Herbicida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta fev 01, 2012 12:08 pm

Em Oeiras andam a colocar herbicida nos passeios.

Nos passeios não crescia quase qualquer erva.
A relva dos jardins, na zona mais próxima dos passeios, morreu.
Foi colocado herbicida na base das árvores.
Alguns canteirinhos, que tinham apenas ervinhas, ficaram nus.
Os cães andam com as patas directamente no herbicida e com o nariz muito perto.
O herbicida vai deslocar-se para as raízes dar árvores, para os canteiros, para o mar.
Não existem quase avisos nenhuns de que este herbicida foi colocado!

Qual é o objectivo de andar a envenenar o ambiente? É tudo vítima deste herbicida, menos as ervas, que não existiam (e existindo algumas, também não incomodavam assim tanto).

E como é que levo o cão à rua?

Não querem juntar-se a mim para dizer a vossa opinião à Câmara Municipal? Qualquer uma que use assim herbicida sem motivo?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta fev 01, 2012 12:26 pm

É melhor antes do mais informar-se sobre qual é o herbicida utilizado. Porque de momento existem produtos que são inofensivos para animais e ambiente.
Contacte o departamento espaços verdes, exponha as dúvidas e pergunte o nome do produto.
Não acredito que a cãmara fosse utilizar um produto perigoso para animais e consequentemente pessoas.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta fev 01, 2012 12:31 pm

Por acaso vou ficar a aguardar comentários.

Aqui andaram a fazer isso há cerca de 1 mês, e NEM UM aviso foi colocado. Ainda por cima, eu vi-os passar na hora de almoço, POR ACASO. Que as outras pessoas que só chegaram ao fim do dia nem isso viram! Mas nem faça ideia do itenerário completo! Não custava nada meter 1 aviso (normalmente deve ter-se cuidado com os animais por 8 dias).

E mesmo no parque que frequento, mesmo junto onde os vi passar, não faço ideia se lá foram!!!

E os jardineiros da câmara nem sempre têm a melhor formação.
Por cá, na voltinha de ontem, vi que andaram a podar árvores (e deixaram os ramos no chão, pelo menos até hoje). Mas podam-se árvores nesta altura?! Já com rebentos novos? Não tinha ideia que fossem podadas de inverno...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta fev 01, 2012 2:06 pm

Vou tentar saber mais.

Mas parece-me um bocado inútil andar a matar ervinhas que nem sequer estão lá. E se mata ervinhas, não deve ser muito saudável.

Aqui só soube do herbicida porque também os vi pôr. Há 1 autocolantezinho ou 2 por rua. Onde morava antes punham um aviso em cada porta de prédio. E todos os avisos dizem para ter cuidado com animais e crianças.
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

quinta fev 02, 2012 11:10 pm

Aqui na minha zona a junta de vez em qnd tb coloca o herbicida. Nunca avisa. Sei de vizinhos meus q já ficaram com os seus cães com indisposições e vómitos.
O ano passado ou há 2 anos, não soube q tinham acabado de colocar o herbicida e a minha cadela naquele dia realmente não andava lá muito bem, estave sempre deitada e vomitou. No dia seguinte a minha vizinha contou-me q tinha passado pela rua o pessoal da junta. Felizmente a minha cadela recuperou rapidamente.
Este ano reparai no tracor da junta e precavi-me logo. Até avisei uns vizinhos meus. No dia seguinte fui queixar-me à junta de que era de bom tom eles avisarem as pessoas pelo menos nos placards.
Não sei se de há 2 anos p cá o herbicida que usam passou a ser inofensivo p os animais.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta fev 03, 2012 3:23 pm

Na minha zona também já puseram e não avisaram, à uns tempos.
As ervinhas cresciam à beira da estrada mas nem daninhas eram. Eram umas muito pequeninas que até davam flores cor de laranja e azuis muito pequeninas.
Não percebo o porquê de matarem estas plantas. Que mal faz uma planta que nem 5 cm tem com flores lindas à beira de uma estrada ? Destroem o passeio ?
Assério que não entendo.

Em relação ao ser nocivo aos cães, eu não tenho cães, mas há muita gente da minha zona que tem e nem um aviso colocaram. Se o herbicida era prejudicial eu também não sei ...
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sexta fev 03, 2012 5:17 pm

Não existem herbicidas inofensivos.

Onde resido, dantes também aplicavam herbicida nos passeios, mas as pessoas protestaram e hoje em dia só limpam as ervas com moto-roçadoras.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta fev 03, 2012 8:36 pm

Vim para um update.
No parque que referi anteriormente, surgiram ontem umas zonas vedadas. Com aquelas fitas que a polícia tb usa, mas a dizerem... acho que era Câmara municipal.

Fiquei a deduzir que andaram por lá. Se bem que não era muito coerente... Faziam umas "bolas"/Círculos que vedavam passando a fita pelas árvores próximas, mas ficava esquisito porque eram umas "bolas" espalhadas por alguns lados! Ao longe, parecia um circuito de corrida! :D

Pode realmente haver alguém mais distraído, mas pelo menos dá para ter uma ideia que andaram por alí. No parque. Porque na rua, continua sem surgir nada!
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

sábado dez 07, 2013 12:14 am

Na junta falaram q usam um herbicida inofensivo p animais e pessoas.
Será q existe mesmo um herbicida assim tão inofensivo? Se calhar não mata mas mói.
Se não deixa crescer ervas há de ser assim tão inofensivo? Humm
Lucky92
Membro
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

sábado dez 07, 2013 1:32 am

a cadela da minha prima morreu este ano devido a isso,puseram um papel no oposto da parte tem ervas mas sem hora nem datas nem nada,a cadela morreu passado 2 dias
pipokadi
Membro
Registado: quinta jan 31, 2013 3:24 pm

sábado dez 07, 2013 2:06 am

KavakoSilva Escreveu:Não existem herbicidas inofensivos.

Onde resido, dantes também aplicavam herbicida nos passeios, mas as pessoas protestaram e hoje em dia só limpam as ervas com moto-roçadoras.
tem herbicidas inofensivos sim para pessoas e animais !

Agora falta saber se estão a usar esses ou os normais ...
podem sempre dizer que estão a usar e no entanto não estão
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado dez 07, 2013 8:33 pm

Não existem herbicidas inofensivos.

O que acontece é que não têm níveis tóxicos para ter um efeito imediato mas, ao longo do tempo poderá ser prejudicial à saúde.

Tudo o que tem compostos que não sejam naturais, poderão causar problemas de saúde. É uma questão de tempo.
Responder

Voltar para “Cães”