Como escolher a companheira do nosso cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

luzalves
Membro Júnior
Registado: quinta jul 03, 2008 5:08 pm

quinta nov 28, 2013 10:37 am

Bom dia ,
a questão que coloco é a seguinte.
Deveremos optar por adquirir a companheira do nosso cão atempadamente e a mesma crescer junto com ele, ou deverá ser um processo q pensar mais tarde, apenas na altura de cruzar?
Tenho um Cane Corso que neste momento tem 18 meses.
Obrigado
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 28, 2013 11:11 am

Mesmo não conhecendo o estalão da raça, vou-lhe colocar algumas perguntas do ponto de vista de quem procura ( e que deve colocar a si própria(o)).
Quanto ao seu cão.
Mesmo que o seu cão não tenha sangue de campeões, qual a qualidade da sua linha de sangue?
Como é o seu cão a nível de temperamento, morfologia, drive e energia? Está dentro do desejado (estalão)?

Se procura uma fêmea para cruzar deve conhecer muito bem o estalão da raça ( e saber escolher) pois isso é preponderante para a realização de uma boa ninhada (mesmo não sendo de campeões).

Já ponderou avaliar o seu cão, numa exposição p.e.

Isto também é válido para a fêmea que procura.

Depois existe uma variedade de preocupações logísticas, quanto às ninhadas, devolução de cães, testes de despistes, problemas que cães os seus cães possam criar e criação de um afixo, como escolher a quem vende, etc. mas deixo isso para os criadores.
Ma muito sinceramente, pela natureza da sua pergunta vejo que não está preparada(o) para tomar esse passo, pois se estivesse já teria com certeza uma ideia muito definida do que procurar, tanto a nível físico, "cabeça" e a nível de compatibilidades.
Se deseja ser um(a) criador(a) comece passo a passo. E veja se o seu cão é alguma coisa que valha a pena reproduzir, se assim for depois tem outras coisas onde enfiar a mente, um conhecimento de genética é imprescindível para o que quer, um conhecimento profundo da linha de sangue do seu cão também convêm.
Não faça ninhadas às 3 pancadas.
Boa sorte, não se precipite e faça as coisas bem.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta nov 28, 2013 11:58 am

E pronto, mais um criadeiro a preparar-se... :?

Olhe que fazer criação de animais e vir a arranjar uns cobres passados dois meses não é só juntar um macho e uma fêmea.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
luzalves
Membro Júnior

quinta nov 28, 2013 12:00 pm

Agradeço a sua pronta resposta.

O meu cão tem afixo, e caracteristicas de excelencia dentro do estalão da sua raça.

É um exemplar perfeito e puro de Cane Corso.

Não o levámos a concurso porque não pensámos nisso sequer.

O meu marido é aficionado pela raça e a procura de uma companheira não está propriamente relacionado com a procriação, sabemos que a criação de cães não é de forma alguma uma tarefa fácil e garanto-lhe que em primeiro lugar está a qualidade de vida do nosso cão.

Sei que a paixão que ele tem pelo "Cane Corso " o instiga a querer fazer mais e melhor pela raça, e talvez este seja o inicio, o meu caso em particular é a decisão se devo adquirir agora uma " cachorrinha" para que possa crescer com o meu cão e daqui por 1 ano , 1 ano e meio proceder à procriação do mesmo, ou se não me quero meter nessa aventura e procurar uma "namorada de ocasião" para o meu cachorro pois as hormonas daqui a pouco dão sinal.
Penso que estou a ser uma dona consciente e a defender o estalão do meu canideo. Sei que o criador tem feito um excelente trabalho na manutenção das caracteristicas d ração e não quero de forma alguma defraudá-lo ao juntar o meu cão com uma cadelita de estalão inferior, porque estarei a dar o afixo de uma casa sem proteger as caracteristicas do mesmo.
luzalves
Membro Júnior

quinta nov 28, 2013 12:03 pm

Desculpe, mas não percebo o comentário...
Tenho que deixar o meu cão no celibato, ou solitario a vida toda?

Porque é que o fato de lhe querer dar uma companheira faz de mim uma pessoa interesseira?

Não faça juizos de valor sem me conhecer primeiro.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta nov 28, 2013 12:24 pm

luzalves Escreveu:...defraudá-lo ao juntar o meu cão com uma cadelita de estalão inferior, porque estarei a dar o afixo de uma casa sem proteger as caracteristicas do mesmo.
Boas...

Não se preocupe nada com o afixo do criador do seu cão... nem o facto de o "usar" na sua criação vai influenciar o afixo do criador...

Você é que vai criar, e, ou tem afixo próprio ou não tem, percebe? A ninhada ou ninhadas que daí provenham nada têm a ver com o afixo do criador do macho... mas sim com o seu, se o houver...
Depois, o seu cão não morre infeliz se não tiver procriado... Não se preocupe com isso... Nem você nem o seu marido...
Na minha opinião, deveria era ir com o seu cão a uma exposição, ANTES de querer criar com ele... Deveria ser avaliado, pois para melhorar a raça, só os excelentes devem procriar...
Agora se é para fazer uns dinheiritos, bola prá frente...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano

quinta nov 28, 2013 12:25 pm

luzalves Escreveu:Desculpe, mas não percebo o comentário...
Tenho que deixar o meu cão no celibato, ou solitario a vida toda?

Porque é que o fato de lhe querer dar uma companheira faz de mim uma pessoa interesseira?

Não faça juizos de valor sem me conhecer primeiro.
Minha senhora, depois deste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

e deste:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1722222

tenho mais do que razões para fazer juízos de valor a seu respeito. E não são favoráveis, dado o meu feitio que me leva sempre a dizer o que penso, considere-se com muita sorte por não ter dito pior mais acima.

Passe bem, tenha um muito bom dia e não arranje maneira de produzir mais uma data de infelizes para este mundo onde eles já sobram.
Última edição por Floripes3 em quinta nov 28, 2013 12:28 pm, editado 1 vez no total.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta nov 28, 2013 12:25 pm

Se nunca o levaram a uma expo, se nuunca foi avaliado por juiz nenhum... com sabem que é um exemplar perfeito?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
luzalves
Membro Júnior

quinta nov 28, 2013 1:04 pm

Floripes,
lamento que não conheça o meu cão pessoalmente, ia verificar e tenho um cão muito bem tratado e muito feliz.
É enorme é! Tem 45 kg.
Foi a melhor coisa que nos aconteceu enquanto familia e não poderia pedir melhor amigo.
O meu marido conheceu a raça e apaixonou-se apartir dai desapareceu qualquer intenção de ter outra raça.
Quanto ao gato , felizmente teve um final feliz.
Posso dizer.lhe tambem que o meu cão nem o cheio lhe pode sentir que fica fora de si.
Não é a melhor altura da minha vida par me vir mandar à cara situações pelas que passei, até porque não as esqueci.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 28, 2013 1:04 pm

Vamos por pontos luzalves.

Sem desprimor para o vosso cão. Se é um excelente exemplar etc, isso saberá quando o inscrever numa prova de Beleza ou de trabalho (não estou a disser para fazer o circuito nacional, mas convêm ir a uma ou três e ver qual o desempenho dele) aí terá um veredicto oficial, longe de qualquer parcialidade.

Quanto à reprodução em si, sem o Homem nem todos se reproduzem, isso é o prémio aos mais aptos e com tácticas de sobrevivência mais apuradas, eles não são como nós, a eles só lhes apetece uma a duas vezes por ano, no máximo e depois passa. Se é pelo cão estar mais rebelde ou mais impaciente ou mais mexido, então é porque precisa de mais exercício nos costados.

O seu cão pode ter afixo, a hipotética cadela também, e terão sempre o mesmo afixo até morrerem, só a ninhada resultante é que terá o vosso afixo, se vocês o criarem.

Olhe, se eu tivesse com a vontade que vocês estão, metia o cão em prova, tentava contactar o clube da raça, falava com criadores que fizessem pela raça e embrenhava-me na genética, etc.
E só depois (e com o cão já com provas) iria para a frente.
Pode ir ao site do CPC para ver já as próximas provas. p.e.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta nov 28, 2013 1:12 pm

Boas...

botas96, tudo isso já lhe foi explicado... O que me parece é que há ali muita inverdade, para não lhe chamar outra coisa...

Conselho:
Vá a pelo menos uma exposição e avalie o seu cão...!!!

Ganhar dinheiro com criadeirice não é bom!... e mais não digo!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta nov 28, 2013 1:12 pm

Para Santarém as inscrições já estão fechadas, julgo! pode sempre inscrever para as expos do Porto, que se realizam em Janeiro!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta nov 28, 2013 2:00 pm

Estive a ler os tópicos cujos links a Floripes publicou: :o
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 28, 2013 2:21 pm

A criação não começa com um cão... começa com uma CADELA. Uma cadela de qualidade, de boas linhas, avaliada em expo, com despistes às principais doenças genéticas comuns à raça.

Começa também com o interesse pela raça, a compreensão do estalão, a aprendizagem do que é um bom exemplar, o contacto com outros criadores, a ida a exposições.

Depois, quando o animal tem maturidade suficiente para se reproduzir e se COMPREENDE o que envolve criar e se assume a responsabilidade de aceitar sem reservas e seja a que altura for a devolução de QUALQUER um dos cachorros nascidos e sobretudo, quando se tem $ para fazer face a todas as eventualidades inerentes à prenhez, ao parto e registar, desparasitar e vacinar uma ninhada de 10 ou 12 cachorros de GRANDE porte e alimentá-los até às 8 semanas de idade, aí procura-se um macho que COMPLEMENTE as características da cadela e faz-se a cruza.

Juntar um cão e uma cadela é fácil. Despachar os cachorros por tuta e meia ao primeiro que apareça também é fácil. Basta ver o OLX, tanta gente vê nos seus canitos de companhia uma fonte adicional de receita... vendem-se rafeiros como cães de raça, vendem-se animais com um mês de vida, vendem-se cachorros completamente parasitados, sem vacinas que acabam por morrer de parvovirose nas mãos dos novos donos...

Criar com qualidade é difícil, custa muito dinheiro e dá muito trabalho, pena que as pessoas não se convençam disto.

Quanto à companhia para o seu cão: a melhor companhia que o vosso cão pode ter são VOCÊS. Ele não vai sofrer por morrer sem ter tido sexo e se é um animal territorial também não vai apreciar a companhia de outro cão. Quanto ao episódio do gato... hoje podia ter o problema da companhia resolvido se tivesse agido com ponderação e calma.
Todos os cães são predadores. Tem aqui um trombalazanas de 80 kgs que quer caçar os gatos de rua como se não houvesse amanhã, mas que tem a "sua" gata e mais todos os que houvessem dentro de casa:

Imagem

Palavras largadas ao vento...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano

quinta nov 28, 2013 2:49 pm

dinodane Escreveu:...

Palavras largadas ao vento...
Infelizmente... :?
Responder

Voltar para “Cães”