Para não o baralhar nem dar hipótese de "fuga".
Fi-lo principalmente através do reforço positivo, que a maioria das vezes era uma "carraga" de festas, mas não nego que ás vezes lhe puxava a trela com "alguma força" ou que por vezes lhe "sacudia o pó" do focinho ("sacudia o pó"= coisa soft... não agredia nem magoava o cão)
No início também achei piada ao factor "dominante" mas depressa deixei de achar
))))))
Na altura também andei a ver escolas, mas tinha o mesmo problema... Na minha zona não existem! E as de longe não eram em horários compativeis.
Mas com calma e paciência não é dificil. É uma raça extremamente inteligente, temos é de dar-lhes tempo porque ainda são crianças
)
Boa sorte.

Fi-lo principalmente através do reforço positivo, que a maioria das vezes era uma "carraga" de festas, mas não nego que ás vezes lhe puxava a trela com "alguma força" ou que por vezes lhe "sacudia o pó" do focinho ("sacudia o pó"= coisa soft... não agredia nem magoava o cão)
No início também achei piada ao factor "dominante" mas depressa deixei de achar

Na altura também andei a ver escolas, mas tinha o mesmo problema... Na minha zona não existem! E as de longe não eram em horários compativeis.
Mas com calma e paciência não é dificil. É uma raça extremamente inteligente, temos é de dar-lhes tempo porque ainda são crianças

Boa sorte.