Nikita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cubres
Membro Júnior
Registado: quarta nov 27, 2013 9:37 pm

quarta nov 27, 2013 9:58 pm

Olá

Não costumo pedir apoio em foruns, mas... o desespero faz-nos conhecer novos limites.

A minha Nikita (uma cadela arraçada, parecida com um caniche) está cancerosa começou nas maminhas e cresceu tão depressa que até assusta!

Vivo nas Flores e ela é velhinha, tem 13 anos, e muito nervosa (não acho que a tenha tratado mal para ela ser assim... mas é nervosa), não a levei fora da ilha... e aqui não temos grandes condições. Mas parece-me claro que o cancro é maligno e assim pouco podia ser feito.

Estou a dar pomada para feridas (de acamados acho eu) e ela começa a ter feridas abertas na barriga... Tenho que a eutanasiar, mas quando é que isso se decide? Ela come bem e ainda gosta de atenção e mimos... mas anda com custo porque o cancro é pesado e já tem uma perninha inchada...

Isto é muito complicado e estou muito triste!
analutom
Membro Júnior
Registado: segunda out 21, 2013 7:01 pm

quarta nov 27, 2013 10:14 pm

boa noite, já foi ao veterinário com a cadelinha? ela necessita de ser acompanhada :s
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 10:36 pm

Sim.

No início quando começamos a ver os quistos e a veterinária disse que não se podia fazer muito, que fosse vendo se crescia muito depressa (crescia, disse na altura).

E recentemente voltei lá para ela ver o tumor enorme e ela confirmou que era maligno... disse que não havia muito a fazer...
Se7ePecados
Membro
Registado: terça nov 26, 2013 10:25 pm

quarta nov 27, 2013 10:36 pm

Passei pelo mesmo que esta a passar há bem pouco tempo. No meu caso era um tumor maligno nas mamas, que se foi expandindo muito rapidamente para as patas da frente. O meu veterinário receitou-me medicação para as dores porque ao andar, os tumores causam desconforto (também devido ao peso destes e a sua dimensão) e medicação para atrasar o crescimento dos tumores.

Os tumores chegaram a abrir, tive de lhe colocar uma t-shirt, pois feridas abertas podem causar infeções e limpava as feridas abertas diariamente com soro fisiológico, ou chá de malvas ou mel, dependendo da situação. O soro e o chá servem para desinfetar, enquanto que o mel era para que o tecido morto dentro das feridas (tecido branco) caísse, pois deita em cheiro fétido alem de aumentar a infeção.

Ela acabou por ter de ser adormecida, qd um dia foi beber agua e ficou com torção de estomago.
Disse ao veterinário que tinha sido a primeira x que ela tinha tido a torção, pois sempre foi muito calma a comer/beber, ao que ele me respondeu que devido as dimensões do tumor, e uma situação que pode acontecer.

Edit: Sugiro que vá ao veterinário, pois ele terá provavelmente de tirar parte do tecido canceroso para analisar se e ou não maligno e tb fazer uma ecografia para saber a sua extensão.
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 10:42 pm

Obrigada :)

Só limpo com dodots e aplico a pomada para feridas, se calhar lavo com soro ou chá de malvas... ainda n vejo tecido branco... vejo uma enorme mancha negra e as feridas (3) estão à volta.

Não sei o que é que a sua cadelinha teve no estomago, vou pesquisar.

É um caminho doloroso que estou a percorrer, sinto que ela está consciente de tudo... já tive um parente que morreu canceroso e também esteve consciente até ao fim...
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 10:44 pm

Em que local se situa o tumor? Maminhas perto das patas da frente, ao meio ou mais perto das patas de tras?
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 10:45 pm

Maligno é, quase de certeza... a veterinária trabalhou com cancros quando estudava... aqui não se fazem ecografias :(
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 10:46 pm

O tumor está perto das patas de trás, mas já se alastrou muito e uma patinha está inchada já...
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 10:50 pm

Segundo o meu veterinário, sendo localizado mais perto das patas da frente ou de trás, e mais fácil ser retirado, desde que seja operável, do que nas maminhas do meio, porque estando localizado no meio, e mais fácil o tumor expandir-se tanto para trás como para a frente devido a corrente sanguínea.

Ela tem dificuldade em respirar ou respiração ofegante?
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 10:54 pm

Não acho que tenha grande dificuldade a respirar mas por vezes a respiração é mais ofegante.

A veterinária diz que não vale a pena operar, devia ter ido a outro veterinário no início :(
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 11:01 pm

Em relação a eutanásia, tanto eu como o veterinário estávamos na mesma pagina, em que só a iria adormecer qd ela deixa-se de estar feliz, ou deixa-se de comer ou começasse a ter dificuldades a respirar. Tal nunca aconteceu, ate ao infeliz dia em que teve a torção e tive de ir com ela ao colo (felizmente veterinário e a 1min daqui).

Se a adormecer o quanto antes não vai ter de passar pelo sofrimento que e ver-mos o tumor a aumentar, as feridas a sangrar e o cheiro fétido, mas se acha que ela continua feliz e se só a quiser adormecer quando ela deixar de ser a cadela que era, tem sempre mais algum tempo para se poder despedir dela.

Edit: Esqueci-me de mencionar o mais importante, não a deixe lamber o tumor por isso vai fazer com que passe as células cancerígenas pelo sangue mais rapidamente, dai o uso da t-shirt ser uma ajuda. A t-shirt, se tiver, pode colocar uma de alças para que não atrapalhe as patas da frente.
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 11:09 pm

Muito obrigada pelo apoio.

Vou ter em conta o que me disse... vou pensar muito, não sei o que fazer.

Gostava de poder ficar com ela até ao dia que deixasse de comer ou de querer atenção, mas a cadela não é só minha e estou a ser muito pressionada e a verdade é que não tenho veterinário com essa urgência, ela trabalha e as consultas são ao fim do dia...

Gosto muito da minha terra (Flores, Açores), mas este isolamento aflige-me agora!
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 11:17 pm

Se tiver uma t-shirt semelhante a esta, seria o ideal:

http://imageshack.com/a/img440/5406/9sbi.jpg

convém ter mais que uma pois vai eventualmente ficar com grandes manchas de sangue, sendo necessário muda-la. Eu cheguei a ter de mudar 2x ao dia.

Tem também de ter cuidado com os insetos quando a leva a rua, pois são atraídos pelo sangue e pelo cheiro fétido, portanto tente mante-la em casa, levando-a a rua so para as necessidades.
Cubres
Membro Júnior

quarta nov 27, 2013 11:27 pm

Ela está quase sempre deitada na sua caminha (chama para a irmos buscar quando quer ir para perto de nós) e mudo a mantinha da cama todos os dias. Vai pouco à rua, só quando quer ir fazer necessidades ao pátio.

Não tenho dessas t-shirts, mas penso que posso adaptar uma t-shit de criança... sei que ela não gosta de ter nada em si, as cuequinhas por causa do cio era a única coisa que aceitava, mas vou tentar.

Muitíssimo obrigada, ajudou muito!
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 11:47 pm

Se a t-shirt ficar muito larga atras, ate-a acima das costas para que não tropece nela com as patas de trás.

Infelizmente nada do que lhe disse vai fazer com que lhe resolva o problema, apenas minimiza uma situação que já e complicada.

Desejo as melhoras a sua cadela.
Responder

Voltar para “Cães”