Adaptação a novas rotinas ou a futura ausência do dono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sexta out 25, 2013 8:33 pm

Há 5 anos quando estava no 12ºano e a minha mãe se reformou, "acha-mos" que seria a altura "ideal" de realizar o meu sonho de ter um cão até porque o meu pai estava numa fase complicada e seria bom para ele se distrair, com a minha mãe reformada haveria sempre disponibilidade de passear o cão 3x dia e de o bicho não passar muito tempo sozinho.
Nesta altura eu "já não queria um cão", sabia que daí a pouco tempo entrava na universidade e que os horários podiam não ser os melhores, mas sabia acima de tudo que daí a 5/6 anos sairia de casa e quereria levar o cão comigo mas que talvez isso não fosse possível...
Enfim a 15 de Abril de 2009 realizei o sonho e conquistei uma vitória, o nome que dei à pequena "amostra" de cão foi Vicky e a nossa vida mudou radicalmente para melhor.
A pequena ainda não estava connosco há um ano e "decidiu" engravidar do nosso querido "emplastro/melga" Simba. A esta altura eu já estava na universidade e só tive a certeza de uma coisa, o meu compromisso tinha "acabado" de duplicar e continuava a ser para sempre.

Neste momento estou dividida, não sei o que vai ser melhor para os meus cães, sim meus, sou eu, com a mesada, que tenho suportado quase todas as despesas deles e que vou sempre à rua com eles, só não vou se não estiver em casa ou se estiver doente, mas advinham-se tempos com "menos tempo" e não sei o que fazer.

O meu pai vai reformar-se no inicio do próximo ano e por isso os meus pais vão passar mais tempo no Alentejo, eu devo acabar o curso em 2015 (espero eu!) e como é lógico começarei a trabalhar e ainda antes disso a estagiar, o dilema que se põe é: com quem é que os cães ficaram melhor?

Esta semana foi um teste difícil, fui "obrigada" a deixar ir os cães com os meus pais para a terra porque o meu horário não me permitia leva-los à rua as 3x que estão habituados, de 2ª a 5ªf estive fora 10h seguidas e para mim tornou-se evidente que os cães não iam ficar sozinhos um dia inteiro e privados de irem uma vez à rua. A questão é quando "falta alguém" em casa por norma não sou eu, em 4 anos e meio contam-se pelos dedos das mãos as vezes que estive ausente deles, eu sei que é comigo que eles contam para irem à rua e ao veterinário, sei que ninguém os conhece melhor do que eu, mas sei que também sofrem quando os outros elementos da família estão longe.

Para mim o lugar dos meus cães é ao pé de mim, mas é possível que quando começar a trabalhar eles tenham de se habituar a ir só 2x à rua e a estar mias tempo sozinhos, os meus pais já não são muito novos, a minha mãe sempre que tem de ir com os cães à rua "faz fita" e "sempre" que o meu pai vai com eles à rua faz "asneira".

Há uma coisa que nos podia ajudar: se eles fizessem as necessidades em casa, a Vicky tem estado com um pequeno problema http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight= e ir à rua com ela a meio da noite não é propriamente a situação ideal, seria um enorme "alívio" se por uma vez ou outra os meus cães fizessem as necessidades em casa, acontece que eles preferem aguentar 12h aflitos a fazer seja o que for no quintal com terra, quanto mais dentro de 4 paredes... :roll:

Quando eram pequenos foi sempre difícil para nós habitua-los a fazerem as necessidades no jornal, de tal maneira que "cedemos" um tapete à Vicky para ela não andar a fazer no meio do chão (na altura foi a única coisa que resultou), ambos foram difíceis de educar a fazer em casa, mas extremamente fáceis de ensinar assim que começaram a ir à rua, tanto um como outro ao fim de uma semana já se tentavam aguentar para irem à rua.

RESUMINDO:
Como ensina-los agora a fazer as necessidades em casa?
O que será melhor para eles, ficarem comigo, com os meus pais, alternar?

Desculpem o "testamento" mas pode ser que alguém já tenha passado por uma situação idêntica e me possa dar uns conselhos.
Obrigada
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta out 25, 2013 10:11 pm

MagicC, os animais adaptam-se facilmente a novas situações. Não tem que se preocupar por já não conseguir ir à rua a quantidade de vezes que ia.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
MaguiC
Membro Veterano

sexta out 25, 2013 11:17 pm

Aletheia Escreveu:MagicC, os animais adaptam-se facilmente a novas situações. Não tem que se preocupar por já não conseguir ir à rua a quantidade de vezes que ia.
Custa-me um bocado porque percebo que as 3x é o "ideal" para eles, a verdade é que até agora eu conseguia sempre arranjar maneira de eles irem as 3x mas torna-se cada vez mais complicado, como é que se consegue mudar esta rotina? A Vicky se calhar não se importa muito mas o Simba parece um relógio Suíço... :roll:
Para além disso se esta situação da Vicky não melhorar ela tem mesmo de aprender a fazer em casa porque não é muito conveniente andar a passear na rua às 3 ou 4h da manhã... :oops:
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado out 26, 2013 5:32 pm

MaguiC Escreveu:
Aletheia Escreveu:MagicC, os animais adaptam-se facilmente a novas situações. Não tem que se preocupar por já não conseguir ir à rua a quantidade de vezes que ia.
Custa-me um bocado porque percebo que as 3x é o "ideal" para eles, a verdade é que até agora eu conseguia sempre arranjar maneira de eles irem as 3x mas torna-se cada vez mais complicado, como é que se consegue mudar esta rotina? A Vicky se calhar não se importa muito mas o Simba parece um relógio Suíço... :roll:
Para além disso se esta situação da Vicky não melhorar ela tem mesmo de aprender a fazer em casa porque não é muito conveniente andar a passear na rua às 3 ou 4h da manhã... :oops:
Não é fórum que vai encontrar uma resposta para essa sua questão, até porque na sua cabeça a decisão já está mais que tomada. Mesmo que alguém lhe diga para os cães ficarem consigo vai arranjar sempre argumentos contra. Portanto se os cães ficam melhor com os seus pais assuma isso :) Muitas vezes estamos à procura de respostas e elas estão mesmo à nossa frente.
Mas de qualquer das formas existem dog walkers que passeiam os cães as vezes que quiser, portanto se fizer mesmo questão que os cães fiquem consigo há sempre uma solução! Se me disser de onde é eu aconselho um, caso não conheça ninguém.
MaguiC
Membro Veterano

sábado out 26, 2013 9:35 pm

saraestrelo Escreveu:
MaguiC Escreveu:
Não é fórum que vai encontrar uma resposta para essa sua questão, até porque na sua cabeça a decisão já está mais que tomada. Mesmo que alguém lhe diga para os cães ficarem consigo vai arranjar sempre argumentos contra. Portanto se os cães ficam melhor com os seus pais assuma isso :) Muitas vezes estamos à procura de respostas e elas estão mesmo à nossa frente.
Mas de qualquer das formas existem dog walkers que passeiam os cães as vezes que quiser, portanto se fizer mesmo questão que os cães fiquem consigo há sempre uma solução! Se me disser de onde é eu aconselho um, caso não conheça ninguém.

Percebeu mal as minhas palavras, eu quero mais que tudo que eles fiquem comigo, mas quero também que isso não seja uma fonte de stress exagerada!
Como habituar 2 cães cujo agregado familiar é de 4 pessoas a um agregado de apenas 1? A questão é esta!
Eu sei que eles ficam melhor comigo, não tenho a menor dúvida, mas também sei que ao fim de 4 dias de os meus pais estarem fora eles acusam a falta deles!
Também sei que eles "não morrem" por não irem 3 vezes à rua e irem apenas 2!
O que eu procuro aqui é se alguém já fez uma transição deste género que cuidados teve, que dicas pode dar para minorar o impacto que estas mudanças poderão ter nos meus cães.
Sim estou ansiosa com esta situação, 1º porque estou sem ver os meus cães há 1 semana, 2º porque quanto mais cedo souber o que posso fazer para os ajudar nesta mudança mais fácil ela se tornará para todos.

Tenho também de considerar o impacto que isto terá nos meus pais e que tipo de solução lhes poderei arranjar para não sentirem tanto a nossa falta, se bem que neste ponto a solução já está mais ou menos pensada e deverá passar pela inclusão de um novo animal de estimação, cão ou gato, na vida dos meus pais, sendo que tenho plena consciência que se houver algum problema a responsabilidade será também minha. Mas esta solução é para depois e partirá da iniciativa deles.
MaguiC
Membro Veterano

domingo dez 01, 2013 9:12 pm

Sexta-feira foi o último dia de trabalho do meu pai e como tal os meus pais foram passar 2 semanas ao Alentejo, desta vez os meus canitos ficaram comigo :)

Apesar de nestas duas semanas em princípio ir "respeitar" as horas deles, qual seria a melhor alternativa para o caso de haver uma aflição?

Como já disse anteriormente, os meus cães nunca fazem nada em casa, mas eu não queria que no período da minha ausência eles ficassem aflitos, ou seja preciso que eles se sintam "confortáveis" a fazer as necessidades em casa. Qual o melhor método? Jornal não resulta, restam 2 opções: resguardo ou areia de gato?

Os resguardos para bebé também servem para as necessidades dos nossos cães? (são muito mais baratos)

Alguém tem um cão habituado a fazer em caixote como o gato? A Vicky "adora" fazer as necessidades em qualquer bocadinho de areia que encontre na rua, talvez fosse mais fácil para ela habituar-se... qual a maneira correta de os "apresentar" ao tabuleiro?
Se7ePecados
Membro
Registado: terça nov 26, 2013 10:25 pm

segunda dez 02, 2013 1:36 am

Existem produtos no mercado, em forma de spray, que pode aplicar num local onde queira que eles façam as necessidades. O spray tem um cheiro muito semelhante à urina.
Comprei um destes sprays para ensinar isso ao meu cachorro, mas não cheguei a utiliza-lo, pois ao final de 2 dias ca em casa, não só ele me começou a pedir para o deixar ir la fora, como o 'horário' dele começou a tornar-se habitual.

Não lhe posso garantir que resulte ou não, mas também não é um produto caro (cerca de 5 euros).
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda dez 02, 2013 10:50 am

Olhe Maguic.

A rua para os cães é muito importante, pois as necessidades fisiológicas é só uma parte da "equação.
Portanto o aprender a fazer em casa é má opcção, além disso enquanto treina ou não treina isso poderá roubar-lhe muito tempo e aumentar-lhe o trabalho, além deles começarem a ficar malucos dentro de casa.
Por mim, enviar para os seus pais é uma solução muito melhor, ou então peça reforços, peça à sua mãe ou o seu pai para passar uma temporada a sua casa.
Ou então, como referido, tem petsit ou escolas/hotéis com regime de internato.
Mas com o problema que disse (li por alto).
Acho melhor as primeiras sugestões.
Procure uma segunda opinião, junto de um vet já com o baptismo de fogo feito (a ideia que eu tenho da FMV é que é uma cambada de maçaricos a olhar para o problema).
MaguiC
Membro Veterano

segunda dez 02, 2013 2:55 pm

Eles não deixarão de ir à rua NUNCA!(ficavam maluquinhos da cabeça e eu também)
Só que estão tão habituados a ir as 3 vezes por dia, que me custa eles irem só de manhã e quando eu chegar a casa e depois à noite, eles aguentam-se umas 12h mas noto que ficam aflitos. Era por isso que eu queria que eles se habituassem a fazer as coisas também em casa, para não ficarem apertadinhos...
Em relação a manda-los com os meus pais (ainda vivemos todos na mesma casa, eles vão é passar alguns dias na casa do Alentejo) ficou fora de questão depois da semana que eles foram, só nós, eu e os canitos sabemos o que nos custou... para além disso os meus pais são muito de "deixar andar" e isso já originou alguns problemas (por exemplo em vez de ter só uma cadela também tenho um cão 8) ).
A questão de perder tempo com o treino não me importa muito, por enquanto ainda tenho "tempo a perder", daqui a uns anitos (2 ou 3) quando começar a trabalhar é que vai ser mais complicado e é para essa altura que também os quero preparar...
MaguiC
Membro Veterano

segunda mar 03, 2014 5:26 pm

Ora passo aqui para deixar algumas novidades...
Os meus cães estão comigo, em vez de irem à rua de manhã, às 14 e às 21h nos dias em que chego mais tarde passaram a ir de manhã, às 19h e às 22:30, e nos outros dias vão de manhã e depois por volta das 17.30 e às 21h/22.30.
Os resguardos serviram exclusivamente como tapetes confortáveis em que eles se podem instalar enquanto aguardam ou reclamam a minha atenção, com alguma pena minha porque podiam servir-se deles para outros fins :twisted:
Na próxima semana vou estar mais tempo fora de casa e a minha mãe fica cá, depois nas semanas seguintes mediante a carga horária logo veremos se ficam cá ou se vão com os meus pais para a terra, mediante o meu horário e o tempo de permanência com os meus pais ;)
A única coisa que tenho notado diferente neles é que "parecem" ter saudades e estão mais tristinhos, estavam muito habituados a ter a família toda junta :oops:
Obrigada a todos os que contribuiram ;)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mar 03, 2014 10:19 pm

É natural que sintam saudades do ambiente mais "mexido" que tinham antes, mas eles adaptam-se. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
MaguiC
Membro Veterano

terça mar 04, 2014 5:19 pm

Floripes3 Escreveu:É natural que sintam saudades do ambiente mais "mexido" que tinham antes, mas eles adaptam-se. :wink:
Eu sei que eles se adaptam e quanto mais novos melhor, por isso o "sacrificio" de os fazer passar por isto agora e não daqui a 2, 3 ou 5 anos .
O que mes custa mais são os meus pais, sempre a perguntar por eles, e quase choram quando voltam e quando vão embora.

Como desta vez os meus pais só lá vão ficar uma semana, o meu pai queria leva-los, ficou todo furioso quando lhe disse que os cães só iam quando eu não tivesse hipótese de estar com eles, ficou tão amuado que me disse que eu só os "despachava" quando estava farta deles, como é óbvio tive de lhe responder "torto" (nada que ele não merecesse ouvir), disse-lhe que só os mandava para lá quando precisava para ele não se enfadar deles (e sim o meu pai gosta muito deles quando tudo corre bem e quando os bichos fazem tudo certinho mas enfada-se rapidamente quando as coisas correm menos bem :( ), enfim apesar de ter amuado percebeu a parvoíce que tinha dito (Olha agora a dizer que eu me farto dos meus mais que tudo!)

Enfim dilemas à parte os meus cães são umas "pestes" lindas que se adaptam muito rapidamente, para felicidade da dona :)
MaguiC
Membro Veterano

segunda mai 26, 2014 8:23 pm

Olá a todos venho só dizer que a adaptação às novas rotinas correu bem :)
Os horários permitiram que eles só fossem 1 dia por semana mais tarde à rua e consegui flexibilizar os horários dos outros dias :D
Em relação à ausência dos meus pais as primeiras semanas notou-se bastante no comportamento deles, mais ansioso, principalmente durante o fim de semana, mas agora já estão mais calminhos quando estamos "só nós" e ficam doidos quando os meus pais vêm :D
Responder

Voltar para “Cães”