Agressividade???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 04, 2013 6:05 pm

Olá boa tarde,

A minha cadela é uma rafeira alaentejana cheia de enegia deve ter algum sangue de serra d'aires. Esta esterilizada e hoje juntamente com o meu breton mataram-me uma gata :( Prendi os dois imediatamente, será que procedi bem? Ela sempre correu atrás dos gatos e eu sempre repreendi, mas a cadela tem um problema com gatos. Há alguma maneira de corrigir o comportamento dela? Estou a proceder correctamente prendendo a cadela? Aceitam-se sugestões, hoje estou... Eu gosto dela, é uma cadela obediente, mas tem este problema com gatos...

obrigado Alexandra
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta dez 04, 2013 8:06 pm

Gatos da rua ou gatos da casa?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Alex
Membro

quarta dez 04, 2013 9:34 pm

Olá

Nós moramos num monte no alentejo, temos gatos que entram em casa e gatos que não entram em casa. A cadela como é obvio não entra em casa e a gata que morreu era das que não entrava em casa, mas era uma querida super mansa e sem medo de cães.... Mas a cadela mete-se com todos, eles é que sabem o que a casa gasta e quando ela esta a solta, nem se vislumbram.

Alex
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta dez 04, 2013 10:02 pm

Cães e gatos pode ser algo complicado.

Muitos dos cães vêm os gatos como presas, principalmente qd fogem. O meu Sparky só costumava reagir qd eles fugiam, se estivessem sossegados, não lhes ligava nenhuma.

Como sugestão, tez pegar num gato e com ele no colo deixa-lo cheirar e satisfazer a curiosidade. Mas, acho que o melhor é não deixa-los juntos.
Alex
Membro

quarta dez 04, 2013 10:08 pm

Olá

Impossivel, os gatos que existem morrem todos de medo da cadela, a unica que não tinha morreu :( Tenho o meu zeca que também não tem medo dela, mas tem muito respeitinho... Acho que amanhã ficam os dois de castigo presos ( a cadela e o bretton) depois cada vez que se tentar aproximar de um gato, vai imediatamente presa.... Pode ser que resulte, sei lá...

Obrigado
Alexandra
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quarta dez 04, 2013 10:18 pm

Boas!!!

A meu ver prender não vai ajudar em nada, principalmente porque ficar ainda mais territorial e impaciente para sair do local onde fica.

Se este sempre com gatos desde cachorra não deveria mostrar esse comportamento com os gatos (principalmente com os de casa, ou seja, com os gatos habituais e tolerados pelos donos).

A solução poderá passar por ajuda profissional, mas se tiver um gato mais manso e que consiga trabalhar com ambos, cão e gato, procurando manter um ambiente calmo e sereno, mantendo o controlo total das situações em que os coloque.

Até à próxima!!!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta dez 04, 2013 10:44 pm

Pois.... A cadela vê mesmo os gatos como presas, e o instinto de caça é superior a todos os outros ensinamentos que lhes possa dar, com ou sem treinador. Eu diria que é um treino praticamente impossível de ter sucesso, sempre que ela estiver sem vigia, vai perseguir e matar gatos.

Uma das minhas cadelas, respeita totalmente os gatos da casa, tanto ela como os gatos, vivem connosco e partilham o nosso espaço dentro de casa, no entanto no quintal já matou 2 gatos, adultos, e deixou outro em mau estado graças à nossa intervenção, caso contrário era mais um morto...

O treino é muito bonito mas é ineficaz quando estamos ausentes, o instinto de caça é dos mais primários que existem.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Alex
Membro

quarta dez 04, 2013 11:50 pm

olá

Pois, o melhor é ter os olhos bem abertos quando ela andar a solta e simplesmente prender quando resolver perseguir algum gato...
Pode ser que resulte, ela adora andar a solta e é uma querida, até obediente, mas vai-se fazer o que???

obrigado Alexandra
Ressa
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 11:07 am

Se a prenderes, que seja logo que ela começa a perseguir um gato.

Se deixares passar muito tempo, ela não percebe a causa-efeito.
Alex
Membro

quinta dez 05, 2013 9:19 pm

Olá

O interessante é que ela procede deste modo quando eu estou presente, quando eu não estou o meu empregado diz que ela não liga nenhuma aos gatos??? Podemos pensar em ciume??? Quando a cadela chegou (cachorra) já lá estavam os gatos, foi tudo apresentado.

obrigado Alexandra
Ressa
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 9:54 pm

Há cães que só têm alguma atividade quando estão em presença do dono.
Pode ser que seja assim, será que as mortes não são acidentais? Será que fica mais eufórico com a tua presença e resolve ir tentar brincar com eles?

Uma coisa boa é que ele não os vê como presas, caso contrário aconteceria o mesmo em qualquer situação.
Alex
Membro

quinta dez 05, 2013 10:38 pm

Olá novamente,

Até pode ser e faço o que? Eu adoro a minha cadela, gostava de tentar corrigir o problema, não quero mais gatos mortos...
Aceito uns conselhos e umas ajudas :D

obrigado Alexandra
Ressa
Membro Veterano

sexta dez 06, 2013 9:52 am

Tens que ensinar que não deve brincar com gatos, da mesma maneira que deves ter ensinado que não deve brincar com sapatos ou outra coisa qq.

No entanto, um gato é mais exitante. Coloca-o na presença de gatos e pede para sentar ou deitar, de forma a poderes recompensa-lo por não estar a perseguir gatos na tua presença.

Sempre que ele tentar, repreende-o e recompensa-o caso ele desista de ir atrás.
Responder

Voltar para “Cães”